O trágico destino da 30ª Brigada

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1qEcOds” standard=”http://www.youtube.com/v/VayoSyshgZA?fs=1″ vars=”ytid=VayoSyshgZA&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep4657″ /]

Por: César Antônio Ferreira – “Ilya Ehrenburg”.

A cena é candente. Uma aglomeração fulcral em volta de um homem, cuja barriga nos indica se não uma vida idílica, pelo menos confortável, em um violento contraste com o uniforme envergado, verde camuflado de campanha.  É triste. Mulheres em prantos a procura de notícias dos maridos, irmãos, sobrinhos e filhos. A falta de respostas objetivas enfurece os presentes e as recriminações caem sobre o porta-voz militar. Nada há que se possa fazer, frente às reclamações raivosas, pois são justas. O que dizer para uma mulher sobre o desaparecimento do seu filho, ou para outra, que não sabe o paradeiro do seu marido, pai dos seus filhos. Revelador, no entanto, bem mais que as palavras são os olhares, a expressão de ódio e desprezo pelos governantes da Ucrânia. Nada é mais candente, nada.

A cena descrita, acima, pertence a um vídeo ainda disponível no Youtube, e retrata o desespero dos parentes dos componentes da extinta 30ª Brigada Motorizada de Novograd-Volynsk. Extinta, pois aniquilada. O destino desta desgraçada formação militar foi a de escrever em granito ardente o nome de quase todos os seus combatentes, destes, apenas 83 sobreviventes puderam proporcionar o alívio para as suas irmãs, mulheres e mães, retornando para os seus lares. Acredita-se que outros, cerca de 500, vagueiam pela Ucrânia e Rússia. A Brigada, no entanto, contava com 4.500 combatentes.

A história do cerco e aniquilação da 30ª Brigada Motorizada de Novograd-Volynsk é descrita por um membro sobrevivente desta e publicada em sites da Ucrânia. Traduzida, ela segue abaixo:

BvgugDeIMAE4GNm.jpg large

Como a 30ª brigada pereceu: a história de um berdichevita sobrevivente.

Eu não sou um traidor e não sou um alarmista. Mas o que aconteceu com a 30ª brigada de Novograd-Volynsk1 merece o mais cuidadoso exame pelo público. Permanecer em silêncio sobre isso significa trair o país e os homens que foram deixados mortos no solo de Donetsk. Trair suas famílias e o povo, que deu seus melhores filhos sob o comando de retardados com estrelas enormes nas lapelas. Eu não quero criticar ninguém aqui, só espero que a história do frágil garoto de Berdichev2, que conseguiu sobreviver durante esses eventos, ajude os ucranianos a compreender que um oficial incompetente é pior que Yanukovich…

‘Igor’3 foi alistado no exército em Berdichev em março. ‘Por apenas dez dias, para treinamento’ – explicou o oficial de recrutamento. De Berdichev ele foi enviado para Novograd, para a 30ª brigada. Lá eles o levaram para praticar tiro – 12 balas por dia, e isso durou duas semanas. Depois houve exercícios junto da 26ª brigada, e então para a guerra. A tarefa do destacamento em que Igor servia era acompanhar os comboios militares com suprimentos de combate. Eles foram atacados por artilharia, mas Deus os protegeu e apenas caminhões queimados marcaram o caminho desses soldados. Ao final de julho toda a brigada estava reunida e foi enviada à aldeia de Solnechnoye em Donetsk. Lá eles repararam o equipamento, abasteceram, recarregaram munições e partiram para Stepanovka. Stepanovka já estava ‘liberada’4 mas os terroristas a atacavam com morteiros. Durante o primeiro dia a brigada perdeu três homens por causa dos morteiros. Eles estavam aquartelados em porões e sótãos, seu serviço começou. Eles tinham que patrulhar o território, guardar postos de controle, varrer assentamentos capturados.

