Holandês devolve prêmio a Israel

O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,holandes-que-salvou-menino-do-nazismo-devolve-premio-apos-perder-familia-em-gaza,1544337O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,holandes-que-salvou-menino-do-nazismo-devolve-premio-apos-perder-familia-em-gaza,1544337

O idoso foi homenageado em 2011 por esconder a criança do nazismo

O advogado afirmou que a invasão israelense à Faixa de Gaza resultou em graves acusações de crimes contra a humanidade / ROBERTO SCHMIDT/AFP

Um holandês, 91 anos, salvou um menino judeu durante a Segunda Guerra Mundial e foi premiado por Israel no ano de 2011 por isso. Segundo o jornal de Israel Haaretz, o idoso devolveu o prêmio depois de perder seis parentes em um bombardeio israelense na Faixa de Gaza no mês de julho.

Henk Zanoli, advogado, e sua mãe, Johana Zanoli-Smit, esconderam Elhanan Pinto, uma criança de 11 anos, dos nazistas. O pai de Henk já havia sido enviado ao campo de concentração de Dachau por se opor à ocupação da Holanda pela Alemanha de Hitler.

O idoso teve seus parentes mortos, porque Angelique Eijpe, sobrinha neta de Henk, era diplomata holandesa e casada com o economista palestino Isma’il Ziadah, nascido no campo de refugiados de al-Bureij, Gaza. Um bombardeio israelense atingiu a casa da mãe de Ziadah no dia 20 de julho. Ela, três irmãos de seu marido, uma cunhada e um primo morreram no ataque. Zanoli, então, resolveu devolver seu prêmio.

O advogado afirmou que a invasão israelense à Faixa de Gaza resultou em graves acusações de crimes contra a humanidade e, caso fosse julgada por um tribunal isento, levaria a condenações.

Em carta ao embaixador israelense na Holanda, Haim Davon, Henk descreveu que sua decisão de devolver o prêmio foi motivada pelo seu histórico. Continuar com a medalha de honra concedida pelo Estado de Israel seria um insulto à memória de sua mãe, que arriscou a vida dela e dos filhos contra a opressão e pela preservação da vida humana, ele disse.

Fonte: Band

34 Comentários

  1. Engraçado, acho que a idade avançada desse senhor afetou o seu juízo afinal ele deveria ter se indignado não com Israel, que tem o direito de se defender, mas sim com o Hamas, que usou os seus parentes como escudos humanos.

    • Hamas pode ter culpa tbm mais não isenta israel, foi uma bomba israelense que matou a família do cara, esta certinho em devolver o premio, alem disso devia mandar uma capa pra o tribunal de Haia, já tem vários israelenses com pedido de prisão decretada nem podem sair de israel, a lei internacional tem que ser cumprida, que prendar os acusado dos dois lados e que enforque todos em Haia.

      • eu não tenho nenhuma simpatia com muçulmanos radicais, pelo simples fato de ser cristão, eles são elementos da pior especie principalmente os financiados pela arabia saudita e EUA.

        mais isso não dar direito de israel cometer crimes de guerra, se israel fosse realmente serio ia investigar os abusou e punir os culpados em vez de passar a mão na cabeça dos radicais judeus.

        israel podia dar o exemplo e sair como o ganhador moral se mandasse alguns dos seu criminosos de guerra pra Haia, como hj não tem pena de morte lá ia no máximo pegar perpetua.

    • Poxa HMS, olhar só o lado de Israel é ser injusto, estamos falando de um genocídio na Faixa de Gaza, Israel está massacrando a população deste região, e não tem nada a ver com defesa, e sim expansionismo.
      Não culpo Israel, eu sou contra essa palhaçada de um país dentro de outro ( como ocorre lá ) mas isso não dá o direito de Israel exterminar os palestinos. Acredito que a Palestina tinha que ser levada a ONU, para determinarem novas estacas territoriais fora dos limites israelenses ( que vale ressaltar são pequenos ) territorios esses que podem muito bem ser doados por irmãos do Islã vizinhos ( até porque são irmãos né, que demonstrem isso na pratica ) que possuem territorios imensos na região. Sds

      • Ark Royal

        Israel não quer exterminar os Palestinos. Contudo você há de convir que não dá para sentar a mesma mesa que um grupo que quer lhe destruir, como é o caso do Hamas. Atualmente o Hamas encontra-se absolutamente isolado. Até o Irã rompeu com eles em virtude do apoio dado aos jihadistas que querem derrubar Assad. E outra: Entre os terroristas mortos por Israel em Gaza estava um integrante do ISIL

    • Na verdade esta havendo uma inversão de coisas aqui, quem tem o direito de se defender é a Palestina e o Hamas não é um grupo terrorista como muitos pintam,mas sim um grupo de resistência a ocupação israelense !

