O que as guerras na Ucrânia, em Gaza, na Síria e na Líbia têm em comum?

Autor: Alfredo Jalife-Rahme

Fonte: Rede Voltaire | Cidade do México (México) | 10 de Agosto de 2014

Tradução : Marisa Choguill
EvD190046190276

Para o especialista mexicano em geopolítica Alfredo Jalife-Rahme, a simultaneidade dos eventos ilumina seu significado: logo depois de anunciar a criação de uma alternativa ao Fundo Monetário Internacional e ao Banco Mundial, isto é, o dólar, a Rússia está tendo que enfrentar, ao mesmo tempo, a acusação de ter derrubado o jato da Malaysia Airlines; o ataque israelense em Gaza, apoiado pela inteligência militar dos EUA e do Reino Unido; o caos na Líbia; e a ofensiva do Estado Islâmico no Levante. Além disso, em cada um desses teatros de guerra, a luta gira em torno do controle dos hidrocarbonetos, que até agora foram negociados exclusivamente em dólares.


JPEG - 24.8 kb
O video-game mais vendido em todo o mundo “Call of Duty: Modern Warfare” [‘Cumprimento do Dever: Operações Militares Modernas’ – NT] coloca os Estados Unidos contra a Rússia em um cenário de guerra pelo petróleo.

Calendários, fluxogramas, diagramas e índices genealógicos são muito úteis para se fazer uma análise geopolítica. Assim, dois dias antes de um misterioso míssil explodir o avião da Malaysia Airlines no céu – um evento tão obscuro como as circunstâncias de ambos os seus voos recentes –, a sexta cúpula do BRICS, incluindo um número de países membros da Unasul, como a Colômbia e o Peru, tinha terminado com sucesso. [1]

Um dia antes do ataque de míssil mortal, Obama fez uma elevada pressão sobre a Rússia e seus dois ativos inextricáveis: bancos e recursos energéticos. “Por pura coincidência”, no dia em que o misterioso míssil foi disparado na Ucrânia, “Netanyahu, no leme de um estado com arsenal nuclear, ordenou que seu exército invadisse a faixa de Gaza”, como Fidel Castro corretamente apontou quando denunciou o golpe de estado em Kiev, que ele acusou de ter realizado uma “nova forma de provocação” sob o patrocínio dos Estados Unidos. [2]

O que esse velho desmancha-prazeres do Caribe poderia saber sobre esse caso?

Enquanto o míssil misterioso estava destruindo o voo da Malaysia Airlines, Israel, um estado racista e segregacionista, invadia a faixa de Gaza, em violação das resoluções da ONU e “antagonizando a opinião pública internacional”, conforme indicado pelo ex-presidente Bill Clinton. [3]

Simultaneamente com a “coincidência” (dixit Castro [dixit: Latin, as stated by– NT]) relativa aos objetivos geopolíticos na Ucrânia e na faixa de Gaza, confrontos de natureza declarada envolvendo o controle dos recursos de energia, tomaram o centro do palco nos três países árabes classificados como “Estados Fracassados” pelos estrategistas dos EUA: Líbia, Síria e Iraque, para não mencionar as guerras no Iêmen e na Somália.

Na Líbia, um estado balkanisado [dividido em pequenos ‘principados’ que frequentemente estão imersos em hostilidades – NT] e dizimado como resultado da intervenção “humanitária”, liderada pela Grã-Bretanha e pela França sob a supervisão hipócrita dos Estados Unidos, apenas dois dias antes do míssil misterioso na Ucrânia, as brigadas rebeldes de Zintan barraram todo o acesso ao Aeroporto Internacional de Trípoli (capital), enquanto confrontos entre clãs rivais aumentavam em Benghazi, de onde jihadistas na Síria e no Iraque foram fornecidos com armas e onde o embaixador dos EUA na Líbia foi assassinado sob circunstâncias bizarras.

