OTAN libera imagens de satélite mostrando tropas russas deslocando-se no interior da Ucrânia

NATO releases satellite imagery showing Russian combat troops inside Ukraine

Tradução: E.M.Pinto

Operações do Comando Aliado da OTAN em Mons, Bélgica divulgou nesta quinta-feira (28 de agosto de 2014) imagens de satélite que mostram novas forças de combate russas envolvidas em operações militares dentro do território soberano da Ucrânia.

“Ao longo das últimas duas semanas observamos uma escalada significativa, tanto no nível quanto na sofisticação de interferência militar da Rússia na Ucrânia”, disse o brigadeiro-general Nico Tak, Diretor do Centro Abrangente de Crises e Gestão de Operações no Comando de Operações Aliadas. “As imagens de satélite divulgadas hoje fornecem evidências adicionais de que os soldados russos, equipados com armamento pesado e sofisticado, estão operando dentro do território soberano da Ucrânia “, disse ele.

História por SHAPE Public Affairs Office:

NATO releases satellite imagery showing Russian combat troops inside Ukraine

Mons, Bélgica – A OTAN lançou novas imagens de satélite nesta quinta-feira, 28 de agosto, 2014, que mostram as forças de combate russas envolvidas em operações militares dentro do território soberano da Ucrânia. As imagens, captadas no fim de Agosto, retratam unidades russas de artilharia auto propulsada em movimento em um comboio pela zona rural da Ucrânia e, em seguida, se preparando para a ação através da criação de posições de tiro na área de Krasnodon, Ucrânia.

NATO releases satellite imagery showing Russian combat troops inside Ukraine

O  General Brigadeiro Holandês, Nico Tak, diretor do  Centro de Gestão de Operações Crise Global  (CCOMC) do Comando de Operações Aliadas disse que as imagens confirmaram o que a OTAN e seus aliados haviam visto por semanas de outras fontes.

“Ao longo das últimas duas semanas observamos uma escalada significativa, tanto no nível de sofisticação quanto no de interferência militar da Rússia na Ucrânia”, disse o brigadeiro-general Tak. “As imagens de satélite divulgados hoje fornecem evidências adicionais de que os soldados russos, equipados com armamento pesado e sofisticado, estão operando dentro do território soberano da Ucrânia”, disse ele.

Estas últimas imagens fornecem exemplos concretos de atividade russa dentro da Ucrânia, mas são apenas a ponta do iceberg em termos do âmbito geral de tropas e armas movimentadas pelos russos.

“Nós também detectamos grandes quantidades de armas avançadas, incluindo sistemas de defesa aérea, artilharia, tanques e veículos blindados a serem transferidos para as forças separatistas no leste da Ucrânia”, disse o brigadeiro-general Tak. “A presença dessas armas, juntamente em um número substancial de tropas de combate russas dentro Ucrânia torna a situação cada vez mais grave”, disse.

NATO releases satellite imagery showing Russian combat troops inside Ukraine

Também foram divulgadas imagens que mostram a atividade substancial dentro da Rússia em áreas adjacentes à fronteira com a Ucrânia. A OTAN acredita que esta atividade está sendo realizada em apoio direto às forças que operam dentro da Ucrânia, e é parte de uma estratégia coordenada e altamente desestabilizadora.

“A Rússia está reforçando e reabastecimento das forças separatistas em uma flagrante tentativa de mudar a dinâmica dos combates, que atualmente está favorecendo os militares ucranianos”, disse o brigadeiro-general Tak. “O objetivo final da Rússia é  aliviar a pressão sobre os combatentes separatistas a fim de prolongar o conflito por tempo indeterminado, o que resultaria em mais tragédia para o povo do Leste da Ucrânia”, acrescentou.

A fonte das imagens é uma empresa independente chamada Digital Globe. As imagens não foram alteradas ou modificados pela OTAN. Informações adicionais foram adicionados para identificar os locais, datas e equipamentos. As imagens da DigitalGlobe podem ser verificadas de forma independente:http://www.digitalglobe.com

Fonte: OTAN

62 Comentários

  1. Uiuiui…

    Os EUA fazem uma bagunça na Ucrânia e acham que os russos vão ficar parados do lado deles da fronteira?
    Quanta ingenuidade…

    Preparem-se para um cerco monstro de tropas ucranianas, que deixará a história trágica da 30ª Brigada como uma briguinha de crianças…
    😉

    • Vejam como caem as mascaras, ate algumas postagens atrás, o cara dizia que não tinham tropas rusas cruzando a fronteira, e desrespeitando a soberania da Ucrania(que eles não consideram um país independente, mas uma colonia russa) Agora diante dos fatos, ele muda o discurso…..