      Quando o poderoso lobby sionista criou o estado de Israel os palestinos já se encontravam lá,e seu direito de lutar pelo que é seu é um direito legítimo !
      Essa coisa de demonizar o Hamas é igual aqueles filmes de faroeste onde o índio era o vilão !

      • Concordo… mas a Palestina quase não existe mais… a “Faixa de Gaza” é uma das poucas áreas ainda a ser conquistada pelo ESTADO de Israel…

        Deviam ter criado o estado de Israel lá nos EUA, que tem capacidade para se defender… aí é que eu ia querer ver se essa tática ia dar certo… de ir COMENDO PELAS BEIRADAS até LIMPAR O PRATO.

        Logo, logo, a Palestina vai virar história!

      • O que você sugere César? O fim de Israel? que o Hamas seja vitorioso e crie na Palestina um estado teocratico? O Hamas passa muito longe de ser um grupo de resistência. Trata-se sim de um grupo terrorista que não quer defender nada nem ninguém. Pelo contrário. Eles querem a Palestina toda para eles.

      • Bem meu caro HMS_TIRELESS, ja que você perguntou eu sugiro sim o fim de Israel ONDE ELE SE ENCONTRA HOJE,já que o mesmo foi criado de forma irregular através de pressão e suborno dos membros menos favorecidos da ONU !
        E que se crie um novo Israel em territórios dos EUA,quanto o Hamas querer a Palestina para eles,não é nada anormal pois o grupo e palestino mesmo,não é um invasor como Israel !

    • hms tiraleite você é um ridículo
      voce disse ser um sionista coitado
      mas mesmo assim não precisa defender o indefensável alias tentar defender

      voce quer que isruel putenfia e anão sobreviva ,então começa a respeitar as leis internacionais

      senão vao voltar a vagar pelo deserto novamente

      o senhor foi correto em devolver outros jogariam no lixo esse titulo israelense

      estão vendo quem é o verdadeiro anão

      • Quem vai fazer os judeus “voltar a vagar no deserto”? Você? Fala sério! Os países árabes? Estes já apanharam três vezes! E outra: Hoje em dia, com o jihadismo em alta e o Hamas mantendo relações cada vez mais amistosas e próximas com o ISIL, é mais provável que os países árabes se aliem a Israel.

        Não sei se você sabe mas durante a operação Protective Edge Israel, Egito e Arábia Saudita estavam em contato constante, inclusive com a Força Aérea Israelense mantendo uma aeronave permanentemente estacionada na parte militar do Aeroporto Internacional do Cairo para que as mensagens entre Al Sissi e Netanyahu não vazassem.

        Como se vê as placas estão se movendo no O.M completamente ao contrário do que você imagina ou deseja meu caro Pol Pot do Hospício, que ainda por cima é monarquista….rs!

    • “acho que a idade avançada desse senhor afetou o seu juízo”

      Sim, afetou sim! Este senhor viveu bastante tempo pra ver as atitudes nojentas dos governantes do estado israelense e em respeito à vida humana e em memória da mãe dele, tomou a atitude mais sensata. Parabéns ao sr Henk Zanoli!

      E pra vc minha cara Sub_sub_sio_nazi_less, vai lá desenhar gráficos de linha limite vermelho vai. Vai fazer bem pra sua moral combalida, rsrsrsrsrsr

      • Olha, a hiena histérica conseguiu dizer uma frase….rs!

        Pena que é mais uma asneira de corte terceiro mundista-viralatística latrinoamerica, sem qualquer correspondência no mundo real…

        Coitado. Já diziam os antigos que quem com porcos anda farelos come. Como você anda com o Pol Pot de hospício, que ainda por cima é monarquista,e de tão íntimos que são dividem até o eletrodo anal, acaba passando vergonha…..

        Mas isso os seus falsos amigos de viralatismo não vão te dizer né?..rs!

    • Sempre fui da opinião que Israel tem direito de se defender, mas hoje levando em conta que o povo palestino sofreu um esbulho possessório por parte de Israel, me pergunto até onde vai esse direito e como deveria ser usado.
      Quanto a devolver o premio acho que está correto, segundo o texto foi Israel quem bombardeou e matou seus parentes, o Hamas não foi mencionado direta ou indiretamente.

