Polícia assumirá controle de cidade dos EUA após 4 noites de violência

Missouri (Reuters)

A polícia do Estado de Missouri irá assumir o controle de segurança da cidade de Ferguson, nos Estados Unidos, depois de seguidas noites de violência, disse o governador.

Nas últimas quatro noites, a polícia local entrou em confronto com manifestantes revoltados com o assassinato por um policial do adolescente negro Michael Brown.

Diante dos confrontos, o governador Jay Nixon anunciou que a polícia estadual iria intervir. O presidente Barack Obama pediu à polícia para não usar “força excessiva”.

Segundo o governo, as cenas dos distúrbios dos últimos dias se assemelhavam a uma “zona de guerra”.

“Nós teremos que recuperar a confiança”, disse.

O capital da polícia do Estado de Missouri Ron Johnson chefiará o policiamento, disse Nixon.

Tensão

A tensão em Ferguson foi provocada pela morte de Michael Brown, de 18 anos, na tarde de sábado, por um policial.

Os detalhes sobre o incidente foram contestados pela polícia, mas testemunhas disseram que o adolescente estava desarmado e com os braços erguidos quando foi baleado várias vezes por um policial.

A versão da polícia é diferente. A instituição disse que houve luta e que o policial sofreu ferimentos faciais.

As autoridades ainda não divulgaram o nome do policial, dizendo que estavam preocupados que a vida dele e da família pudesse estar em perigo.

Essa decisão provocou a ira da comunidade negra de Ferguson e destacou o desequilíbrio racial entre a população e a polícia. Os negros são 67% da população da cidade, enquanto 94% dos polícias são brancos.

Na quarta-feira à noite, a cidade viveu mais um dia de protestos violentos. A polícia local disparou gás lacrimogêneo contra os manifestantes, que ignoraram uma ordem para dispersar.

Várias pessoas foram presas, entre elas dois jornalistas que disseram terem sido agredidos antes de serem liberados.

Em entrevista, Obama disse que não havia “justificativa” para a polícia de usar força excessiva contra manifestantes pacíficos.

Obama também reconheceu a que a polícia enfrentou violência policial e atitudes criminosas desde a morte de Brown.

O presidente ameriano prometeu uma investigação completa pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos sobre a morte do adolescente, e o FBI abriu inquérito próprio.

Fonte: BBC Brasil

20 Comentários

  1. Qualquer semelhança com as ocorrencias nas favelas tupininquins nao eh mera coincidencia ,infelizmente uma sub teima em viver loucamente e quando sao alvejados o “resto ” da manada age com a peculiar primitividade , na realidade sao o “calcanhar de Aquiles da raça humana “e estao invadindo a europa ,a desgraça vai ser geral !

      • A evoluçao explica os motivos de existir minorias ,kkkkkk , vc nao vai gostar de saber os motivos , mas posso te dar uma pista , basta observar os ratos e sua capacidade de proliferaçao ,veja sua biologia ,veja o beneficio para terceiros a existencia do rato prolifero ,depois observe os Falcoes !

  2. Prendendo e batendo em jornalistas,so não pode chamar Guarda Nacional,se não eles vão se confundir e achar que estão na Universidade de Kent.

  3. “Após os disparos em Ferguson, sondagem indica que quase metade dos americanos não acreditam na justiça –

    Em meio aos assassinatos de civis cometidos por policiais, quarenta e cinco por cento dos norte-americanos não confiam na justiça. De acordo com uma pesquisa feita pelo ‘HuffPost’ e ‘YouGov’, no rescaldo dos tiros em Michael Brown, um adolescente negro, por um oficial branco em Ferguson, Missouri.”

    ——————————————-

    Em um país que tem o maior aparato de segurança e vigilância, com leis cada vez mais restritivas da liberdade, praticamente um estado policial. E o maior percentual do planeta, de presos em relação a sua população, isto não é surpresa…

    • Bem colocado, Alvez… estão apertando demais a coleira nos cidadãos… logo, naturalmente, eles vão começar a MORDER a mão que segura a coleira… independente de quem mandou botar!

    • Então vamos comparar com o Brasil onde os criminosos são presos 20 vezes e ficam dois dias na cadeia.
      Qualquer um que for aos Estados Unidos sabe que lá pode-se andar na rua às duas da madrugada com segurança em 80% do território do país. E aqui, tem algum lugar seguro?

      Lá é outro mundo.