Além da ligação entre o fluxo de armas na Líbia, Síria e Iraque, na região controlada pela Al-Qaeda/Al-Nusra e o novo Estado Islâmico (Daesh) [4], a questão crucial para as empresas de petróleo e gás dos E.U., britânicas e francesas é assegurar o controle da matéria prima (gás e água fresca) pertencente à Líbia, onde Rússia e China ingenuamente cairam numa armadilha [5].

Quanto à apropriação de petróleo iraquiano pelo duo imperialista EUA / UK, que também levou à balcanização e destruição do Iraque, mergulhando o país em uma “guerra de 30 anos”, seria fútil e letalmente chato ter de rever as provas bem conhecidas.

Durante a minha recente visita a Damasco, onde eu fui entrevistado por Thierry Meyssan, presidente da Rede Voltaire, ele me disse que a repentina virada-de-face do “oeste (seja lá o que se entenda por isso)” contra Bashar al-Assad é devida em grande parte – além dos campos de gás localizados ao longo da costa mediterrânica – à profusão de depósitos de óleo que se encontram no interior da Síria, depósitos que agora são controlados pelo “Novo Califado (Daesh) do Século XXI “.

A interdependência entre petróleo e gás está no centro do atenções em Gaza cinco anos após a operação “Chumbo Fundido”, cuja estratégia está sendo adotada pela operação “Borda Protetora” (sic), sem uma investigação para estabelecer conclusivamente quem foi responsável elo terrível assassinato dos três jovens israelitas – que havia sido profeticamente anunciado por Tamir Pardo, o “visionário” chefe do Mossad [6] – e serviu como pretexto para outra invasão israelita da faixa de Gaza que ceifou a vida de uma várias centenas de crianças.

De acordo com o geógrafo, Manlio Dinucci, escrevendo no jornal italiano Il Manifesto [7], a abundância de reservas de gás nas águas costeiras de Gaza é uma das razões para a intransigência israelense.

Da mesma forma, as substanciais reservas de gás de xisto, profundamente enterradas na República Autônoma de Donetsk, que visa separar-se ou tornar-se uma federação da Ucrânia, é a fonte da feroz guerra psicológica entre a mídia pro-UE e pró Rússia para fixar a responsabilidade do outro lado da explosão do avião da Malaysia Airlines. Será que não poderia ter sido uma operação sob falsa bandeira inventada pelo governo da Ucrânia para incriminar os separatistas usando “gravações” que podem muito bem ter sido adulteradas para acusá-los de “terrorismo” e assim aniquilá-los?

Há dois meses, as notícias do canal Rússia Hoje (RT – Russia Today) – que é cada vez mais visto na América Latina para combater a desinformação expelida pela mídia israelense-Anglo-americana controlada e que foi submetida à censura pública pelo Secretário de Estado John Kerry – tinha já ressaltado a importância do gás de xisto na região de Donetsk (região no leste da Ucrânia que procura ganhar independência), e perguntava se “os interesses das companhias petrolíferas ocidentais não estariam por trás da violência” [8].

Com efeito, a parte oriental da Ucrânia, atualmente envolvida em uma guerra civil, está cheia “de carvão e uma miríade de depósitos de gás de xisto na bacia do Dnieper-Donets.” Em fevereiro de 2013, a British Shell Oil assinou com o governo da Ucrânia (o anterior, que foi deposto por um golpe neo-nazista apoiado pela UE) um acordo de 50 anos para partilhar os lucros provenientes da exploração e extração de gás de xisto na região de Donetsk. [9]

De acordo com o RT, “os lucros que Kiev não quer perder” são tantos que fizeram o governo ucraniano a desencadear uma “campanha militar [desproporcional] contra seu próprio povo.”

No ano passado, a Chevron assinou um acordo semelhante (com o mesmo governo) para 10 bilhões de dólares.

Hunter Biden, filho do Vice-Presidente do EUA, foi nomeado para o Conselho de Diretores da Burisma, a maior firma produtora de gás privada (supersic) na Ucrânia [10], a qual “abre uma nova perspectiva para a exploração de gás de xisto ucraniano” na medida em que “ela detém a licença abrangendo a bacia do Dnieper-Donets.” John Kerry não será deixado para fora em relação à distribuição dos lucros, e Devon Archer, seu antigo conselheiro e colega de faculdade de seu enteado, juntou-se à controversa empresa em abril.

