“Estado Islâmico” pode ser mais perigoso do que Al Qaeda, advertem EUA

Sofisticação militar do grupo representa enorme ameaça ao Ocidente, segundo secretário de Defesa americano. Militantes já dominam um terço do Iraque.

A sofisticação e o poder militar do “Estado Islâmico” (EI) representam uma ameaça enorme aos Estados Unidos, que pode superar a da Al Qaeda, afirmaram líderes militares americanos nesta quinta-feira (21/08).

“Eles são uma ameaça iminente para todos os nossos interesses, no Iraque ou em qualquer outro lugar”, disse o secretário de Defesa dos EUA, Chuck Hagel, sobre o EI. O grupo militante já tomou um terço do território iraquiano e divulgou, nesta semana, um vídeo que mostra a decapitação do jornalista e refém americano James Foley.

Quando perguntado se o EI representaria uma ameaça aos EUA comparável àquela do atentado de setembro de 2001, Hagel disse a jornalistas no Pentágono que o grupo é “mais do que qualquer outro grupo terrorista”.

“Eles combinam ideologia e sofisticação militar, técnica e estratégica. Eles são extremamente bem financiados. Isso está além de tudo o que tudo o que já vimos”, disse o secretário de Defesa.

Ogeneral Martin Dempseychefe do Estado-Maior americano, afirmou que o grupo poderia ameaçar diretamente o Ocidente com o retorno de cidadãos europeus ou americanos a seus países de origem, depois de terem lutado na Síria ou no Iraque.

Os radicais do EI poderiam ser contidos e eventualmente derrotados por forças locais apoiadas pelos EUA, mas, para isso, a população sunita tanto do Iraque quanto da Síria teria que rejeitar o grupo, disseram Hagel e Dempsey.

O general disse ainda que o grupo é devoto a uma ideologia fanática e, a longo prazo, pretende conquistar o Líbano, Israel e o Kuwait. “Se eles concretizarem esses planos, isso alteraria fundamentalmente o Oriente Médio e criaria uma situação que certamente nos afetaria de diversas maneiras.”

Hagel disse que dezenas de ataques aéreos dos EUA ajudaram a conter os jihadistas na região da barragem de Mossul, no norte do Iraque. “Os ataques aéreos, as armas e a assistência americanos ajudaram as forças iraquianas e curdas a conter o avanço do EI na região de Erbil, onde diplomatas e tropas americanas estão trabalhando, e a recuperar a barragem de Mossul.”

Perguntado se os EUA atacariam os militantes na vizinha Síria, Hagel não descartou a possibilidade, mas também não indicou que ataques sejam iminentes. “Eles podem ser derrotados sem considerarmos a parte da organização que reside na Síria? A resposta é não”, completou o general Dempsey.

LPF/afp/rtr

Fonte: DW.DE

7 Comentários

  1. Financiaram e armaram os caras para tentar derrubar o governo sírio e agora perceberam o monstro que criaram.
    Será que agora irão perceber que definitivamente “o inimigo de meu inimigo NÃO é meu amigo” ??
    Abraço,

  2. “Estado Islâmico” pode ser mais perigoso do que Al Qaeda, advertem EUA”

    Deviam ter pensado nisto, antes de ter-lhes dado ate missil anti-blindado de ultima geração. Obamis só faz merdis.

    • por LUCENA
      .
      .
      Deve ser por isso que chamamos a tua vaca-sagrada de Hipócrita … a ideia sempre foi essa desde o início, colocaram um bode fedorento para depois virem como salvadores e assim, iludir os incautos que eles os americanos são os salvadores do planeta … Hahah … eis a filosofia do sionismo que os americanófilos defende caninamente .. Hahahhah …

      • Quem tem paixão não correspondida aqui e vc Lucenatico, não eu, e ao contrario de vc, não tenho fetiche com agente da CIA debaixo da cama :D.
        Para mim os EUA são somente mais uma nação no mundo.A minha unica nação e o Brasil, a sua e a internacional socialista.

  3. Estão mt certos, q enviem seus marines, aliás, eles plantaram a frakeza do Irak e está dando nisso,e se juntem ao Persas + Irakianos, p acabarem c esse novo Califado fundamentalista q será um terror p seus velhos algozes e novos, se é q me entendem, ali no OM e algures..Tenham pressa, pois o perigo só cresce..Quem viver verá.Sds. 😀

  4. ‘propaganda, desinformacao, parte do programa de inventar desculpas para atacar Siria, ja que na Ucrania os EUA estao fracassando na Ucrania, O ISIS e CIA, Mossada. Qual foi o destino do petroleo que o ISIS exportou do Iraque, apos terem conquistado Mosul. Esse petroleo foi enviado para Turquia e dela foi transferido para navio petroleiro, com destino a Israel..

  5. Este discurso safado ja nao engana ninguem , fizeram CAGADA,alias estao defecando demais aonde nao se devia, entao que utilizem a formidavel FORÇA e limpem bem a lambança que fizeram , ou serah que vamos ter que esperar os budistas serem os players ppara limparem a merda espalhada por VCs , como se nao bastace viver sub os bestialismos dos bolivacubanos ,agora temos que conviver com um IMPERIO que se alia com demonios !

Comentários não permitidos.