Venezuela põe à venda a Citgo Petroleum Corporation

Ao citar anátemas para o chavismo, como o aumento dos preços dos combustíveis no mercado interno ou a unificação das taxas de câmbio, o vice-presidente venezuelano para a Área Econômica, Rafael Ramírez, deu outra amostra de atrevimento na última terça-feira, ao confirmar o interesse do Governo de Caracas em vender um de seus principais ativos internacionais: a Citgo Petroleum Corporation, uma das maiores refinadoras e comercializadoras de combustível nos Estados Unidos.

“Quando tivermos uma proposta que seja conveniente para nossos interesses, sairemos da Citgo”, disse na capital venezuelana o também presidente da petrolífera estatal PDVSA e ministro de Energia e Petróleo.

Ramírez reagiu assim às informações que circulam desde o final de julho sobre uma iminente venda da Citgo. Segundo o Argus Media, grupo de informação especializada em petróleo, com sede em Londres, a Venezuela já estaria considerando três ofertas de compra apresentadas em nome de seus clientes pelos bancos de investimento Goldman Sachs, J.P. Morgan e Deutsche Bank.

O Estado venezuelano, através da PDVSA, comprou, em dois lances, a totalidade da Citgo entre 1986 e 1990. Na época, a companhia, com sede em Houston, Texas, era a joia do plano de internacionalização da indústria petrolífera venezuelana. O plano procurava avançar na integração vertical do negócio em escala global e garantir a colocação do petróleo bruto pesado venezuelano. A PDVSA também adquiriu, então, as refinarias da empresa Ruhr Oel na Alemanha.

No entanto, quando a revolução de Hugo Chávez chegou ao poder, em 1999, e ainda mais quando realizou um expurgo na PDVSA após a greve petroleira de dezembro de 2002, o Governo se propôs desconjuntar o que qualificava como uma iniciativa “neoliberal”. Por outro lado, a nova premissa do bolivarianismo outorgava à empresa petrolífera estatal o papel de financista e gerente direto dos programas de assistência social que garantiam o sucesso eleitoral do chamado “socialismo do século XXI”.

Em 2010, a PDVSA vendeu sua participação na Ruhr Oel à russa Rosneft por 1,6 bilhão de dólares (cerca de 3,6 bilhões de reais). Mas já ficava claro que, no caso da Citgo, as cifras seriam maiores. A empresa possui uma capacidade de refino de mais de 750.000 barris diários, com instalações em Louisiana, Texas e Illinois. Além disso, controla uma rede de mais de 6.000 postos de gasolina em 27 Estados norte-americanos, sobretudo, na Costa Leste. “A Citgo não deve custar menos de 10 bilhões de dólares (22,9 bilhões de reais)”, calculava Chávez, com complacência, em outubro de 2010. “Se a vendêssemos e colocássemos esse dinheiro em bancos, só com os juros haveria dividendos de não sei quanto ao ano.”

Enquanto chegava o momento de liquidar a Citgo por dinheiro vivo, Chávez arquitetou o processo de modo a obter benefícios políticos com a empresa. Em aliança com a ONG Citizens Energy, de Joe Kennedy III, neto do assassinado Robert Kennedy, desenvolveu um programa de entrega de diesel para a calefação de famílias de baixa renda na Costa Leste dos Estados Unidos. Segundo os relatórios oficiais, de 2005 a 2013 a empresa doou combustível num valor equivalente a 500 milhões de dólares (1,14 bilhão de reais). Mas, 17 meses após a morte do comandante, seus herdeiros enfrentam a bancarrota. A Venezuela passa por uma situação calamitosa em seu fluxo de caixa em moeda estrangeira. O presidente Nicolás Maduro concedeu a Ramírez plenos poderes para adotar as medidas que sejam necessárias para resolver a crise, para que se assemelhem aos ajustes da ortodoxia econômica.