Igor se lembrará para sempre dos eventos de 12 de agosto. Ele se lembra de uma conversa de dois soldados da artilharia naquela manhã, várias horas antes de catástrofe: ‘Kolya, isso está uma merda. Nós atiramos e não trocamos de posições, eles vão nos cobrir’.  – ‘Vá dizer isso ao comandante, ele já tentou ser um espertalhão e foi fodido pelo comando. Eles o mandaram ficar aqui’; – respondeu o outro artilheiro. Durante a guerra todas as regras são escritas em sangue de soldados mortos. E se os comandos vão contra as regras então a intuição do soldado começa a funcionar e esperar o pior. Igor foi ‘sortudo’, se é que dá para usar essa palavra, ele e mais dois soldados foram enviados para uma missão de reconhecimento na tarde para determinar o deslocamento do poder-de-fogo do inimigo e os acúmulos de forças deles.

Os rapazes caminharam por conta própria por três ou quatro quilômetros e encontraram um comboio de tanques que consistia de 18 T-905! Uma tentativa de contatar o comando quase lhes custou suas vidas – três tanques passaram pelos batedores que estavam deitados na grama. O tanque mais próximo quase esmagou os combatentes. – ‘Era possível tocá-lo com as mãos’; disse. Uma vez que os tanques se aproximaram do comboio e pararam, os batedores contataram o comando e pediram fogo de artilharia após indicarem o setor em que os tanques estavam reunidos. Os tanques ficaram por ali por 1 hora, mas nenhum ataque aconteceu. Ainda, a infantaria nos ‘Kamazes’6 se aproximou dos tanques e o exército começou a se dispersar. Tanques e infantaria começaram a cercar a aldeia – os batedores novamente contataram o comando e reportaram a situação: – 30 ‘Kamazes’ com inimigos e 21 tanques. Dessa vez o comando reagiu (Igor soube disso depois) – ele abandonou a ainda não cercada Stepanovka, deixando um oficial com patente de tenente-coronel para trás.

A catástrofe começou às 22h. Um rodamoinho de foguetes cobriu a aldeia e a localização das tropas. Por mais de duas horas os ‘Grads’7 escavaram as posições da 30ª brigada, e então os tanques e infantaria avançaram para varrer a aldeia. Igor acha que estes eram militares russos. Um recuo dos destacamentos ucranianos começou, ou ainda do que sobrou deles. Os nossos recuaram para Saur-Mogila8.

Dessa maneira três batedores acabaram parando na retaguarda dos separatistas. Os batedores deitaram no campo até a manhã, observando os comboios de suprimentos inimigos passarem. Os rapazes tentaram contatar o comando a noite inteira para descobrir do que eles poderiam fazer nessa situação. Mas o rádio permaneceu em silêncio. Na manhã eles se conectaram e receberam a ordem de irem para a aldeia de Solnechnoye. Eles se moveram por uma estrada rural.

O espanto os esperava na aldeia. Durante o ataque dos separatistas os 18 tanques da brigada tinham sido destruídos, a bateria de artilharia foi aniquilada, bem como outros blindados. De todos os materiais da brigada, apenas dois dos tanques permaneciam em Solnechnoye, que foram atingidos, mas milagrosamente mantiveram sua mobilidade, e um veículo blindado de reconhecimento. Um número extremamente elevado de pessoas pereceu, mas quantos exatamente eles não sabiam. Mas o comando esqueceu-se dos soldados e eles receberam a ordem de seguirem para Saur-Mogila, com os restos das forças. A segunda parte da tragédia se desenrolou ali… Igor não tem forças para se lembrar de tudo. Depois os sobreviventes receberam as ordens de irem para Novograd, para ‘fazer listas de sobreviventes’. Contados. Dos 4.500 soldados e oficiais, 83 retornaram a Novograd-Volynsk e também 500 em outros lugares da Ucrânia. Os comandantes estarão se perguntando onde estarão os outros.

Hoje Igor está em Berdichev. Sem dinheiro, mas vivo. O que acontecerá em seguida ele não sabe. Eles foram dispensados para retornarem para casa e lhes disseram que em breve decidiriam o que fazer com eles…  Nada se sabe ainda dos quase 4.000 soldados e oficiais ‘perdidos’ da 30ª brigada”.

