Ucrânia captura dez soldados russos; líderes dos países se reúnem nesta terça

Encontro entre Vladimir Putin e Petro Poroshenko ocorre após Kiev anunciar a captura; presidente ucraniano antecipa eleições.

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, e da Rússia, Vladimir Putin, protagonizam nesta terça-feira (26) um aguardado encontro, em meio a crescentes tensões entre os dois países por causa da ação militar ucraniana contra separatistas pró-Rússia.

Ontem: Presidente da Ucrânia dissolve Parlamento e convoca eleições

Getty Images

Putin e Poroshenko se reuniram pela última vez em junho

Ajuda humanitária: Rússia pretende enviar mais um comboio ao leste ucraniano

As conversas deverão ocorrer durante cúpula da União Eurasiática, em Minsk, na Bielorrússia, onde o presidente ucraniano já desembarcou. Não está claro se os presidentes se reunirão separadamente. Ambos se encontraram rapidamente pela última vez em junho.

O encontro ocorre horas após Poroshenko ter dissolvido o Parlamento e anunciado eleições antecipadas para 26 de outubro.

Em discurso transmitido pela televisão, ele disse que muitos parlamentares eram partidários do presidente ucraniano deposto, Viktor Yanukovych, que estariam se opondo a reformas.

Yanukovych defendia uma aproximação maior da Ucrânia com a Rússia – e menor com o Ocidente -, assim como os separatistas que atualmente enfrentam o governo de Kiev.

Confrontos entre tropas ucranianas e separatistas já mataram mais de 2 mil pessoas nas regiões de Donetsk e Luhansk, no leste ucraniano, onde é significativa a presença de cidadãos de origem étnica russa.

As duas regiões declararam independência de Kiev após a Rússia ter anexado, em março, a península da Crimeia, até então parte do território ucraniano.

Dia 23: Caminhões de comboio russo não autorizado começam a sair da Ucrânia

Mais de 330 mil pessoas foram deslocadas na região. O Exército ucraniano lançou uma operação para retomar o leste do país, que foi intensificada em junho.

‘Não venham com expectativas’

Os rumos do conflito podem ser definitivos para o desempenho dos aliados de Poroshenko nas urnas, disse o correspondente da BBC em Kiev, David Stern. Segundo o repórter, o presidente ucraniano pode ser “punido nas urnas” caso não consiga encerrar os confrontos até o voto de outubro.

Dia 22: Ucrânia acusa Rússia de invasão após comboio de ajuda humanitária entrar no país

Muitos ucranianos também estão descontentes com o fracasso do governo em introduzir reformas e lutar contra a corrupção, acrescentou o correspondente.

O encontro entre Poroshenko e Putin será observado de perto por autoridades da União Europeia – bloco que, junto com os Estados Unidos, impôs sanções contra a Rússia pelo fracasso de Moscou em impedir a ação de separatistas.

O chanceler russo, Sergei Lavrov, disse que o Ocidente não deveria colocar todo o ônus de encontrar uma solução para o conflito sobre os ombros de Moscou.

“Espero muito que nossos colegas ocidentais… não venham apenas com expectativas que iremos de alguma forma mágica resolver as coisas para eles. Isso não vai funcionar”, disse ele em entrevista coletiva.

A Ucrânia e o Ocidente acusam a Rússia de armar rebeldes separatistas, acusação negada por Moscou.

O governo russo, por sua vez, diz que a campanha militar da Ucrânia no leste do país está causando uma crise humanitária.

Dia 21: Comboio russo de ajuda humanitária atravessa posto de fronteira rumo à Ucrânia

Comboio russo

A Ucrânia disse na segunda que tropas do país capturaram dez militares russos perto do vilarejo de Dzerkalne, a cerca de 50km da cidade de Donetsk, controlada por rebeldes.

“Soldados russos foram detidos com documentos pessoais e armas”, disse um comunicado. “Investigadores abriram um inquérito para apurar a entrada ilegal de cidadãos russos armados.”

Na segunda-feira, o Exército ucraniano disse que um comboio de dez tanques e dois veículos blindados vindo da Rússia cruzou a fronteira e se dirigia a cidade de Mariupol, no sudeste. Dois tanques foram destruídos por forças ucranianas, obstruindo as vias na área, disse o Exército.

A cidade de Mariupol, um importante porto no mar de Azov, está nas mãos das forças do governo da Ucrânia, que expulsaram rebeldes em junho, após semanas de enfrentamentos. Fortes confrontos também foram registrados na região de Donetsk.

Fonte: Último Segundo

48 Comentários

  1. Vão dizer que foi “mais uma operação de Falsa Bandeira” financiada por um Magnata judeu ganancioso…..típico dos adeptos da “Redecastordeandrade”e do “Codinomedesinformante”…rs!