    • Não dá mais para esconder, agora resta ao nosso medíocre adulador invocar os direitos divinos do Kremlim sobre a Ucrânia para justificar a internvenção.

      Agora sabemos que quem atacou a 30ª Brigada foram os russos e não os caipiras do Don. Ou seja, a narrativa épica dos serviçais de Putin nunca condiz com a realidade dos fatos.

      E falando nos serviçais de Putin, quanto será que eles recebem para ficar babando ovo por aqui? Seriam apenas algumas camisas e garrafas de Vodka?..rs!

      • “E falando nos serviçais de Putin, quanto será que eles recebem para ficar babando ovo por aqui?”

        E quanto será q a menininha sub_sio ganha pra defender as atitudes de um estado (Israel) que roubou as terras de um povo (Palestino)? Hem??

        Menininha sub_sio, vai desenhar graficozinhos de linhas vermelhas vai!
        É tudo que a vida lhe reservou rsrsrsrsrs…

      • Na real, só vemos atitudes disfarçadas e mentirosas do ursinho. Sabemos que depois de tantas ameaças a Russia não tem a mínima coragem de enfrentar a OTAN de frente.

      • Mas vc encara TUDO… de frente, “descosta”… do jeito que vier… rsrsrsrsrssrs… menina corajosa !!!… 🙂

      • As meninas da esquerda ficam brigando para ver qual o falo maior que elas devem abraçar… “Ah, o do urso é maior… é meu… é meu…”… rsrsrsrsrssrs… meninas gananciosas… 🙂

      • Enquanto isso vc agasalha o falo yanke com todo destemor que te é peculiar. Atolado no falo yanke mostra língua pra todo a esquerda. O gringo difícil! Tchan. Rsrsrsrs.

      • “ia não tem a mínima coragem de enfrentar a OTAN de frente.”

        e o que dizer daquele avião espião americano que FUGIU de um caça Russo quando se aproximava de Kaliningrado?

        Hem? 😀

        Otário!

      • Como sempre pegando a ponta dos outros né gringo safado. Só que não conhece psicologia é que te compra caro, por que eu sei que vc se vende barato. Rsrsrs

    • Acredito que seja puro sensacionalismo de Kiev, por simples fatos e notícias liberadas essas ultimas semanas dá pra ter uma noção mais clara: Kiev perdeu em torno de 800 a 1000 soldados em 4 meses de contra pouco abatidos do outro lado, perdas dolorosas em armamentos, dentre elas 18 aeronaves, Kiev não tem mais recursos para manter o conflito, e federalistas estão recuperando campo nos ultimos conflitos, UE tem retrocedido no apoio financeiro a Kiev, A UE busca e pressiona Kiev a sentar na mesa de negociações com os milicianos para terminar o conflito que tem sangrado indiretamente sua economia. Por esses e por outros aspectos, dá pra saber que a Ucrania está usando de tecnicas manipuladoras da opinião publica para tirar o foco do conflito, e ainda conseguir sanções para Moscou, afim de este tirar seu apoio dos federalistas ou ser mais prejudicado, e sobre a guarida implícita de Washington, eles tem agido coma meta de desvincular através desse conflito, a Russia da UE.
      Até agora já são em torno de 7 acusações formais das tais “invasões” do território ucraniano, e nessas acusações, NUNCA se provou por provas diretas (somente viram, disseram ou acusações do tipo) que houve invasões.

  2. O mais provável é que são tropas Russas, mas também podem ser tropas de qualquer um. As imagens não provam a origem e a nacionalidade dos equipamentos. Como a Ucrânia possui os mesmos equipamentos que a Rússia, podem ser Ucranianos também, na tentativa de justificar um aumento das sanções ou do conflito.

    • Realmente, se muitos equipamentos são comuns a ambos… como ter certeza de que não são ucranianos, se posicionando para evitar a perda de mais territórios!??

      Lembro que uns 20 anos atrás se dizia que os satélites americanos (ou da OTAN) como queiram, eram capazes de identificar a marca no maço de cigarros no bolso de um homem… mas essas imagens aí não mostram absolutamente nada.

      Experiência prática: localizem seu endereço no googlemaps, passem para imagem de satélite… ampliem até o máximo… É ISSO MESMO! Até um satélite civil acessível abertamente por qualquer computador pessoal consegue imagens melhores que essas aí, com satélites DEDICADOS À SEGURANÇA e que custaram os OLHOS dos contribuintes!