Pode-se abstrair muito do relato do soldado “Igor”. A primeira é a constatação de que o comando da referida brigada era leniente, incompetente, embebida falta de sentido, ou percepção tática, além de estar com toda certeza distante, para não dizer surdo, das aflições dos seus comandados. A fuga do comandante quando este se deu conta da formação do cerco, pois foi o que se deu, com a provável barragem de artilharia com lança-foguetes, algo comum nesta guerra, da a medida certa do caráter deste homem. Outro fato relatado que chama a atenção é o comportamento desleixado, despreocupado no tocante ao fogo de contra-bateria9. É fácil de entender: nestes meses a artilharia das tropas governamentais se fez suprema, sem rival, por parte dos guerrilheiros; mas, este quadro mudou na medida em que caminhões lança-foguetes foram sendo capturados, proporcionando aos defensores de Donetsk meios de resposta. Os artilheiros das tropas do governo ucraniano estão acostumados a realizarem barragens contra centros urbanos de maneira generalizada, e não se viam como alvos prováveis de fogo de contra-bateria, afinal civis não possuem canhões… Este modo de agir contrasta, até então, com a parca artilharia federalista, que possuía apenas quatro canhões D-30A (122mm), capturados, e cerca de vinte lança-foguetes, igualmente obtidos como butim dos cercos anteriores, e que são empregados, sempre, com muita parcimônia, onde a entrada em posição, e o engate das peças para reboque não passa, por vezes, de seis minutos. Em geral as peças de artilharia, obuses, não empenham mais do que seis rodadas, e os lança foguetes sequer são carregados próximos dos sítios de disparo, justamente para evitarem serem descobertos em uma atitude desprovida de total capacidade de reação.

Outro dado trágico percebido foi o recuo sob fogo, com a consequente reunião dos sobreviventes na região de Saur-Mogila, ou seja, entraram na boca do leão. Era uma área disputada com uma referência visível, o monumento ao Exército Vermelho, proporcionando um excelente campo de tiro para os artilheiros federalistas. Não me admira, pois, o desastre, o número de mortes: foguetes são reconhecidamente mortais contra a infantaria desprotegida no campo.

O relata demonstra, também uma espécie de “desejo-delírio” na forma de incorporar nos algozes, a marca de uma força regular russa, ao afirmar que os Carros de Combate eram T-90. Em todas as filmagens feitas nesta guerra civil, não há registro iconográfico, ou de audiovisual, que fuja do padrão T-54, T-64, T-72. O T-54 foi retirado de um monumento ao Exército Vermelho, e um IS-2, também retirado, mostrou-se problemático demais para ser usado. Os federalistas utilizam T-64 capturados, alguns de forma pitoresca, diga-se.

É estranho constatar, mas as tropas governistas costumam se portar de maneira estereotipada. A infantaria não combate sem apoio blindado, ou da artilharia. A incapacidade de infletir10 é notória, pois toda a mudança de eixo nos ataques exige a parada e a concentração, o que mata o ímpeto e favorece aos defensores, altamente móveis em pequenas formações. As arremetidas são feitas, sempre, com concentração de blindados, com o choque destinado aos Carros de Combate T-64, seguidos dos blindados BMP. O rompimento das linhas, ou a penetração de sondagem por parte da infantaria nunca é realizada, e quando se tentou, na cidade de Ilovaysk, obteve-se um sonoro fracasso, onde as forças federalistas impuseram baixas crescentes aos atacantes, cercando-os posteriormente. Ou seja, as tropas ucranianas, notadamente as formações da Guarda Nacional, parecem acreditar que são Panzer Divizionem11, atitude que favorece o esforço federalista, pois estes mais afeitos à realidade, combatem como Partisans12, o que de fato são.

Por fim é interessante notar que a referida Brigada, a 30ª Brigada Motorizada de Novograd-Volynsk, estava sob o comando não de um Oficial General, como é comum na maioria dos exércitos do mundo (a Brigada é a menor unidade comandada por um Oficial General), mas entregue a um Coronel, no caso o Coronel Nesterenko, segundo a Hromadske Tv.

Notas:

[1]: Cidade sede da 30ª Brigada Motorizada. Situa-se na confluência dos rios Sluch e Smilka.

