Rússia anuncia envio de comboio humanitário à Ucrânia

Rússia anunciou nesta segunda-feira o envio de um “comboio humanitário” ao leste da Ucrânia, apesar das advertências das potências ocidentais sobre o risco de qualquer ação militar unilateral, mesmo que seja por motivos humanitários.

De acordo com um comunicado do Kremlin, o presidente russo, Vladimir Putin, disse ao presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, que a Rússia enviará “um comboio humanitário à Ucrânia em colaboração com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV)”.

Depois, o porta-voz Presidência russa, Dmitri Peskov, fez questão de ressaltar que o comboio não terá “escolta militar” e faz parte “de um acordo com a parte ucraniana”.

AFP

Fonte: Terra

Europa critica “ação unilateral” russa de ajuda na Ucrânia

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, advertiu nesta segunda-feira o presidente da Rússia, Vladimir Putin, contra “toda ação militar unilateral” realizada sob qualquer pretexto, incluída a ajuda humanitária.

Em uma conversa por telefone, Barroso expressou a Putin sua “preocupação pela concentração de tropas russas perto da fronteira ucraniana, o que é contrário aos esforços para diminuir as tensões”, segundo informou o Executivo comunitário em um comunicado.

Barroso explicou ao presidente russo que a União Europeia (UE) se somará aos esforços internacionais para ajudar aos ucranianos afetados pelo conflito.

Já em conversa telefônica com o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, Barroso disse que a UE está preparada para aumentar seu apoio ao esforço humanitário liderado pelo governo de Kiev e organizações internacionais, e comemorou sua intenção de pedir ajuda humanitária internacional.

O presidente da Comissão Europeia disse que o Executivo comunitário “tomará nesta semana uma decisão de emergência sobre ajuda humanitária adicional, como contribuição ao plano internacional liderado pela ONU”.

Barroso pediu a Putin que utilize sua influência para garantir que as povoações civis possam abandonar de maneira segura e livre as áreas controladas por “grupos armados ilegais”, em referência às milícias rebeldes pró-Rússia.

Putin, segundo informou o Kremlin, comunicou a Barroso o envio de um comboio humanitário à Ucrânia para socorrer a população do leste do país.

Fontes da UE já tinham deixado claro pouco antes que o bloco só dará seu apoio a uma missão humanitária no leste da Ucrânia se esta receber o sinal verde de Kiev e for liderada pela ONU.

Pouco antes, o ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, afirmou que Moscou tinha chegado a um acordo com as autoridades ucranianas e iniciado uma missão humanitária sob os auspícios da Cruz Vermelha Internacional.

Poroshenko propõe uma missão humanitária internacional nas regiões orientais de Donetsk e Lugansk sem a presença de um contingente militar.

EFE

Fonte: Terra

25 Comentários

    • Meu caro, acredito que a real intenção desta ajuda, é simplesmente ajuda, pois a população local está passando dias de massacre, não há água, luz, remédios, etc, não há nada, e isso a mídia tem encoberto, mas eles estão em pior situação do que imaginamos, Moscou tem sido pressionado por sua população para ajudar os vizinhos, e acredito que o fato de ter chamado a Cruz vermelha para liderar tal comboio revela a intenção de Moscou, até porque se Moscou quisesse mandar armas para lá, eles tem esquadrões capazes de infiltrar-se lá, entregar a encomenda e ninguém nunca descobrir. Sds

    • Apesar do ocidente querer desesperadamente que a Russia seja russa, isso não vai acontecer dessa vez. Ucrânia vai vencer a guerra, Putin não invadirá, tudo se acalmará sobrando a economia quebrada, as medidas de austeridade do FMI, e uma OTAN sem dinheiro e sem inimigos graças a “não-russice” da Russia).

  1. “Rússia anunciou nesta segunda-feira o envio de um “comboio humanitário” ao leste da Ucrânia, apesar das advertências das potências ocidentais sobre o risco de qualquer ação militar unilateral, mesmo que seja por motivos humanitários.”

    Resumindo… “não estamos interessado em observar e CERTIFICAR se estão mesmo fazendo serviço humanitário… esse papel é nosso (OTAN, ONU E STATES)… e você não pode ficar bem na fita! Tá avisado!”

