Exposição em Moscou apresenta novidades na área de armamentos e tecnologia militar

Exposição em Moscou apresenta novidades na área de armamentos e tecnologia militar

A Gazeta Russa listou os cinco equipamentos mais promissores apresentados na Oboronekspo 2014.
Sistema de mísseis de defesa aérea S-400 Triumf Foto: Olga Sokolova

Nos dias 13 a 17 de agosto, em Jukóvski, na região de Moscou, foi organizada a segunda exposição internacional de armas, tecnologia e inovação Oboronekspo 2014.

Apesar de sua história relativamente curta, a Oboronekspo já conseguiu se tornar um dos maiores eventos da área, onde são exibidos os exemplares mais modernos de armas terrestres russas e estrangeiras, equipamentos e tecnologias de uso militar.

A edição de 2014 apresentou de tecnologias militares já em utilização a protótipos de armas que ainda não tinham sido mostrados ao público. O serviço de notícias RBTH selecionou as cinco novidades mais interessantes do complexo militar-industrial russo presentes na exposição. Confira abaixo.

 

A apresentação do sistema de mísseis de defesa aérea S-400 Triumf, que está a serviço das Forças Armadas da Rússia e nunca tinha sido mostrado antes, foi a mais esperada da exposição.

Foram mostrados simultaneamente dois lançadores S-400, montados em chassis de veículos de reboque produzidos pela fábrica de automóveis de Briansk, e também radares que têm seu próprio chassi de autopropulsão.

O sistema de mísseis de defesa aérea é projetado para abater alvos aerodinâmicos (aeronaves da aviação tática e estratégica, “jammers” – aeronaves destinadas a comprometer o funcionamento de radares – e mísseis de cruzeiro), inclusive aqueles à base da tecnologia Stealth, mísseis balísticos com alcance de até 3.500 km, objetos hipersônicos e outros meios modernos de ataque aéreo.

A faixa de detecção de alvos do S-400 é 600 km, e o alcance em que podem ser atingidos alvos balísticos táticos é de sete até 60 km. Uma vez instalado, o complexo leva apenas três minutos para mudar para o estado de alerta máximo. Cada complexo pode realizar disparos simultâneos com o lançamento de 72 mísseis que podem atingir até 36 alvos.

Veículo de combate de contrassabotagem Taifun-M

Foto: Olga Sokolova

O veículo de combate de contrassabotagem Taifun-M, criado para uso das Forças Estratégicas de Mísseis da Rússia, é projetado com base no veículo blindado de transporte de pessoal BTR-82. O objetivo principal do Taifun-M é a proteção dos sistemas de mísseis estratégicos e combate contra as equipes de sabotagem e de inteligência.

Em comparação com o BTR-82, o Taifun-M tem algumas diferenças notáveis. Primeiro, no lugar da torre do veículo blindado de transporte está instalada uma torre relativamente pequena, controlada à distância, com metralhadora. Em segundo lugar, parte significativa do teto do veículo é ocupada por equipamento adicional localizado em dois anexos de metal com formas multifacetadas e complexas.

O equipamento do veículo permite monitorar o ambiente e identificar objetos potencialmente perigosos. O complexo é composto de radar e sistema óptico-eletrônico com canal de imagem térmica.

Veículo pesado sobre rodas de combate de infantaria Atom

Foto: Olga Sokolova

Outra novidade, mostrada pela primeira vez na Oboronekspo, é o veículo pesado sobre rodas de combate de infantaria Atom, desenvolvido pela fábrica Uralvagonzavod. Foi apresentada no evento uma réplica do veículo em tamanho real.

O Atom foi projetado para o transporte de unidades mecanizadas, para combate e apoio de fogo a fuzileiros. Sua aparência é significativamente diferente à de um veículo de combate de infantaria russo em seu formato típico. O veículo tem grande comprimento, blindagem forte, peso de até 32 toneladas e comporta uma tripulação de até 11 pessoas. Para o desembarque há uma rampa traseira e quatro portinholas no teto. O Atom é equipado com um canhão automático de 57 mm.

Tablets para a infantaria russa

Foto: Olga Sokolova

A unidade de controle de sistema eletrônico portátil consiste em tablets para comandantes e seus subordinados. “Graças ao tablet, o comandante consegue ver o esquema de localização das forças militares e de seus subordinados em um mapa eletrônico”, disse o vice-chefe do departamento de desenvolvimento da empresa de projetos Compass, Ivan Tchekvarkin.