[2]: Cidade natal do autor do relato, “Igor”.

[3]: Nome fictício dado pelo narrador, com o intuito de proteger o autor de futuras represálias.

[4]: Termo usado pelas forças sob o mando do Governo de Kiev para designar cidades conquistadas. As se referem as cidades sob poder das tropas governamentais como “ocupadas”.

[5]: Carro de Combate padrão no Exército da Federação Russa. Não foi identificado em nenhum vídeo feito na zona de combate. Os veículos flagrados em registros iconográficos e audiovisuais foram T-64 e variantes, T-72 e suas versões, T-54 e IS-2, estes últimos retirados de monumentos erigidos em homenagem ao Exército Vermelho.

[6]: Termo popular para os caminhões da linha “Mustang”, fabricado pela empresa KAMAZ.

[7]: BM-21 “Grad” – Granizo. Lança – Foguetes montado em caminhão, Ural, ou ZIL, com alcance entre 20.000 e 30.000 metros.

[8]: Túmulo de Saur.

[9]: fogo disparado em resposta.

[10]: Mudança de direção do eixo principal do avanço de uma força combatente.

[11]: Divisão Panzer – Divisões blindadas alemãs da Segunda Grande Guerra.

[12]: O mesmo que guerrilheiros.

37 Comentários

    • E triste ver Irmaos se matando por cousa de poucos.

      Poucos = poucos e a corja que diz que governa a nacao Ucraniana. se

      venderao aos Interesses da capenga EU e dos Yanks

      Irmaos Russia naceu na Ucrania para muito que nao sabem disso.

      Triste ouvir essa senhora dizer , que depois de todo trabalho dela . de

      criar o filho agora ele pode estar morto isso e triste.

      Com quebra USSRA 4 Ex republicas permanecerao com grande 1 setor

      industrial e uma economia em crecimento Czech ,slovakia, Poland and Ucrania

      Ucrania em particular e tem uma grande copercao com a Russia na Aria Militar , e para o NATO ,Isso sempre lhe encheu os Olhos

      Porem antes da grande quebra do governo Ucraniano saiu uma gravaco

      de telefonemas mostrando claro quem era que tava por trais do disturbio do pais

      https://www.youtube.com/watch?v=I-9aD45qxbE
      .
      No final tem gente tao Inocente que acha que a Russia iria ficar de bracos cruzados vendo isso acontecer no seu quintal

      todos que entendem do asunto sabem que na Geopolitica aria de Influencias sao “Holy”

      Siria foi clara que Russia nao deixaria US fazer mais um Iraq . mais o povo

      nao levo a serio tento no quintal do Urso , e tristemente hoje vemos o

      resultado que tai matancas de Irmaos

      Imagina se Russia comprasse o Governo do Canada. Mexico . Brasil.

      grande parceiros economicos o que os Yankes nao fariao? coisas ate

      piores que eles vem fazendo contra Venezuela . levando que o peso

      economico da Venezuela nao se pode compara com as nacoes citadas

      acima

      Porem se vc nao acredita na NEW WORLD ORDEN que o GENOCIDA do Bush senior luto tanto para fazer real .

      Comece acreditar essa Guerra na Ucrania e por isso

      https://www.youtube.com/watch?v=byxeOG_pZ1o

      Nunca se teve tao perto de uma 3 Guerra Mundial Nuclear como hoje

      E isso esta na agenda para acontecer .

      para que tao sonhada NEW WORLD ORDER

      tao almejada pelo Vaticano ( atraves da sociedade de Jesus = Jesuitas )e

      pelos Yanks se torne realidade

      • Não são irmãos. Na segunda guerra grande parte de ucranianos de origem tártara lutou ao lado dos nazistas contra a Russia. Com a derrota nazista os russos formaram a união sovietica fazendo parceria com a Ucrania e ucranianos de origem eslava, origem comum a maioria Russa. Essa turma que novamente se volta para o neonazismo são de mesma origem daqueles do passado. Sempre odiaram os Russos e o de etnia Russa.

