Pré-sal já compensa produção menor de velhos campos da Petrobras

LUCIANA MAGALHÃES

Quando a Petrobras revelou a maior descoberta de reservas de petróleo da sua história, em 2007, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva brincou que a descoberta havia provado que Deus é brasileiro.

Novos dados de produção estão levando muitos na indústria a compartilhar esse otimismo. Segundo a Petrobras, os campos do pré-sal estão produzindo mais de 500.000 barris de petróleo por dia, cerca de três vezes mais que em 2012, e já representam perto de 25% da produção total da empresa, de dois milhões de barris por dia.

É um crescimento rápido para a Petrobras em uma das regiões petrolíferas mais desafiadoras do mundo. Os depósitos se encontram a cerca de 320 quilômetros longe da costa sudeste do Brasil, enterrados no solo oceânico sob uma grossa camada de sal, o que dá nome aos campos.

“Em termos de produtividade e da velocidade com que a Petrobras saiu de uma produção zero para 500.000 barris por dia é [algo] meio sem precedentes”, diz Ruaraidh Montgomery, analista da firma de pesquisa Wood Mackenzie.

Os ganhos de produção nos campos do pré-sal são extremamente necessários para compensar a queda de desempenho dos campos mais antigos da Petrobras. A produção total da empresa caiu de 1,98 milhão de barris equivalentes de petróleo por dia em 2012 para 1,93 milhão no ano passado. Em 2014, com o pré-sal, a produção total aumentou. Em junho, foi de 2,008 milhões de barris diários.

A empresa divulga hoje seus resultados do segundo trimestre.

Com o pré-sal, o Brasil pretende ser um dos cinco principais produtores de petróleo do mundo até 2020, quando a produção deve chegar a quatro milhões de barris por dia. Mas, para atingir essa meta ambiciosa, a Petrobras terá que superar desafios financeiros, técnicos e políticos.

A lucratividade da empresa foi esmagada pelo governo brasileiro, que forçou a Petrobras a vender gasolina importada a um preço abaixo do custo para combater a inflação.

Ela também fez muitos empréstimos para financiar a exploração e o desenvolvimento dessas reservas, transformando-se na petrolífera mais endividada do mundo. A Petrobras estima gastar US$ 102 bilhões na região do pré-sal até 2018. E outras dezenas de bilhões de dólares serão necessários para sua exploração total.

O desafio é maior porque a Petrobras está praticamente sozinha nessa empreitada.

As duras regras de partilha de produção do governo brasileiro exigem que a Petrobras seja o único operador de todos os projetos do pré-sal, com uma participação mínima de 30%. Esses termos afastaram a maioria das grandes petrolíferas globais. No primeiro — e até agora único — leilão de campos do pré-sal, houve apenas uma oferta, de um consórcio liderado pela própria Petrobras.

Os ganhos com o petróleo do pré-sal brasileiro estão indo de certa forma no caminho oposto ao dos gerados pelo boom do petróleo de xisto dos Estados Unidos. Nos EUA, a porta está aberta para todos. Os proprietários de terras aceitam receber royalties baixos, mas o resultado tem sido um aumento massivo na produção e na segurança energética americana.

Ainda assim, não há dúvida que a descoberta do pré-sal remodelou a indústria de petróleo do Brasil. Agora, mais plataformas de exploração em águas profundas, navios de abastecimento e unidades de armazenamento flutuantes estão operando no país que em qualquer outro lugar no mundo, de acordo com a firma IHS.

As duas principais bacias têm cerca de 50 bilhões de barris de petróleo recuperável. O maior campo atualmente em produção, o Lula, possui estimados oito bilhões de barris de petróleo — quase oito vezes mais que o maior campo do Golfo do México.

Para chegar ao petróleo, a Petrobras investiu bilhões de dólares em pesquisa, novas tecnologias de imagem em 3-D, uma frota marítima potente e helicópteros maiores para levar funcionários e equipamentos até os campos. Novas técnicas de perfuração foram necessárias para atingir as reservas, que podem estar a até 6.000 metros abaixo da superfície do oceano. Só a camada de sal, que muda constantemente, pode ter 2.000 metros de espessura.

