2º Batalhão da 24ª Brigada Motorizada se recusa a embarcar para área conflagrada e se amotina em Kiev

25 batalhão Kiev (1)

César Antônio Ferreira (“Ilya Ehrenburg”).
De Brasília

Enquanto as tropas enviadas pelo Governo da Ucrânia começam a fechar o cerco em torno da Cidade de Donestsk, com pesado uso de artilharia e apoio de colunas blindadas, bem como de formações de carro de combate (T-64 e T-84), soldados sobreviventes do chamado “Caldeirão Sul”, cerco colocado a termo no último dia 08.08.2014, por parte dos guerrilheiros federalistas, se recusam a voltar junto com outras guarnições para frente de combate.

Segundo o veículo de mídia Z-City, o fato se deu na capital, Kiev, e envolve o 2° Batalhão da 24ª Brigada Mecanizada, sediada na região de Lviv (Lvov – Galícia, oeste da Ucrânia). Cerca de 450 combatentes que compõem o citado batalhão se recusaram perante ao comando embarcar nas composições férreas que os levariam para a cidade de Chuguyiv (região de Kharkiv – leste da Ucrânia) quando deveriam estar de retorno em licença, ou baixa do serviço junto ao distrito do seu aquartelamento, próximo a Yavorov (região de Lviv).

25 batalhão Kiev (2)

Soldados do 2º Batalhão da 24ª Brigada Motorizadas amotinados na estação ferroviária. Foto: Anna Ablitsova.

Os militares amotinados, algo que o próprio comandante Major – General Sergey Naev reconhece, estão “exaustos e a beira de um colapso nervos”. Alega o Major – General que os soldados deverão ganhar uma licença no seu destino, e que isso será monitorado por representantes da “Euromaidan”, todavia essa exortação não encontrou eco e apenas uma pequena parte embarcou nos vagões. Os demais ficaram na estação recusando embarque em qualquer transporte, isto enquanto se aguardava a chegada de ativistas para acompanhar a presente situação.

Não é por menos que acontece este motim, pois segundo relato destes combatentes, estiveram eles por 52 dias em combate, com a queixa de terem sido “abandonados pelo comando”, dado que ficaram sem suprimentos (ração, combustível e munição), e desprovidos de equipamentos defensivos individuais, na forma de coletes balísticos, que só forem entregues do dia 20 último (e insuficientes para equipar o batalhão em sua totalidade). A 24ª Brigada Motorizada Foi bastante castigada na “Operação Anti – Terrorista” (OAT, ATO nos informes de língua inglesa).

25 batalhão Kiev (3)

Major – General Sergey Naev. Foto: Anna Ablitsova.

Desconfiados da oficialidade os amotinados receberam entretanto, a solidariedade do comandante do 4° Batalhão, Companhia “Dnpr”, que declarou: “Nos reunimos com parte dos soldados do 24º que saíram de Zelenopolya e posso dizer apenas uma coisa: são heróis. Eles , na melhor das hipóteses, falaram sobre o que está acontecendo, sobre o comportamento do comando, como são, literalmente… Descreveram quantos ataques experimentaram. Deles recebemos a conformação de constantemente se subestimar o número de baixas do nosso lado. Um dos homens disse que serve no exército há 10 anos e não consegue entender por que foram deixados para trás e isolados por tanto tempo. Quando saíram de Zelenopolya foram alvos de tiros”. (Alvejados pelas tropas ucranianas após rendição negociada com os guerrilheiros federalistas).

Pode-se dizer que a declaração pública do comandante solidário (Companhia “Dnpr”, 4° Batalhão) é grave; gravidade esta que consiste não só no teor revelado, a existência de um comando inepto, bem como pela própria revelação em si. Isto, sem falar na solidariedade pública para com os combatentes amotinados. Percebe-se, portanto, que as formações de combate do Exército da Ucrânia sofrem com falta de disciplina e comando.

Caldeirão Sul

O nome de “Cadeirão Sul” é dado para o cerco das formações ucranianas por parte da guerrilha federalista, que impôs baixas entre mortos e feridos da ordem de 3.500 combatentes. Foram fustigadas com fogo de morteiros e de lança – foguetes “grad” as seguintes formações: 24ª Brigada Mecanizada, 72ª Brigada Mecanizada e a 79ª Brigada Aeromóvel. Destas formações houve a fuga de aproximadamente 400 combatentes para a Rússia, desmoralizadas e em busca de internação.

