Defesa & Geopolítica

O programa Light Air Support (LAS) da United States Air Force deve levar o A-29 Super Tucano ao Líbano

Posted by

A Força Aérea do Líbano (FAL) deve ser a próxima da lista a receber o avião de treinamento avançado e ataque leve Embraer A-29 Super Tucano através do programa Light Air Support (LAS), da United States Air Force (Usaf).

Os EUA já adquiriram um lote de 20 A-29 que serão repassados para o Afeganistão através do LAS, permitindo que o país conte com uma plataforma versátil, com boa disponibilidade e baixo custo operacional em missões de vigilância, ataque, reconhecimento armado, escolta e até mesmo interceptação de pequenas aeronaves.

Segundo fontes locais ouvidas por ASAS, a expectativa é que a FAL receba dois lotes de seis exemplares cada, todos da variante biplace (dois lugares) e armamentos convencionais para missões de contra-insurgência.

O anúncio deve ser feito em breve, até o início de 2015, com as aeronaves sendo entregues a partir de 2016. A base de operação dos A-29 será a de Hamat, que fica as margens do Mediterrâneo e longe das fronteiras da Síria e de Israel.

A base foi construída pela milícia cristã Falange em 1976, com poucas instalações e uma pista de 1.500m de asfalto, mas nunca chegou a entrar em operação. Depois de permanecer anos abandonada o local foi ocupado pelo Exército do Líbano que fez reformas e construiu as estruturas necessárias para a plena operação do 9º Esquadrão que opera sete IAR-330 Puma.

Fonte: C&R

5 Comments

shared on wplocker.com