Sotaque britânico em vídeo de decapitação põe serviço secreto em alerta

James Foley (BBC)

Grupo extremista islâmico diz que matou jornalista dos EUA para enviar ‘mensagem para a América’

Serviços de inteligência da Grã-Bretanha estão trabalhando para identificar um homem com sotaque britânico que aparece em um vídeo – cuja autenticidade não foi verificada – que mostra a decapitação do jornalista americano James Foley.

O chanceler britânico, Philip Hammond, admitiu em entrevista à BBC que o militante soava como um britânico. Ele observou que o envolvimento de um número significativo de cidadãos britânicos na Síria e no Iraque é “uma das razões pelas quais este grupo representa uma ameaça direta à segurança nacional da Grã-Bretanha”.

O vídeo, divulgado pelo grupo autodenominado Estado Islâmico (EI) na internet, mostra a decapitação de Foley, 40, que desapareceu há quase dois anos quando trabalhava na Síria.

O Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos confirmou nesta quarta-feira a autenticidade do vídeo.

A gravação, intitulada “Uma mensagem para a América”, mostra James Foley em uma vestimenta laranja, de joelhos, com uma paisagem desértica ao fundo, ao lado de um homem encapuzado vestido de preto.

Ele passa uma mensagem à família e relaciona sua iminente morte ao recente bombardeio americano no Iraque para combater o EI no norte do país.

Evidentemente coagido, ele diz: “Peço aos meus amigos, família e amados que se manifestem contra os meus verdadeiros assassinos, o governo dos EUA, porque o que irá acontecer comigo é somente o resultado da complacência e da criminalidade deles”.

Nesse ponto o militante mascarado, que fala inglês com sotaque britânico, envia um alerta ao governo americano: “Vocês não estão mais lutando contra uma insurgência. Somos um Exército Islâmico e um Estado que foi aceito por um grande número de muçulmanos em todo o mundo”.

E dirigindo-se ao presidente americano, Barack Obama: “Qualquer tentativa sua, Obama, de negar aos muçulmanos o direito de viver em segurança sob o califado islâmico resultará em derramamento de sangue do seu povo”.

Foley (AP)

Em vídeo sem data de Foley, o militante acusa os EUA de atacar o grupo Estado Islâmico no Iraque

Após a fala, o militante começa a cortar o pescoço do refém, e o vídeo escurece. Em seguida o corpo é visto no chão com a cabeça sobre ele.

Outro refém, identificado como o jornalista americano Steven Sotloff, é visto ao final da gravação. “O destino deste cidadão americano, Obama, depende da sua decisão”, alerta o homem encapuzado. Sotloff foi sequestrado há um ano no norte da Síria, perto da fronteira com a Turquia.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, cancelou o restante de suas férias e retornará a Londres. Ele disse que, se confirmada, a morte de Foley é chocante.

A França afirmou que os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e países da região, incluindo o Irã, devem se unir contra o Estado Islâmico.

Mãe ‘orgulhosa’

A mãe de Foley, Diane, disse no Facebook estar orgulhosa de seu filho. “Ele deu sua vida tentando expor ao mundo o sofrimento dos sírios”, disse a mãe, na rede social.

Diane também pediu que os militantes libertem os outros reféns. “Como Jim, eles são inocentes. Eles não têm controle sobre a política do governo americano no Iraque, na Síria ou em qualquer lugar no mundo”, escreveu.

Foley (AFP)

Autenticidade do vídeo que mostraria a morte de jornalista ainda não foi confirmada

Foley (AFP)

Foley havia trabalhado extensivamente pelo Oriente Médio; na Líbia, foi mantido refém por seis semanas

Foley trabalhou em todo o Oriente Médio, a serviço da publicação americana Global Post e outras empresas, como a agência de notícias francesa AFP.

Ele cobriu a guerra na Líbia, quando ficou detido por mais de 40 dias. “Sou atraído pelo drama do conflito e por tentar expor estas histórias desconhecidas”, disse ele à BBC em 2012.

“Há violência extrema, mas há uma vontade de saber quem estas pessoas realmente são. E creio que isto é o que é realmente inspirador.”