      • Onde vc leu isso ???… em algum livro de história editado pelo “méqui” esquerdopata ???… o mesmo méqui petralha que distribuiu a tal “cartilha gay” ???… essa, com certeza, vc guardou um exemplar na sua cabeceira… 🙂

      • Leu nada, esses caras são preguiçosos, se tivessem o habito da leitura saberia que os tartaros são da etnia turcomano, que não tem nada a ver com os eslavo. Kiev é mais antiga do que Moscou.

      • Pesquisem antes de criticar. Não tenho mais paciência para ficar iluminando cegos. Preguiçosos são os que criticam sem qualquer base, isso prova que vcs são frageis mas arrogantes, a isso eu chamo bassalidade.

      • “Com a derrota nazista os russos formaram a união sovietica fazendo parceria com a Ucrania

        A URSS já existia antes da 2gm seu boçal. Olha só o tipo de discussão que eu estou tendo, vc parece um moleque de 10 anos que nunca tevee aula de historia.

      • Ele teve sim… com o “prefessor” de estória formado pelo méqui petralha através de apostilas editadas pela turma do maroto aurélio gagácia… 🙂

      • Rogerio dois em um já percebi que em vc inteligência não é uma coisa inata,,mas qualquer idiota, como a ameba, e esse gringo safado, sabe que a Ucrania já existia antes da segunda guerra,,nem foi isso que escrevi. Vc não sabe ler? Ou é só um imbecil que gosta de irritar? Tudo o que tentei mostrar para quem tem interesse na história dos povos são as diferenças étnicas que compõem o país e suas diferenças, vc é tão seguidor e despreparado que sequer enxerga isso, e seu gringo safado, todo dândi, teu mestre da mediocridade, que nada explica, só sabe provocar para aprender, é a tecnica do boçal. Kkkkkkkk

      • Ah vc não sabe nem o que escreve,

        “Com a derrota nazista os russos formaram a união sovietica fazendo parceria com a Ucrania”

        foi isso que vc escreveu!!!!!

  1. Acho que para evitar mais mortes dos dois lados a Russia deveria fazer um ataque total contra as defensar anti-aéreas Ucrânias e todas as base aéreas dizimando a força aérea Ucrânia e suas defesas, dessa forma a ucrânia poderia entra em acordo com os rebeldes e aceita a ideia de mais autonomia pro leste.

    A pior coisa que há e uma guerra longa e de desgaste o numero de morto tende a aumentar principalmente se os rebeldes partirem para ofensiva conta o oeste da Ucrânia.

    Os EUA atacaram o Iraque sem autorização da ONU a Russia pode fazer o mesmo, alem disso os EUA criar um conceito novo chamado ataque preventivo, quem sabe os espiões russos não pode descobrir um plano ucraniano para atacar a Russia com arma de destruição em massa, a CIA o Mossad e o MI5 são bons em inventar mentiras os russos dever ser bons nisso tbm.

    • “Acho que para evitar mais mortes dos dois lados a Russia deveria fazer um ataque total contra as defensar anti-aéreas Ucrânias e todas as base aéreas dizimando a força aérea Ucrânia e suas defesas, dessa forma a ucrânia poderia entra em acordo com os rebeldes e aceita a ideia de mais autonomia pro leste”
      _
      isto que vc defende e agressão e guerra de conquista, desrespeitando a soberania de uma nação soberana(A Ucrania não e colonia russa)
      E como vc critica as ..agadas que os EUA fizeram no Iraque,defendendo as agressões imperialistas e conspirações intervencionistas que a Russia faz nos vizinhos ? Dupla moral?

      E a Russia não vai fazer o que vc sugeriu, Putin e um genio geo politico, não um retardado para achar que atacar diretamente um país do leste europeu, achando que a Otan ficaria olhando e iria jogar bingo depois.
      Ele vai continuar fazendo o que esta fazendo, financiando revoltas separatistas traíras, por baixo dos panos.
      Autonomia? falacia pura, não foi autonomia que a Russia apoiou na Crimeia, eles a anexaram mesmo.

      • Capa Preta tem que concorda que a Russia tem que acabar logo com essa guerra, não pode mais prolongar.
        Ou vence ou vai embora.