Se, com o aumento previsto, os preços internos da gasolina – que não se modificam desde 1996 – chegasse, a se equiparar aos custos de produção, a PDVSA economizaria cerca de 13 bilhões de dólares (29,7 bilhões de reais) ao ano em subsídios. A eventual venda da Citgo forneceria um montante similar.

Além da conjuntura, a venda tem outro propósito estratégico. Em meio às tensões crescentes entre os EUA e a Venezuela, os ativos da empresa são um alvo tentador para eventuais sanções. Washington, até agora relutante em castigar Caracas, acaba de impor restrições na concessão de vistos a 24 funcionários venezuelanos acusados de violar direitos humanos.

Além disso, após uma onda de nacionalizações, a Venezuela é o país que hoje enfrenta mais processos, 23, no Centro Internacional de Resolução de Disputas em Investimentos (Ciadi), do Banco Mundial. Entre os litigantes há petrolíferas como a Exxonmobil e a ConocoPhillips. Se o tribunal decidir sentenças contra a Venezuela, os bens da Citgo podem se transformar em objetos de embargo, um cenário ao qual Caracas não quer se expor.

Fonte: El País

17 Comentários

    • Saudosa “dama”… hoje ela colocaria ordem na Europa… e tivesse sido incluída no escândalo da espionagem, em lugar de exigir desculpas, daria o “tapa” de uma estadista de alto nível, numa atitude de afronta velada, como o do olhar de uma MÃE que mesmo calada impões respeito aos seus filhos, ou CHAMARIA o querido Obama para uma conversa franca, e muito pouco confortável para ele!

      Saudosa “dama”… taí… vou baixar o filme essa semana. Ainda não vi!

      http://bit.ly/1sK52iP

      Abraço, galera!

      Em tempo: “Se o tribunal decidir sentenças contra a Venezuela, os bens da Citgo podem se transformar em objetos de embargo, um cenário ao qual Caracas não quer se expor.”

      Não se eles VENDEREM antes, o que parece ser a estratégia em questão, para evitar perdas fora da pátria. Arrecadam o dinheiro, se livram de um bem “sequestrável”, e fica o dito pelo não dito.

      • “Saudosa “dama”… hoje ela colocaria ordem na Europa… e tivesse sido incluída no escândalo da espionagem, em lugar de exigir desculpas, daria o “tapa” de uma estadista de alto nível, numa atitude de afronta velada, como o do olhar de uma MÃE que mesmo calada impões respeito aos seus filhos, ou CHAMARIA o querido Obama para uma conversa franca, e muito pouco confortável para ele!”
        _
        Concordo plenamente, o retardado do Obama iria ficar pianinho diante da natural autoridade moral da Iron lady.

    • Que o diga a Suécia, Noruega e a Suíça (lugares horríveis para se viver não?).
      O socialismo assim como o capitalismo não são o problema, gente estupida e incompetente no governo sim. Mas isso parece muito complexo para algumas pessoas intenderem…

      • “O socialismo assim como o capitalismo não são o problema, gente estupida e incompetente no governo sim.”

        Parabéns caro Carl!

        Contra o socialismo ecomunismo não temos nada, agora contra ditaduras assassinas e mentirosas a coisa é diferente.

        Essa é base das maiorias das críticas contra a União Soviética:

        Comunismo e socialismo SIM: ditaduras criminosas Não. O mesmo vale para o capitalismo.

        Não queremos Bushs nem Putins.

      • “Contra o socialismo ecomunismo não temos nada, agora contra ditaduras assassinas e mentirosas a coisa é diferente.”

        Na verdade tenho algumas coisas contra o comunismo, pois esse é radical e não respeita o direito individual (comunismo só funciona mesmo para índio). Mas seja como for você ta certo, cada país que tenha seu tipo de governo, basta que não seja assassino e mentiroso.

        “O mesmo vale para o capitalismo.”
        Excelente!

