Caminhões russos entram na Ucrânia; Kiev acusa Moscou de violar leis

Comboio de caminhões russos na Ucrânia (AP)

Comboio leva ajuda ao leste da Ucrânia, que considerou o ato uma ‘invasão direta’

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, acusou nesta sexta-feira a Rússia de “flagrante violação da lei internacional” após caminhões russos com ajuda humanitária terem entrado sem permissão em território ucraniano.

Mais de cem veículos russos entraram na Ucrânia sem qualquer checagem aduaneira e sem acompanhamento da Cruz Vermelha, disse o presidente.

A ajuda é destinada a civis na zona de guerra no leste da Ucrânia, especialmente na cidade de Lugansk, tomada por rebeldes pró-Rússia.

Os caminhões já chegaram a Lugansk e estão sendo descarregados, segundo a agência russa Interfax. Há relatos de que eles estariam sendo escoltados por combatentes rebeldes.

A Rússia alega que a obstrução aos caminhões é irracional e que enviou-os à Ucrânia a despeito das críticas de Kiev.

“Foram exauridas todas as desculpas para bloquear a entrega de ajuda em uma área onde há uma catástrofe humana”, diz seu Ministério de Relações Exteriores. “O lado russo decidiu agir. Nosso comboio com ajuda está a caminho de Lugansk.”

‘Invasão direta’

O correspondente da BBC Daniel Sandford explica que, como o comboio não tem qualquer participação da Cruz Vermelha, Kiev não deve reconhecê-lo como missão humanitária – e o incidente só tende a agravar as tensões entre Rússia e Ucrânia, podendo despertar novos conflitos em terra.

O chefe do serviço de segurança da Ucrânia, Valentyn Nalyvaychenko, disse que o ato foi uma “provocação”, mas que não usará força militar contra os caminhões.

“É uma invasão direta”, disse Nalyvaychenko. “Sob o disfarce cínico (de ajuda humanitária), estes são veículos militares.”

Kiev pediu condenação internacional ao episódio, alegando que a iniciativa é parte da tentativa russa de intervir no leste ucraniano, ajudando os rebeldes.

Por sua vez, a Chancelaria em Moscou afirmou que, se o comboio for atacado, Moscou pode reagir.

“Foram exauridas todas as desculpas para bloquear a entrega de ajuda em uma área onde há uma catástrofe humana”, disse o Ministério de Relações Exteriores.

“O lado russo decidiu agir. Nosso comboio com ajuda está a caminho de Lugansk.”

Jornalistas estrangeiros autorizados a olhar o carregamento mais cedo observaram que ele continha suprimentos como papinhas de bebê e cereais.

A Rússia nega as acusações de que esteja armando e treinando os rebeldes em Lugansk e na região vizinha de Donetsk, onde quatro meses de combates deixaram mais de 2 mil mortos e 330 mil deslocados.

Agora tomada por rebeldes pró-Rússia, Lugansk está sem água corrente ou comunicações telefônicas, enquanto o governo ucraniano tenta retomar seu controle.

Fonte: BBC Brasil

38 Comentários

    • E a declaração oficial da chancelaria russa foi realmente forte! Especialmente os três últimos paragrafos…

      ——————

      DECLARAÇÃO DO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES
      DA FEDERAÇÃO RUSSA

      Site Oficial

      22-08-2014

      “Os atrasos intermináveis ​​que dificultam as entregas iniciais da ajuda de emergência humanitária da Rússia para a Ucrânia sudeste tornaram-se intoleráveis.

      Um comboio de caminhões com centenas de toneladas de ajuda humanitária, urgentemente necessária às pessoas nestas regiões, tem sido permanente ocioso há uma semana na fronteira russo-ucraniana. Durante este período, a Rússia tem feito esforços sem precedentes em todas as áreas e em todos os níveis, a fim de cumprir as formalidades necessárias.

      Reunimo todas as exigências imagináveis ​​e inimagináveis ​​do lado ucraniano e apresentamos ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) listas exaustivas de alimentos, água potável, medicamentos, itens essenciais e geradores a diesel que devem ser entregues a Lugansk, onde eles são urgentemente necessários por mulheres, crianças e idosos.

      Essas pessoas estão experimentando os horrores de ataques de artilharia e ataques aéreos diários, que resultaram em um número crescente de mortos e feridos e que destruiu toda a infra-estrutura vital na área. Uma e outra vez, encontramos pedidos para verificar e reavaliar a rota da expedição, para coordenar os procedimentos de entrega da remessa, e assinarmos os documentos necessários com o CICV. Nós fornecemos todas as garantias essenciais de segurança e por parte das forças de auto-defesa, garantiram garantias semelhantes . Essas garantias se aplicam ao comboio russo, bem como outra ajuda humanitária, se enviada para Lugansk pelas autoridades de Kiev.