Para as forças federalistas a vitória possui um valor estratégico, pois manteve aberta a fronteira para a Rússia, além de romper um movimento amplo do Exército da Ucrânia que visava isolá-los do contato com a Federação Russa. Para tanto, os federalistas utilizaram o grosso das suas formações de combate, ainda que isso viesse a penalizar a defesa de Donestsk, o que demonstra a importância das comunicações com a Rússia para esta força guerrilheira.

047
T-64 avariado na batalha do “Caldeirão Sul”. Foto: internet.

Um detalhe macabro deste cerco foi o envio de uma aeronave SU-24 da Força Aérea da Ucrânia para bombardear de maneira deliberada os soldados ucranianos cercados, após ser noticiado em meios eletrônicos que as negociações para a rendição das formações cercadas haviam sido iniciadas. Em vista deste ato, os comandantes que se mantinham relutantes aceitaram os termos da rendição. Estes termos versavam sobre a entrega dos veículos das brigadas cercadas, sem que houvesse destruição das viaturas, blindados e carros de combate ainda aptos, das armas pessoais, bem como dos mercenários estrangeiros que por ventura fizessem parte das formações de combate. Em troca, por óbvio, houve a garantia da vida dos soldados.

Os troféus obtidos são os seguintes: 67 unidades apreendidas, incluindo Carros de Combate T-64, blindados BMP e BMD, obuses, lança – foguetes “Grad” e sistemas antiaéreos de modelo não divulgado. O estado é variado, que vão desde a falta de combustível e danos de pouca monta, a danos extensos que exigem reparo em fábrica.

25 batalhão Kiev (4)

20 Comentários

  1. deixaram o exercito deles sem provisões sem comida sem uniforme sem munição esse governo é o de Kiev ou do Fernando Henrique entrega tudo ???

    agora fiquei em duvida ,tanto faz é entreguista do mesmo jeito
    o engraçado é que os dois servem ao império anglosioninsta yanke

  2. “Um detalhe macabro deste cerco foi o envio de uma aeronave SU-24 da Força Aérea da Ucrânia para bombardear de maneira deliberada os soldados ucranianos cercados, após ser noticiado em meios eletrônicos que as negociações para a rendição das formações cercadas haviam sido iniciadas.”

    Mas olha que o tio Stalin iria ficar orgulhoso destes capitalistas liberais modernos e seus batalhões de contenção que tem como função principal aniquilar os soldados ucranianos que por ventura tentem recuar. Imaginem então em caso de rendição. E lembrando que, como muitos aqui já afirmavam a tempos sobre o tratamento dado ao soldado ucraniano pelos seus superiores, estes soldados estavam praticamente abandonados a própria sorte nas frentes de combate, não tinham outra alternativa.

    Deveriam é colocar aquele bando de facistas que foi abrigada na tal guarda nacional lá na frente de combate pra ver aonde iria a coragem desta tribo urbana.

    E o que se poderia esperar de um exército que nem comida tem para alimentar suas tropas e tem de utilizar até uniforme emprestado de outros países?

  3. Nazis de Kieve apoiados por Brulexas e Washington,fizeram :

    Um detalhe macabro deste cerco foi o envio de uma aeronave SU-24 da Força Aérea da Ucrânia para bombardear de maneira deliberada os soldados ucranianos cercados, após ser noticiado em meios eletrônicos que as negociações para a rendição das formações cercadas haviam sido iniciadas. Em vista deste ato, os comandantes que se mantinham relutantes aceitaram os termos da rendição.

    Mais um Gold Boy do Ocidente,quando esses malucos começarem a matar os Judeus Ucranianos,e o Putin der abrigo a eles,Putin será o novo Heroi mundial,e o Obama cairá no limbo,Obama,Obama quem se mete com NaZIS acaba queimado.
    Por isso quando saiu a historia do Voo abatido eu tomei muito cuidado de aceitar essa versão de que foram os rebeldes russos.