Os buracos perfurados na camada de sal podem se fechar sozinhos, então um tipo especial de lama tem que ser usado para conservá-los abertos. O gás nos campos do pré-sal é muito corrosivo, o que torna necessário o uso de canos de aço especiais. “Ninguém no mundo produziu nessas condições”, diz Edmundo Marques, um ex-executivo da Petrobras que hoje é chefe de exploração da petrolífera Ouro Preto Oléo e Gás.

O próximo desafio da Petrobras está em seus antigos poços de petróleo, onde a produção está caindo rapidamente. No campo de Roncador, o maior produtor do país, a produção passou de 395.000 barris diários em 2010 para atuais 256.200 barris. Isso tem gerado mais pressão para a Petrobras continuar suas atividades nos campos do pré-sal para que a empresa atinja suas metas de produção.

“É uma corrida, já que os antigos gigantes estão em declínio”, diz Bob Fryklund, diretor de estratégias de exploração e produção de petróleo da IHS.

“A Petrobras trabalha constantemente para compensar o declínio natural na produção de seus campos antigos”, disse uma porta-voz da Petrobras em uma nota. “A companhia está investindo muito em novos projetos e iniciando a operação de um grande número de sistemas de produção nas [áreas] do pré-sal e do pós-sal.”

Fonte: The Wall Street Journal

37 Comentários

  1. ”…A lucratividade da empresa foi esmagada pelo governo brasileiro, que forçou a Petrobras a vender gasolina importada a um preço abaixo do custo para combater a inflação.

    Ela também fez muitos empréstimos para financiar a exploração e o desenvolvimento dessas reservas, transformando-se na petrolífera mais endividada do mundo…”

    Sinceramente não sei como isso é possível pois a Petrobras domina o mercado brasileiro,vende uma gasolina de péssima qualidade que já vem batizada de fábrica, a preço exorbitante e ainda tem prejuízo?

    A Petrobras importada gasolina com o dinheiro do contribuinte pois ela ainda é uma estatal e a vende a um preço abaixo do custo para combater a inflação ? estranho esse modo de se combater a inflação !

    Tudo me leva a crer que a Petrobras tem um problema de má gestão,pois não tem como ela ter prejuízo !

    • Prejuízo é possível. Petrobras, como todo empresário, paga alto imposto.
      Mas pior nesta novela é aquilo que não falam. A Petrobras gasta bilhões, dinheiro que nem tem, pega emprestado, para extrair petróleo, até aqui faz parte do jogo, mas o que não dá para entender é que todo este esforço é para vender petróleo cru, sem valor agregado, pois não temos refinarias suficiente para isto, não temos refinaria sequer para refinar o petróleo dos antigos postos, por isso temo mais de 27% de álcool na gasolina e também por que hoje mais de 50% produção de álcool brasileiro estar nas mãos dos estrangeiros, que digam os Franceses e Ingleses…

  2. “Em termos de produtividade e da velocidade com que a Petrobras saiu de uma produção zero para 500.000 barris por dia é [algo] meio sem precedentes”, diz Ruaraidh Montgomery, analista da firma de pesquisa Wood Mackenzie.

    “Ninguém no mundo produziu nessas condições”
    ———————————————-

    Isto tem nome: Competência!

    A Petrobrás é um tesouro e orgulho nacional, por isto é tão atacada…

    • “A Petrobrás é um tesouro e orgulho nacional, por isto é tão atacada…”

      Eu ataco a Petrobrás pq eles foram contra uma CPI e tentaram coagir a oposição para encobrir suas irregularidades, sem falar na compra de uma refinaria bilionária superfaturada e no apoio ao movimento dos sem terra feito com o meu dinheiro.

      Com certeza você não é acionista da Petrobrás, pq as minhas ações desvalorizaram 50% durante a administração PT.
      O Brasil é o único país do mundo onde petróleo da prejuízo.