    • POLÍTICOS DE ESQUERDA SE OFERECEM COMO ESCUDOS HUMANOS NA FAIXA DE GAZA

      Esquerdistas servirão de escudo humanoIndignados com o que chamaram de “genocídio” de Israel contra os palestinos na Faixa de Gaza, políticos de partidos de esquerda – PT, PCdoB, PSOL, PSTU e PCO – reuniram-se ontem em Brasília e declararam solenemente uma “jihad”(“guerra santa”) contra Israel, a quem classificaram como um “estado carniceiro nazista sionista imperialista racista segregacionista imperialista e de gente pão-dura”. – Segundo a declaração (“fatwa”) emitida após a reunião, os líderes das principais siglas esquerdistas do país decidiram unir forças com o Hamas, a quem chamaram de “amantes da paz e vítimas indefesas da máquina imperialista opressora”, oferecendo-se para ser escudos humanos em Gaza. O documento acusa Israel de “mirar intencionalmente em criancinhas por pura maldade e para provocar uma onda de indignação mundial contra si mesmo”. Por sugestão do PT, o documento finaliza com um desafio a Israel: “Anão diplomático é a mãe!”. – “É inadmissível o massacre brutal e genocida do povo palestino do Hamas pelas forças cruéis do judaísmo-sionismo-neoliberalismo-capitalismo”, bradou a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ). E acrescentou: “É um absurdo bombardear escolas e hospitais da ONU que estão sendo usados pelos bravos combatentes pacifistas do Hamas para estocar armas e lançar foguetes que, como todos sabemos, são usados apenas para fins pacíficos”. Afirmou que “nós, do partido do comunismo, de grandes benfeitores da humanidade como Marx, Lênin, Stálin, Mao Tsé-Tung e Kim Jong-Un, somos, acima de tudo, humanistas”. Feghali disse ainda que vai destinar 5% da renda diária de seu restaurante de luxo no Rio de Janeiro para ajudar a comprar mais armas para o Hamas. – Já o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) mostrou-se ainda mais indignado. “É preciso resistir a essa atitude homofóbica de Israel, com seus mísseis falocráticos”. Wyllys garantou que tem informações seguras de que os mísseis israelenses são projetados para matar apenas gays, lesbicas, travestis e transgêneros. “Li isso numa pesquisa do IPEA, está tudo lá”, assegurou. – Os políticos presentes ao evento garantiram: “Não somos antissemitas, somos apenas contra Israel, essa aberração. Todos sabem que os judeus criaram Israel como parte de um complô internacional pelo controle do mundo pelas multinacionais capitalistas, como está descrito naquele livro-texto do Hamas, Os Protocolos dos Sábios de Sião”, afirmou o presidenciável Zé Maria, do PSTU. – Quanto ao uso da população civil palestina como escudos humanos pelo Hamas, Jean Wyllys foi enfático: “É mentira! Isso não passa de uma teoria da conspiração. É coisa dos mesmos homofóbicos que derrubaram o avião da Malásia na Ucrânia porque levava mais de 100 cientistas holandeses que iam para um congresso sobre a AIDS, como escrevi no meu Facebook”. – Ao ser informado de que o Hamas e outros grupos fundamentalistas islâmicos não gostam muito de gays, Jean Wyllys declarou que precisa dar uma cagada e se escondeu no toilet.

      🙂 🙂 🙂 🙂 🙂

      • HAMAS RECUSA AJUDA DE POLÍTICOS BRASILEIROS: “NÃO USAMOS ESTRUME COMO ESCUDO”, ENFATIZOU…

        Hamas recusou a oferta. O grupo terrorista Hamas falou, por meio de seu porta voz, a respeito da proposta de políticos brasileiros de servirem de escudo humano na Palestina.

        A proposta, divulgada pela imprensa nacional e internacional na tarde de hoje foi feita por vários políticos de esquerda dos partidos PSOL, PC do B, PSTU e PCO.
        Segundo membros de tais organizações, eles “declararam solenemente uma “jihad”(“guerra santa”) contra Israel, a quem classificaram como um “estado carniceiro nazista sionista imperialista racista segregacionista imperialista e de gente pão-dura”.
        Em nota, o Hamas agradeceu, mas recusou a proposta, mediante afirmação de que “não é por nada, mas não usamos estrume como escudo. Se colocar esses bostas na linha de fogo, a comunidade internacional vai achar é bom”.
        Decepcionado, o deputado Jean Wyllys declarou que “fiquei muito magoado e vou processar”.
        Nossa equipe tentou fazer contato com a deputada Jandira Feghali, mas ela se encontrava em seu restaurante “O Kibe da Jandira” e não atendeu nossas ligações.

