Sírios sentem-se esquecidos um ano após ataque químico

Lina Sinjab

Da BBC News

Síria (Reuters)

Sírios perderam a esperança de ajuda internacional no conflito, iniciado em 2011

Eram 2h30 da manhã em uma noite quente de verão em Damasco. O som de foguetes atingindo alvos não era nada novo.

Pelo menos seis deles haviam explodido, um após o outro, nos distritos de Zamalka e Ein Tarma.

Majed, um ativista de 26 anos da vizinha Douma, estava tentando dormir quando os pedidos de ajuda começaram a chegar.

O estudante de Direito costumava relatar os incidentes para o Centro de Documentação de Violações, organização que registra dezenas de milhares de mortes e desaparecimentos na Síria.

Mas ele não estava preparado para o que viria na madrugada de 21 de agosto de 2013, em Ghouta, cinturão agrícola em torno da capital síria.

“Havia caos por toda parte. Pessoas corriam de um lado para o outro gritando: ‘gás, gás! Eles nos atacaram com gás'”, lembra.

“Naquele momento, ninguém tinha percebido o que estava acontecendo. As pessoas faziam o que costumavam fazer quando havia um ataque. Elas foram para os porões, mulheres e crianças primeiro.”

“Elas procuraram abrigo no lugar mais perigoso quando há um ataque químico. O gás se concentra nas áreas mais baixas e foi aí onde o maior número de pessoas morreu.”

A decepção causada pela inação do Ocidente criou um terreno fértil de recrutamento para grupos extremistas, que disseram àqueles que perderam seus entes queridos que esta é a única esperança.

Majed, ativista sírio

Inspetores de armas químicas da ONU confirmariam que os foguetes que caíram em Zamalka, Ein Tarma e no subúrbio de Muadhamiya possuíam sarin, gás que pode levar à morte por asfixiação em alguns minutos.

Não se sabe ao certo quantos morreram, devido ao caos resultante da enorme quantidade de vítimas e a falta de grandes hospitais nas áreas atingidas. Estimativas sobre mortos vão de cerca de 350 a 1.500.

Muitos casos não foram documentados, já que valas comuns foram escavadas e vítimas foram enterradas sem terem sido registradas.

Em algumas áreas, ninguém sobreviveu. Em outras, famílias inteiras morreram. Mesmo médicos que correram para ajudar morreram após inalarem o sarin que continuava no ar.

Um ano depois, a guerra na Síria continua e avançou para países vizinhos. O número de mortos aproxima-se agora de 200 mil, segundo ativistas.

‘O mundo falhou’

A esperança desapareceu para muitos sírios, que vêem a atenção do mundo se voltar para outros conflitos, como no Iraque e em Gaza.

“O mundo falhou com o povo sírio”, diz Majed. As imagens do ataque em Ghouta chocaram o mundo.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, acusou o governo do sírio Bashar al-Assad de cruzar uma “linha vermelha” por usar armas químicas contra sua própria população.

Obama esteve prestes a lançar ataques aéreos punitivos contra forças de Assad quando a Rússia fez uma proposta para evitar a ação.

Ghouta | Foto: AFP

Ativistas dizem que esta nuvem foi produzida pelo ataque de gás sarin em agosto de 2013

Ghouta | Foto: Reuters

Número de mortos por ataque é desconhecido; muitos foram enterrados sem identificação

O acordo, com apoio da ONU, forçou Assad a entregar seu arsenal de armas químicas, mas deixou seus partidários livres para continuar usando armas convencionais contra forças rebeldes e civis.

“As pessoas esperavam que o Ocidente finalmente viria para salvá-las, mas em vez disso, eles deram Assad o sinal verde para matar mais, usando outros tipos de armas”, diz Majed.

“É uma vergonha para o mundo que tal massacre tenha sido testemunhado e nada tenha sido feito. Parece que nós não somos importantes para ninguém. A questão dos direitos humanos e a da democracia são só mentiras que o Ocidente e a ONU usam quando convém aos seus interesses.”

A prontidão dos EUA de lançar ataques aéreos contra o grupo do autointitulado Estado Islâmico no Iraque para proteger membros da minoria religiosa yazidi causou mais decepção para os sírios, que sofrem as atrocidades de Assad e de militantes extremistas.

“Ninguém se preocupa conosco”, é uma queixa corriqueira entre sírios, assim como: “Eles até pararam de calcular o número de mortos e refugiados entre nós”.

‘Só vai piorar’

Majed relembra o ataque. Ele percorreu os subúrbios de Ghouta, passando por hospitais improvisados e mesquitas para contar os mortos e tirar fotos como provas.

Antes daquela noite, o máximo de corpos que ele tinha documentado após um ataque era 27. Ele diz que o que testemunhou foi além de sua compreensão.

“Em um único quarto em um hospital de campanha, havia 600 corpos deitados no chão. Uma criança após a outra, meninos e meninas com os olhos abertos e um líquido branco saindo dos narizes e bocas.”