      Ao mesmo tempo, Kiev adiou a concessão de seu consentimento formal, exigida pelo CICV durante vários dias, enquanto que inventava repetidamente novos pretextos e intensificou os ataques a Lugansk e Donetsk, com aeronaves militares e pesados ​​veículos blindados, tendo como alvo áreas residenciais e outras instalações civís . Nos últimos dias, o lado ucraniano fez o lançamento de mísseis balísticos, incluindo os mortais Tochka-U mísseis, cada vez mais frequentemente.

      Em 21 de agosto, a situação parecia ter sido resolvida quando as autoridades ucranianas, finalmente, informaram o CICV de sua prontidão para começar a proceder as remessas humanitárias para pronta entrega em Lugansk. O lado ucraniano confirmou oficialmente o seu consentimento incondicional para o comboio começar a se mover durante uma conversa por telefone entre os ministros dos Negócios Estrangeiros da Rússia e da Ucrânia.

      Em 20 de agosto, o desembaraço aduaneiro e os procedimentos de controle de fronteira foram lançados no posto de Donetsk. Em 21 de agosto, no entanto, esse processo foi interrompido, com funcionários citando bombardeio muito mais intensivo de Lugansk. Em outras palavras, as autoridades ucranianas estão a bombardear o destino e estão usando isso como pretexto para interromper a entrega da ajuda humanitária.

      Parece que Kiev tem a intenção de completar a sua “limpeza” de Lugansk e Donetsk a tempo para as comemorações de 24 de agosto, Dia da Independência. Parece cada vez mais credível que a liderança titular ucraniana está deliberadamente atrasando a entrega da ajuda humanitária até que não haja mais ninguém para quem entregar esta ajuda. Muito possivelmente, eles esperam conseguir esse resultado antes das planejadas reuniões de 26 de agosto em Minsk.

      A Rússia está indignada com a flagrante manipulação externa dos peritos internacionais envolvidas na preparação desta operação. Uma sucessão interminável de sinais e mensagens contraditórios e mutuamente exclusivos, que tenho recebido, é uma indicação verdadeira de do que há por trás dos jogos de cenas para fins que nada têm a ver com a realização de um conjunto objetivo humanitário.

      Aqueles que estão segurando as rédeas e prejudicando os esforços para salvar vidas humanas, para mitigar o sofrimento dos doentes e feridos, negligenciando os princípios básicos da sociedade. Temos apelado ao Conselho de Segurança da ONU a declarar prontamente um armistício humanitário, mas estas propostas estão sendo invariavelmente bloqueadas por aqueles que pagam o serviço de bordo dos valores humanos universais. Da última vez, isso aconteceu em 20 de agosto, quando os Estados Unidos e alguns membros ocidentais do Conselho de Segurança se recusaram a emitir uma declaração de apoio de um cessar-fogo durante a entrega de ajuda ajuda humanitária para Lugansk por comboios russos e ucranianos.

      Declaramos mais uma vez: Todas as garantias de segurança necessárias em relação à passagem do comboio humanitário tem foram fornecidas. O CICV reconheceu oficialmente essas garantias. As rotas de entrega são conhecidas, e elas foram verificados por uma missão do CICV. Os documentos foram elaborados. Os embarques têm sido pronto para a inspeção por guardas de fronteira da Ucrânia e funcionários aduaneiros que estavam esperando no ponto de verificação Donetsk na Região Rostov, agora por uma semana . As capitais que apresentam maior preocupação com a situação no sudeste da Ucrânia estão bem ciente disso. As demandas artificiais intermináveis ​​e pretextos tornaram-se inconcebíveis.

      Não é mais possível tolerar esta ilegalidade, mentiras deslavadas e incapacidade de chegar a acordos. Todos os pretextos para atrasar a entrega de ajuda para as pessoas na zona de desastre humanitário foram esgotados. A parte russa decidiu agir. Nosso comboio de ajuda humanitária está a mover-se para Lugansk. Naturalmente, estamos prontos para permitir que funcionários do CICV escoltem o comboio e tomem parte na distribuição de ajuda. Esperamos que os representantes da Cruz Vermelha Russa Society também serão capaz de tomar parte nesta missão.

