O programa Light Air Support (LAS) da United States Air Force deve levar o A-29 Super Tucano ao Líbano

A Força Aérea do Líbano (FAL) deve ser a próxima da lista a receber o avião de treinamento avançado e ataque leve Embraer A-29 Super Tucano através do programa Light Air Support (LAS), da United States Air Force (Usaf).

Os EUA já adquiriram um lote de 20 A-29 que serão repassados para o Afeganistão através do LAS, permitindo que o país conte com uma plataforma versátil, com boa disponibilidade e baixo custo operacional em missões de vigilância, ataque, reconhecimento armado, escolta e até mesmo interceptação de pequenas aeronaves.

Segundo fontes locais ouvidas por ASAS, a expectativa é que a FAL receba dois lotes de seis exemplares cada, todos da variante biplace (dois lugares) e armamentos convencionais para missões de contra-insurgência.

O anúncio deve ser feito em breve, até o início de 2015, com as aeronaves sendo entregues a partir de 2016. A base de operação dos A-29 será a de Hamat, que fica as margens do Mediterrâneo e longe das fronteiras da Síria e de Israel.

A base foi construída pela milícia cristã Falange em 1976, com poucas instalações e uma pista de 1.500m de asfalto, mas nunca chegou a entrar em operação. Depois de permanecer anos abandonada o local foi ocupado pelo Exército do Líbano que fez reformas e construiu as estruturas necessárias para a plena operação do 9º Esquadrão que opera sete IAR-330 Puma.

Fonte: C&R

5 Comentários

  1. Tem um lado bom que o Tucano recebe o selo de qualidade USAF, porém a Embaraer perde uma provável venda direta. Ainda não conheço a ficha técnica do A-29 gringo e não sei sebdifere muito do nosso, de qualquer forma isso demostra a boa qualidade de nosso produto adequado a essa guerra de guerrilha onde uma aeronave do porte de um turbojato se torna demasiado custosa parq combater um punhado de pés sujos armados kalashinikov.
    Olhando os últimos conflitos no Oriente Médio, Ásia e Leste Europeu vemos que o A-29 tem um bom potencial de vendas.

  2. Excelente, para quem, cara-pálida?
    Para Sierra Nevada, certamente… Para Embraer… Nem tanto, pois agora ela receberá uma parte por aeronave, quando poderia atender a um cliente de forma plena. Enquanto isso, a Embraer pisa na bola com a Indonésia ao atrasar por meses a entrega dos A-29 encomendados. A multa de 5% do contrato já foi paga, mas isto não muda o estrago feito na imagem da companhia com um comprador que é cortejado no mundo todo…

    E segue a vida…

  3. Vamos por partes, diria o esquartejador: por causa dos seus aviônicos os iankss estão produzindo e vendendo os Tucanos Brasucas, A-29, p o Líbano?!?! E qto a EMBRAER vai levar n negocio todo?!só os míseros 15%?..menos? andar de muleta dá nisso…Sds. 🙁

Comentários não permitidos.