Pode uma ma licença de “desapropriação de imóveis” para explorar o gás de xisto na Ucrânia servir também como uma “licença para matar” inocentes?

Está o fraturamento hidráulico em processo de fraturar Ucrânia? Esta tem sido uma característica permanente da trágica história da exploração de hidrocarbonetos por companhias de petróleo “ocidentais” ao longo do século XX.

Não há dúvida de que os hidrocarbonetos são o denominador comum das guerras na Ucrânia, no Iraque, na Síria e na Líbia.

Alfredo Jalife-Rahme

Fonte: Centro de Instrução de Atividades Sigilosas via Tambores de Guerra

40 Comentários

  1. A leitura de textos humorísticos conspiracionistas de esquerda, tal como esse (da Rede Voltaire) além dos já famosos textos da “Redecastordeandrade”, é uma fonte inesgotável de risos. Ademais são repetitivos senão vejamos as suas tradicionais, assim por dizer “linhas de raciocínio”:

    1) Existe um eixo do mal no mundo. E esse eixo seria Washington-Londres-Telaviv;

    2) Em contraposição existiria um chamado “eixo da esperança”, formado por Moscou, Beijing e Teerã. Mas alguém esqueceu de alertar aos tapados esquerdistas que o primeiro é uma oligarcocracia, o segundo é um regime totalitário de partido único e o terceiro é uma teocracia fascista. Se a esperança vier daí, realmente o mundo não tem mais jeito;

    3) O nomeado “eixo do mal”, integrado por vampiros sugadores de sangue e petróleo, estaria levando a cabo um plano sinistro de dominação mundial completa, segundo alguns seriam os míticos “Protocolos dos sábios do Sião”. E com esse mister invadem, atacam países “antiimperialistas”, derrubam “governos progressistas”

    4) Por seu torno o denominado “eixo da esperança”, integrado por “humanistas e progressistas”, estaria planejando “livrar os povos do imperialismo anglossionista canalha que oprime os povos oprimidos”, a começar pela tentativa de acabar com o “Papel verde maldito” (Dólar);

    5) Ameaçado pelo Eixo da esperança, o eixo do mal faz de tudo eliminar a ameaça. Mata, declara guerras, ataca e invade.

    6) Por fim, os estelionatários intelectuais que escrevem tais textos sentenciam: O “eixo da esperança vai vencer”

    Quer saber? Eu prefiro assistir Guerra nas Estrelas. É mais legal….

    • sobre Londres e Telaviv eu não sei, mais que o EUA esta envolvido em quase todos os conflitos moderno eu não tenho duvidas. isso se deve ao status hegemônico que os EUA tiveram des do fim da segunda guerra, não e questão de ser anti-estadunidense e questão de ter o minimo de bom senso.

      bem todos os impérios tivera começo, auge e fim, o que eu acho engraçado e que os fãs boy dos EUA achar que os estadunidenses são diferentes escolhidos por deus e que seu império sera eterno, kkkkk um dia a farra acaba e a conta chega, pena que nem bush e os seu neto vão esta vivo quando esse dia chegar, provavelmente quem vai paga a conta vão ser inocentes que nem saibam as barbaridade que seus tataravós fizeram.

      sobre Moscou, Pequim e Teerã, eles nunca fizeram mal ao Brasil por isso não tenho motivo para odiá-los, já EUA eu tenho certeza que já fez mal ao Brasil, financiando golpes e terrorismo aqui, e sabotando o único pais nas Américas que podia desafiar sua liderança, eles que estão certo tão defendendo o lado deles, burro e Brasil que não investe em defesa e inteligencia e contra espionagem.

      não odeio os americanos mais tbm não vou pagar pau para país como EUA, eu tenho orgulho de ser latino e descendente do grande império Romano, para min os Anglo-saxões sempre serão bárbaros de segunda classe, pena que os latinos não tem consciência das suas origem, fica se rebaixando em vez de correr atras do prejuízo precisamos investir em tecnologia, para diminuir a abismo que temos em relação ao EUA.

