Submarino classe Virginia é expulso por frota russa ao se aproximar no Mar de Barents

Imagem meramente ilustrativa

A Rússia afirmou neste sábado que expulsou um submarino americano que se aproximava de suas águas territoriais na quinta-feira no Mar de Barents (norte), em um incidente no qual não foi preciso o uso da força.

“As patrulhas da frota russa do Grande Norte indentificaram em 7 de agosto um submarino estrangeiro, a priori da classe Virginia (de submarinos nucleares de ataque) da marinha americana”, declarou um representante do Estado-Maior da frota russa, citado sob condição de anonimato pelas agências de notícias russas.

“Uma formação naval anti-submarinos foi enviada ao lugar, assim como um avião de combate anti-submarinos IL-38”, segundo a fonte.

É pouco frequente que o Estado-Maior informe sobre um incidente desse tipo, ocorrido em um momento em que a Rússia e as potências ocidentais travam um embate diplomático e econômico em função da situação na Ucrânia.

AFP

Fonte: Terra 

37 Comentários

  1. Agora a brincadeira volta a ficar interessante.

    Obviamente tem gente que vai dizer que isso é armação da mídia russa… isso é irrelevante.

    Relevante é os EUA confirmarem ou negarem, e correrem o risco de a Rússia jogar na cara, NOVAMENTE, uma monte de “inteligência” (informações, cabeção!) dando conta de que não só localizaram e identificaram… como tinham condições de interceptar… o que colocaria em “xeque”, mais uma vez, a tão alardeada superioridade dos equipamentos americanos… e consequentemente suas exportações na área militar!

    Isso seria uma vergonha para a tão propagada “superioridade americana” (me lembra muito a outrora propagada “superioridade ariana”)…

    e provaria mais uma vez que os EUA estão provocando, querendo um conflito com a Rússia, para poder agir com mais liberdade na região… o problema é que foram descobertos! Muito parecido com o incidente do avião, mas poderia acontecer agora com um barco, se o vetor não tivesse sido descoberto!

    Ou seja, ou cala a boca e deixa rolar, ou abre a boca e corre o risco de morder a isca! … e o jogo de Xadrez pra gente grande brincar, continua!

    Abraço, galera!

    • Discovery , Military , NET GEO and History Channel


      Disserao que esse sub era Ferrari dos SUBS LOL ,


      Disserao tbm que esse SUB podia entra escondido em aguas Inimigas sem ser DETECTADO.
      e sai sem ser detectado

      Disserao que um e SPIE SUB

      -E que um stealth SUB

      No final de tudo isso ,


      SO MAIS UMA PURA PROPAGANDA PARA FAN BOY DELIRA. 🙂

      EIS AI O DOCUMENTARIO LEGENDADO EM PT

      https://www.youtube.com/watch?v=o5yeG4OTW8Y


      Pode ater ser tudo isso mesmo para paises colonias , afinal esses documentarios , sao feitos tbm para intimidar colonias e EX COLONIAS

      🙁

      • É aquele historia, quer fazer fama de valente pegando o primeiro bêbado que aparecer e baixar o sarrafo, é facil difícil é o cara procurar, sozinho, um lutador dan de jiu jitsu e tirar as caras, e dar uma sova nele, depois disso, aí sim, depois de bater pode cantar de galo, mesmo mostrando sua profunda ignorância. Rsrsrs.

  2. Nada absurdo, acaba sendo bom para os dois lados que conseguem testar suas próprias capacidades e as capacidades de defesa do oponente. Parabéns a Russia que mais uma vez demonstrou a capacidade de rastreio de um submarino deste nível, revelando indiretamente suas capacidades de ponta num combate de guerra submarina.