      Na boa… ALTAMENTE SUSPEITAS ESSAS FOTOS! Se der mole vai ver até eram de algum exercício de quando Ucrânia e Rússia ainda se entendiam! 🙂

      Pode até ser que os russos tenham ficado de “saco cheio” e estejam chutando a porta mesmo… mas definitivamente essas fotos não provam nada!

      Por incrível que pareça, se fosse da lua ou de marte, mostrando que há vida por lá, seria mais crível… pois não haveria tantas outras possibilidades para contrapor!

      • Mauro,
        bem lembrada a comparação, no Google Earth gratuito se consegue imagens melhores do que estas.

        Por outro lado, embora certamente disponha de avançados meios próprios de vigilância, a OTAN não se comprometeu com as imagens por ela divulgadas…

        “A fonte das imagens é uma empresa independente chamada Digital Globe. As imagens não foram alteradas ou modificados pela OTAN……As imagens da DigitalGlobe podem ser verificadas de forma independente:
        http://www.digitalglobe.com

      • “a OTAN não se comprometeu com as imagens por ela divulgadas…”

        Mais um motivo para duvidar da notícia!

        é como o jornal “O Mundo” ou outro similar brasileiro falar… sem sombra de dúvida as fotos provam que… bla bla bla!

        … e terminar a matéria dizendo “O jornal “O Mundo não se responsabiliza pela veracidade das informações aqui divulgadas…” Quando nós sabemos que a VERDADE deveria ser a principal preocupação do jornal, bem como da OTAN ao revelar estes dados!

        Essas INSTITUIÇÕES estão caindo num abismo de DESCRÉDITO… pois continuam achando que qualquer idiotice que digam vai simplesmente ser tomada como verdade… e atualmente NÃO É BEM ASSIM!

        Apesar do nível de estudo mais baixo atualmente no mundo (na MINHA OPINIÃO!) o acesso à internet deu ao cidadão comum as mesmas ferramentas que permitem a estas instituições suas fraudes, perfis falsos, falsas declarações, fotos editadas, etc… ora se um simples cidadão consegue fazer isso com RESULTADOS… obviamente ele sabe, entende e PERCEBE que essas instituições também PODEM!

        A “ÉPOCA DA INOCÊNCIA”… já era!

  3. Os Eua deveriam enviar especialistas, e armamentos anti blindados para os aviões e helicopteros para Ucrania, para localizar e destruir rapidamente essas colunas de blindados.

    • Meu palpite e que sabem sim mestre Melkor, e com certeza.
      Porem acho que divulgarem tal informação, iria contra interesses em comum de ambos os lados.

    • A Holanda declarou oficialmente que não divulgará a íntegra dos dados de voo e gravadores de vozes do MH17. Assim, a Holanda torna-se cúmplice confessa do encobrimento da operação de “falsa bandeira” do assassinato dos passageiros do MH17.

      Quanto a Kiev, está também sentada sobre as gravações das comunicações entre a torre de comando em Kiev e o voo MH17, nunca as divulgou…

      Quanto aos EUA, já sabem de todas as informações, obtidas pela própria inteligência norte-americana. Nas atuais circunstâncias, será que alguém ainda tem alguma dúvida sobre “quem é o criminoso?”.

    • Por questões lógicas só um lado ganha com o ocultamento das provas e esse lado é o lado ucraniano. Acredito que foram baterias anti aereas ucranianas que derrubaram o avião comercial, e por isso o andamento das investigações anda sendo ocultado caro Melkor, e é por isso que uma das ressalvas nos discursos de Putin é exatamente a questão de ” a Russia não deixará o culpado impune” o que nos deixa claro que eles não levantariam ameaças tendo em vista qur poderia ser os federalistas, mas como a certeza de que foi Kiev sobresai, tal discurso só alimenta minha crença.

      • E as baterias anti aéreas ucranianas estariam atirando em exatamente o que? se os rebeldes não tem força aérea, e aeronaves russas não estão sobrevoando o território ucraniano.
        Agora, rebeldes(camponeses, ta bom) estão derrubando uma aeronave militar ucraniana atras da outra. Com o que será? estilingues?

  4. Ninguém me engana nem a OTAN e nem os russos sempre disse isso e entendo o lado russo de não deixar bases da OTAN pertode suas fronteiras.
    Na verdade na época da guerra fria todos os países do pacto de Varsóvia serviam de bucha de canhão para proteger a ” Mãe Rússia ” e com o fim da União Soviética muitos deles foram correndo para o colo da OTAN, porém como a Ucrânia tá coladinha na Rússia não será tão fácil sair das garras do urso.