      Estamos advertindo contra qualquer tentativa de impedir esta missão puramente humanitária que levou muito tempo para se preparar em condições de total transparência e cooperação com o lado ucraniano e do CICV. Aqueles que estão dispostos a continuar sacrificando vidas humanas às suas próprias ambições e projetos geopolíticos e que estão rudemente pisoteando as normas e princípios do direito internacional humanitário assumirão a inteira responsabilidade pelas possíveis conseqüências de provocações contra o comboio de ajuda humanitária.

      Estamos mais uma vez chamando a liderança ucraniana, bem como os Estados Unidos e a União Europeia, que estão a exercer influência em Kiev, para iniciar prontamente negociações na Ucrânia sudeste e passar a cumprir os acordos firmados na Declaração de Genebra 17 de abril de 2014 pela Rússia, Ucrânia, Estados Unidos e União Europeia, sobre a interrupção do uso da força, para atenuar a situação humanitária e imediatamente lançar um diálogo nacional que envolvesse todas as regiões da Ucrânia.”

      Fonte:

      http://www.mid.ru/bdomp/brp_4.nsf/e78a48070f128a7b43256999005bcbb3/8cbbd5bfe558c6e344257d3c003d4df0!OpenDocument

    • por LUCENA
      .
      .
      A Rússia está fazendo aquilo que os sionistas dizem fazer com a Líbia e a Síria .. 😉
      .
      Afinal, a Ucrânia não é uma economia em ascensão, segundo o,pasteleiro maluco ? … Hahahahha ..

  1. “O correspondente da BBC Daniel Sandford explica que…”

    Oh sr. Daniel Sandford, faça o seguinte: pare de chororô e manda um recadinho lá pra sua Inglaterra BBCística; fala pra eles que aqui no Brasil nós aprendemos que a Rússia é uma galinhinha e que a OTAN acaba com os Russos em questão de horas. Portanto, manda a Inglaterra (e demais membros) colocar a OTAN lá na Ucrânia pra fechar a fronteira com a Rússia (é pra Ucrânia, não é pra Polônia ou para os países Bálticos não, rsrsrsrs) e aí o problema estará resolvido. Agora, caso a OTAN também queira brincar de ‘gráficos de linhas vermelhas’, avisa antes para os fabricantes de material didático pq senão vai faltar pincel atômico no mercado (culpa de Israel rsrsrsrsrsrs)….

    😀

  2. Sinceramente, já era hora, já cansou a diplomacia russa e a paciencia dos expectadores dessa carnificina, e enquanto isso milhares de pessoas estão vivendo em extrema miseria. E digo mais, por mim, já preparava ( se é que já não está preparado) baterias de misseis Iskander ( com carga comum) pra caso ocorra burrices da parte de Kiev, pois se é pra contra atacar que seja um massacre memoravel as suas edificações e quarteis para todo aquele governo mediocre repensar trocentas vezes antes de atacar a Russia de novo, e se for por medo de sanções, tanto faz tanto fez, o ocidente esta intervindo com mais sanções mesmo, é bom quw lhes seja dado um motivo “justo” para sacionar, e melhor ainda, forçar a UE a tomar um decisão mais coesa em ser independente dos EUA ou se ajoalhar para suas vontades.

    • ARC, concordo totalmente!

      O jogo é esse mesmo… foi diplomático até onde pode, agora é hora de ir ALÉM da diplomacia, e fazer o que tem que ser feito! Se deixar “dominar” por esse “lenga lenga” é a pior coisa para quem senta na cadeira que ele senta!

      Respeito se merece e se exige, caso contrário, não deveria estar sentado naquela cadeira.

      Que o diga Dilma entrevistada por Boner e Poeta… queria ver fazerem essa gracinha com Putin! Certamente ia dar um “gelo” neles… 🙂

      • Verdade meu Caro, já não aguento mais ver esses joguinhos de Kiev, apesar de que me parece que a Alemanha está a pressionar Kiev para uma mudança de política em relação a Moscou de conversação e interrupção dos conflitos, e sem a ajuda da Alemanha Kiev não terá chances de grandes vitórias neste conflito.
        E comparar Putin com Dilma nem dá rsrsrs, se formos procurar homólgos no reino animal , Putin é um urso e ela é uma anta. Sds

  3. Se fosse esperar a liberação de Kiev jamais ocorreria, para ele não interessa ver o povo rebelado receber comida e mantimentos afinal querem enfraquece-los, mas é uma bela oportunidade da OTAN conseguir a guerra que tanto querem, basta atacar o comboio… Aguardemos mas acho que todos os caminhões voltam em perfeitas condições.