        É muito bom dialogar com pessoas de mente aberta.

      • Exatamente aonde existe socialismo/comunismo na Suécia, Noruega e a Suíça ? que permitem a propriedade privada sobre os meios de produção e inovação, e estimulam a livre iniciativa e empreendedorismo.
        Não confunda estado de bem estar social, com o lixo ideologico demagogo que e o socialismo Carl

      • CAPA PRETA
        Os países que sitei são socialistas sim, porém muito bem governados diferente da Venezuela. Não confunda governos incompetentes com socialismo, qualquer governo pode ser ruim mesmo os capitalistas, assim como qualquer governo pode ser competente mesmo os socialistas.
        Já o comunismo (assim como o fascismo) são movimentos políticos radicais. Na verdade o socialismo moderno (ou democrático) é fruto de movimentos moderados que encontram no comunismo e no capitalismo bons meios de se governar um país. A Europa é um excelente exemplo de como o socialismo é benéfico para o povo (desde que seja feito por gente competente, mas claro que isso vale para qualquer tipo de governo), pois lá, se encontram algumas das nações de melhor qualidade de vida do mundo, superando de longe os EUA. Mas isso não é uma mágica do socialismo e sim fruto do trabalho bem feito de seus governantes.
        Outra coisa, noto que você e outros colegas associam bastante socialismo com governos de esquerda, mas não é bem assim, os governos de direita podem sim ser socialistas (socialismo não é comunismo, mas é comum as pessoas confundirem os dois).

      • Não Carl, não são, são capitalistas, governados por sociais democratas,primam pelo bem estar social. O que e muito diferente de socialismo, A URSS era socialista, a Venezuela e socialista, Cuba e socialista, O Comunismo e apenas um passo adiante do socialismo idealizado por Marx, onde os estados totalmente inertes e com povos totalmente educados(doutrinados) para o coletivismo, passam a abolir as fronteiras entre o países.

        Um estado socialista, não permite grande conglomerados privados, baste verificar a China Socialista, onde todas as grandes empresas chinesas, são estatais. Pelo que eu Saiba, A SAAB sueca por exemplo, e uma empresa privada

      • “Outra coisa, noto que você e outros colegas associam bastante socialismo com governos de esquerda, mas não é bem assim, os governos de direita podem sim ser socialistas”

        Isto não existe amigo, socialista de direita, e como judeu nazista, o socialismo antes de ser uma forma de governo ou estado, e uma corrente filosofica de esquerda.

      • Isso é só o Carl distorcendo os fatos… gostam de aplicar a tergiversação como arma de propaganda de suas ideologias esquerdizantes capengas…

  1. Que otima oportunidade petralhas ,aproveitem a façam uma boa compra super faturada e de quebra lavem a grana que sujou de lama , assim poderao continuar patrocinando os vendidos brasiguaio ,lucinado ,maquina tola e pehdecao,kkkkkkkkk

    • rsrsrsrss… e vai acabar como os cubanos… precisando mendigar ajuda para comerem… esse é o socialismo, grande ideologia que destrói tudo o que toca… e não falta indigentes intelectuais para defende-lo…

  2. Gostaria de ver comentando essa notícia os farmacodependentes que escrevem risíveis linhas cantando loas ao separatistas ucranianos e seus patrões russos, os déspotas de hospício e as iguarias de feira que adoram externar todo o seu antissemitismo junto com as hienas histéricas pró-Irã. E também não poderia ficar de fora o engenheiro mecânico da cracolândia.

    Em tempo: ataques pessoais contra mim não valem visto que nesse mister todos os que eu citei mais acima padecem de incompetência crônica. Quero que usem suas indigências intelectuais para justificar mais esse fiasco do bolivarianismo.

    • A casa tá caindo antes do esperado… aguardemos novembro próximo para confirmar o que eu acho, será a redenção da AL, e a nossa salvação…

Comentários não permitidos.