Imagens fortes postadas por ativistas nas horas seguintes mostravam crianças, mulheres e homens mortos. Cada corpo foi coberto por uma manta branca e recebeu um número. Em muitos casos, as vítimas não foram identificadas.

Majed queria tirar uma foto ampla da cena, para mostrar todos os corpos em uma única imagem. Mas não importava o quanto se afastava da cena, não conseguia.

Inspetor da ONU durante missão em Ghouta, na Síria || Foto: AFP

Relatório da ONU confirmou que forças do governo sírio usaram gás sarin em ataque

“As pessoas iam para os hospitais de campanha e eram forçadas a andar para cima e para baixo entre os corpos à procura de familiares.”

Majed diz que uma cena ficou em sua memória: um pai chegou à procura de seus filhos e depois de encontrar o corpo de sua filha de oito anos, pegou a menina nos braços e caiu em prantos.

“Segurando-a em seus braços, ele continuou olhando e logo encontrou sua filha mais nova”, diz Majed.

“Mas ficou completamente perdido quando viu que sua terceira filha também havia morrido. Ele largou os três corpos no chão e desmaiou.”

Majed deixou a Síria, mas continua a ajudar quem ficou no país. Ele, no entanto, teme que as coisas só piorem.

“Após o ataque químico, vi muitos ao meu redor se voltarem para o extremismo. A decepção causada pela inação do Ocidente criou um terreno fértil de recrutamento para grupos extremistas, que disseram àqueles que perderam seus entes queridos que esta é a única esperança”, afirma.

Fonte: BBC Brasil

16 Comentários

  1. Que o diga os cristãos crucificados e decapitados pelos mercenários treinados pelo ocidente, se no mundo houvesse justiça, seria necessário levar todos os governos ocidentais a corte internacional pra pagarem pelos seus crimes contra a humanidade, mas jamais ira acontecer, no mais sabemos da realidade dos fatos, tem até foto do senador americano John Macne (se é assim que se escreve) com um dos lideres do El.

    • “TODOS OS CAMINHÕES DO COMBOIO HUMANITÁRIO RUSSO CHEGARAM EM
      LUHANSK”

      Os russos cansaram da enrolação da junta de Kiev e Bruxelas e mandaram todos os caminhões com a ajuda humanitária para Luhansk.
      ————————-
      22/Agosto

      “Quando os caminhões estavam na fronteira, os esforços para chegar a um acordo entre Kiev, Moscovo e ao Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) em termos específicos de viagem do comboio na Ucrânia se arrastou por muito tempo.

      Então, a Rússia decidiu enviar os caminhões em direção à cidade ucraniana oriental de Lugansk.

      O presidente russo, Vladimir Putin disse a chanceler alemã, Angela Merkel por telefone na sexta-feira que um novo atraso na entrega de ajuda humanitária da Rússia para a região Sudeste da Ucrânia em apuros era inadmissível, por isso Moscou ordenou ao seu comboio de caminhões com ajuda humanitária para começar seu movimento na Ucrânia.

      “Afirmamos mais uma vez: todas as garantias necessárias de segurança humanitária e passagem do comboio foram dadas”, disse o Ministério das Relações Exteriores russo cedo sexta-feira. “O CICV admitiu oficialmente a presença de tais garantias. As rotas de entrega são bem conhecidos e têm sido verificados pela missão do CICV. Os documentos foram formalizados. ”

      “As cargas têm sido pronto para a inspeção por guardas de fronteira da Ucrânia e dos funcionários aduaneiros que tenham estado no ponto de passagem fronteiriço Donetsk na Região Rostov por uma semana”, disse o ministério.

      “Novas demandas artificiais e pretextos [por parte de Kiev] tornaram-se … intoleráveis. Todos os pretextos para arrastar-se a prestação de ajuda a pessoas na área em desastre humanitário foram esgotados “, disse: “O LADO RUSSO TOMOU A DECISÃO DE AGIR.”

      • Putin:
        “Inadmissível além disso, o adiamento da prestação da ajuda russa para o sudeste da Ucrânia”

        O comboio humanitário da Rússia começou o seu movimento, disse o presidente russo, Vladimir Putin, à chanceler alemã, Angela Merkel, mesta sexta-feira.

        O Kremlin informou que a conversa foi solicitada pelo lado alemão, na véspera da visita planejada de Merkel à Kiev marcada para 23 de agosto.

        “-E A COMISSÃO EUROPÉIA DIZ QUE MOVIMENTO DO COMBOIO DE AJUDA DA RÚSSIA VIOLA ACORDOS ANTERIORES -”

        Tradução:

        Os burocratas de Bruxelas e Washington estão cagando para o sofrimento dos civís pegos no meio do conflito ucraniano…

      • “Os burocratas de Bruxelas e Washington estão cagando para o sofrimento dos civís pegos no meio do conflito ucraniano…”

        Se é que em algum momento eles chegaram a considerar aquelas pessoas como civis. E xenofobia contra aquela parte da Europa é bem conhecida.