  2. De quem era mesmo a corda que ele colocou no pescoço?

    O erro do Putin, foi não ter capturado algumas centenas de “agentes” que lutam ao lado de Kiev.

    • Falando em Putin, Kiev e Ucrânia, vocês sabiam que um avião da Malaysia Airlines, MH17, foi derrubado na Ucrânia com quase 300 almas a bordo em 17 de julho?
      (e que um outro, MH370, foi possivelmente derrubado no Índico em março passado?)

  3. 30ª Brigada do Exército da Ucrânia… Aniquilada!
    De 4.700 combatentes apenas 83 retornaram.
    Existe um vídeo, candente, onde mulheres, que são as mães, tias, esposas, irmãs, questionam o Oficial Comandante, que sobreviveu, junto com o seu barrigão.

    Não existe mais ameaça a cidade de Donetsk. Lugansk foi aliviada. Sedovo, no litoral do mar de Azov, foi tomada de passagem.

    Em tempo: diversos mercenários estrangeiros já forma capturados pelos federalistas, inclusive um Major General norte – americano foi ferido na Ucrânia – Major General Randy Allen Key. Três oficiais norte-americanos foram vítimas de snipers…
    Mas… Isto é sonegado, solenemente pela mídia.
    Aliás, três sites que acompanho estão agora com os servidores de hospedagem fora do ar, erro 503 e 502…

    Fato é que os caipiras deram uma surra nos fascistas…
    Putin parte para Minsk em uma posição de força. Merkel já avisou publicamente que um acordo deve atender os interesses russos, e pautou uma mudança na constituição ucraniana em favor da ampla autonomia das regiões.
    Isso é a vitória de Moscou.
    A Rússia não se viu isolada, demonstrou que a sua integração com a economia europeia é importante demais para ser ignorada, não terá contestada a incorporação da Crimeia, e conseguirá impor a Ucrânia como um estado neutro em termos geopolíticos, tal como se afiguram a Áustria e a Finlândia.

    É o resultado das maquinações de Obama: mais uma derrota.
    😉

    • Mais invencionices seguindo o padrão “Redecastordeandrade” e “codinomedesinformante” de qualidade. Mas eu realmente me questiono é o que leva um adulador cínico e medíocre a levar a cabo de maneira tão histérica essa operação? Mistério, mistério…

      • Quem desinforma aqui é você.

        Que demonstra, aliás, uma vontade, melhor diria, uma necessidade de desqualificar o blog Rede Castor Photo, iniciativa do jornalista Castor Filho, que abriga as traduções do Coletivo de Tradutores da Vila Vudu.

        O Rede Castor Photo proporciona textos de analistas do porte de MK Bhadrakumar; Ray McGovern; Boris Kagarlitsky; Mike Whitney; Paul Craig Roberts; Robert Fisk; Pepe Escobar; Lawrence Davidson; David Harvey; Ian Blair; Patrick Cockburn entre outros…

        E você, Tiraleite, tem o que para oferecer ao mundo?
        A sua raiva doentia e mal elaborada?
        Vá-se tratar!

      • O que eu posso dizer? Nada afinal o próprio texto acima já desqualifica ou melhor, já expõe de forma muito clara o quão risível é a malfadada rede senão vejamos:

        – Iniciativa do “Jornalista” castor Filho: O aludido “jornalista”é apenas um esquerdista radical que já brinda os infelizes que acessam o referido site com a seguinte mensagem: “enquanto houver um milicanalha existe a possibilidade de golpe militar”. O que seria um “milicanalha”? No mundo real não é nada mas nos delírios “PTremens” do indivíduo deve ser a reedição de 64. E o que ele diz dos populistas de esquerda como a múmia Chavista? o óbvio ou seja, NADA!

        – “textos de ‘analistas'”: O que os “analistas” têm em comum? Atuavam no mainstream e, após caírem de desgraça por demérito próprio, de repente viraram progressistas. Pepe Escobar trabalhava na FSP, Paul Craig Roberts foi Secretário do Tesouro assistente ou seja, o sub do sub do sub, no primeiro ano do governo Reagan, e MK Badrakumar foi diplomata. E agora, no ostracismo, todo viraram fanzocas de Putin. Pior ainda quando falam do conflito na Ucrânia sem sequer sair de suas casas.

        No lado oposto, temos um jornalista Brasileiro que está entre a Ucrânia e o Brasil, cobrindo o conflito in loco, e que conta uma história diferente dos acólitos de Putin. Por que será?…rs!