  4. Kiev quer matar o povo do Leste de fome. A Europa não está nenhum pouco preocupada em relação aos civis do Leste…

  5. O assunto russia ucrania vai acabar vitimando o Ilya , haja viagra para mante-lo acordado tecendo poesias favoraveis aos russos ,kkkkkkk . Este assunto ainda vai longe , a pobre ucrania peitando a russia , isso deixa muita gente (que eh chegada) sem apetite luxoriantes , sinceramente espero que fique so nisso eque os russos encontrem outro meio para deter oque eles dizem ser “o avanço da otan “, enquanto se confrontam , as celulas cancerosas do atraso beduino ,ganha terreno ,fazendo orgias com inocentes !

    • Ser esquecido pelo vento, calcinado e impregnado em rocha…
      Poupe-me dos seus comentários.
      Volte para a sua vida medíocre e insuportável, da qual foges como rato agindo como troll em colunas de comentários.

      Cão inumano, ser de espírito vil. Alma acovardada, e por isso aliada dos assassinos de crianças, mulheres e trabalhadores. Ser e emoção negra, que se filia as adagas homicidas, e aos símbolos delirantes das hordas selvagens das SS.

      Fique com os seus delírios. Eles são teus.
      Mas…
      Me poupe dos seus comentários, chacal.
      Não faço parte da sua laia nazista.

      • Aqui você descreveu os seus ídolos, besta fera comunista. “Cão inumano…assassinos de criança, mulheres e trabalhadores…”. Ilya, velho troglodita.

      • Meus ídolos são aqueles que superam a condição do homem.

        Já os seus, Carlos Augusto, são aqueles que envergam a veste negra da morte, o manto escuro dos assassinos.

        Minha alma é aberta ao porvir, nela não há lugar para mesquinharias, coisa típica dos impotentes que se projetam nos assassinos fardados; como aqueles que estão à procura da força que não dispõem.

      • Ilya “o Pensador”, o seu problema é solucionado com hospício, te provoquei só pra ouvir o latido do cão, no mais fica em paz no seu cantinho.

      • Isso eh boiolagem,kkkkkkk , franguinhas eque sao chegadas a idolos , ficam arrepiadas so em ver suas fotos , homem que se preze (inclusive os gagas ),nao devem eleger idolos , a admiraçao extrema leva a loucura ,a perda de identidade propria, a frustaçoes , possuir idolos implica em adoraçao , somente um idiota confessa ter seres imperfeitos como idolos , oque fizeram com sua cabeça $ lavagem celebrau eh pouco ! kkkkkkk

      • Nem tanto… rsrsrsrsrsrs… o mundo dele não existe mais, só lampejos esquerdopatas da atrasada américa latina… agora, cumprindo ordens do internacionalistas, irão empregar a marca da BESTA… coitados dos venezuelanos… agora para comprar, vê se pode, COMPRAR, o cidadão vai ter que deixar sua digital no sistema “democrático” do governo venezuelano… rsrsrsrsrss… nem a Credicard é tão invasiva qndo se trata de controle de dinheiro alheio… sinais do tempo… e a BESTA VERMELHA SOCIALISTA, montada pela PROSTITUTA FINANCISTA INTERNACIONALISTA finalmente aparecem, sem se esconder, demonstrando que essa geração evidenciará coisas “do arco da velha”, que no caso não é o Ilya, a velha ucraniana paraguaia… 🙂

      • O mundo que não existe é o de vocês, loucos impotentes da direita hidrófoba.

        Não pegam ninguém, como confessou Pondé.

        Perdem sempre.
        Perderão mais uma vez.

      • Não é a direita que tá obrigando o cidadão a postar o dedão para poder comprar um pacote de papel higiênico no mercado… é a esquerda “democrática”… rsrsrsrsrsrssrs… quem será que perdeu o rumo da história ???!!!… 🙂

  6. Pequeno off, mas nem tanto.

    SU-27 chines mostra as armas para P-8 Poseidon durante interceptação na costa da China esta semana.
    Hoje o Pentágono deu declaração sobre a “perigosa manobra que viola os acordos da lei internacional”, e toda aquela conversa de sempre.
    E de quebra o SU-27 ainda “cortou” a frente do P-8.
    Semana passada foi um jato da Rússia que fez isso, também para cima de um P-8.
    Poucos dias antes desse teve aquele RC-135 dos EUA fugindo para a Suécia.

    Tá difícil de conseguir algum respeito hoje em dia. Segue o link (em inglês-com fotos).
    http://www.foxnews.com/politics/2014/08/22/chinese-jet-threatened-us-intelligence-aircraft/

    • obrigado pelo link.