    Pra quem manda um Caça bombardear seus próprios soldados,abateria tranquilamente um avião repleto de passageiros e o que eu disse a uns meses atrás,que em breve o foco não seria a derrubada do avião e sim a crise Israel e Palestina,parece que o assunto da queda do avião deu uma refrescada e aquele furor americano se esfriou,talvez tenham descoberto algo que não pode vir a público ou as fontes do YOUTUBE e Mídias Sociais da qual os americanos tanto usaram,secaram.

  4. Já é possível prever:

    • Kiev perde a guerra para os separatistas.

    • A Ucrânia fica sem as regiões de maior peso na economia.

    • A Ucrânia sem as regiões de maior peso na economia fica livre para ser um membro de segunda classe da UE.

    • A Ucrânia como membro de segunda classe da UE pode usar seu território como base de mísseis contra a Rússia, afinal foi esse um dos motivos que começou essa Mer…

    • A UE ganha mais um membro (de segunda classe) que dá prejuízo.

    • A UE perde mercado e fica fazendo beicinho e chamando o Brasil de oportunista.

    • Os EUA de forma geral tomam no zoio, mas ficam com as reservas em ouro da Ucrânia.

    • Os fanboys rasgam as tangas de raiva.

    • E eu digo: – Chupa que é de uva, e continuo com tomando meu vinho que tá ótimo.

      • Caro Blue Eyes.

        Me pergunto de onde surgem pessoas tão alienadas e ignorantes. As pessoas tem tanta raiva da própria vida infeliz que frequentam o blog torcendo pela morte dos outros como se isso fosse uma brincadeira.

        É lamentável.

    • Acho que a bananeira é você que teve de aceitar o fim do governo fantoche que a Rússia corrupta financiava na Ucrânia.

      Aliás os russos disseram que iriam invadir mas até agora não tiveram coragem?
      Se não tem coragem de atacar a Ucrânia imaginem se terá coragem de atacar a OTAN.

  5. Primeiro o maluquinho sofre com a derrota dos pró-rússia nas eleições, Agora sofre pq os rebeldes estão perdendo.

    Errar previsões é com você mesmo, parabéns!

    Desejar a morte de outros é bem coisa de um covarde que se esconde atrás de um computador para falar asneiras.

    Obs: Ainda estamos esperando o caça chinês brasileiro que você previu.
    Erros e mais erros. Deve ser por isso que todos riam de você la no Cavok.

    • realmente o deagogó esta em outro mundo

      eleições mentirosas e manipuladas matérias do plano brasil mostraram isso

      os rebeldes minoria tática de guerrilha estão afundando a ucrania e fazendo o exercito dos caras desertar aos milhares

      deagol melhora mais

    • Na verdade, só vemos você só fazer previsões sem nunca acerta nada.

      E sim por mais difícil que seja de engolir a democracia venceu e a guerrilha continua cada vez mas encurralada.

      Acho que seu sonho, junto de suas previsões vão dar errado como sempre.

  6. Nada mais natural…

    Começa pela desmoralização diante das perdas irreparáveis de território ( Crimeia ). Depois de tanta expectativa acerca de uma situação que parecia de resolução acertada ( havia mesmo a expectativa de que tudo iria se resolver sem maiores consequências ), todo mundo fica batendo cabeça e pensando “que tudo desandou” e que “acabou”, e se tomaram mesmo a decisão correta. É algo que acaba tomando o imaginário coletivo, o que se torna um forte fator desagregador, de ordem psicológica, tomando o imaginário coletivo…

    E combater forças que lutam uma bem organizada guerra de guerrilhas também é desmoralizante. É extremamente difícil combater aquilo que não se sabe se é mesmo o inimigo… E é sempre algo demorado e muito bagunçado, que mina a moral a cada vitória inglória ou derrota… E costuma ser ainda pior quando se tomam decisões críticas, que levam a grandes fatalidades entre civis e militares…

    Enfim, é uma situação de muita pressão, e apenas uma força verdadeiramente disciplinada e com um senso de propósito em torno de uma verdadeira unidade de valores se mantem coesa; algo que deve partir principalmente da liderança militar e política. Mas o senso de propósito vai lentamente sendo minado conforme se perde aquilo que se defende… Ora pois… Pra que um soldado que nasceu no extremo leste da Ucrânia vai lutar pelo resto do país quando seus próprios parentes provavelmente já estariam do outro lado…? Enfim, senso de propósito em xeque… Aliás, onde se tem oficiais e soldados que são de origem russa ou estejam ligados a ela de alguma forma, existe a possibilidade de haverem motins… Escrevam aí: provavelmente não será o último caso.

