Cancelado o eventual leasing do Gripen C/D?

Gripen-NG-Brasil

FAB vai redistribuir caças pelo país

Segundo informações ainda não confirmadas, a Força Aérea Brasileira (FAB) teria optado pela desistencia de efetuar o leasing de caças SAAB Gripen C\D que seriam fornecidos pela Suécia em um negócio de governo a governo, opção considerada para cobrir a lacuna entre a desativação dos caças Mirage 2000 (F-2000 B\C) e a entrega dos primeiros jatos Gripen NG E\F, prevista para ocorrer a partir de 2018. O valor do contrato proposto foi considerado muito alto e similar ao oferecido pela França (Dassault) para manter os Mirage 2000 em operação.

Segundo essa mesma fonte, a FAB decidiu redistribuir a frota de caças F-5EM\FM pelo país e usará os recursos que seriam destinados ao leasing do Gripen C\D para completar a modernização das 11 células de F-5E\F “jordanianos” já entregues a Embraer Defesa & Segurança (EDS) em Gavião Peixoto, e retomar nessa mesma fábrica a modernização dos caças bombardeiros Embraer A-1 AMX, cujos trabalhos foram interrompidos após a entrega de dois exemplares monoplaces ao 1º\16º GAV em Santa Cruz.

Fonte: Tecnologia&Defesa

34 Comentários

  1. Complicado isso!,na época os suecos prometeram mundos e fundos e uso desses gripens para cobrir a lacuna a um preço camarada,e agora constatamos que houve uma surpresa desagradável,espero que seja a última delas.Eu realmente estou torcendo para esse gripen NG ser um bom caça,e não apenas um upgrade do Gripen cd.

    Notícias do empréstimo:

    http://aeroportodemocaovivo.blogspot.com.br/2014/03/defesa-suecia-vai-emprestar-cacas-ate.html

    “O general sueco ofereceu empréstimo dessas aeronaves ao Brasil, que deverão chegar no primeiro semestre de 2016. Serão entre 10 a 12 aeronaves para suprir essa demanda de Defesa Aérea do país. É importante lembrar que apesar de os Gripen NG chegarem em 2018, nós só poderemos estruturar um esquadrão a partir de 2019 e 2020. Por isso supriríamos nossa necessidade com essas aeronaves CD”, declarou o comandante durante audiência na comissão de Relações Exteriores do Senado.

    • Negociações malfeitas. O Brasil deveria ter exigido a entrega de 6 Gripens, não doze, e se possível todos biplace. Isso deveria ser sem nenhum custo.
      Isso só aumentaria o interesse da Suécia em entregar as primeiras unidades novas mais rápido.Também serviriam para os pilotos familiarizarem-se com o Gripen.

  2. Faz até sentido só o cancelamento do leasing, afinal aí acima está a lista de prioridades. O problema é a combinação deste cancelamento com a frase do nosso “excelentíssimo” ministro da “defesa” de que o governo ‘pretende’ assinar o contrato com a SAAB ainda este ano. ‘Pretende’, entedeu?

    • Certeiro mestre Melkor.
      Somente que não conhece os tramites politicos de nosso estado, para acreditar que teremos as primeiras unidades de Griphens antes de 2020.
      Não tem nada assinado ainda? 2018? tá bom viu?!

  3. O comandante da Fab gabara-se de ter conseguido um empréstimo de algumas células de Gripen via Suécia, coisa que a mim me pareceu ridículo, pois as carências da Fab são maiores que a oferta anunciada e por haver células disponíveis para eventual negociação por maio do Brasil. Podemos adquirir de imediato em torno de 7 dúzias do modelo C/D que dependendo do preço mal alguma traria ao Brasil mas tão somente vantagens.

  4. Qual o tamanho da economia e território da Bulgaria?
    Pois eles tem 24 Griphens sob leasing. mas acho que isto e muito para nós não?!

  5. “Peixoto, e retomar nessa mesma fábrica a modernização dos caças bombardeiros Embraer A-1 AMX, cujos TRABALHOS foram interrompidos após a entrega de dois exemplares monoplaces ao 1º\16º GAV em Santa Cruz”
    _
    Mais esta agora, estão interrompendo modernização de aeronaves ja em andamento, este governo e um lixo.