        E apesar disso tudo, ainda vemos aduladores cínicos e medíocres a servir de cheerleader para o déspota do Kremlin. Como se vê, quem precisa se tratar aqui são esses tristes elementos….

      • Nem vou precisar comentar… senão vamos matar a velhinha… matou e esquartejou, caro Tireless… com essas múmias de outrora é moleza o extermínio…:)

      • “O que eu posso dizer?”

        Vc pode dizer quando que Israel irá atacar o Irã…. rs!

        E enquanto seu país covarde não faz nada e apanha de meia dúzia de amadores lançadores de rojão, volta pra caminha e vai desenhar gráficos de linha vermelha, vai! Ou então, vai assistir videozinhos da força aérea Israelense pra ajudar na sua terapia de autoestima… rsrsrsrsrs

      • Pois é né Blue Eyes! E ainda vem o calouro da Patrulha PaTeta em socorro do Adulador medíocre. Está vendo como esses PaTrulheiros estão mais caricatos a cada dia que passa?..rs!

    • “30ª Brigada do Exército da Ucrânia… Aniquilada!
      De 4.700 combatentes apenas 83 retornaram”

      Soldados ucranianos, mortos dentro da Ucrania soberana, por traidores separatistas e mercenários russos, e o cara comemora.
      isto e guerra de conquista imperialista.
      Agara a pergunta que não quer calar;
      Como um punhado de revoltosos civis, sem preparo militar, consegue derrotar uma brigada militar inteira bem armada e treinada, sem ajuda externa, equipamentos adequados, e especialistas em guerra moderna?
      Seriam mesmo “revoltosos civis” ou mercenários de uma nação que tem o costume histórico de fazer de colonia o leste europeu?

    • Tem muita coisa estranha aqui. A nota do Pentagono não se refere a Ucrânia e sim ao Afeghanistan
      http://news.firedoglake.com/2014/08/05/breaking-pentagon-confirms-american-general-killed-in-afghanistan/

      A United States Army major general was killed on Tuesday by an Afghan soldier, shot at close range at a military training academy on the outskirts of Kabul, officials of the American-led coalition said Tuesday. The officer was the highest-ranking member of the American military to die in hostilities in the Afghanistan war.

      The coalition officials, who spoke on condition of anonymity and would not release the name of the major general, said an unspecified number of other service members of the American-led coalition and Afghan soldiers, including a senior Afghan commander, also were shot. Their conditions were not immediately known.

      Concordo com o Tireless, estão falando de bugalhos e não de laranjas.

      • Segundo a matéria que vc indicou:

        “The name of the general was not disclosed as the Pentagon seeks to contact his/her family.”

        Então, como associar o Major General Randy Allen Key, citado pelo Ilya como tendo sido ferido na Ucrânia (nada sei sobre..) , com este general anônimo (coisa estranha) morto no Afegaistão?

      • Mauro,
        não há confusão, estou me referindo ao link que o Edílson postou acima como referencia.

        De toda forma, já conferi e o general morto no Afeganistão nada tem a ver com este que dizem ter sido morto na Ucrânia…

        Respectivamente:

        General morto no Afeganistão:
        Maj. Gen. Harold Greene

        General supostamente morto na Ucrânia: Gen. Kee Randy Allen

      • O Major General morto no Afeganistão era do US ARMY Gen. Randy Allen Kee
        A Foto do Pasquim russo apresenta o comandante da USAFE Major General Randy Allen Key Wounded In Ukraine???
        viu a semelhança nos nomes e nas patentes?
        Se este comandante estivesse lá hora desta tinha uns 15 B2 pulverizando o território ucraniano.
        por isso não acredito na veracidade do noticiário. Que há americanos e russos no terreno, não temos dúvidas, que há mercenários de ambos os lados, não temos dúvida, o problema não são as dúvidas que temos e sim nas certezas que nós não temos.

      • Não tem confusão.
        Na Ucrânia ele foi ferido, levemente.
        Kerry admitiu o fato.
        Os americanos estão com “instrutores” na Ucrânia…

        Kee sempre está presente onde operações especiais, e com elementos locais se faz necessário.

        Morreu no Afeganistão.
        Pode ser uma cobertura do evento na Ucrânia que foi noticiado a quase 1 mês. Dia 1.08.2014…

        Uma cobertura estúpida pelo fato de Kerry ter admitido e citado o general…

      • Ele foi ferido na Ucrânia. Faz tempo, mais de mês.
        Agora saiu a notícia de que ele fora morto no Afeganistão.

        Na Ucrânia ele fora ferido, ao que parece sem gravidade, por um atirador, que acertou seus acompanhantes.

        No Afeganistão morreu pela mão de um jihad doido que se alista no exército local.