    • Eu não sei se isso é competência ou apenas propaganda,aliás a Petrobrás gasta milhões em marketing,e embora as propagandas digam, ela não é um orgulho nacional,vejo isso sempre que vou a um posto de gasolina,seus preços são altos por um produto sem qualidade,que destrói os nossos automóveis !

      A Petrobras precisa ter uma concorrente nas mesmas condições atuando no país,para mostrar sua real competência,só assim saberíamos de fato a realidade,quanto a ser orgulho nacional ela só sera quando vender produtos de qualidade a preços justo, que não acontece nos dias atuais !

      • Cesar Pereira, falou a mais pura verdade, a Petrobras não nos da orgulho mais, pois passou a ser uma empresa que nos causa é vergonha, onde tem uma camarilha infiltrada que quando mostra o seu balanço, ficamos de cabelo em pé com tanto roubo, hoje a Petrobras é a mina de ouro do PT.

  3. Celebrando o que exatamente; passou de 1,980K por dia em 2012 a 2,008K em Junho de 2014.
    Se nao estivessemos com esse monstro ineficiente hoje o Brasil estaria produzindo 3 millioes.
    Ninguen aqui fala em entregar o ouro a ninguen. Concorrencia traz eficiencias que a Petrobras nao se ve na obrigacao de inovar. A cartilha segue os propagandistas, que tem tecnologia avancada etc et tal, mas a producao nao aumenta…faz 7 anos que o barbudo Mor se banhou de oleo..7 anos..e nada..
    A propaganda diz blah blah mas os numeros estao ai. A Ptrobras patina nesses 2 milhoes faz 10 anos e hoje deve as cuecas, e a tendencia e piorar. Seguen a cartilha Petista/Castrista Bolivarina barbudinho sem nexo..Estao entregando o petroleo a China a troco de dinheiro quando deveriam estar fazendo parcerias para o aumento da producao. Mais do que nunca seguen aquele exemplar “specimen” ideologico chamado “chavismo” em transformar a Petroleira em Ministerio da Pobreza…cada dia afunda mais a Petrobras..

    Os EUA aumentou 2 milhoes de barris por dia no mesmo period.

    http://www.aei-ideas.org/2013/11/another-us-energy-milestone-daily-oil-production-last-week-topped-8-million-barrels-for-the-first-time-since-january-1989/

      • E parece que os PTralhas estão fazendo o serviço muito bem pq o preço não para de cair, alias nessa semana melhorou um pouco!!

  4. O campo de Roncador é um dos mais antigos, se não o mais, e a queda na produção dos poços é contínua e esperada. Alguns poços já produzem mais água (80%) que hidrocarbonetos (20%).
    Interessante notar o que diz o WSJ aí acima: “A lucratividade da empresa foi esmagada pelo governo brasileiro, que forçou a Petrobras a vender gasolina importada a um preço abaixo do custo para combater a inflação”
    “Ela também fez muitos empréstimos para financiar a exploração e o desenvolvimento dessas reservas, transformando-se na petrolífera mais endividada do mundo.”
    É o que eu disse em outros comentários. E é esse modelo que criou o “porquinho quebrado” (PDVSA) que sustenta os iluminados bolivarianos. O nosso governo está no rastro da mesma burrice.

    • E não é porque não saiba a saída… é porque NÃO INTERESSA resolver o problema… cria-se o problema para vender a solução…

    • É o que eu disse em outros comentários. E é esse modelo que criou o “porquinho quebrado” (PDVSA) que sustenta os iluminados bolivarianos. O nosso governo está no rastro da mesma burrice.

      Não tem nada haver MELKOR PDVSA e o modelo dela adotado com a Petrobrás.

      Não vamos politizar algo que está dando certo,vc não vê essa matéria nos jornais brasileiros,vc só vê eles apontando os defeitos da petrobras.