    Agora aquele Mistral encomendado cairia bem! 🙂

    “Fontes da UE já tinham deixado claro pouco antes que o bloco só dará seu apoio a uma missão humanitária no leste da Ucrânia se esta receber o sinal verde de Kiev e for liderada pela ONU.”

    … depois de mostrarem o quanto a balança da sua FIDELIDADE tende para os EUA e não para o EQUILÍBRIO geopolítico, essa observação chega a ser ridícula!

    Abraço, galera!

    • ‘Agora aquele Mistral encomendado cairia bem!”

      Concordo. E de quebra mostraria que a pretensão da MB em adquirir ao menos dois destes no futuro não é infundada.

  2. “Fontes da UE já tinham deixado claro pouco antes que o bloco só dará seu apoio a uma missão humanitária no leste da Ucrânia se esta receber o sinal verde de Kiev e for liderada pela ONU.”
    —————————

    Bem…O interesse dos fascistas de Kiev é que a população russa do Donbass morra de fome, sinal disto é que vem enrolando e negando autorização para o comboio de ajuda humanitária.

  3. 11 de agosto de 2014

    RÚSSIA OFERECE “UMA ALTERNATIVA À POLÍTICA DE GUERRA DAOTAN”

    Um jornal alemão publicou nesta segunda-feira uma carta aberta de apoio à política do presidente russo Vladímir Pútin. A carta aborda o conflito vigente entre ocidente e Rússia e está assinada por 200 cidadãos da Alemanha de diferentes profissões.

    “A razão para esta carta é a política agressiva da União Europeia, incluindo o governo da Alemanha, contra a Rússia”, comentou um dos autores do texto da carta, o jornalista alemão Foliker Broitigam, ao jornal russo Rossíyskaya Gazieta.

    A carta está assinada por pessoas que têm pontos de vista políticos diferentes, desde militantes de partidos de esquerda até um empresário milionário, segundo Broitigam.

    Os autores da carta, publicada no periódico Neue Rheinische Zeitung, afirmam que o conflito vigente entre EUA e Rússia tem como objetivo debilitar os laços entre Rússia e Europa e pressionar a Rússia com a expansão da Otan rumo ao leste. A política dos Estados Unidos e de seus satélites europeus está baseada em desatar guerras, como um meio de obter benefícios econômicos e territoriais, segundo o jornalista.

    A reintegração da Crimeia à Rússia, neste caso, deve ser analisada também como uma medida defensiva contra a expansão agressiva da Otan, segundo Broitigam.

    A carta lembra que há alguns anos o presidente russo Vladímir Pútin conclamou pela criação de uma comunidade econômica “desde Lisboa a Vladivostok”.

    “A ideia de uma cooperação asiática proposta pela Rússia tem um grande potencial para uma coexistência pacífica. Seria uma verdadeira alternativa à política belicista da Otan”, afirma Broitigam.

    A Ucrânia seria uma ponte perfeita para a realização desta ambição e para prevenir, os EUA decidiram intervir na situação do país, segundo os autores do documento.

    “Nós, os cidadãos da Alemanha, vamos resistir à esta tentativa de dividir a Europa e estamos seguros de que se os povos da Eurásia se basearem em uma política pacífica, de respeito e cooperação, esta prática se expandirá por todo o planeta”, conclui a carta.

    Nesta ambição, o presidente da Rússia é um aliado seguro da sociedade alemã, segundo os autores.

    Fonte: Russia Today

    • Não passa da antiga e mofada PAX ROMANA agora oferecida pelos russos… nada de novo pinta naquelas bandas…

      • a guerra fria acabou a Russia não é mais comunista, ela não e inimiga dos ocidentais, só não tolera aventura em suas fronteiras.

        os russos ainda vão salvar a Europa e os cristãos talvez não nesse seculos mais no futuro.

        tirado os irlandeses e os católicos os EUA e tudo seitas eu não confio neles.

        o maior medo dos EUA e Inglaterra e que Alemanha e Russia forme uma aliança econômica e militar, se isso acontecer não tem para mais ninguém, ninguém segura esse dois juntos.

