Hillary critica Obama por atuação na Síria e defende Israel

A ex-secretária de Estado do governo Obama Hillary Clinton culpou o presidente americano, em uma entrevista publicada neste domingo, por ter deixado um vazio de poder na Síria que teria favorecido os jihadistas, e defendeu a ofensiva de Israel na Faixa de Gaza.

Hillary criticou a decisão dos Estados Unidos de não apoiarem militarmente os opositores do presidente Bashar al-Assad, o que, a seu ver, abriu caminho para a facção rebelde mais extrema, o Estado Islâmico (EI), que, hoje, avança no Iraque.

“O fracasso em ajudar a construir uma força confiável de combate daqueles que originaram os protestos contra Assad – havia islamitas, laicos, havia de tudo no meio -, o fato de não ter feito isso, deixou um grande vazio que, agora, os jihadistas preencheram”, disse Hillary à “The Atlantic”.

A ex-primeira-dama, entrevistada antes da decisão de Obama de lançar ataques aéreos contra o EI no norte do Iraque, sugeriu que falta ao presidente uma estratégia para enfrentar a ameaça jihadista.

“Uma das razões pela quais me preocupo com o que está acontecendo no Oriente Médio é a capacidade de escape dos grupos jihadistas, que pode afetar a Europa e os Estados Unidos”, disse Hillary.

Sobre a situação na Faixa de Gaza, ela considerou que “Israel fez o que deveria para responder aos ataques com foguetes” do Hamas.

“Israel tem o direito de se defender. As manobras do Hamas para esconder foguetes, centros de comando e entradas de túneis em áreas civis complicam a resposta de Israel”, assinalou.

A ex-secretária de Estado defendeu, ainda, as tentativas de Israel de evitar vítimas civis. “Não conhecemos uma só nação, sem importar seus valores, que não tenha cometido erros, mas, no final, a responsabilidade por tudo recai sobre o Hamas”, afirmou.

Clinton chamou a atenção para o antissemitismo crescente, principalmente na Europa, onde há “infinitamente mais manifestações contra Israel do que contra a Rússia, que se apoderou de parte da Ucrânia e abateu um avião comercial”.

AFP

Fonte: Terra

8 Comentários

  1. Estupidez crônica: sim ou claro?

    Isso, vai lá, derruba o único individuo que tem conseguido freiar o EIIL atualmente no Oriente Médio. Vai lá, arma os “rebeldes” vulgo terroristas com TOWs e o escambau que o EIIL agradece encarecidamente. Será que essa mulher é tão burra pra acreditar nos próprios absurdos que diz? Ou está apenas adotando o velho e patético papel de oposição por oposição, o “contra tudo isso que tá ai”?

  2. Essa dona é uma cobra, agr se voltou contra o seu criador…cuidado BRASIL, se essa dona ganhar a presidencia dos iankss , será bem + mortal q qlq outro governante macho q passou pelo salão oval. A Amazônia, será alvo direto de questionamentos por parte do seu staff, logo , de incursão militares, via Apiay Colombia…quem avisa é amigo. E na paz q se prepara p a guerra….Sds. 😀

  3. Hillary:

    “O fracasso em ajudar a construir uma força confiável de combate daqueles que originaram os protestos contra Assad – havia islamitas, laicos, havia de tudo no meio -, o fato de não ter feito isso, deixou um grande vazio que, agora, os jihadistas preencheram.”

    —————————–

    “Os “rebeldes moderados” que Washington procura há anos, são um unicórnio. Todos os grupos aos quais os EUA enviaram armas ou deram treinamento na Jordânia já são hoje parte do ISIL.”
    [Moon of Alabama]

  4. Rsrs… mais uma punhalada nas costas desferida pela dona Hilary pra cima do Obama. Nem há mais novidade nisso. E gravem aí: ela vai ser a próxima presidenta dos EUA. Mesmo que ela não queira, o stablischment político local já se move para este resultado. Pior pra nós.

  5. Os americanos conseguem se superar a cada dia! Justificar ou achar que isso ou aquilo na c…da que fizeram na Síria é uma grande piada de mau gosto. Então tinha gente boa nos grupos que tentaram ou tentam derrubar o Assad, nos mesmos tipos de grupos que derrubaram o governo da Líbia, que derrubaram o governo da Ucrânia etc.. etc.. E por falar em Ucrânia eles já provaram que foram os russos que derrubaram o avião da Malásia?
    Se fosse levar a ferro e fogo o que esse pessoal fala estaríamos vendo agora os EUA armando grupos terroristas para derrubar o governo de Israel por conta do uso de força desproporcional contra o Hamas e por consequência palestinos?!
    Esse mundo está ficando doido quando que para tentar atingir ou justificar um objetivo se criam monstros com possíveis consequências sem precedentes! ISIS e companhia agradecem!
    Aos amigos tudo… aos inimigos a Lei! … mas se ainda fosse a lei estaria muito bom!
    Abraços

Comentários não permitidos.