      • Vamos lá Bilu,pra começar a Petrobrás é uma S.A,vou explicar,ela é uma sociedade por Ações,e dentre as Ações as que são importantes são as Normativas e as Preferenciais,a preferencial é uma ação que dá DIRETO SOBRE O LUCRO DA EMPRESA,pergunte ao seu Mestre galático,e as Normativas dão direito a voto e a serem votadas,ouve uma Diminuição nos valos das Ordinais pois nenhum investidor vai querer comprar ações Preferenciais de uma empresa que está em fase de expansão,e por isso há uma redução de Caixa,agora pergunte a um grande investidor que possui ações Normativas se eles querem se desfazer delas ai vc vai ter a resposta,antes de vc analizar uma ação vc tem que ver que tipo de ação é Fruição,Normativa,Preferencial,etc.
        Claro que as pessoas não tem obrigação de saber,mas no seu caso vc tem a obrigaçao,pois nem todos da raça Humana tem uma enciclopeia Barsa do Espaço.

      • Vc escreve o obvio como se fosse novidade kkkkkkkkkkkkkk

        Quem disse que eu pretendo me desfazer das minhas ô sabe tudo.

      • Vc captou rápido o que eu te disse,vc faz bem em não vender,mas como te disse veja que tipo de ação vc tem tá ?.

      • Viu como é a vida um dia te ensino e outro me vc ensina,obrigado vejo grande progresso!,só precisa melhorar mais um pouco.

      • Barca, defendo a Petrobras com unhas e dentes, mas não posso ser cego. Eu participei de grandes projetos em campos de óleo pesado e de gás e como trabalho com isso vejo o que está acontecendo hoje é ridículo. E os sindicatos ficam calados. A empresa precisa investir em poços e não tem grana. Como não? É por isso aí.
        Quando esse governo trocar os sindicalistas vão tocar as trombetas do apocalipse e colocar a culpa no novo governo. Cara, tem muita coisa acontecendo mas é melhor ficar de boca fechada. Mas uma coisa eu te garanto, dá para trocar 3-4 funcionários da Petrobras por 1 da Shell.

  5. a petrobras mesmo tento uma par de trairas querendo privatiza-la ela continua cada vez mais forte

    e se não fosse ela e o governo atual estaríamos com a gasolina a cinco reais faz tempo

    a oposição quer vende-la igual fizeram com a , vale do rio doce etc e tal

    então aos alvos a frente fogo a vontade !!!

    oposição traira e ridícula merece o desprezo só ganham pontos com apátridas separatistas

  6. Parabéns Presidente Lula,o Senhor venceu a mesma Luta que Getútlio teve para criar a Petrobrás,o Senhor venceu a mesma luta que Jk teve para industrializar o Brasil,vamos seguindo,com muitas lutas,as o que causa tristeza é ver que muitos brasileiros torcem para o país não dar certo para depois dizerem:

    Eu não disse!

    O pior inimigo do Brasil não está fora,não é os E.U.A,China,Rússia Cuba….rrsr,França Alemanha ou qualquer outra nação,mas sim de alguns brasileiros que se fanatizam e confundem interesses nacionais com partidarismo radical.

    Obs:Engraçado eu li a uns anos atrás que o Pré Sal era ouro de tolo ou jogada eleitoral.

    Isso vai aparecer na Veja,na Globo,na Falha de São Paulo ou no Estadinho,acho que não.

    “Em termos de produtividade e da velocidade com que a Petrobras saiu de uma produção zero para 500.000 barris por dia é [algo] meio sem precedentes”, diz Ruaraidh Montgomery, analista da firma de pesquisa Wood Mackenzie.”

    • Concordo com tudo isso. E não se esqueça de incluir, sr Barca, que no Brasil, residem os segundo maiores sonegadores de impostos do mundo. Esses que falam em reforma tributaria como uma necessidade premente, mas que defendem altos juros nos bancos com a premissa de que o brasileiro é mal pagador e tem alta inadimplência, mas em seus balanços lucram astronomicamente. Esses, que são os mesmos que dizem que devemos primeiro fazer o bolo crescer para depois distribuir. É essa turma, carregada de incoerências muito bem direcionadas para atender interesses bem particulares e que querem a PetrobraX.

  7. É isso que essa turma odeia: o fato de começarem a ser colhidos os primeiros frutos do crescimento – que vai ser maior, muito maior – da produção petroleira no Brasil.
    É por isso que, no mesmo dia de uma notícia como esta, as ações da Petrobras caem na bolsa.
    Ou será pesquisa, como diz o Santander?