      Bem legal isso!

      Sabe… o que estou vendo é a “síndrome da mulher agredida”… os EUA sempre fizeram o que quiseram, quando quiseram, onde quiseram, por qualquer motivo que lhes aprouvesee, e agora países estão começando a se rebelar contra isso…

      “quer fazer gracinha… bancar o “machão”… faça isso na SUA terra… não na minha! ”

      Obviamente como tudo isso é muito novo, a mulher, ou os países que estão se rebelando, são chamados de REBELDES, é dito que não sabem se comportar COMO DEVERIAM, etc. etc.

      Mas é muito bom ver que, mês a mês, eles estão EXIGINDO o respeito que lhes é devido por sua posição geopolítica atual.

      • Olá Mauro Lima

        Depois desta sequência de eventos é bom ficar atento a alguma modificação no padrão destas patrulhas dos aviões dos EUA.

        Só para traçar um paralelo, geralmente os aviões russos similares ao P-8 estão voando com escolta de SU-27, ao menos na maior parte das vezes em que é noticiado uma interceptação, principalmente se for próxima ao Japão. Os EUA, ao menos até agora, não tem mostrado a mesma iniciativa de escoltar seus aviões de inteligência.

        Será que os EUA modificarão, em algum momento a partir de agora, a forma como serão lançadas estas missões adicionando escoltas? Principalmente porque não ficou bem “na foto” a imagem de um RC-135 tendo de buscar abrigo sem autorização em outro país. Ficou entendido ali que não havia cobertura alguma ao avião, mesmo se considerarmos alguma possibilidade de auxílio via OTAN.

      • Os EUA fazem esse BULLING internacional há muito tempo… o problema com bulling é que, com o tempo, ele deixa os BULLIDOS furiosos ou ensandecidos, e eles começam a reagir… e reagem PESADO.

        Adoro o filme Carry, a Estranha… ou aquele cara do “mexe com quem tá quieto!??”

        Não importa o que façam a partir daqui… as regras do jogo mudaram… se ainda quiserem bancar os POPULARES DA ESCOLA… talvez descubram que já não têm mais o mesmo prestígio de antes, e que a escola, OU O MUNDO, já está de saco cheio dessa atitude!

  7. assim como disse em outro post, estão fazendo de forma errada, quando a certa deveria ser feita pela ONU, debaixo dos sacos de arroz esta cheio de armas e munição.

    • Você verificou em loco os caminhões para afirmar peremptoriamente que existem armas e munições por baixo dos sacos de arroz?

      • claro que nao né Ilya não sou um técnico especializado para isso, por isso que disse que a ONU o deveria ter feito, isso é papel da ONU Ilya e não meu, no mais de uma olhadinha nos outros comentários meus aqui neste post que vc obtem a sua resposta.
        sds a todos

    • Caro Leonardo, não existe forma correta para se efetuar ajuda humanitaria nas regiôes em conflito, pois os propositos ocidentais para aquela região é de sufocamento da comunidade local para que esta deixe de apoiar os militantes e Moscou, por isso não acredite na fantasia de ajuda por parte de países do eixo do Ocidento ou da ONU, por isso a Russia precisou usar sua força para entrar e entregar os suprimentos, e outra, jornalistas internacionais olharam o conteudo dos caminhões, e verificaram que só havia comida para adultos e bebes. Sds

      • caro ARC, por mais que eu tb acho que a ONU é um orgão falido, a Russia e China tem papel importante la e a diversos outros países que fazem parte da ONU que dariam inclusive apoio aos russos se estes pedissem ajuda humanitária para o “”local””, contar com a ajuda do ocidente acho pouco provável tb mas eu nao disse que o ocidente ajudaria neste caso, e sobre os jornalistas internacionais, se isso realmente aconteceu estes nao sao técnicos da ONU(especialistas) em saber se so tinha suprimentos naqueles caminhões,(assim como eu disse foi feito de forma errada).
        sds a todos

  8. “Tudo miojinho e papinha de Nênem”
    â-rahm
    Como será que os separatistas estão conseguindo munição hem? e abatendo avião militar a torto e direito?

  9. Acho que a ideia era essa mesmo… deixar tudo mundo morrer a míngua, depois mostrar os corpos comidos cheios de larvas, e usar como propaganda!

    Obviamente com o comboio chegam também os repórteres, e vão MOSTRAR mais do que se gostaria… o CINZA pode acabar virando PRETO NO BRANCO… e vai atrapalhar as intenções de UNS E OUTROS!

Comentários não permitidos.