        Bem feito. Ele era um militar especialista em insurgência e contra-insurgência.
        Brincou com sorte, perdeu.

        http://en.voicesevas.ru/news/yugo-vostok/2739-american-general-was-wounded-three-officers-killed-by-militia.html

        Ninguém está misturando as coisas. Quem mistura é o troll Tiraleite.

      • Isso Alvez a confusão foi que disserem que um Major General de quase o mesmo nome ( Randy Allen Key e não kee) teria morrido não no Afeganistão mas na ucrânia.
        boatos, só isso.

    • Eu li isto em um site também, mas não levei muito a sério porque as noticias são postadas por qualquer um ao redor do mundo. Um bom lugar para propaganda de guerra.
      Achei estranho porque não achei estas notícias nos sites russos então deixei prá lá.
      Você achou alguma coisa dessas no Pravda, Voz da Rússia ou similares? Acho difícil que estes fiquem fora do ar por isso.

      • Grande Lorde dos Nazgûl, eu estava me referindo ao texto colocado pelo Illya (pseudônimo). Achei o que ele descreve, mas em blogs ou sites abertos de “notícias” onde cada um escreve o que quer. Não achei nada disso em sites oficiais de notícias da Rússia. Por isso estranho que eles estejam perdendo essa oportunidade de fazer propaganda de guerra. Por equanto acho que é tudo balela.

    • Aiiiiiiiiiiiiiiii ,a velhinha ridicula voltou a menstruar .kkkkk, eu ja avisei ,estas noticias podem trazer consequencias graves para este senhor desequilibrado ,entre uma mentira e outra ele toma remedios contra gases,kkkkkkkkk o stress cusa prisao de ventre,kkkkkk .a viuvinha de stalin nao se cansou de fracassar ,ainda cultiva velhos habitos de desinformar,kkkkkkkk,chuuuuuuuuupa ilya fanatica,kkkkkkkkk ,ser folclorico !

  4. 10 soldados que se perderam na fronteira, isso acontece o tempo todo o tempo por aqui em nossa fronteira norte. Já tivemos soldados peruanos do nosso lado, e agentes da Funai no Perú.

  5. Quanto a estas “invasões” serem relativamente frequentes, o Ilya tem razão…

    Nos últimos 4 ou 5 meses ocorreram diversas destas “invasões”, por parte de soldados ucranianos, em território russo.

    Já foram relatados numerosos casos de incursões em território russo por soldados ucranianos perdidos, às vezes em pequenos destacamentos e outras vezes em grupos maiores, Cerca 500 homens no total…Inclusive um incidente que envolveu um veículo blindado…

    • Um discipulo lambe botas de russos,kkkkk,Nao vah adoecer ,vc ja deveria ter se acostumado com derrotas, mas se oque disse for verdade, merito pra ucrania , entram e saem no pasto sempre que querem,ja os russos nao tiveram a mesma eficiencia, chuuuupa lambe botas, depois nao vomite fezes pela boca criticando os amantes do IMPERIO,aioaioaioaio

      • “….mas se oque disse for verdade, merito pra ucrania , entram e saem no pasto sempre que querem…”
        —-

        Prezado retardado,

        todos estes soldados ucranianos foram pegos pelos russos e depois devolvidos à Ucrânia, sem escandalização midiática…

      • Ahhhhhh,entao ta ,vindo de vc eu acredito,kkkkk ,ispertao boqueteiro, O REI DO BOQUETE EM RUSSOS,kkkkkk ,boca de veludo ,hummmmm,delicia !

      • é vc que está dizendo que é uma delicia, então já experimentou …
        o cara se entregou total agora…

        É mesmo um retardado heheheh

    • Então vai ver foi isso mesmo… numa dessas PERDIDAS voltaram com alguns “russos” empacotados para uso futuro… sabe como é… para tempos de “aperto” 🙂

  6. 26 de agosto de 2014 at 12:01
    Ucrânia captura dez soldados russos..

    Mas essa Rússia está muito abusada, estão pensando que devido a fronteira entre os dois paises não ter barreiras físicas e bem visíveis, iguais a americana com o México que eles podem atravessar assim de boa? o mato não muda de cor não?

    Sem contar que apenas os americanos podem enviar mercenários e soldados de empresa particular, a mesma que fornece combatentes para guerras regulares dos EUA pelo mundo, a Rússia precisa saber que ela não tem direito de fazer nada parecido.

    Quando soldados Ucranianos invadirem o território russo, não devem ser enviados de volta, isso mostra como a Rússia é má, eles devem ser capturados e alimentados, pois estão perdendo a guerra para um monte de caipiras e até sua força aérea os bombardeia, um pouco de compaixão é bom né?

Comentários não permitidos.