O grupo Comitê para a Proteção de Jornalistas estima que 20 jornalistas estão desaparecidos na Síria. A organização acredita que muitos estejam sendo mantidos reféns por militantes do EI.

Anteriormente conhecido como Isis, o EI é um grupo extremista sunita que lidera uma insurreição na região. Com a ajuda de uma poderosa campanha na internet, o EI anunciou o estabelecimento de um califado em partes do Iraque e do leste da Síria.

Os militantes islâmicos são acusados de matar centenas de pessoas em áreas sob seu controle. A violência já expulsou cerca de 1,2 milhões de pessoas de suas casas no Iraque.

Seguindo uma doutrina extremista do Islã sunita, o grupo persegue minorias não muçulmanas como os cristãos e os yazidis, além dos muçulmanos xiitas, que considera hereges.

Fonte: BBC Brasil

25 Comentários

  1. Estão abismados? mercenários foram criados por eles e as empresas lucram com estes conflitos. O Isil e um exército de mercenários pago pelo petróleo saudita e apoiado pelas nações ocidentais. alguma surpresa?

  2. acho ate uma falta de respeito Obama e o outro idiota do cameron dizer que estao “”chocados”” com o video sendo que foi eles quem financiou estes “lixos” de gente.
    acho que todos aqui no site disseram a muito tempo atras sobre a “”merd.”” que os americanos e aliados estavam fazendo na síria e oriente médio, agora para consertar a “”merd.”” vai ser muito pior, é por isso que sempre estive(defendi) com os russos nessa.
    como alguem que finacia um grupo selvagem e radical como esse esperava algum “tipo” de resultado positivo, rrsrsrs

  3. EUA,UE e Arábia Saudita financiaram esses terroristas, dando a eles armas, treinamento e inteligência. Agora esses fundamentalistas estão se revoltando contra os seus financiadores. Enquanto eles executavam civis Sírios, mulheres, crianças e adultos o ocidente fingia que não estavam acontecendo nada. Agora que ele começaram a degolas jornalistas ocidentais a imprensa começa a fazer barulho..

  4. isto europeus burros, continuem abrindo as pernas para islamitas, em duas gerações mais ou menos, eles estarão cortando cabeças na frente do Big Ben, e da Torre Enffel

    • [NOTA DA MODERAÇÃO] Caro leitor, Ilya Ehrenburg, comentários que contenham ataques pessoais não serão tolerados.

      Ei _________… Não era você que em outra postagem estava defendendo o exército fascista de Kiev?

      É farinha do mesmo saco, pulguento.
      Se toca.

      • Exercito fascista de Kiev? pelo que eu sei, kiev e capital da Ucrania, um pais soberano, com um governo eleito.
        Se toca vc Bolchevique paraguayo, que esta comparando um exercito regular, de uma nação soberana, com um grupelho terrorista escroto.

      • Liga não o cão é tosco, defende um mundo sem política, de ditaduras, vista por ele como idealistas. Só costumar esquecer que toda vez que isso aconteceu criaram “monstros” que costumam ficar adormecidos em democracias autenticas, justamente por considerarem-se alternativa de poder democrático. Outro fator que o cão demente fraca esquece é que todos esses fanáticos de muitas formas foram sendo estimulados pelos governos do mundo ocidente ou não, em algum momento para prestarem serviços a seus interesses. São esses que costumam, com seus serviçais das midias, manipularem o sentimentos dos cidadãos pelo mundo, pdendo ser cristãos, muçulmanos, budistas, ou qualquer outra determinação religiosa, para se tornarem muito parecidos na bestialidade nos diversos momentos da história. Sds.

