Rússia deve iniciar desenvolvimento do substituto do interceptador MiG-31

Leia também:

Rússia vai desenvolver substituto para o interceptador MiG-31

 

A partir de 2017 a Rússia vai iniciar o desenvolvimento do próximo interceptador de longo alcance e grande altitude para substituir a frota de MiG-31 hoje em serviço no país.

A expectativa é que a nova aeronave entre em serviço ativo a partir de 2025, depois da introdução do caça russo de 5ª geração PAK-FA.

Atualmente mais de 200 exemplares do MiG-31 estão em operação e devem ser mantidos até 2028, sendo então substituídos pelos novos interceptadores. 

Capaz de chegar a 67 mil pés de altitude (20 mil metros aproximadamente) e voar a 3.000km/h (é o caça mais veloz em serviço ativo no mundo), a versão BM (a mais moderna em serviço) pode detectar e rastrear até 24 alvos simultaneamente, localizados a 320km de distância.

A aeronave conta com o radar multimodo Zaslon-AM, podendo também disparar a nova geração de mísseis ar-ar e ar-superfície utilizados hoje pela Rússia, incluindo o anti-radar AS-17 Krypton. O MiG-31BM tem autonomia de 1.450km com os tanques internos e pode estender essa capacidade para até 5.400km com reabastecimentos em voo.

Acredita-se que o substituto do MiG-31 possua baixa assinatura de radar, dificultado a sua detecção por radares inimigos e possua ainda aviônicos, sistemas de comunicação, navegação, de armas, de autodefesa e radar de última geração. 

Fonte: C&R

16 Comentários

  1. Eu acredito que hoje o Mig 31, e mais um awcs armado, do que um interceptador, atuando em conjunto com os Su35/35

  2. Fiquei bolado agora… se a autonomia é de 1.450km… então o reabastecimento (que vai encher os tanques JÁ EXISTENTES no avião, vai dobrar essa capacidade, no máximo (se ainda está voando, é porque o tanque ainda não tá vazio! ) … ou seja 2.900km.

    De onde é que saiu esse 5.400km sô!?? 🙂

    Fora esse pequeno detalhe… que bichão hein!??

    Se esse aí já podia rastrear 24 alvos simultaneamente, o que podemos esperar do seu sucessor? 🙂 Mal posso esperar!!! 🙂

      • enquanto B-1s, B-52s ou qualquer outro bombardeiro de 4G forem operacionais migs 31 ainda serão também…e estarão muito longe de serem obsoletos….migs 31 foram projetados especificamente para lidarem com esses bombardeiros e awacs…e não para lidarem com caças, bombardeiros de novas gerações como o B-2 ou os futuros sendo projetados…esses ficarão a cargo do sucessor do mig 31 em fase desenvolvimento..e da mesma forma que flankers não podem acompanhar migs 31…f-15s, f-18s e qualquer outro caça não podem acompanha-los também..caças e bombardeiros de 4G são e serão ainda por muito tempo a ponta de lança ou o grosso das forças estadunidenses..e enquanto existirem…. flankers e migs 31 serão mantidos e modernizados para contrapolos..aparatos de 5G ainda não são e estão muito longe de serem a espinha dorsal das forças estadunidenses….

      • [ COMENTÁRIO EDITADO PELA MODERAÇÃO ]
        Maquineta, o que os ________ do blog acharam do seu novo visual ???… 🙂

  3. O bichano é feio porém perigoso, além de rápido ele opera mísseis de longo alcance sem equivalentes ocidentais tais quais o Vympel R-37 com alcance 280 km ( foi feito para abater AWCS) , o impressionante R-33 com alcance superior a 300 Km feito para abater o SR-71, B-1,B-2 e B-52 entre outras armas.
    Como podem ver é um avião feito para neutralizar alvos chaves do inimigo sendo suas principais características o vôo à Mach 3 e o alcance do poderoso radar, porém não é um caça manobrável sendo necessário a escolta dos Fulcrums e Flankers, já que os referidos alvos por serem de grande valia estratégica certamente não estarão sozinhos.
    Já se fazia a hora de uma renovação deste caça sem equivalente no ocidente se vê que a Rússia não brinca em serviço como fã da aviação estou ansioso em ver como será o caça que irá suceder o velho Mig-31.

    • Caro colega, aqui vão algumas considerações.

      “o vôo à Mach 3 e o alcance do poderoso radar, porém não é um caça manobrável sendo necessário a escolta dos Fulcrums e Flankers”

      Mas flankers e Fulcrums podem escoltar um caça voando a mach 3?

      E mais uma pergunta, como o R-33 poderia abater um bombardeiro sealth B-2? Certo que nenhum avião é completamente invisível, mas à 300km eu não acredito que ele possa ser engajado. Até o B-1B com baixa RCS seria difícil de engajar a essa distância, principalmente voando baixo.

      Outro ponto, geralmente o alcance de rastreio para calculo de tiro é de 60 ou 70% do alcance de detecção máximo.

      Quanto ao alcance de 1.500 km refere-se à velocidades subsônicas, à mach 2,35 ele cai para 720km e a mach 2,8 é estimado em cerca de 450km. Na verdade, em altas velocidades o combustível dura entre 12 a 15 minutos.