O tablet pode ser ligado a vários recursos de inteligência, como, por exemplo, telêmetro a laser, câmara termográfica e câmera de vídeo. O equipamento pode ser instalado em veículos aéreos não tripulados e as imagens feitas podem ser baixadas e adaptadas aos mapas existentes.

“Atualmente, os tablets estão passando por testes governamentais, mas já são usados pelas tropas internas da Rússia, para as quais foi comprada uma pequena quantidade experimental”, disse Tchekvarkin.

Fuzil de precisão SV-338

Foto: Olga Sokolova

A principal novidade da empresa Kalashnikov na exposição foi o fuzil de precisão SV-338, projetado para equipar as forças armadas russas. O SV-338 é uma versão do fuzil do exército Record-338 e é equipado com ferrolho deslizante.

O fuzil de cinco tiros foi projetado para atingir o inimigo com alta precisão, inclusive com proteção individual, em distâncias de até mil metros. De acordo com especialistas, o SV-338 será usado pelas forças armadas russas e unidades especiais.

Fonte: Gazeta Russa

19 Comentários

  1. Maaaaasssssss

    Sabem como é…..

    A russia ainda vive nos anos 90 e suas forças armadas estão destruídas

    “A ucrania é uma economia em ascensão”

      • agora que eu vi que o tiraleite sionista escreveu aqui também rs ô coitado

        é tao fraquinho que passa batido

        passa batido mas não despercebido sionista classe E existe isso rsrs

    • “A russia ainda vive nos anos 90 e suas forças armadas estão destruídas”

      Não estão destruídas, só atrasadas…

      E o pior, metade do exército russo ainda nem chegou “nos anos 90”.
      Não basta ter novos protótipos precisa é fazer encomendas e melhorar a qualidade de vida dos soldados russos nos quartéis

      • Pelo que eu li, a carreira militar esta bastante valorizada na russia….

        Atrai cada vez mais….

        É inquestionável o nível de avanço deles…. O problema foi a crise da década de 90… Mas o know how deles é bastante avançado….

        Leia e pesquise sobre a renovação dos satélites do GLONASS

      • “Deagol
        21 de agosto de 2014 at 16:54

        Não estão destruídas, só atrasadas…”

        queria eu que este pais aqui tivesse uma força armada “atrasada” como aquela…rs..tadinhos…

      • é verdadi deagogó tem que dar suquinho de maça igual faz na Alemanha

        tem que levar os soldados para passear no shopping igual a Inglaterra faz

        tem que pagar passaporte da alegria para a disneilandia visitar o parques pedofilas americanos igual os estados unidos faz

        esse deagogó é uam piada pronta

        tem raivinha dos russos alemão só por que eles prenharam as alemãs depois de serem atacados na crocrodilagem pelos seus patrícios alemães rsrs

        a esqueci ele o deagogó não vai entender o que escrevi então não vai conseguir me responder rsrs

        nem vou dormir por causa disso hoje rs

  2. Este fuzil de precisão SV-338 é uma arma de alto valor em guerras de resistência assimétricas, cada vez mais comuns…

    Contra forças muito superiores, uma força de snipers bem treinados e armados e atuando em seu próprio terreno, desempenha um importante fator de contenção.

    Espero que o nosso exército invista em um corpo numeroso o bastante de snipers bem equipados e treinados, porque suas constantes ferroadas, no longo prazo, forçam até mesmo uma força inimiga superior belicamente, a repensar o custo/benefício de uma eventual agressão seguida de ocupação…

  3. Novamente se percebe comentários ridículos que não ironizam ou satirizam opiniőes ( coisas que sempre nos fazem rir saudavelmente aqui neste espaço), pessoas que antes tinham a acrescentar a este espaço agora estão descendo a escada que mira o progresso intelectual e escarnecem de forma pesada outros opinadores, e isso não na busca de uma contra argumentação “esportiva”, mas sim de ofender, denegrir e humilhar outros comentadores, o que é reprovavel em quaisquer que sejam os casos.
    Vamos rever nossos comentarios à luz da razão, e por mais que as vezes seja dificil ( pois as vezes tem uns comentarios dificeis de suportar rs), reveja sua postura para então colocar aqueles comentários que sempre abrilhantaram essa pagina e a fez crescer.
    Sds

Comentários não permitidos.