      • A Pior religião que existe, e a que vc segue Julinho Carambola, a do coletivismo fanático, que ja vitimou quase 100 milhões somente no seculo passado. mas a sua idolatria cega a ela, os faz achar que e superior politcamente a alguém, quando vc não é, muito pelo contrario, ao seguir a cartilha que vc segue, de ser um “Ocidental anti ocidente’ só prova que gente que tem a sua mente, que e retrogada e falida, mas por pura esquizofrenia se acha avançada, merecem tratamento medico adequado.
        E como diria o finado Tancledo:
        “Quem ate os 30 anos nunca foi socialista, não tem coração, quem continuo sendo depois dos 30, não tem cérebro.
        Certa esta a Pôlonia, que proibiu em sua constituição todas estas pragas ideologicas falidas(Fabricas de idiotas) e hoje avança.

      • Pior que ser cão raivoso é ser cão presunçoso. Você, e sua matilha são muito previsíveis, e risíveis, curtem definir as pessoas por não terem argumentos, e tudo por uma coisa que jamais saberão o que é, Humanismo. Rsrsrsrs, cão nem vacina anti rábica te salva. Rsrsrsrs.

      • A juju sabonete, ao ver a bunda suja do seu coleguinha, correu para ensaboar o mesmo… que menina mais safadinha… não aguenta ver um vermelhinho em apuros que se condói todinha… 🙂

  5. E americanos estupidos continuem elegendo toscos como Bush, e paspalhos “Puliticamente curretos’ como Obamis. e esperem os islamitas porem as mãos em arsenais de destruição em massa, como os do Paquistão, ai vão achar o de vcs bonitinho, financiando “primaveras e rovoluções islamitas retardadas”

    • capa, o problema nao é obama ou bush e sim os partidos americanos (democratas e republicanos), que nao estao acertando mais nada(talvez este nada foi exagero), a politica(digo jogo geopolítico,que condiz com ideais tb) americana estagnou, por mais que nao gosto tb muito de como a Russia é e joga, acho que putin no caso vem dando um baile de jogo geopolítico(politica) nos americanos, eu sou mais a vida do ocidente é claro, porem o ocidente tem que voltar a ser mais “serio” e ativo com seus ideais, eu esperava e espero que a Alemanha tome este lugar dos EUA pois sao um pais europeu com muito mais historia, digo mais experiencia (ideais melhores), para lidar com o mundo.
      vamos ver como as “coisas” vão andar, a Europa ainda é muito forte e os EUA tb, a minha visão é de um mundo muito unido, onde a fatia do bolo sera melhor dividida e acho que a Europa sera o grande centro do mundo com o coração batendo forte na Alemanha.

  6. O destaque de ontem sobre este caso na imprensa foi uma tentativa de resgate por parte dos EUA, no início de Agosto, deste grupo de sequestrados. Segundo o relato a tentativa falhou pois não havia ninguém no local atacado pelas forças de resgate.

    Provável problema de inteligência que lembra as tentativas de resgate de prisioneiros no final da Guerra do Vietnã.

    Detalhe: o cativeiro atacado fica na Síria.

    Segue link para noticia na CNN (vídeo em inglês).
    http://edition.cnn.com/video/data/2.0/video/us/2014/08/20/tsr-sot-starr-us-attempted-to-rescue-foley.cnn.html

  7. Quase esqueci deste.

    Saiu na Foxnews: “Strange bedfellows?”
    O artigo se refere aos (neste momento interpretado como) objetivos comuns existentes entre Assad e Obama. No caso, destruir o ISIS.

    Seria piada se não fosse a tragédia diária em que se tornou aquela região nos últimos 11 anos.

    Agora os especialistas de think-thank, como era esperado, afirmam que os objetivos de Assad deveriam ser os mesmos de Obama. E sim, são os mesmos especialistas que nos últimos 4 anos tentam de todas as formas criar meios para tirar Assad do poder, inclusive dando armas ao ISIS via aquelas soberbas democracias do Golfo Pérsico.

    http://www.foxnews.com/politics/2014/08/21/enemy-my-enemy-are-airstrikes-against-isis-putting-us-on-same-side-as-assad/

    • Complemento

      Ao pé da página há um comparativo entre a popularidade de Obama e do Congresso dos EUA. Muito esclarecedor.

  8. No final de Julho/2014, o embaixador permanente da Rússia na ONU, Vitaly Churkin, disse à jornalistas que uma das principais fontes de financiamento para terroristas no Oriente Médio é a venda de petróleo para “vários países” através de intermediários.