  5. ,.. operações militares dentro do território soberano da Ucrânia. === Lembrei-me do IRAK.. Vamos pensar: Se isso está ocorrendo, e convenhamos foi uma burrice de algum Russo, se expondo desta forma, afinal, existe satélites de ambos os lados. Então,a coisa tende a engrossar p o lado de KIEV , como uma longa guerra de desagaste. A desculpa do Urso: Essas fotos foram feitas referentes a um outro momento anterior ao estado de coisa atual. Espero q o tzar Putin ñ parta pra cima de x e às claras p normalizar a situação entre os litigantes e impedir > banho de sangue…espero q isso ñ ocorrar. Ps,: A grd mãe Rússia nasceu em KIeV, logo, é, por extensão , parte de Ivan..esse pode ser o pensa/ por trás das ações dos Russos…espero estar mt errado,+ quem viver verá.Sds. 😀

  6. por LUCENA
    .
    .
    O Urso saindo para caçar … heheheh … que bom !! … irão chutar muitos traseiros de sionistas e nazistas … e agora OTAN vai fazer o quê ?

  7. Putin está engolindo a isca com anzol e tudo… a não ser que esteja preparado para um longo conflito de emboscadas e terrorismos, tanto islâmicos como de pró-ucranianos, não creio que os russos tenham tomado a atitude mais acertada… guerras modernas tendem ser longas, custosas e sangrentas… continuamos observando…

    • quem correu para pedir cessar fogo na Chechênia foram os EUA, a Russia dar conta dos muçulmanos pode deixa, a Russia esta resgatado duas forças importantes para combater os radicais islamismo a igreja ortodoxia e a cultura cossacos, quando o bicho pega mesmo tenho pena dos radicais islâmicos da Chechênia e do Daguestão.

      O jeito que os cossacos cuidam dos muçulmanos nem o pior ser merecia mais que esta caçando briga são os muçulmanos.

      sobre a igreja ortodoxia russa tem todo o meu respeito, mesmo sendo católico respeito eles e igual eles eu não adoro imagens, problema deles e o mesmo dos católicos vê santos em todos os lugares.

      para quem quer ver como os ortodoxos lutam tem um filme muito bom o Admiral (2008) a cena que o exercito branco avança sem munição contra os comunas e dar lagrimas no olhos.

      aqui o link não sei se esta funcionando assitia o filme a mais de 2 anos mais baixe desse site http://www.filmesepicos.com/2010/03/almirante-2008.html#.U__jzcVdX4Y

      • Amigo fério… vc sofre dos mesmos males de alguns esquerdistas… se classificam sem conhecer a origem e as entranhas da fé naquilo que julgam padecer… é o caso dos socialistas que se acham católicos ou vice-versa… é o quadrado redondo que o Olavão tanto cita… quem vos disse que católicos adoram imagens ???… e se tem algum católico que o faz, jaz na ignorância… assim sendo, também o sr., que se acha católico, não o é, mas simples frequentador de igrejas católicas… afirmo isso baseado no que dissestes… a igreja não adora imagens, mas sim, venera santos, como se venera o próprio pai, por exemplo… aqueles que servem de exemplo a comunidade católica como modelo a ser seguido naquilo que se destacaram… isso posto, verifico que a muitos ditos católicos, falta o mais comezinho entendimento da tradição da igreja de Cristo, bem como de sua fé… rever esses pontos ajudaria a entender melhor sua religião… saudações…

      • pior que sou católico mesmo, mais não e por isso que vou concorda com tudo que a igreja faz ou já fez, minha sogra tem varias imagens da virgem maria, acho isso absurdo, como li a bíblia sem muito bem que isso e errado, fora que não acredito em santos, jesus e a unica ponte de salvação, então volto a dizer só jesus e o caminho da salvação não vou pedir nada pra nenhum dito santo.

        a bíblia fala de homens santos como joão batista e vários outros profetas, mais esse não vão interver por nos só Jesus pode fazer isso.

        o que cura ou faz milagre e a fé das pessoas, não os santos, se alguém tiver muita fé pode se cura acreditado em uma pedra ou um santo, a fé e um dó inerente do ser humano, e algo poderoso.

        ser contra alguns dogmas da igreja não faz de mim um ateu, sou critico li muito para entender as coisas, acho que a igreja precisa de uma reforma urgente, a igreja esta fugindo da ideia de comunidade e comunhão em cristo e isso e péssimo logo vamos estar pior quer os protestantes que só pensa neles mesmo e não dão a minima para comunidade de cristo.

        debater religião é tenso, mais dizer que o que bispos decidiram em concílios como a verdade de Cristo e errado, Jesus não disse para transformar os seu apóstolos em santos, Jesus sabia muito bem que eles era humanos e muito tinha falhas.