    Enfim, creio que o destino da Ucrânia está selado… Haverá de desmembrar-se mais dia ou menos dia… Mesmo que não seja agora e que os ucranianos recuperem os territórios em disputa, a guerra civil deixará sequelas, na forma de uma parcela indômita de populares de origem russa que contarão sempre com a simpatia da Russia…

    E seja como for, o que restar da Ucrânia ira alinhar-se ao Ocidente ( até pela total falta de opção ), o que somente levará a OTAN mais ao leste.

    Como já disse, é uma situação em que todos perdem.

    Perdem os ucranianos, que além da perda da Crimeia, terminarão, no mínimo, divididos em seu próprio país.

    Perdem os russos, que verão a OTAN deslocar-se para o leste e reforçar sua presença no Báltico e Mar Negro sem que possam fazer muita coisa.

    E perdem os americanos, que terão que desviar recursos importantes para a Europa em um momento em que Oriente Médio e Extremo Oriente exigem mais atenção.

    Vai ser uma bagunça…

    • PS: evidente que não neutralizariam todos os ICBMs, mas pelo menos no que diz respeito a ICBMs rumo a Europa, poderia ser um verdadeiro escudo, principalmente se considerarmos as ultimas variantes do míssil Standard ( block IIA )…

    • correto maluco

      rr se esquece que se acontecer a colocação de misseis perto da russia ela faz do mesmo jeito que fez quando levou para cuba os misseis deles

      olho po olho dente por dente
      geopolítica é isso

      nada mudou guerreiro

      • “rr se esquece que se acontecer a colocação de misseis perto da russia ela faz do mesmo jeito que fez quando levou para cuba os misseis deles”

        Que besteira Cuba já está negociando o fim dos embargos e até já ofereceu nosso porto para os americanos. Não haver bases em cuba, e se a Rússia não teve coragem na década de 60 não será agora.

    • Se esqueceu que Cuba não servirá de base para mísseis Russos?

      Se esqueceu que as relações entre cuba e EUA estão melhorando e os cubanos estão mais interessados em cooperar com os americanos?

      Se esqueceu que os próprios russos afirmaram que não instalarão bases na America.

      Se esqueceu que os mísseis da OTAN instalados no leste são defensivos?

      Se esqueceu que a Rússia não tem capacidade de projeção de força além de seu território?

      Da onde você tirou a ideia de que entende de geopolítica? Nunca vejo você acertar uma.

  7. Edison 12 de agosto de 2014 at 22:49
    Já é possível prever:

    muito bom seu comentario Edison assino em baixo!!
    o leste se separa passa pro lado russo e oeste falido vai pra OTAN E UE e vira mais uma base dos EUA bem perto dos russos assim os russos vao gastar mais dinheiro vao aumentar su presença na nicaragua e cuba como ja estao planejando!!! e pacifico ilhas curilhas

  8. Vai ser uma bagunça q vai favorecer os Chineses e Russos , um no mar dos Sino e suas reivindicações territoriais e outro na Crimeia e .. onde fincou de x sua bandeira , e forte presença militar e controle do estreito nesse mar tão vital p Ivan e Ásia… Os Russos já aceitam a presença da UE na Ucrânia q vai ser um peso morto em sua economia …Quem viver verá.Sds. 😉

  9. “Os combatentes mais porqueiras que existem são os Americanos kkkkk ate as moscas lhes causam panico.”

    É depois da surra que os russos levaram na chechênia eu realmente não entendo o que você chama de porqueira.

    Melhor ser combatente americano, pois os russos além de reclamarem das péssimas instalações em que vivem e da baixa qualidade do equipameneto que usam ainda sofrem abusos e estupros de seus comandantes.

Comentários não permitidos.