    • A história deve ser levada em conta. O Ministro Jobim foi claro ao dizer que a história condenava as promessas realizadas por algumas potências ocidentais. Nosso PIB foi multiplicado por quatro nos últimos doze anos, quando passamos a controlar novamente, em parte, os destinos de nossas riquezas. Não existe eixo do mal ou do bem. Existe os interesses do povo brasileiro e o interesse dos outros (que possuem muitos defensores regiamente pagos no Brasil).

      • E o que dizer dos defensores dos PeTralhas? Esses sim são regiamente pagos para fazer a patrulha ideológica aqui e em outros espaços….

        E quem controlou novamente o destino das nossas riquezas? Felizmente você petralhas não reestatizaram a Vale e nem a EMBRAER. E quem gera riquezas é o setor privado e não o governo petralha….

      • Você é doente Tiraleite.
        Trate-se.
        Depois reflita.

        Não existe “petralha”, nem briga entre setor privado e governo.

        E o texto, acima, é claro e objetivo. O foco é a relação entre dólar e hidrocarbonetos, algo que os EUA lutam para manter, pois é a fonte do seu poder.

        Se você não tem consciência desta relação, moeda/dólar – energia/hidrocarbonetos, então você não entende o sistema – mundo.

      • Olha quem fala! Justamente o grande usuário de Gardenal, o maior patrulheiro da Internet, Lacaio russo e emérito petralha….

        Vá se tratar você e os outros, que adoram cultivar antagonismos para justificar as asneiras que escrevem e lêem…

      • Pitibitoca, você agride é se diz patrulhada, fala serio figura. As pessoas até são generosas com você e seu gringo, o pitibicha. Logo vc uma sionista tão radical reclamar. Kkkkkkkkkk,

      • GOVERNO PETRALHA, aliás, que desvia recursos que deveriam ser empregues no NOSSO desenvolvimento em cuba e outros rincões que nada tem a reverter em nosso beneficio, e sempre com um pequeno “ágio” para o cofrinho PETRALHA…

      • Não, fala sério gringo safado, quando digo que voce é um monstro da incoerência a matilha que te acompanha segurando o sabonete pra você, arreganham caninos pra te defender. Mas olha só, sua demontração de relativismo moral. Quando teu país, resolveu apoiar seus empresarios para invadir a China foi uma considerado uma jogada de mestre, naquele tempo diga-se de passagem. Logico o objetivo sempre foi explorar o ptencial economico chines, nada mais que isso. Mais aí você vem com essa ladainha de que o governo esta investindo em Cuba, novamente outra meia verdade, e meia verdade não é verdade em lugar algum do mundo. O governo do meu país faz como qualquer pais que tem seus interesses estrategicos investe nas empresas locais para atender a propria lógica. O BNDES investe atraves de emprestimos, e não doação em grupos privados nacionais, que terão que devolver conforme as regras determinadas para emprestimos do Banco. Teu país fajuteia de todas as formas, inventa até guerras para formar espaços para seus empresários, e vc vem falar do governo do meu país? E ainda por cima dissimulando ser o seu país, pode parar gringo, fique aí onde esta com sua fauna, seu cão, seu boi, sua sionista Israelense, e seus outros yankedependentes, mas brasileiros conheçem os seus.

      • Apoiado, Walfredo

        só não entendo pq perder tempo respondendo a um tapado que diz que a “Ucrania é uma economia em ascensão”

        esse povo se enforca na propria lingua rapaz…

        não vale a pena gastar os dedos no teclado com essa gente

      • Eis que o engenheiro eletricista da cracolândia, em seu incondicional masoquismo, resolve se meter….

        Já disse: Deixe o vício em crack de lado uns dois dias e compre uma assinatura da trilogia. Aí você poderá realizar a sua fantasia erótica, que é ser açoitado por todos cada vez que proferir as suas estultices.