  8. É complicado falar sobre a Petrobras, a corporação mais poderosa da América latina é tbm a mais chula, haja visto que por conhecer pessoas de todos os níveis hierárquicos desta empresa posso relatar com propriedade o que ocorre dentro dela.
    A Petrobras hoje detém em suas mãos um trunfo poderoso, a saber, a tecnologia de extração do petróleo na camada do pré sal, e já está em vias de conclusão testes em camadas mais profundas ainda, isso seria de trazer alegria a qualquer um, mas o que poucos sabem é que a Petrobras é uma empresa fanfarrona, mau gerida, e mau direcionada, tudo o que se tem se investe mau, e ocasionalmente deixa furos terríveis (casos como Pasadena e outras “burrices”).
    Certa feita, conversando com um amigo, um engenheiro da Petrobras (que trabalha no setor gerencial, e já trabalhou no setor de logistica) ele me relatou que ocorre coisas bizarras dentro desta empresa:
    “Mano, compra-se produtos que nem vão ser utilizados, produtos caríssimos, alguns na ordem dos milhões, e simplesmente por não serem utilizados ou repassados (vendido pra terceiros por não ser utilizado) ficam sucateados e geram prejuízos colossais, isso sem contar com os superfaturamentos em terceirizadas, etc.”
    Infelizmente um de nossos orgulhos é tbm uma de nossas vergonhas, porque se isso ocorre em um setor, provavelmente ocorre em outros, e somado tantos prejuízos, não podemos esperar muito dessa empresa. Privatizar não é a solução,até porque fatalmente nossos recursos seriam direcionados a países terceiros, mas um governo que cobre auditorias na tal empresa, que siga a risca uma política séria, punitiva (se necessário), produtiva e sustentável, é a solução para que a Petrobras não chegue a bancarrota, até porque, o povo está cansado de pagar caro por um combustível que é seu, mas é caro pois deve cobrir os prejuízos de uma empresa burra.

    • Não se trata de burrice, meu caro, mas de simples DESVIOS DE FINALIDADE, ou seja, ela, a PETROBRAS, é usada como caixa 2 para alimentar as campanhas do partidão e sua gang de ladrões… assim, nem uma petroleira consegue se erguer se a todo tempo lhes sugam o sangue… mas o barquinha furada falou que tá tudo certo, então tá, né ???… 🙂

  9. Para aproveitar bem as reservas é preciso tomar medidas impopulares. Primeiro se deveria reforçar o proalcool até que ele se tornasse o combustível mais usado pelos veículos ciclo otto no país. Deixando a maior parte da gasolina para exportação porque é inevitável mesmo. As reservas exploradas nesse ritmo vão durar pouco e num futuro próximo vamos ter de tomar tal medida ou importar:
    http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/energia/conteudo_280677.shtml.
    Porque não mudar agora? Pra isso se deveria taxar a gasolina de modo a desestimular seu uso internamente migrando o consumo para o etanol. O produtor nacional de etanol ganharia demanda e poderia estabilizar o preço em um patamar que compensasse a produção. Daí ao invés de importar a gasolina que falta se exportaria. Gerar mais negócios e empregos na indústria do etanol que é sustentável.
    Outra medida impopular seria a de taxar mais veículos antigos, com mais de 10 anos por exemplo, para forçar a aposentadoria deles. Assim quanto mais velho o carro mais imposto. O desgaste e a tecnologia mais antiga os faz gastar mais combustível. Se reduziria o número de carros nas ruas, engarrafamentos, poluição e importação de combustíveis.
    Mais uma medida impopular seria taxar mais o preço de veículos novos pouco equipados de baixa potência, os pé-de-boi, e taxar menos veículos novos os mais equipados e mais potentes. Pois com financiamentos muita gente têm comprado os pé-de-boi para evitar o transporte público abarrotando o trânsito gerando maior importação de combustível. Além disso as fábricas no BRASIL têm transferido a produção de carros mais equipados e de maior potência para os “parceiros” como Argentina e México trazendo-os de lá o que acarreta em evasão de divisas. Deixando a fabricação dos pé-de-boi por aqui. Desestimulando a venda dos pé-de-boi teria-se menos carros nas ruas, trânsito, importação de combustíveis. Por outro lado a menor taxação para veículos de maior potencia mais equipados faria a indústria produzi-los aqui oferecendo produtos nacionais melhores. Claro que para isso devesse investir pesado no transporte público, metrô principalmente, substituindo os veículos ciclo otto pé-de-boi.
    Além disso tudo essa tendencia de se interiorizar o emprego com migração de grandes investimentos dos grandes centros para áreas menos tradicionais do interior deve ser ampliada, junto com a migração populacional, distribuindo a população pelo país. Morando em cidades menores atraídos pelas oportunidades de emprego, o cidadão, precisará de menos tempo para se deslocar aos destinos. Podendo fazer a pé ou bicicleta e mesmo se o fizer de carro chegará rápido sem trânsito, em trechos curtos e sem gasto extra de combustíveis nos engarrafamentos. Enquanto é tempo.
    http://economia.culturamix.com/investimento-2/o-petroleo-brasileiro-historia-e-pre-sal
    http://oglobo.globo.com/infograficos/linha-do-tempo-oil-gas/