      • perdeu para quem? você estpa viajando? a Rússia passeia em solo ucraniano, entra e sai sem autorização e a ucrânia faz o que? o tio sam faz o que? vejos os fanáticos defensores do tio sam blá blá blá, mas não respondem perguntas simples. se calam quando não tem resposta, essa é a estratégia: “não admitir “.. o tal de Blue Eyes, Na Resistência parece que viaja, fala da cartilha mas parece que ele é encubado… o que tem haver a união soviética, com nazismo, com PETRALHA? ELE É LOUCO. desponta toda sua raiva, e suas ideologias em tópicos que nada tem haver com assunto que ele fala. tá certo que o amigo errou ao falar da segunda guerra, pois a união soviética é de 17. mas falar de petralha? lembro-me de quando alguém aqui falava da frota combinada da otan blá blá.. no final a única coisa combinada foi um acordo com a Russia que putin sugeriu e para obama não ficar feio na fita aceitou. novamente, a Rússia em ação e os fanáticos dizem que o eua isso que a otan aquilo..quero saber quando vai sair do papel.. a Rússia vai entrar na ucrânia se quiser, vai anexa-la ou não se quiser, e os eua vão fazer? nada, a otan , nada, como até agora NADA X NADA….

      • Aioaioaioaio… rsrsrsrsrs… mais um russófilo que dorme abraçado ao tacão russo e se lambuza todo ao tratar de temas que não entende… rsrsrsrsrss… meu caro… que coisa feia… vir aqui bancar o BURRO e achar que se saiu por cima… depois de vomitar “o que tem haver a união soviética, com nazismo, com PETRALHA?” e ainda achar que vai se levado a sério ???… o que tem “haver” (rsrsrsrsrssrs… ele não sabe nem conjugar o verbo em questão ou que “a ver” e “haver” são termos parônimos… rsrsrsrsrsrsrs…) as três “coisas” acima ???… nada não… rsrsrsrsrsrsrs… “nada haver”… RSRSRSRSRSSR… que ENERGÚMENO !!!… 🙂

      • Felipe, Putin não e burro de entrar em uma guerra de conquista no leste Europeu, e dar o pretexto que seus inimigos querem>
        Ele e estrategista nado, e como em um jogo de xadrez, vai continuar a financiar traidores e comer a Ucrania pelas beiradas.

    • Concordo com você Ferio,já esta na hora da Rússia atacar de uma vez ou sair dessa luta,ela esta prolongando uma guerra que não deve ser prolongada.

      • Diz isso pq é fácil falar sentado na frente de um computados. Com certeza o colega não faz a menor ideia do sofrimento e dos gastos que uma guerra produz.

        Vocês russófilos são machos escondidos dentro de casa, pessoalmente ou na rua não passam de um bando de covardes.

  2. A Rússia não está atacando a Ucrânia. Quem luta são os moradores locais, da Bacia do Don, engrossados por voluntários da Sérvia, Ossétia, Abkhásia e mesmo russos.

    Muitos moradores das cidades bombardeadas, Slaviansk, Donestsk, Lugansk, Illovaisk, juntaram-se as fileiras partisans como voluntários, justamente pelo bombardeio indiscriminado das áreas civis por parte das forças de Kiev.

    Existe um filme de uma coluna blindada federalista se deslocando pelas ruas de Lugansk… Tanques T-64, tomado dos governistas e caminhões Studebaker! Caminhões que são relíquias da grande guerra!

    É meus caros…
    Fala-se muito, prova-se pouco.
    Posso afirmar, no entanto, que a destruição da 30ª Brigada se deu por mais dos moradores do Donbass.
    Os russos apenas assistiram ao massacre, do outro lado da fronteira.
    😉

  3. quem realmente acha que um punhado de camponeses, seria capaz de causar todos estes danos, em uma bragada militar bem equipada, treinada e armada, sem ajuda externa?
    Se liguem,isto e um claro ataque imperialista russo, a um vizinho soberano.