  3. olha so que maravilha rapaz botaram ele pra correr que pena que a toda poderosa e fodastica marinha dos EUA nao conseguiram detectar e bani o submarino russo que tava dano voltinhas por um semana perta do EUA!!!! EHEHEHEHHEHEHEEHEH

    • Mas ai é que mora a questão meu caro, muitos nesta pagina acreditam segundo o marketing pró EUA, mas a pouco tempo uma fonte britanica havia relatado que os russos estão a frente de qualquer país em questão de tecnologia submarina, e que seus novos submarinos chegam a ser um misterio para as demais potencias, inclusive teve um artigo deste no PB senão me falha a memória ( um forte exemplo dessa superioridade foi o sub da classe Akula que navegou TODO o golfo do Mexico sem ser detectado, só quando ele estava para sair da região, o capitão do mesmo deu ordens para que permitissem a detecção).
      A questão agora é, até onde vai a capacidade de projeção de força norte americana? pois pelo que me consta, praricamente todos os meios de guerra deles travam perante as contra medidas russas: sistemas anti aereo, radares e sonares que captam qualquer meio de dissuasão, submarinos, sistemas de guerra eletrônica, etc. Sds

  4. Uai ! Que mal ha em navegar em aguas internacionais $ Os russos estao com paranoia , basta o IMPERIO mandar seus brinquedinhos darem umas voltinhas que rapidamente os russos começam a ficar nervosos (tensos ), mandam uma duzia de Su 30 interceptar um boeinguizinho da decada de 70 e agora movimentam metada das forças do norte contra apenas um sub , serao tratados com reciprocidade ,se danificarem uma joia destas ,certamente seus avioes e subs bisbilhoteiros perderao o tratamento cordial dados pelo IMPERIO e seus lacaios super ricos e desenvolvidos !

    • Bom dia querido… puxa… ainda bem que você comentou… e de forma ADMIRÁVEL… como SEMPRE!

      Só achei o seu comentário um pouco CURTO… e sei que você tem muito, MUITO MESMO pra dizer…

      Não faça isso conosco… não fique se segurando… solta o galo (ou a franga) que existe em você e cante a plenos pulmões!!!! Faça o Brasil acordar! 🙂

      Manda um beijo para sua alma gêmea de olhos VERDES e tom azulado!

      Abraço galera! 🙂

      • Como é duro essa minha vida de gostosão… as putínicas meninas de rostinhos redondos não resistem ao meu olhar verde esmeralda e ao meu sabre azul brilhante… imagina se eu desse moral para elas !!!… 🙂

      • “Blue Eyes, Na Resistência
        10 de agosto de 2014 at 22:20

        Como é duro essa minha vida de gostosão… as putínicas meninas de rostinhos redondos não resistem ao meu olhar verde esmeralda e ao meu sabre azul brilhante… imagina se eu desse moral para elas !!!… ”

        é verdade homem mamão…vc é irresistível e sedutor mesmo..principalmente quando dança para nós..

        http://www.youtube.com/watch?v=HWa1c41rn8M

      • Não falei !!!???… essas minhas fãs são grandes perseguidoras… calma meninas… dou conta de vcs todas… me aguardem na posição de siri que logo logo lhes coloco no espeto… 🙂

    • “teropode
      9 de agosto de 2014 at 22:33”

      uai…mas vc tem razão mesmo teropode Troca-Troca….o que é que tem um passear pela costa do outro?!…os Russos passearam um dia desses por toda a costa estadunidense sem serem detectados…e ficou tudo numa boa…oras…não sei porque tanto mimimi…não sei pra que tanto nhennhennhem…chumbo trocado não dói…a diferença é que os sistemas Russos se mostram eficientes e confiáveis em detectar e identificar invasões de seus territórios… 😀

      mas que porcaria são estes Russos e sua defesa..né… 😀

      • alias…foram destes Virginias ai ou dos tais Sea Wolfs que um estadunidense passou/vazou os segredos tecnológicos para os Russos hein?!… 😀

        estas agencias de segurança e inteligências estadunidenses a cada dia mais patetas e comédia…. hihihihihi…. 😀

      • e teropode Troca-Troca…que negocio é esse de querer agora meu endereço ou telefone hein?!…que intimidade é essa toda agora hein?!…daqui a pouco estará querendo ou pedindo uma foto minha pelado..sai dai cidadão …sai pra lá…seu inxirido…tarado sem vergonha… 😀

  5. Esse ”expulsou” talvez seja uma forma de sensacionalismo por parte da imprensa pois a matéria diz claramente que o submarino americano se aproximava de águas territoriais russas !

    Ou seja ele pode ter sido simplesmente avisado pelos russos,e se desviado e por precaução Moscou mandou sua armada para vasculhar melhor as águas,pois ultimamente os EUA tem excursionado muito pelos lados russos,como ficou recentemente noticiado no caso do avião dos EUA que teve que se refugiar na Suécia ao ser descoberto !