      • Acho que mal intencionado é você que só sabe xingar escondido atrás de um computador.Isso é covardia.

        Meu comentário não tinha nada de mal, e se alguém quiser contrariá-lo com novas informações tem todo o direito.

        Não gostou então faça melhor…

        Na verdade esses seus ataques são risíveis, tenho certeza de que se você arrumar uma namorada ou alguns amigos vai ter mais o que fazer do que ficar trolando na internet.

      • Caro Deagol vc realmente acha que o Mig-31 voa Mach 3 full time?????????????????
        O termo invisível não significa que ele seja o jato invisível da mulher maravilha mas sim que sua assinatura de radar seja menor o que o torna mais difícil de detectar, porém não impossível, caso não saiba o B-2 não é nada pequeno o que em tese facilita sua detecção.

      • “Caro Deagol vc realmente acha que o Mig-31 voa Mach 3 ful’

        Não, ele voa a mach 2,35 ou 2,8 mas, de qualquer jeito em missões de interceptação rápidas flankers e Fulcrums não poderiam acompanha-los pois não conseguem manter essas velocidades. E se pudessem, não haveria a necessidade de desenvolver o Mi-31.

        Aonde já se viu um interceptador ser escoltado? não faz sentido.

        Quanto ao B-2, que também é furtivo contra radares de bandas X e L do Mig-31, ele pode ser detectado sim, mas à distâncias muito mais curtas o que reduz muito o volume de varredura do radar do Foxhound e não se tem certeza que o seeker do R-33 pode encontrar o B-2 na fase final de seu voo.

  4. Um poderoso vetor, sem sombra de dúvidas inigualável. A Rússia entendeu o caminho das pedras, entendeu que aperfeiçoar o que já é bom é o caminho mais curto , mais eficiente e menos custoso para a criação de uma aeronave. O MIG-31 já é algo extraordinário, imagine seu sucessor.

  5. Uma maquina admiravel e eficiente , dificilmente os EUA conseguiria criar algo semelhante (para a funçao ) pelos mesmos custos beneficios , se mantiverem a tradiçao ,o substituto serah igualmente fascinante !

  6. Amigos,

    É uma grande máquina, sem duvida… Contudo, tal como o Flanker, está em vias de se tornar obsoleta…

    A gênese do Mig-31 remonta ao que se tem de melhor em sua época em específico, isto é, final dos anos 70. Se considerarmos o período para o qual foi pensado para permanecer em serviço ( até a primeira década desse século ), é uma máquina e tanto, perfeitamente adaptado as ameaças dos anos 70, 80 e 90 em específico. Contudo, é inevitável a obsolescência devido aos novos conceitos que estão amadurecendo rapidamente. Evidente que ainda é bom o bastante, mas isso se deve basicamente ao atraso em renovações gerado com o final da Guerra Fria, que inibiu o rearmamento em larga escala. Contudo, logo não o será, tão logo novas armas se tornem disponíveis.

    A rigor, a única vantagem ( e defesa ) do Mig-31 por hoje é sua velocidade, coisa que seguramente não pode manter por mais que alguns minutos quando em on-station sobre o Ártico, sob pena de exaurir seu combustível. Mesmo a altitude em que opera já não representa segurança absoluta, haja visto a introdução de novos e melhores mísseis, velozes e capazes de boa performance mesmo em altitudes elevadas.

    Mísseis que quinta geração com grande alcance e força ( Meteor, AIM-120D ), radares AESA, furtividade em todos os seus parâmetros ( térmica, eletrônica e baixa assinatura visual ); são todas novas evoluções que colocam em xeque a própria utilidade do Mig-31, com sua força bruta. Não é pra menos que já estudam sua substituição, tal como diz a reportagem.

    • Caro RR.

      Eu fui injusto com o Mig-31 no outro blog.

      Acho que com sua velocidade e armas mais modernas ele seria uma excelente plataforma de lançamento de mísseis.
      Segundo algumas notícias ele poderia utilizar mísseis anti-radar e anti- AWACs obrigando os sistemas a serem desligados temporariamente.
      Também poderia acelerar seus mísseis aumentando seu alcance e a NEZ contra caça convencionais.

      Resta saber como o FoXhound, com RCS enorme, enfrentaria caças com mísseis de alto desempenho como o meteor ou o AIM-120D. Sem contar aeronaves furtivas como o F-22 e o F-35 que poderiam disparar sem serem percebidas.
      Acredito que um Mig-31 à 19.000 metros e se aproximando à mach 2,3 ou até 2,8 não teria grandes chances de desviar de um AMRAAM mesmo que este também tenha capacidade reduzida pela atmosfera rarefeita. Além disso ainda temos o Patriot e o SM RIM-174 da marinha americana como altitude máxima de 33km

      A solução mais óbvia que imagino seria mig levantar o nariz e ganhar altitude para escapar do envelope do míssil se houver combustível, é claro. Outra possibilidade seria fazer a volta e correr par casa.

      Acho que a pouca versatilidade do caça limita seu perfil a missões de interceptação dentro do território russo.

Comentários não permitidos.