    • “é uma fonte inesgotável de risos”

      Fonte inesgotável de risos é a sua atitude antagônica de sempre criticar textos e comentários que vc classifica como irrelevante. 🙂

      “Eu prefiro assistir Guerra nas Estrelas. É mais legal”

      Ah, legal! Então vai lá vai! E leva o eletrodo tbm pra te deixar calminha… vai que vc vê um personagem que te lembre um… Iraniano… rsrsrsrsrsrsr

      • Confessa minha cara hiena histérica, você adora apanhar né? No mais, faça você bom uso do eletrodo que mantém em sociedade com o Pol Pot de hospício…

  2. Sobre a Ucrânia, um tanto off, más nem tanto…

    ——–

    “Pesquisas recentes mostram que 75% dos ucranianos são categoricamente contra a guerra civil no leste do país, eles estão apenas com medo de falar abertamente sobre isso, porque por se fazer tais declarações na Ucrânia, se pode ser espancado, privado de trabalho e até mesmo morto.

    Em suas manifestações, até mesmo os soldados envolvidos nos combates no leste do país, expressaram decepção pela decisão de Kiev, declararam que as se pessoas do Donbass se rebelam, você tem que sentar-se à mesa de negociações…”

  3. um ótimo texto ,só esqueceu de falar que além de petróleo eles os yankes tentam cercar a russia a china e transformar a américa latina e o mundo emergente em seu curral que eles os yankes chamam de quintal

      • eu sou monarquista algum problema ??

        duvido que pé de cão seja, kkkkkk ainda tem monarquista aqui no Brasil, poucos mais tem, é te garanto que os monarquistas são bem mais centrando do que a esquerda ou a direita.

      • Vc certamente é monarquista por ver que após a introdução da república a coisa degringolou para a baixaria política, onde indivíduos poderosos e grupos famintos pela riqueza da nação se degradeiam até a morte e se esquecem do que deveria ser sua principal dedicação: O POVO DESSA NAÇÃO…

      • só sei que no Império tínhamos uma marinha forte, uma economia que crescia e o rio de janeiro tinha energia elétrica enquanto muitas capitais europeias ainda usava lamparinas.

        o Brasil era uma monarquia mais era uma democracia, dizem que quando o presidente dos EUA da época sobe do golpe ele disse: hj morreu a unica democracia das Américas.

        alem disso prefiro muito mais Império do Brasil do que Republica Federativa do Brasil.

        mais um dia a historia vai fazer justiça e mostra que os traidores foram os militares os ditos liberais.

  4. Walfredo, concordo com vc

    no mais, esta bem claro que os conflitos ao redor do mundo são consequencia direta da sede imperialista yankee e da psicotica vontade de lucro da industria armamentista… a vida humana se transformou num joguete nas maos desses senhores do mundo…

    Washinton-Tel Aviv- Londres constituem sim um eixo de assassinos que mantem seus agentes pagos pra fazer patrulha ideologica nos 4 cantos do mundo em todos os setores da sociedade…..

    f

    • Rafrutinha positrônico, o engenheiro da cracolândia, em seu momento militante do DCE, quando os tapados esquerdista, ao confraternizar com cachaça barata e calabresa frita, sonham em uma revolução socialista.

      Agora a trilha sonora:

      Caminhando e cantando e seguindo a canção
      Somos todos iguais braços dados ou não
      Nas escolas nas ruas, campos, construções
      Caminhando e cantando e seguindo a canção

      Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
      Quem sabe faz a hora, não espera acontecer

      Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
      Quem sabe faz a hora, não espera acontecer

      Pelos campos há fome em grandes plantações
      Pelas ruas marchando indecisos cordões
      Ainda fazem da flor seu mais forte refrão
      E acreditam nas flores vencendo o canhão

      Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
      Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

      Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
      Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

      Há soldados armados, amados ou não
      Quase todos perdidos de armas na mão
      Nos quartéis lhes ensinam uma antiga lição
      De morrer pela pátria e viver sem razão

      Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
      Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

      Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
      Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

      Nas escolas, nas ruas, campos, construções
      Somos todos soldados, armados ou não
      Caminhando e cantando e seguindo a canção
      Somos todos iguais braços dados ou não
      Os amores na mente, as flores no chão
      A certeza na frente, a história na mão
      Caminhando e cantando e seguindo a canção
      Aprendendo e ensinando uma nova lição

      Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
      Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

      Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
      Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

      Link: http://www.vagalume.com.br/geraldo-vandre/pra-nao-dizer-que-nao-falei-das-flores.html#ixzz3AZMK2A2N

      Agora não falta mais….