      • Monarquista, cristão, e acredito no estado de bem-estar social.

        tenho muito bem definido o meu Norte. e vc tem o seu ??

      • Sem dúvidas… se não o tivesse, não poderia tê-lo advertido acima, pois o núcleo teológico que acabaste de me apresentar é o mesmo que levou parte da Igreja para o cisma protestante… assim sendo, volto a adverti-lo que o Sr. professa uma visão protestante do cristianismo… isso é um fato e como o Sr. vai lidar com isso não sou eu quem deve dizer, mas sim o Sr. mesmo… apenas fiz tal advertência por considerar que estudei o tema e posso esclarecer certos pontos da questão… não posso e nunca poderei tomar decisões por ninguém… apenas demonstrar os fatos… assim é em todos as questões que tratamos aqui… mas é bom discutirmos tais notas de interesse… é assim que crescemos e aprendemos… eu aprendo muito, cotidianamente aqui neste site que é frequentado por inúmeras pessoas de bem… outras nem tanto… 🙂 … mas o considero por ser um dos poucos que procura pensar pela própria cabeça… divergência sempre teremos… mas isso é saudável… saudações fraternas…

      • acho que a igreja católica precisa de renovação, acho errado abandonar a igreja e fundar seitas, o certo e tentar mudar a igreja por dentro, para min todas as divisões foram ruis e enfraquentaram os cristão.

        para mim o primeiro passo e a igreja católica se unir de novo com os ortodoxos e com os cristão primitivos do oriente médio, e por fim tenta busca os cristãos que estão em seitas.

        nunca vi isso qual quer um hj em dia fundar uma seita e se diz representante de Jesus.

        eu tenho uma opinião bem radical sobre uns assuntos por min podíamos esquecer todo o velho testamento que e basicamente judeus sendo judeus.

        o que importa e Jesus, agora os protestantes tem essa modo de vim falar de rei davi e outros e fazer campanha, temos que nos livras das influencias rui dos judeus radicais pelo que eu sei esse e que vão mais sofre quando jesus voltar.

    • Está cada vez mais emaranhada essa situação caro Blue, e tanto UE quanto Russia estão cientes dos prejuizos, e Kiev já não vale apena, até porque o que interessa hoje para Putin é a região oriental da Ucrania por questões estratégicas, e a UE não quer e não quererá o fardo da Ucrania sobre sua economia as custas das relações comerciais com a Russia, só podemos realemente observar. Sds

  8. A divulgação que os dados das gravações de voo serão censurados, apontam a Ucrânia como responsável, afinal, mal o avião havia tido os seus pedaços em contato com o solo, apontava-se a Rússia, os rebeldes, Putin e o diabo como autores…
    Agora, se vê o silêncio… Ensurdecedor, eu diria…

  9. Não querendo defender nenhum dos lados mas…. nada conclusivas estas fotos !! A guerra de desinformação da OTAN mais a guerra de silêncio de Putin tem mais coisas por trás do que podemos compreender.
    Abraços,

    • Muito bem lembrado caro Rogério.
      Não vão chamar não. E pelo fato de que o Itamaraty, hoje aparelhado pelo partidão(como tudo, hoje não se sabe mais o que e partido, ou o que e estado) se posiciona contra israel, para jogar para a torcida de militontos dos “cumités” e centros estudantis de idiotoas anto americanos.
      Em relação a Russia, estes mesmo militontos, a consideram a “salvadora da humanidade, contra o grande satã do norte”
      Mal sabem os idiotas, que na politica interna,Putin e muito mais conservador, que os atuais governos ocidentais.

  10. O Brasil ñ chamará o seu embaixador, pq essa guerra de desgaste ainda ñ matou 400 crianças encurraladas como no campo de concentração de GAZA, + se cheagr à esse ponto será chamado, c certeza.Uma coisa e certa: carregar á Ucrânia nas costas , sem gás, e c o inverno bem próximo, sairá mt caro p à UE/iankss…tem alguma coisa q ñ bate.E como akele cara q sabe q a mulher dele traí ele
    c os amigos, + o cara sabe e td estão ciente deste fato + o cara ker a cara ..masoquismo?!?! Donesk já é dos Russo, basta eles declararem isso. Q os entendidos explikem esse rolo…nesse esquematozoide só tem monstros.Sds. 😀

    • E simples, se deixarem barato, eles perdem muito mais, é que nem sequestro, os caras pedem um milhão, se vc concorda rápido, os sequestradores acham pouco e pedem mais, eles tem que dificultar para perder menos!!!

Comentários não permitidos.