    • Interrompendo o que já está atrasado. Os bicudos já deveriam estar todos modernizados há anos. Foram atrasando, contingenciando, e por aí vai. O A-1 já estava na lista de espera há uns 10 anos, e chegaram a parar a modernização. E tem gente que critica o projeto do F-35 (que a meu ver será outro Phantom) que tem todo um processo de desenvolvimento de tecnologias envolvido.

      • Mas para o “estratégico” porto de Mariel, lá no cuba do mundo, ai tem dinheiro sobrando, né ???… um porto que não recebe 6 embarcações por mês… rsrsrsrsrssrrsrs… isso que é DESPERDÍCIO… e os alinhados batem palmas… enquanto isso, nem bicudos e nem new generation… que gracinha !!!… 🙂

      • Muito bem lembrado Blue Eyes, dinheiro pra enfiar no toba dos castro, Via BNDES, este desgoverno tem, mas para equipar o 1°GDA, com uma aeronave de capacidade para o cumprimento da missão, não, depois não querem que falemos em revanchismo.

  6. “Segundo informações ainda não confirmadas…”

    Eu não sei porque tirar conclusões em cima de uma “informação não confirmada”.

    E se for, aonde estaria o grande problema já que, a princípio, este fornecimento de Gripen C nem era previsto dentro dos planos da FAB?

    A proposta de leasing apareceu somente após a escolha do avião no FX-2, e veio do governo da Suécia. Foi uma oferta adicional, e como oferta pode ser ou não aceita. Segundo o curso planejado os F-5 ficariam por aqui ainda durante os próximos 6 anos até serem substituídos pelo Gripen, como todos que acompanharam o processo sabiam, e ninguém iria reclamar. Agora, usando como base “informação não confirmada” muitos choram as pitangas por algo que era apenas um “plus” e não o plano original. Vai entender.

    • O que não estava programada, era o FX2 atrasar quase 20 anos,o que não estava programado era os Mirrage 2000 serem desativados, e não termos nada do mesmo nivel operacional, para por no lugar(e olha que já eram tampões hem)O que não estava programado na FAB(Força aerea da 7° economia mundial,com a 5° extenção territorial do mundo) não ter ATE HOJE, o contrato do FX iniciado, e sua produção iniciada.

      • É verdade CAPA. Não temos nada para por no lugar e por isso vamos usando o que temos até o osso.

        E o que atrasou 20 anos foi o processo FX + FX-2 que se iniciou na década de 1990. Processo que, diga-se de passagem, pareceu mais com concurso de miss: ganha o mais bunitinho.

        Agora, imagine se o FX tivesse um fim dentro do cronograma. Certamente estaríamos usando Mirage-2000 semi-novo e defasado, ou então F-16 velho e dependente de fornecedores restritos.

        Eu achei a escolha do Gripen errada porque é caça com limitada capacidade de carga e autonomia frente as opções existentes no mercado na última década. O problema é que tomaram a atitude política de manter a mesma proposta de seleção do FX no FX-2. Política, simples assim. Aí vamos com essa abelhinha durante os próximos 40 anos.

        E vamo combina: extensão territorial não paga as contas. A 7ª economia do mundo está gastando nesse momento mais de U$D 30 bilhões apenas para repor/modernizar o que começou a ser sucateado desde a década de 1970, fora os custos necessários para manter o tamanho atual do sistema de defesa e o aumento previsto no efetivo de cerca de 30.000 militares para operar os novos sistemas, e isto vi demorar. Querer colar alguma incompetência aqui é forçar a barra.

        Sobre os Mirage tampão é aconselhavel notar a trajetória de Sarcozy durante o período. Claramente ele era favorável a venda do Rafale ao Brasil, junto a maior aproximação política. Estranhamente, depois da visita ao Brasil, mudou completamente de atitude não só com o Brasil, o que lhe custou o cargo.