    • ”Igor’3 foi alistado no exército em Berdichev em março. ‘Por apenas dez dias, para treinamento’ – explicou o oficial de recrutamento. De Berdichev ele foi enviado para Novograd, para a 30ª brigada. Lá eles o levaram para praticar tiro – 12 balas por dia, e isso durou duas semanas. Depois houve exercícios junto da 26ª brigada, e então para a guerra. A tarefa do destacamento em que Igor servia era acompanhar os comboios militares com suprimentos de combate.”

      super bem treinada kkkkk, a ucrânia não tem força militar decente isso é FATO.

      A Russia tem direito de se defender, permitir a OTAN em suas fronteira seria um absurdo, Putin e muito bonzinho se eu fosse o líder russo a Ucrânia já tava toda ocupada.

      Não importa se e um democrata no poder ou um czar ou um ditador somente um idiota ia permitir que uma aliança militar que se formou contra os russo de passear nas fronteiras russas imagina só os radares do sistema anti-misseis da OTAN em solo ucraniano, inadmissível.

      • “A Russia tem direito de se defender, permitir a OTAN em suas fronteira seria um absurdo, Putin e muito bonzinho se eu fosse o líder russo a Ucrânia já tava toda ocupada”
        _

        A fronteira russa não e a Ucrania, e a partir dela, obvio que a Otan que usar sua influência sob a Ucrania, mas se os russos não tratassem tão mau seus vizinhos historicamente, isto não seria tão fácil.
        E o Putin não e bonzinho, ele e inteligente, sabe que uma guerra de ocupação a um país do leste europeu hoje, seria o pretexto que seus inimigos querem. Nem a China, que é quem poe dinheiro hoje nos projetos russos(militares e civis) ariscaria perder o mercado europeu, para apoiaria a Russia nesta loucura imperialista declarada.
        O que Putin esta fazendo, de forma inteligente, e comer pelas beiradas.

      • comer pela beiradas e pior para o povo ucraniano, quanto mais prologa o conflito e pior, se acha que OTAN vai atacar a Russia por causa da Ucrânia e só lembrar o que OTAN fez para ajudar a Georgia.

        e olha que a Georgia tava flertando com OTAN durante anos, treinado junto comprado armamento padrão OTAN , a ingenua da Georgia ate mandou seus soldados para morre no Afeganistão pela OTAN.

        quando quase foi massacrada pelos russo viu OTAN apenas protestar verbalmente, moral da historia ninguém vai começa uma guerra nuclear por um pais de quinta.

        larga ser ingenuo a questão aqui não e imperialismo e defesa, se OTAN conseguir neutralizar a capacidade nuclear russa e fim de jogo para o povo russo, e sabe quando isso vai acontecer ???? NUNCA

        se fosse o Brasil na situação russa ia fazer a mesma coisa e vc ia defender nossa posição, ou vc ia trair sua pátria por amizade ao argentinos e paraguaios ou colombianos ???

      • A ultima coisa que sou, e ingenuo. Eu entendo sua linha de raciocinio, não nego o fato de a Ucrania ser hoje, mais um tabuleiro de xadrez na ressuscitada e lucrativa guerra fria.
        Porem prefiro pensar adiante, no perigoso precedente que isto pode criar no mundo atual, em relação as puuutências(A Russia não e uma potência econômica, mas belica regional. antes de me desmentirem, vão ver o PIB deles ´primeiro)
        Tanto EUA, Russia e China, como o hoje falido Imperio Britanico, tem o costume histórico de expandir seus territórios de influência geo politica.
        Hoje a guerra de conquista e ultrapassada e custosa(só o retardado do Bush não via isto) o que se faz hoje, e infiltrar traidores, para desconstruir a soberania das nações por dentro.
        Pode ter certeza, que na Ucrania a pouco tempo, se ouvia o discurso:
        “naããão, não devemos investir em forças armadas, o guarda chuva de interesses russo nos protege, devemos nos preocupar somente com o social, educação saúde e o c@aralhoaquatro’
        Ta explicado o porque de as FAAS Ucranianas estarem a penúria que estavam, apesar de todo o Know how que herdaram na produção e manutenção de armas desde a guerra fria
        O que a Russia fez, assim que a Maioria do povo Ucraniano, decidiu nos protestos do ano passado, que não queia mais viver de migalhas russas, e seguir o caminho que hoje segue a Polônia por exemplo, de independência de seus destino, foi inflamar os traidores estrategicamente plantados que tinham la. A Ucrania esta sendo desconstruída aos poucos, pelas beiradas.
        E eu sei de outra nação que se parece muito neste aspecto.
        Você pitou um quadro geo politico, na America do Sul, vamos pitar outro:
        Imagine que de repente os povos indígenas do norte do Brasil, sob influência estrangeira,que financiam ONGs pilantras por la, com o pretexto de protege-los e a floresta.(tem malandro lá, se dizendo índio, que e mais branco que bunda de gringo) Agora imagine uma revolta separatista, disfarçada de federalista, exploda em uma época de escaços recursos naturais para alimentar os interesses globalistas.Imaginem que uma potência regional, lhes deem apoio logistico e militar, sob pretexto da “alta determinação dos povos”
        Devemos proceder como?