    Bem…Uma das fontes prováveis de financiamento do ‘EI’ é a venda do petróleo dos campos petrolíferos por eles tomados.

    Tendo em conta isto, a Rússia apresentou um projeto de Resolução no Conselho de Segurança da ONU, em 28 DE JULHO/2014, que iria proibir as vendas de petróleo bruto por parte de organizações terroristas na Síria e no Iraque, e, potencialmente, sancionar qualquer pessoa que fizesse negócios com eles.

    ——

    Prossegue o embaixador permanente da Rússia na ONU, Vitaly Churkin:

    “Sabemos que organizações terroristas estão fazendo comércio de petróleo ilegal dos territórios da Síria e do Iraque”, disse ele. Comentando sobre a reunião do Conselho de Segurança na segunda-feira, Churkin disse que os EUA tinham pressionado para que a redação da resolução fosse alterada no comunicado.

    TIVEMOS NEGOCIAÇÕES BILATERAIS COM OS ESTADOS UNIDOS E A DELEGAÇÃO AMERICANA FEZ TUDO QUE PODE PARA DILUIR O TEOR
    DO DOCUMENTO. teríamos preferido uma declaração em termos muito mais duros”,disse o diplomata…
    —————-

    Precisa dizer algo mais, para perceber a imensa quantidade de hipocrisia neste showzinho em torno do jornalista decapitado?

  9. a maioria de quem comenta sabe acompanhando noticias de varias fontes de ideologias diferentes mas todos perceberam
    que os estados unidos comandados por essa agencia CIA ,armou terroristas muito desses vem dos próprios países que se dizem ocidentais

    esses mercenários no ocidente andam pelas ruas cumprimentam os seus vizinhos cristão

    mas quando vao para o oriente médio mata o cristão árabe e o mulçumano árabe ,em nome de uma causa que la no oriente médio em muitos locais não se existia isso

    então a sociedade americana anglo sionista e essa inglesa sionistada também esta doente

    o mundo precisa tratar esses doentes antes que eles passem esses vírus para o mundo todo

    • Grande verdade, meu caro. Aqui dentro de nosso país já tem alguns que rosnam, babam e atacam sem muito esforço para atiçamento.
      Para esse país, os States, fariam isso com um sorriso nas fuças. Rsrsrsrs

  10. Assim como na libia,fizeram merda na Siria e infelizmente este decapitado estava lah a serviço dos interessados em derrubar assad , vagava outrorah entre aqueles que o decapitaram ,lamentavel porem ,este desfecho ja era esperado , QUEM ANDA COM PORCOS COME FARELO , a mania de achar que pode controlar tudo ,estah arruinando um imperio MAGNI FICO , agora so resta ir a guerra e catar este lixo que eles ajuntaram e espalharam ,nao tem como perdoar a otan ,dessa vez favoreceram um monstro que se alimenta do sofrimento de crianças cheias de sonhos e vida ,que estao sendo enterradas vivas , TUDO TEM LIMTE ,A MORTE DESTE CARA nao eh nada diante dos estrupos e infanticideos !

  11. O que o Camarão fala não interessa, é um vacilão.

    Mas o fato é o seguinte, esses caras devem estar infiltrados em tudo quanto é pais que seja considerado inimigo.
    Me lembro do ataque a Boston, só dois caras com artefato caseiro paralisaram uma cidade de 600.000 habitantes .

  12. dois pesos e duas medidas nestas coisas ne os EUA EUROPA E OCIDENTE FAZEM GUERRA COM O ARGUMENTO DE DEFENDER MINORIAS POPULAÇAO CIVIL E DIREITOS HUMANOS e porque ate agora o obaminha e outros amiguinhos deles nao começaram a jogar duro mesmo com os islamitas nao so umas bombinhas jadam de vez em quando!! mais força mesmo mada os UAVS PRA PO NAO E PRA ISSO QUE ELESL SERVEM, COM HELLFIRE E OUTROS MISSEIS E FOGUETES!!!

Comentários não permitidos.