Rússia supera China em reservas de ouro

A Rússia passou a ocupar o sexto lugar do mundo em reservas de ouro, com um volume total que chega a 1,09 milhão de toneladas, apontou um estudo do World Gold Council (WGC). Como resultado, o país conseguiu ultrapassar a China, cujas reservas de ouro se mantiveram no nível do trimestre anterior – 1,05 milhão de toneladas.

“As causas que levam o Banco da Rússia a aumentar as reservas de ouro são óbvias: o regulador russo reduz assim os riscos resultantes de possíveis sanções e diversifica os seus investimentos”, diz Pavel Simonenko, diretor de vendas da Dukascopy Bank SA para os países da CEI (Comunidade dos Estados Independentes). Segundo ele, devido ao risco de possíveis sanções em operações com dólares e euros, o Banco Central continuará diversificando os seus ativos e, já no final do ano, a parcela de ouro nas reservas totais poderá chegar a 15%.

“Desse modo, o Banco Central quer proteger as suas reservas em caso de deterioração da situação política e, além disso, o ouro é um ativo defensivo e, num contexto de expectativa cada vez maior de uma segunda onda de crise global, o investimento em tais instrumentos é bastante comum”, explica o especialista.

De acordo com o WGC, em seis meses a Rússia aumentou as suas reservas em 54 toneladas – o maior aumento entre todos os países. Para efeito de comparação, durante o mesmo período, o Cazaquistão comprou 12 toneladas de ouro, o México adquiriu 0,8 tonelada e as Filipinas, 0,2 tonelada. Por sua vez, os campeões em reservas de ouro – os Estados Unidos, a Alemanha, a Itália, a França e a Espanha – não adquiriram mais ouro. A Alemanha, inclusive, vendeu 2,9 toneladas de ouro em seis meses.

Como resultado, e de acordo com os dados oficiais do Banco Central da Rússia, a cota das reservas em moeda estrangeira diminuiu em seis meses de 90% para 87,5%. “O aumento das reservas de ouro da Rússia, em nossa opinião, se deve à alteração estrutural das reservas internacionais (em ouro e papel-moeda). A Federação Russa está reduzindo o valor dos investimentos em títulos americanos, dólares e euros”, diz o analista-chefe da empresa de investimentos UFS IC, Aleksei Kozlov.

Além disso, em sua opinião, em um momento em que o Banco Central Europeu e o Sistema de Reserva Federal dos EUA assumem uma política monetária extrassuave, ou seja, reduzem o preço de suas moedas nacionais, e os riscos geopolíticos são elevados, é lógico que aumente a proporção de ouro nas reservas internacionais.

Tendência geral

Em geral, de acordo com especialistas, a tendência de crescimento das reservas de ouro no total das reservas internacionais dos países tem aumentado nos últimos anos. “Isso se deve à alta volatilidade dos mercados de câmbio e à política monetária liberal que predomina nos principais países emissores de moeda”, diz Dmítri Bedenkov, chefe do departamento de análise da empresa IK Russ-Invest.

Segundo ele, nos países em desenvolvimento com forte orientação para a exportação, as reservas internacionais são constituídas principalmente por ativos em moeda estrangeira. Por exemplo, na China a proporção de ouro é de apenas 1%, na Índia – 7%, na Rússia –10%, no Japão – 3%, na Arábia Saudita – 2% e no Brasil – menos de 1%. “No outro extremo estão os países em que a proporção de ouro é grande ou dominante. É o caso dos Estados Unidos, onde a cota de ouro nas reservas é de 72%, da Alemanha – 68% e da França – 65%”, diz Bedenkov. Por isso, ainda segundo ele, o crescimento das reservas de ouro é uma tendência positiva em termos de crescimento da diversificação da estrutura das reservas e sua confiabilidade.

Além do aumento do ouro na estrutura das reservas dos países em desenvolvimento, os especialistas notam a reorientação global da economia russa do dólar para ativos alternativos. “O processo de recusa da moeda norte-americana está ganhando gradualmente força na Rússia. Isso dá para ver também pelas decisões políticas e pelas atuações dos maiores agentes econômicos”, diz o analista da holding de investimentos Finam, Anton Soroko.