      • Não…Como você mesmo disse, são dois mundos diferentes, a comparação que tem que ser feita é entre o EUA de antes e o atual…

    • Concentraçao de rendsa,kkkk, sempre fazendo uso da cartilha idiota, arrotando estas idiotices vc nao estah sendo justo com as pessoas pobres que dao duro para receber um salario minimo eque nao abrem mao de serem honestos , o viadinho afro que levou chumbo nao passa de um bosta afro vagabundo achegado a roubos , aqui no brasiu bosta existe uma tendencia de achar coitaDINHO TODO VAGABUNDO ,isso ocorre porque 99% dos brasileiros sao ESCORIA ! Quando matam um branco dizem que ele reagiu e investiu contra o agente ,quando matam um neguinho noiado a desgraça vira santo,kkkkkkkkk

    • LOROTA… garanto que por lá o preço a se pago será um milésimo do que pagamos… 60.000 SESSENTA MIL MORTOS POR ANO por causa da violência e vc vem aqui criticar os gringos !!!???… esquerdinha, lá a LEI e a ORDEM valem… não é como aqui… protestar pode… só que lá eles NÃO ACEITAM que se destrua propriedade privada e pública… LÁ DÁ CANA… e lá não tem a maria do ossário para defender e chorar por MARGINAIS…. e eles sabem que se deixarem a corda frouxa como aqui, o bicho pega mesmo… tão certos os yankes… lá policial é autoridade e deve ser respeitado, nem que seja a força… e força não é autoritarismo, se aplicada qndo necessário e dentro da manutenção da ordem pública… mas isso não cabe na sua cabecinha esquerdopata, né, sindicalista cor-de-rosa ???…

  4. Essa revoltas são consequências dos abusos cometidos contra negros /latinos em terras saxônicas dos tio samtanás, a política das ” janelas quebradas”, q em síntese è: mantenha pressão sempre sobre esses bairros de grande preseça de negros e latinos, p mostrar q existe uma autoridade, até crianças são revistadas c truculência, está dando nisso.. sabe-´se q foi um assassinato da maioria branca, na grd democracia Ocidental…c a palavras os q conhecem os fatos por trás do acontecimento…Sds. ;-0

    • Só porque vc é negão, Carlos ???!!!… vc não conhece a realidade dos bairros de pretos nos EUA… peça para um amigo seu qualquer, branco, entrar em uma “cumunidade” negra por lá, sem ser convidado ou autorizado… vai sair num saco de lixo, todo quebrado… até para trabalhar nesses guetos, brancos e latinos tem que pedir permissão… HOJE, os pretos americanos são MUITO mais preconceituosos que os brancos, que, pela introdução do politicamente correto em sua cultura, tem vergonha de sequer olhar feio para uma pessoa de pele escura… isso é FATO e não propaganda ideológica patrocinada pela mídia esquerdizante politicamente correta… vc fala SEM CONHECIMENTO DE CAUSA… eu falo do que VIVI e VI… mania de brasileiro falar das coisas por suposição ou porque “ouviu dizer”… ai no Rio, onde moras, não sei como é de fato… mas não deve ser diferente do que falei… a única diferença é que aqui no Brasil, a polícia é tão preta qnto os da “cumunidade”… e digo mais: lá, como aqui, HOJE, o maior preconceito não é por causa da cor ou da origem do cidadão e sim pela sua condição social… preto rico é PATRÃO… branco pobre é MISERÁVEL… por isso sou contra cotas raciais… toleraria apenas as sociais, se e somente se, não fossem durar mais do que uma ou duas décadas… quem precisa de ajuda não tem culpa da cor de sua pele, seja preta ou branca… saudações… e cuidado com o coitadismo barato… analisar friamente os fatos nos impede de cometer injustiças… novamente, saudações fraternais…

  5. Eu espero que opiniões tiradas do lixo da História, como a expressa pelo terópode acima, permaneçam lá no lugar malcheiroso de onde vieram e aonde foram enterradas pelo processo civilizatório que o homem desenvolveu para nos livrar da barbárie.

    O problema que está ocorrendo em Ferguson nesse momento é resultado de outro similar que ocorreu meses atrás e também envolveu agressão física a uma pessoa negra de um bairro pobre da região.

    Este caso em particular eu tenho acompanhado desde o início da semana e as discussões nos EUA giram, principalmente, na forma como a polícia tratou os manifestantes pacíficos depois do assassinato do garoto Brown (que não estava fazendo nada além de caminhar na calçada) levado a cabo por um policial, no meio da rua e em plena luz do dia defronte de um punhado de testemunhas. Várias reportagens produzidas por CNN, FoxNews, MSNBC, Político, mostram que a polícia norte-americana não é mais treinada para lidar com o cidadão enquanto pessoa, mas encara-lo como um adversário, um inimigo a ser derrotado, e as críticas a esse comportamento estão bastante duras e justificadas. Para aqueles que acham que a polícia lá é mais humana (se é que isto existe), os americanos estão chocados em ver seus policiais usando carros blindados, bombas de gás, balas de borracha, snipers, e toda parafernalha criada para uso em guerras contra seus cidadãos e com frequencia assustadora. E dispensando o mesmo tratamento de “descer a borracha” também na imprensa. Seria o assunto da semana na imprensa dos EUA se não estivessem ocorrendo os massacres no norte do Iraque, mas ainda sim é o mais comentado.