        🙂 🙂 🙂 🙂 🙂

      • o zoinho de pereba nazistinha minoria veio correndo defender o sionista

        que engraçado um nazista defendendo um sionista

        por que sera brasileiros

        o que os dois baitolas tem em comum ???
        respostas os dois são ovos de serpentes que vinherem ao brasil depois da queda da monarquia

        dois sao SEPARATISTAS .

        não gostam do brasil do brasileiro então cai fora gringos inúteis

        quando vocês chegaram nos já tínhamos conquistado o quinto maior pais do mundo

        chupa que é de uva !!!

        o de vocês merecem esta guardado

      • Pou pot canino, aqui pra vc: rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrss… agora pode morder o rabo que eu deixo… 🙂

  2. “O advogado afirmou que a invasão israelense à Faixa de Gaza resultou em graves acusações de crimes contra a humanidade e, caso fosse julgada por um tribunal isento, levaria a condenações.”
    —————————————-

    É a pura verdade…

  3. As justificativas de Israel não tem fundamento. Como eu disse em outro comentário, qual seria a reação da população e da imprensa se a PM de São Paulo abrisse fogo contra uma passeata que estivesse abrigando um atirador?
    Para eliminar foguetes e um punhado de guerrilheiros é justo assassinar mais de 1400 civis? Crianças, mães, pais, irmãos, irmãs que não tem nada a ver com Hamas. Estão alí entre o fogo e a frigideira.
    Esse foi o programa que Hitler aplicou em escala industrial.
    Qualquer um em sã consciência faria o mesmo.

  4. Se os grupos de resistência palestinos não existissem entre eles o Hamas o governo israelense já teria exterminado os palestino,essa é a verdade,fariam igual os japoneses fizeram com os chineses,nem colocariam esses fatos nos seus livros acadêmicos e quanto alguém contasse essa história a ” verdade oficial” diria que tudo não passa de mentira !

    • Vc acredita mesmo nisso ???… e qntos aos PALESTINOS que moram em Israel ???… porque não são perseguidos, segundo sua visão ???… deixe-me uma resposta clara, se possível, caríssimo…

      • Você acredita que os palestinos que SOBREVIVEM em Israel não sofrem nenhum tipo de intimidação Blue ? claro que sofrem isso é evidente ! o fato de estarem vivos não quer dizer que não são oprimidos ! esse povo deve ser constantemente monitorado !

        Pronto te dei uma resposta clara !

  5. Direito de se defender é o que Israel diz, mas é o mesmo que uma vitima de um assalto conseguir desarmar o bandido rende-lo e só para se “defender” jogar gasolina no mesmo, já rendido, e queima-lo vivo. Em alguns países a “vitima” seria jugada por assassinato, mas Israel é um país e não uma pessoa e seus crimes não são crimes e sim “justiça”…

    Crime é crime, se o Hamas e o governo de Israel cometeram crimes contra civis então os dois tem mais é que pagar!

    • Legítima defesa NÃO É CRIME… basta somente o hamas parar de atirar contra Israel e tenho a mais cristalina certeza que deixam de bombardear a faixa de Gaza… simples assim…

  6. Está certo em devolver, a quem lhe enviou, seja pq motivo for…E qdo o sr,Abbas fez aliança s seus patricios do campo de concentração de GAZA, visava manter os mesmo sob sua autoridade, e foi sabotado pelo judeuss, q se aproveitaram deste pseudo motivo p abandonar à mesa de negociação. Conform vaticinado por mim e outros, essa pseudo negociações seriam torpedeadas pelos briosos judeuss,dito e feito. Os judeuss tem direito a viver dentro de suas terras e em paz, e os Palestinos tbm tem direito a terem o seu Estado e vivendo lado a lado c os judeuss e em paz, são povos irmãos,logo semitas(Gên,16:4)Q os judeuss saiam das terras dos Palestinos, na verdade, o estado judeuss ñ faz fronteira c o Egito, pela partilha de terra realizada pelo ONU, presidida pelo Brasuca Oswaldo Aranha(um judeu? o nome e indicativo disto..). Td e qlq coisa fora disto é expansionismo, imperialismo e invasão…Por um Estado Palestino livre e soberano. Por um estado judeuss livre e soberano e vivendo em paz c seus vizinhos…p ontem.Sds. 😀

Comentários não permitidos.