        O resto é boato. Por isso não dá para seguir cegamente um artigo que inicia com “Segundo informações ainda não confirmadas…”. Isto é, no mínimo, irresponsabilidade editorial.
        Abs

  7. A Saab oode ter dado um tiro no pé cobrando caro o leasing dos gripens, mas isso só o tempo dirá, até porque a FAB pode ser pão dura e não sabemos. Sinceramente preferir a modernização daqueles pombos do F-5 e AMX é ridiculo diante das nossas necessidades.
    Mas calma meus caros, isso até tem explicação, de acordo com alguns economistas conceituados e investidores renomados o Brasil não está bem economicamente e nos aproximamos de um tempo de dificuldades bem dolorido para a população brasileira, em que foram previstos alguns pontos : taxa de juros beirando os 14%, a queda acentuada de empregos e aumento absurdo de produtos da cesta basica, tudo isso justifica os cofres publicos estarem retendo recursos…agora é esperar pra ver.

      • Sim e não, pois em determinadas circunstancias se faz necessario ter maiores reservas de capital, para direcioná-las ( caso precise ) a setores mais atingidos por uma crise, mas sim tbm, quando se prevê a necessidade de investimentos para melhora e adequação se setores mais frágeis em um pais ( todo esse conceito partindo de uma base de crise economica). Apesar de ser uma prioridade na maioria dos países, no nosso não é prioridade a pasta da defesa, e se por ventura for necessario um corte orçamentario implicito, essa pasta será uma das primeiras atingidas ( prova disso foram os anos anteriores) e adquirir caças ppr leasing que não serão nossos, por um alto custo, são com certeza, algo mau visto pelo governo.

  8. o correto mesmo se na fab tem guerreiro ?? é pressionar o governo para entrar na construção oferecida pela russia do caça t50

    e receber como os russos já tinham dito o su35 ate que os t50 estivessem em pronto emprego !!

    mas esses estrelas tem medo do estados unidos entsao para que escolheu a carreira militar se vocês tem medo de HOMEM ????????????????????????????????????????????????????????????????????

    CAI FORA

    o governo federal tem que dar promoção para guerreiros e não os bonitinhos que ganham promoção por osmose

    que ganham promoção pois é aparentado e pega batalhão mamão com açúcar

    enquanto que os guerreiros vao para batalhões linha de frente cheios de espigas e não recebem promoções por vários motivos um deles é que não faz parte da banca de mocorongos

    pois o guerreiro não esta nem ai para ideologias falidas e sim ele quer armar o pais dele da melhor forma possível

    mas aqui esses que chegaram no topo parecem que fizerem carreira para ACOXAMBRAR nas forças armadas !!!

    aproveita que não vai vir o tampão da gripen e pede o t50 vira homem

    calas rafale para o porta aviões são Paulo

  9. Senhores, nos vamos eh de Kfir usados , a conversa ta adiantada , vamu aguardar o final das eleiçoes ! Alias serao 12 unidades ,o brasiu vai pagar apenas pela revisao das aeronaves e alguns incrementos !

    • Meu caro, quem nos dera ir de Kfir, que possui certas vantagens tecnologicas a frente dos nossos F-5 (se fossem adquiridos modelos mais recentes e mais modernos). O Kfir nos daria uma melhor resposta no nosso espaço aéreo, apesar que eu sou a favor de adquirir caças “tampão” de outros modelos com custo×benefício mais agradáveis: F-16 ( que sobram nos estoques norte americanos) e o Su-30 ( que seriam rapidamente realocados para cá) mas um desses dois é sonhar alto demais meu caro rsrs. Sds

    • Se for o Block 60, seriam melhores que os Mirage 2000C que aposentamos. Inclusive os nossos Mirage III e 2000C poderiam entrar no negocio. Israel tem larga experiencia em Retrofit dessas celulas. Desmontariam até o osso e trocariam tudo que estivesse comprometido na estrutura.Eles fizeram isso com os Mirage que possuiam. A turbina J79 é mais pesada e maior que o motor original do MIrage. Mexeram muito na aeronave Francesa.

  10. Esses Gripens seriam emprestados …de 8 a 12 unidades como parte do contrato … ainda a ser assinado … se cobram um ”extra” e pq n honraram com a palavra …. e complicado … outra coisa q tem me deixado um pouco desconfiado e q .. cadê a dita transferência de TT ?… … se ela se resume a mera fabricação da estrutura da aeronave (de 60 a 80%…sendo otimista … e fique claro …essa ”%” equivale a ”estrutura” … n e aeronave em si … 100% da estrutura . corresponde a 30% da aeronave no bruto….se e q me entendem )…. e melhor pular fora desse barco enquanto da tempo .. ..o q iríamos fabricar afinal ?(alem da estrutura).. pelo menos pra mim ..esse contrato/proposta segue ainda cercada de duvida e desconfiança ….