    E, da mesma forma que ocorre aqui, o objetivo não é interferir em uma manifestação que se tornou violenta, mas dispersar uma manifestação que questiona seriamente o papel dos agentes de segurança do Estado, princípio e direito básicos dentro de uma estrutura montada sobre direitos civis, direitos estes que nos tornaram civilizados mas que, aparentemente, não chegaram ainda ao conhecimento de indivíduos como o teropode.

    Sugiro que os acompanhantes do PB acessem os sites que listei acima e confiram por si mesmos toda a história. A propósito, as autoridades locais, estaduais e federais estão comparando este caso com um outro que está ocorrendo em uma cidade de Nevada, aonde um grupo de rancheiros supremacistas brancos pretende, COM O APOIO DO XERIFE LOCAL, ser independente do governo do resto do país (disponibilizei o link aqui no PB uns dois meses atrás sobre o assunto, mas quem quiser conferir pesquise por Bundy+Nevada e veja ao menos os vídeos). As autoridades policiais federais e estaduais não entraram em confronto armado com aquele grupo porque este estava armado e pretende defender seus objetivos que é a separação do resto do país, ficando longe dessa gente “diferente” e que culpam por todo o tipo de desgraça que exste no mundo. Mas contra uma minoria étnica, em um bairro pobre, sobre uma manifestação pacífica, a ação dos corajosos agentes da lei tem sido muito diferente.

    É este o retrato em todo o mundo da ação das forças da lei (mês passado aconteceu o mesmo na Bélgica mas não apareceu na imprensa brasileira), que de fato atuam apenas para proteger o interesse corporativo, nada mais. A proteção do indivíduo, do cidadão, é assunto marginal quando se trata de segurança pública.

    • Entao ta , de agora em diante todo afro e mestiço nao deve ser interpelado pela lei e seus agentes , sao coitadinhos em extinçao , a vagabundagem peculiar e a tendencia a cobiça de coisas alheias nao podem ser motivo para discriminaçao , negros vagabundos sao vitimas do sistema ,branco vagabundo eh bandido e facista ,deixemos de ser hipocritas , a genetica explica as caracteristicas marcantes de uma raça e tambem explica caracteristicas que nao sao dominantes , mas enveredar neste assunto causa comoçao nos mestiços que possuem crises de identidade !

    • Esperar o que? Somente que se crie um bom anti-séptico. Desses que consigam acabar com amebas manipuladas para produzir mal a cidadania. Ameba perigosa, que age programada para atender interesses estranhos e pensar que pensa ( o que não deixa de ser um grande feito) , mas isso já demonstra o potencial de consequências nefastas que podem causar aos cidadãos que estão destinados a atingir. Rsrsrs

  6. Blue Eyes, Na Resistência
    16 de agosto de 2014 at 0:54

    Só porque vc é negão, Carlos ???!!!… vc não conhece a realidade dos bairros de pretos nos EUA… ==== Ñ , meu amigo, ñ. E vc está certo eu sou NEGRO, essa de Pardo é eufemismo p suavizar um fato e entrar em alguns guetos por lá e um ato heroico;Isso e decorrente dos abusos contra essas minorias, e inclusive eu comentei pq li sobre às razões destas revoltas, q foi publicada em um jornal iankss de autoria de um jornalista branco e sério. O mesmo fala sobre sobre essa política local chamada de “Janelas Quebradas”…no +, já e fato sabido por td no PB, sds nobre amigo…e td de bom p vc e família. Ps.: como está a ninha de seus matins?!? Bem? Ótimo.Valeu. 😀

    • Sinto por todos nós, caro amigo, por essa necessidade que uma parte da imprensa marrom, paga a soldo de gente nefasta, tem de querer criar guerra inter raciais mundo afora… a esquerda é mestre nesse mister… não vive onde não haja turbulências sociais… são umas pragas… sem isso não haveria motivo para existirem… problemas existem e devem ser resolvidos com justiça e não com a fermentação rasteira de conflitos entre grupos étnicos que tendem sempre a se agravar… há um odor de oportunismo e irresponsabilidade na mídia que parece querer que esses conflitos ganhem vulto… é necessário que coloquemos as cartas na mesa de modo claro e inequívoco, sem falsas premissas para que muitos não se enganem e tomem partido equivocadamente… assim sendo, gosto de alertar aqueles que tenho consideração exatamente por querer ver o bem deles… que não caiam em proposituras falsas e mesquinhas… qnto aos meus mastifes, doei a maioria… só sobraram o genitor e um casal… acho que em breve terei uma segunda linhagem, mais apurada que a atual… lhe mandarei fotos… grande abraço, a vc e família… saudações fraternais…

Comentários não permitidos.