Defesa & Geopolítica

Exército Ucraniano captura veículos de combate da 76ª divisão aerotransportada Russa nas proximidades de Lugansk

Posted by

BMD1

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

elite russianTropas ucranianas que travavam batalha nas proximidades de Lugansk alegam ter capturado 2 dois veículos de combate anfíbio BMD-2 pertencentes às forças de elite 76 Divisão Aerotransportada de Pskov (oeste da Rússia).  O  Ministério da Defesa russo instantaneamente negou as informações de que os veículos teriam sido capturados e de que haja a presença de tropas russas na região disputada pelos rebeldes separatistas e o exército de Kiev.

Inicialmente, a agência Interfax-Ucrânia informou a captura de um veículo. Posteriormente, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional e Defesa da Ucrânia, Andriy Lysenko informou que na área Georgijewki na região Luhansk, os soldados da brigada 24ª Divisão Especial “Storm” teriam capturado dois veículos de combate anfíbios BMD-2.

 De acordo com os documentos encontrados nos veículos, os militares e veículos pertenciam a 76ª divisão  aerotransportada Pskov. Esta unidade está estacionada no Distrito Militar Ocidental, mas as suas tropas foram envolvidos, para a ocupação da Crimeia e foram mobilizadas na fronteira com a Ucrânia logo que os conflitos se deflagraram.

Entre outros itens os ucranianos também encontraram documentos pessoais do comandante da sub-divisão, cf. Popov, cartões de crédito e mapas da região. Os Ucranianos alegam que a captura dos veículos juntamente com os documentos da tripulação e o equipamento é mais uma prova irrefutável da presença das tropas russas em Donbas.

No entanto, o Ministério da Defesa russo negou em comunicado a imprensa que a captura de veículos, bem como as informações sobre qualquer presença de pára-quedistas da Federação da Rússia na região de Lugansk seja verídica.elite russian2

Os veículos BMD-2 são o principal tipo de blindados de combate de infantaria de assalto das unidades Russas e outros países da ex-União Soviética. Baseado no chassis do carro blindado BMD-1 mais velho, os BMD-2 são projetados para as unidades aerotransportadas e serem lançados do ar presos as plataformas equipadas com pára-quedas. O veículo é equipado com armadura relativamente fina e armamentos poderosos na forma de canhões de 30mm, duas metralhadoras e mísseis guiados 9M111 Fagot ou   9M113 Konkurs.

Fonte: Defence 24

61 Comments

shared on wplocker.com