      • Concordo com vc qndo diz que hoje a Rússia pode se tornar o protetorado dos cristãos no mundo euroasiático… qnto a China, como vc disse em outro post, não tenho certeza… mas seria um grande salto civilizatório para ela se isso acontecesse… mas no final, são meros exercícios de moderação de nossa parte… o problema é que hoje a máquina estatal americana é usada por seus líderes internacionalistas contra tudo o que representa resistência as suas pretensões de formar um império mundial, e ai está incluso o conservadorismo cristão e judaico… mas a Rússia também tem suas pretensões de poder mundial… e não nos esqueçamos da China, uma incógnita nessa questão… saudações…

      • não concordo sobre a Russia ter pretensões globais eles não tem uma força expedicionária e sua marinha de guerra mão consegue prover nem a defesa, convenhamos a Russia e muito grande e tem que ter varias frotas só para defesa e como vemos as frotas deles estão desfazadas e logico que agora estão modernizando mais vai demora 2 ou 3 décadas.

        já a China tem sim um projeto global mais o projeto chines e mais modesto do que dos EUA, projeto chines engloba a asia e oceano indico a Africa e America do sul, e o motivo e garantir as linha de abastecimento, não creio que a china queira atuar na Europa ou na America do norte, mesmo com um projeto de ter 5 porta-aviões não seria viável para eles.

      • Sim Fério, mas qndo fiz meus arrazoamentos, os fiz com visão em um futuro para daqui a algumas décadas… no mais, é lógico suas colocações, porém, como eu disse, podemos ter surpresas por ai… saudações…

      • A conversa aqui é séria, Alvez… deixe de mimimi antiamericanista… tente de novo com fez o Ferio… saudações…

      • Blue Eyes:
        “…o problema é que hoje a máquina estatal americana é usada por seus líderes internacionalistas contra tudo o que representa resistência as suas pretensões de formar um império mundial, e ai está incluso o conservadorismo cristão e judaico…”
        ———————————-

        Oras! Então comece a ser sério e coerente…
        Foi você que fez menção ao Império Romano e agora vem reclamar?

        E você mesmo, em suas próprias palavras posteriores (acima)confirma a pretensão imperial estadunidense…

      • Alvez, temos que aprender a fazer distinção entre a nação americana, a qual vc gosta de citar, generalizando, sempre de modo acintoso, de um grupo de pessoas poderosas e influentes que usam o estado americano para atingir suas “metas”… assim sendo, vc parece não ter querido entender o que eu disse… o antiamericanismo infantil é um problema que temos que combater em nossas mentes… fruto de décadas de lavagem cerebral imposto pelo marxismo cultural que encontrou terreno fértil em nosso país de ignorantes e analfabetos funcionais… não me refiro a vc… que fique claro… sem mais… saudações…

  4. E por falar em vira-latas

    PML: DESCULPAS DE ISRAEL RIDICULARIZAM VIRA-LATAS

    Quando o porta-voz da chancelaria israelense Yigal Palmor classificou o Brasil como “anão diplomático”, ganhou o inusitado apoio de colunistas neoconservadores como Reinaldo Azevedo, Rodrigo Constantino e Demétrio Magnoli; agora, depois que o presidente de Israel, Reuven Rivlin, pediu desculpas ao Brasil e à presidente Dilma Rousseff pela grosseria, o episódio revela como são ridículos os nossos vira-latas; leia a análise de Paulo Moreira Leite sobre o episódio.

    http://www.brasil247.com/pt/247/mundo/149803/PML-desculpas-de-Israel-ridicularizam-vira-latas.htm

  5. As duas noticias baixo dão o tom do ritmo do “baile”…Kiev buscando colocar obstaculos para a ajuda humanitária e a Rússia procurando contorna-los…

    ———————————-

    KIEV AFIRMA QUE A ROTA DO COMBOIO ESTÁ DESCOORDENADA E FAZ NOVAS EXIGÊNCIAS

    MOSCOU, 12 de agosto

    O Ministério russo dos Negócios Estrangeiros na terça-feira disse que a Ucrânia estava afirmando que a rota do comboio humanitário não havia sido coordenada e fazendo novas exigências logísticas.