Por exemplo, de acordo com ele, a operadora móvel russa Megafone e a maior produtora mundial de níquel, a Norilsk Nickel, já converteram os seus meios operacionais para o dólar de Hong Kong. “Este processo vai continuar, e o próximo passo do regulador russo pode muito bem ser uma retirada gradual dos títulos do Tesouro norte-americano e a redistribuição de meios liberados fora da jurisdição dos países europeus”, sugere o especialista. No entanto, e ainda segundo Soroko, esta etapa só fará sentido se a atual crise na Ucrânia continuar a esquentar e as relações entre a Rússia e a União Europeia e Estados Unidos não melhorarem.

Fonte: Gazeta Russa

8 Comentários

  1. Levanto uma questão aqui… para países que não dispõem de terras agricultáveis, a reserva em ouro ainda é um ótimo negócio… mas ouro não se come… em tempos de escassez de víveres, ele rapidamente muda de mãos… assim, os russos deveriam, além do que estão fazendo, aumentando suas reservas auríferas, buscar opções de produção de alimentos dentro do paradigma de soluções tecnológicas que permitam a produção em latitudes extremas, dificuldade essa, que eu entendo, ser menor para quem possui grandes reservas de energia, caso dos russos… a dependência externa de commodities alimentares é perigosa para eles e os expõem a incertezas e variações geopolíticas… se alguém tem alguma informação sobre produção de alimentos na Rússia, apresente-nos, pois tenho curiosidade em saber como resolver esse tipo de gargalo econômico-produtivo… saudações…

    • Deixo duas matérias à respeito da produção agrícola na Rússia uma de 2013 e outra atual para que possamos analisar !

      Rússia otimista quanto à produção agrícola de 2013
      Ao contrário dos últimos anos, não há previsão de calamidades naturais durante a safra

      O Vice-Primeiro-Ministro russo, Arkady Dvorkovich, que tem entre as suas muitas atribuições a de supervisionar a produção econômica da Rússia, afirmou que, este ano, a Rússia não terá quaisquer problemas com a safra agrícola. Em sua opinião, não há qualquer previsão de calamidades naturais para este ano, como os incêndios florestais que abalaram a produção de 2010 e, em parte, a de 2011.

      Para 2013, a expectativa é a de que a Rússia tenha uma excelente safra, segundo Dvorkovich. Normalmente, a produção agrícola russa costuma totalizar entre 90 e 95 milhões de toneladas de grãos.

      http://www.diariodarussia.com.br/economia/noticias/2013/05/22/russia-otimista-quanto-a-producao-agricola-de-2013/

      Rússia poderá se limitar à produção agrícola nacional

      A Rússia será capaz de se limitar à produção agrícola nacional em todos os grupos de produtos dentro de três anos, declarou o vice-chefe do Comitê Agrícola do Conselho da Federação, Serguei Lisovski. Além disso, a qualidade dos produtos melhorará significativamen te, disse o político.

      O presidente russo, Vladimir Putin, proibiu esta quarta-feira a importação de produtos agrícolas, matérias-primas e alimentos dos países que impuseram sanções contra a Rússia.
      “Claro que precisaremos de um período de transição, será realizada uma redistribuição da alimentação, mas isso não será desastroso para o nosso povo”, disse Lisovski esta quarta-feira à RIA Novosti. Segundo ele, o pleno restabelecimento da produção nacional de frutas e legumes levará cerca de dois anos, de laticínios e produtos de carne — três anos.

      http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_08_06/R-ssia-poder-se-limitar-produ-o-agr-cola-nacional-dentro-de-tr-s-anos-4336/

    • BE, a Rússia é o 3º maior exportador de trigo do mundo, perde apenas para EU e Australia, com safra de +100 milhões de ton./ ano. Tambem tem uma industria pesqueira parruda. Já carnes bovinas eles importam cerca de 700 mil ton e produzem mais de 30 milhoes de ton., nada mau, eles importam bastante suínos, o Brasil já chegou a exporta mais de 300 mil ton p/ eles, hj esse volume é bem menor.

      SDS

  2. a sim os russo vao come ouro em vez de hamgurgues americanos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    que triste fim de ivan
    ele tem muitas terras arrendadas para os fazendeiros chineses
    e eles nao participaram do boicate contra a russia

Comentários não permitidos.