  11. Por falar em aviação…

    APÓS ENTREVISTAR DILMA, BONNER VOLTA DE ÔNIBUS PARA O RIO

    Bonner voltou para o RJ de ônibus. “Preferi evitar um eventual acidente aéreo”, respondeu o apresentador do Jornal Nacional ao ser indagado o motivo pelo qual viajou de Brasília para o Rio de Janeiro, após entrevistar a presidente da república, Dilma Rousseff.

    O tom do entrevistador desagradou setores progressistas da imprensa e da blogsfera, que chegaram a afirmar que a entrevista foi, de fato, uma agressão (confira: http://www.brasil247.com/pt/247/poder/150522/Agredida-pelo-Jornal-Nacional-Dilma-se-defende.htm)

    “É por isso que tem que ser decretado logo o controle social da imprensa! Só assim a mídia será livre para alogiar o governo incondicionalmente”, afirmou o editor do site “Boqueteando o PT”, também conhecido como “247”.

    Já Mino Carta, da revista “Carta Capital”, ironizou ao dizer: “Eu quero ver ele ter coragem de viajar de avião agora!”.

    A repercussão da entrevista tem suscitado chiliquinhos de pederastas governistas, que estão utilizando o fato para confirmar a teoria segundo a qual a imprensa brasileira quer dar um golpe de Estado.

    “Onde já se viu a imprensa querer se contrapor ao governo?”, indagou Paulo Henrique Amorim, olvidando, no entanto, que o tom de Bonner com os demais candidatos até então entrevistas foi bem semelhante ao utilizado na entrevista com a presidente.

    Bonner, ao chegar ao Rio de Janeiro, disse que curtiu muito as viagens, com destaque às paradas nos pontos de apoio da Itapemirim, onde, segundo o jornalista, “o rango é bom e tem até chuveiro quente”.

    🙂 🙂 🙂 🙂 🙂

    • Essa entrevista foi um lixo,tanto por parte do entrevistador como da entrevistada,uma mulher que não foi bem preparada para a entrevista e um entrevistador que mais parecia estar num enterrogatório,só vejo demagogia e falta de um debate sério,não fique feliz amigo por essa entrevista,pois isso só mostra a mediocridade da imprensa brasileira,pois a Globo é a última empresa a querer falar de ética,basta ver o processo que corre na Receita Federal sobre paraisos fiscais,o problema é que a Dona Metralha é covarde,deveria ter colocado isso a tona quando o descontrolado do Bonner começou a dar acessos de raiva.

      • Quem não aguenta com a p… não faz propaganda de t… rsrsrsrsrsrsrsrs… o global esculachou a tiazinha… ela gaguejou, quase esbugalhou os zóios de reiva, mas até mostrou certa fleuma, se controlando para não voar em cima dos apresentadores… rsrsrsrsrsrsrsrs… essa eu vou gravar e guardar em meu arquivo morto… acho que ela vai mandar caçar esse vídeo memorável demonstrando sua cabal incapacidade de tratar de qualquer tema importante para o país… gaguejou e não convenceu… foi só para constatar o que já sabíamos… ela nunca foi preparada para estar onde está… uma verdadeira POSTE…

      • Pior foi botar o Bush e o Cheney no poder para destruir países, e depois para corrigir colocam o Obamis. Gosto ver sua moral para falar mal de governantes brasileiros, e aposto que aqui prefere o entreguista do aeroporto clandestino, aquele que é play e dá carteiraço quando é parado nas blitz da cachaça, e que o povo da própria terra grita no estádio “pó para governador”. Por que certamente a Marina não gosta ela é “socialista” do Itaú. Rsrsrsrs.

      • RSRSSRSRS… não se esforce tanto, saboneteira… vai arrebentar as pregas !!!… sua turma é INDEFENSÁVEL !!!… 🙂

Comentários não permitidos.