      • 24/8/2014

        Alexander V. Zakharchenko, Presidente do Conselho de Ministros da República Nacional de Donetsk, trecho de entrevista coletiva:

        —————

        “O que fizemos nós? Que crime? Qual é nossa culpa? É porque temos xisto betuminoso? Por isso é que vocês querem varrer Slavyansk inteira da face da terra?!

        Ou há algum outro interesse financeiro?

        Todos nós somos descendentes de heróis, de avôs e bisavôs gloriosos. Todos temos ancestrais dos quais nos orgulhamos. Nas nossas famílias, só aqui nessa mesa, há dois Heróis da União Soviética.

        Todos nós aqui sabemos segurar uma arma para defender essa terra. Aqui, todos mamam, com o leite das mães, um orgulho e um desejo de viver num Donbass livre e feliz.

        Ora! Sempre diremos a qualquer um que venha com intenção de nos ferir aqui no nosso território: lutaremos com dentes e garras pela nossa terra.

        Kiev e o Ocidente cometeram erro grave, ao nos provocar.

        Somos gente dura, do trabalho duro. Enquanto outros saltitam em Maidan por 300 grivnas, nosso pessoal aqui está metido nas minas, minerando carvão, fundindo metal e arando a terra.

        Aqui ninguém tem tempo para dançar na praça. Aqui se trabalha muito.

        Mas quando alguém que ainda ontem estava na mina ou operando uma colheitadeira, vê-se dirigindo um tanque ou operando um Grad, ou empunha uma metralhadora, cruzou-se uma linha extrema. Ninguém consegue pará-lo.

        Um mineiro que tenha deixado o próprio trabalho sabe que lutará até o último alento.

        E isso contagia, passa de um para o outro. Não acordem a besta. É simples. Não a acordem.
        ——–
        (Postado por Castor Filho – Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu)

  4. O grande problema é que a Rússia não vai aceitar Ucrânia na União Européia e muito menos OTAN na sua fronteira. Caso a Ucrânia resolver entrar, isso vai custar muito caro para Ucrânia, pois perderá grande parte do seu território. Essa é a mensagem que Moscou está enviando para Kiev.

    Entrada da Ucrânia na UE ameaça a segurança da Rússia e isso beneficia a política dos EUA de cercar a Rússia.

    O objetivo principal do Kremlin é desgastar Kiev politicamente e economicamente, prolongando o conflito o mais longe possível.

  5. bom ten provas pra todo lado e hoje em dia as pessoas paises fabrican provas saben entao ta dificil acreditar se sao tropas russas mesmo e sao fotos verdadeiras originais mesmo ou nao!!!!

    • Ah, caro kleslei… mas se saísse na vozdavodka, aí era VERDADE… é mentira, Terta ???… 🙂

  6. AH, caro Blue Eyes e verdade que voce falou porem cada lado da impresa afirma sua posiçao logicamente ne!! seja mentira e seja falso e a BBC REUTERS, CNN e outras do ocidente sabemos tambem que trabalham como industria da desinformaçao e informaçao de falsa provasok e vozdavodka nao e esseçao!!!

Comentários não permitidos.