    “As declarações da Ucrânia de que a rota comboio não foi coordenada e suas novas demandas logísticas são desconcertantes”, disse o Ministério das Relações Exteriores. “Dados os acordos existentes, esperamos que os termos de entrega de ajuda humanitária, que foram coordenados com a Ucrânia no início, serão implementados.

    “Tendo em vista a prestação de ajuda humanitária para os moradores da Donetsk e regiões Luhansk, Rússia, em acordo com as autoridades ucranianas e do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, enviou ajuda humanitária, que inclui alimentos, medicamentos e geradores de energia. A Rússia também respondeu aos desejos da Ucrânia sobre a via do comboio, pesquisa de carga e outras modalidades da operação “, disse o ministério.

    O comboio está levando mais de 1.800 toneladas de suprimentos, incluindo geradores de energia, alimentos, água, comida de bebê, suprimentos médicos e sacos de dormir.

    A ajuda será entregue por meio de um posto de controle na fronteira entre a região de Kharkiv na Ucrânia e a região de Belgorod na Rússia, tal como foi acordado. Depois de atravessar a fronteira, o comboio prosseguirá adiante, sob a supervisão do CICV, disse o Ministério das Relações Exteriores.

    Ele expressou a esperança de “assistência máxima da Ucrânia” no sentido de garantir a segurança do comboio que se dirige às regiões em apuros de Donetsk e Luhansk no leste da Ucrânia.

    ———————————

    MOSCOU CONCORDA COM TODAS AS EXIGÊNCIAS DE KIEV E MUDA ROTA DO COMBOIO HUMANITÁRIO

    Sochi, 12 de agosto

    Moscou concordou com todas as sugestões do Kiev sobre a missão humanitária para o sul-leste da Ucrânia e corrigiu a rota do comboio, disse o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, na terça-feira.

    “Nós concordamos com que a rota seja confortável para as autoridades de Kiev. Nós concordamos em ter placas ucranianas sobre nossos caminhões durante seu movimento na Ucrânia “, disse ele.

    “Nós concordamos em assumir não só os representantes do CICV [Comitê Internacional da Cruz Vermelha] e da OSCE [Organização para a Segurança e Cooperação na Europa] a bordo dos caminhões, mas também representantes das autoridades ucranianas”, disse o ministro.

    Ucrânia decidiu contra recarregar os suprimentos de emergência do comboio humanitário da Rússia após a sua análise na fronteira, disse o chanceler Sergei Lavrov, na terça-feira.

    Ele disse que essa idéia foi proposta durante as negociações, mas, em seguida, rejeitada.

    “Inicialmente eles insistiram em recarregar a carga de todos os 287 caminhões para caminhões a serem emprestados pelo CICV [Comitê Internacional da Cruz Vermelha], o que por razões óbvias, teria feito a missão humanitária mais complicada e mais cara”, disse Lavrov .

    “Espero muito que certas declarações públicas feitas em Kiev hoje por alguns funcionários que exigiram novas condições serão repudiadas e que eles não vão impedir a implementação dos acordos alcançados pela Rússia, Ucrânia e CICV”, disse o ministro.

    Funcionários do CICV vão abordar o comboio na fronteira com a Ucrânia, no ponto em que foi acordado por Kiev, examiná-lo e acompanhar o comboio para o destino, principalmente na região de Luhansk, disse ele.

  6. Esse senhor possui profundo compromisso com a IOR , cristaos na siria devem a vida a ele , isso so ja bastaria para admira-lo , ainda mais agora que chegou a meu conhecimento o real motivo da sua intervençao na Ucrania ! Mas as caneladas vao continuar ,porque aqui os vermes estao parasitando !

  7. Deixa-me ver se entendi o que está acontecendo.

    De um lado Kiev manda Su 24 bombardear SUAS tropas e as deixa sem comida, munição… Do outro, o Putin feio mau e bobo envia ajuda humanitária. Se eu fosse um neo nazista ou mercenário levando bomba amiga? Na cabeça, sem munição e comida, preferia me render.

Comentários não permitidos.