      • Alguma vez se importaram? Eles querem carvão pra queimar em suas industrias, se não tiver carvão serve corpo humano, desde que não parem de lucrar. Esperem pelo pior, pois pra cobrir os rombos escrotais dos gastos militares, eles terão que massacrar muita gente ( coisa que os tais ja vem fazendo a algum tempo) .

  2. O texto postado é um exemplo do que se tornou a BBC: um lixo editorial, uma agência de propaganda.

    O resultado das ações ocidentais no Oriente Médio todos nós podemos ver: EI – Estado Islâmico, que também atende como Califado.

    Obra dos EUA, e dos seus sócios regionais: Casa de Saud. Todavia, o governo britânico tem culpa nesta bagunça…

    Quem merece absolvição nesta história é Assad. Resiste a um assalto inominável à Síria como nação. Com Assad a Síria é uma nação onde mulheres podem estudar, trabalhar e não são obrigadas a usar véu, podem elas se vestirem de calças jeans, inclusive. Com um sistema gratuito de ensino e de saúde, malgrado os problemas existentes.

    Lembro que a Líbia era a nação africana com o melhor IDH da África com Khadaffi, vejam agora o que acontece por lá; até hoje é uma bagunça, com lutas constantes entre facções rivais…

    Onde os EUA se metem existe desgraça, degradação e desespero.
    Não é por nada que o apelido do Império Americano é…
    Império do Caos!

    • Operação Mockingbird

      Um dos programas mais ambiciosos, absolutamente, já lançados pela CIA foi a operação Mockingbird, um projeto de propaganda que foi implementado no início dos anos 1950. Foi uma grande empreitada que uniu uma considerável quantidade de agentes da CIA e 3.000 colaboradores na tentativa de ganhar algum controle sobre a imprensa livre, alimentando alguns grupos de repórteres e de informação através de jornais em casa e no exterior para filtrar os tipos de histórias que iriam para o público. No seu auge, o programa incluía escritores para o New York Times, Newsweek, Time Magazine e entre as suas fileiras, e foi dito ter uma influência significativa sobre cerca de 25 jornais de grande circulação. O programa teve um grande impacto no exterior, bem como teve uma função importante, ajudando a influenciar a opinião pública na corrida para a eventual derrubada do presidente esquerdista da Guatemala.A operação Mockingbird continuou a ter um grande efeito na mídia mundial ao longo dos anos 50, e foi até os anos 60 quando uma série de relatos de jornalistas investigativos do programa trouxe à luz….

      • Com certeza, essas informações “significativas” foram levantadas em alguma das edições da SUPERINTERESSANTE ou da carta estatal… 🙂

  3. Abandonados? Que o digam meus amigos Sírios que não respondem às mensagem há mais de 2 meses. Espero que ainda estejam bem, e apenas sem comunicação.
    Os Sírios foram esquecidos porque as armas químicas não eram do Assad e sim dos sauditas.

  4. IIya : Quem merece absolvição nesta história é Assad. Resiste a um assalto inominável à Síria como nação. Com Assad a Síria é uma nação onde mulheres podem estudar, trabalhar e não são obrigadas a usar véu, podem elas se vestirem de calças jeans, inclusive. Com um sistema gratuito de ensino e de saúde, malgrado os problemas existentes. === ,.. e nos cristãos vivíamos em paz, só nisso o BemAssado já ficaria no poder .Afinal tolerância, respeito ao outro, ainda e um artigo de luxo por aquelas bandas…Sds. 😀

    • Perfeita reflexão. Vi uns meses atrás uma senhora síria residente no Brasil afirmar com outras palavras exatamente isso que vc afirma. A desestabilização da Síria atendia aos interesses sauditas, assim como de seus aliados do ocidente que costumam surfar, pelo poder de informação possuída, no ” limite da irresponsabilidade” ao flertar com grupos que não se detem diante das mais barbaras praticas terroristas. Senhores de que podem, ao tempo que quizerem, determinar quando passa a ser terrorismo ou ato legal que atenda a seus interesses.

  5. culpa dos estados unidos que arma os terroristas para esses derrubarem governos em outros países

    o papa que esta correto ! e já alertou que os estados unidos faz c@g@d@ de tudo que é jeito e eles não podem controlar o certo e errado do mundo pois esses estados unidos são mais sujos que pau de galinheiro

    para os cristãos no oriente médio serem respeitados novamente o papa tem que refazer os templários novamente .

  6. Os EUA se calaram pois não é a ordem do dia destroçar a Síria como haviam planejado, principalemenre depois do confronto coma Russia, pra eles agora tanto daz tanto fez se a população de lá foi desgraçada por causa de suas articulações malditas e intrometidas naquele país.

  7. Anjinhos como este da foto estao sendo enterrados vivos ,aqueles que tentaram mata-lo com gas , agora utilizam apenas terra e areia para sufoca-los !

Comentários não permitidos.