      Aproveita e vai para o quartinho do Walfredo. Aí você dois vão brincar com a boneca da Marilena Chauí e o boneco do Ken, ops! do Lula!

      De repente ele não te empresta a baby look do Che….rs!

      • Minha Nossa Senhora

        Garoto, Vai procurar tratamento…

        Vá Procurar ajuda… Terapia…. Vai procurar convivência social….. Sei la… Qualquer coisa

        Sabe aquela sensação de vergonha alheia?

        Pois é….

      • Sou eu quem precisa de tratamento? Jura Rafrutinha?

        Como diria o Silvio Santos no Show do Milhão: “Você realmente tem certeza disso?”

        Por acaso sou eu que de cada palavra proferida aqui duas são são “Trilogienses”, “Vaderuxo”?

        Sou eu que tenho como única frase “O Celso Amorim formou em primeiro lugar em sua turma e foi estudar em Viena”?

        Você tem um complexo tão grande e mal resolvido pela Trilogia e pelos que lá postam que certamente você acorda e dorme pensando nela. Isso sim é doentio. Se não existisse Trilogia, eu, Vader e Blue Eyes você já tinha cortado os pulso….rs!

        No mais, você é pateticamente caricato. Mais caricato que vilão de desenho animado. E cada vez mais vai se tornando uma caricatura da própria caricatura. Quer coisa mais patética que isso?

        E depois sou eu quem precisa de tratamenteo

        Sou que

  5. Obviamente o conflito de interesses sempre estará à frente da coerência! Os EUA fizeram uma bagunça no Oriente Médio por conta de tirar Saddam e Kaddafi da jogada quando estes ameaçaram trocar o dollar por outra moeda comercial para o comércio de petróleo.
    Agora usam a Ucrânia para tentar abalar a Rússia mas o descaramento já está chegando ao limite e comprometendo inclusive antigos aliados europeus que serão os primeiros a levar bombas pela cabeça caso a Rússia perca a cabeça.
    Essa paranoia americana está empurrando a Rússia para uma aliança com a China e conseguindo a antipatia de quase todo o planeta… lamentável pois não precisaria ser assim!
    E quanto aos que defendem a direita ou os petralhas no Brasil, não se enganem amigos… nossos políticos são todos iguais e só visam o lucro e poder! E as “urnas eletrônicas” agradecem…. ou vcs acham que todo mundo aceita esta fraude por acaso?!
    Abraços,

  6. Ilya,

    E vc acha que alguém que diz que a “ucrania é uma economia em ascensão” sabe pelo menos oq é hidrocarboneto (ou qualquer outra coisa relacionada à química orgânica) ?

    Esse BESTA só sabe falar em “eletrodo anal”… “pol pot”… “Azizquerdas do foro de sp” e as mesmas idiotices repetitivas de sempre

    Foro disso, o repertório desse rapaz (?) é quase nulo…

    Errado estamos nós que damos ibope a esse cara

    Vergonha alheia…

    • Que coisa linda! O engenheiro mecânico da cracolândia tentando uma aliança com o dependente de Gardenal. E isso para quê? para inutilmente tentar me atingir apenas pelo fato de, em poucas linhas, eu ter exposto de forma muito clara todo o patético contido nos risíveis textos de esquerda…

      Lamentável!

  7. Engraçado é que eu não citei nomes, mas os dois maiores BESTÕES do plano Brasil vestiram a carapuça

    Dois Abestados

    • Mamãe, Mamãe o Tireless bobo me disse nome!

      Mamãe, Mamãe o Blue Eyes bobo me disse nome!

      Mamãe, Mamãe, dá dinheiro pá eu comprá pedra preu fumá?

Comentários não permitidos.