  10. Lucro de Pasadena mata CPI da Petrobrás
    Por Miguel do Rosário, postado em agosto 16th, 2014 | 31 comentários

    Quem acompanhou a cobertura do caso Pasadena feita por este blog não irá se surpreender com a notícia. A refinaria de Pasadena registrou lucro de US$ 130 milhões no primeiro semestre do ano. Os dados constam de relatório financeiro da Petrobrás divulgado para o mercado. Apesar de não citar o nome Pasadena, ela menciona o refino nos Estados Unidos, onde a única refinaria é  a de Pasadena.

    A notícia, somada aos bons resultados da Petrobrás no primeiro semestre, aniquila a CPI da Petrobrás e pressiona o TCU a rever decisão que penalizava diretores por suposto prejuízo com a refinaria.

    O cálculo é simples: se Pasadena lucrou isso em seis meses, pode lucrar mais de 200 milhões em 1 ano. Se pode lucrar tudo isso em um ano, pode pagar o 1 bilhão de dólares gastos pela Petrobrás para sua aquisição em menos de cinco anos.

    O Cafezinho, desde o início, mostrou que a refinaria de Pasadena é um ativo interessantíssimo, por estar localizada no coração do eixo petrolífero do país mais rico do mundo.

    E ficou ainda mais interessante com as recentes descobertas, ali mesmo no Texas, ao lado de Pasadena, de petróleo de xisto.

    Aliás, essas descobertas podem ser usadas tranquilamente pela Petrobrás para explicar o aumento do preço da refinaria entre a sua aquisição pela Astra e a posterior compra pela Petrobrás. A Astra pagou US$ 360 milhões para comprar a refinaria que pertencia à Crown. Depois a Petrobrás acabou gastando US$ 1,2 bilhão para adquirir o controle de 100% da refinaria, incluindo aí despesas judiciais e bancárias.

    Uma coisa é uma refinaria no Texas.

    Outra coisa é uma refinaria, no Texas, ao lado de grandes reservas de petróleo de qualidade, vendido a baixo custo porque os EUA tem regras que dificultam a exportação de petróleo bruto.

    É como comparar uma fazenda comum, sem nada de especial, e uma outra, com um aeroporto dentro.

    Ou melhor, com um aecioporto.

    Abaixo, o relatório da Petrobrás para o primeiro semestre de 2014.

  11. Não acredito muito nesta historia de super divida,mas caso seja verdade me parece que a solução em primeiro plano seja investir no valor agregado construir mais refinarias e vender a gasolina e não o oleo bruto geraria imprego aqui dentro e teria lucro maior praticamente resolveria dois problemas com uma unica ação pesso aos amigos que me corijão caso esteja errado.

Comentários não permitidos.