    Caso como esses são comuns, a armada venezuelana já topou com um submarino nuclear vasculhando suas águas a uns anos atrás, os iugoslavos já abateram um F-117A Nighthawk, ,o Irã capturou intacto o drone RQ-170 Sentinel !

    NA OCASIÃO TENTARAM DESMENTIR, MAS FICOU TUDO PROVADO !

  6. ARC E TEROPODE
    “Uhumm…quando os EUA conseguirem captar um submarino russo em suas águas eles podem retaliar. Sem mais.”

    “Uai ! Que mal ha em navegar em aguas internacionais $ Os russos estao com paranoia , basta o IMPERIO mandar seus brinquedinhos darem umas voltinhas que rapidamente os russos começam a ficar nervosos (tensos ), mandam uma duzia de Su 30 interceptar um boeinguizinho da decada de 70 e agora movimentam metada das forças do norte contra apenas um sub , serao tratados com reciprocidade ,se danificarem uma joia destas ,certamente seus avioes e subs bisbilhoteiros perderao o tratamento cordial dados pelo IMPERIO e seus lacaios super ricos e desenvolvidos !” SEUS COMENTARIOS FORAM BEM PRO EUA FALA SERIO E SEM ARGUMENTOS REAIS CONVICENTES A HISTORIA FALA POR SI MEUS CAROS COLEGAS DO PLANO BRASIL VEJAM SO QUANDO UM BOMBARDEIRO ESTRATEGICO RUSSO VOA PERTO NÃO DENTRO DA AREA DOS EUA E SEUS ALIADOS OQUE ELES FAZEM INTERCEPTAM ELE RAPIDINHO PRA MOSTRA QUE TAO FORTES PODEND TEM CAPACIDADE E BLA BLA BLA!! PORQUE ISSO SIMPLES OS BEAR E TU-160 22M2 NAO SAO FURTIVO APARECEM DE LONGE NOS RADARES JA OS SUBMARINOS NAO COLEGAS PRINCIPALMENTE SE FOR UM TIPO AKULA, YASEN, KILO, OSCAR, na decada de setenta os sovieticas descobriram por meio de espionagem que seus sub eram muito faceis de serem detectados, deste entao investiram muito em hidroacustica, e sonares, sem fala que a espinha dorsal da marinha sovietica eram submarinos ja que eles nao tinham portaavioes!!!

  7. E uma verdade ARC, e foi noticia mundo afora, e sabemos q um sub Russo ficou 30 dias, um mês, dentro de águas (internacionais?) iankss…ou são loucos ou são mt bons na arte de emboscar e atacar sorrateiramente, anos luz à frente…c à palavra os os q sabem da verdade por trás dos fatos Sds.. 😉

  8. ARC ( 10 de agosto de 2014 at 9:25 ),

    Por mais que ocorram eventos como esses, não há prova real de que os submarinos russos atuais sejam mais furtivos que os atuais modelos americanos, ingleses, alemães e franceses…

    O fato de submarinos passarem indetectáveis não representa descrédito nenhum a capacidade ASW de quem quer que seja…

    Qualquer submarino atual que esteja a baixa velocidade e grande profundidade ( uns 150 metros ) se torna extremamente difícil de ser localizado. O mesmo também ocorre, com relação ao sonar ativo, quando o dito cujo se encontra em baixa profundidade ( cerca de uns 20 metros ). Observe, por exemplo, o ocorrido com a corveta sul coreana a alguns anos atrás; torpedeada por submarino norte coreano.

    A guerra anti submarina é algo verdadeiramente muito complexo. Existem diversos fatores que interferem com os sonares ativos e passivos, que vão desde a temperatura da água, sua salinidade, e até mesmo a vida marinha…

    A rigor, o submarino originalmente tem todas as vantagens e não raro é levado a pique por julgamentos indevidos de seus próprios comandantes.

    A maior desvantagem do submarino, evidentemente, é a limitação de seus meios de comunicação e localização ( e que propiciam consciência do espaço de batalha ), que ficam imensamente prejudicados quando submerso. Considerando que o alcance de um sonar passivo de um submarino é em torno de uns 90 km, então fica difícil localizar alvos que estejam muito distantes da cobertura aérea.

    • “_RR_
      10 de agosto de 2014 at 13:17

      Qualquer submarino atual que esteja a baixa velocidade e grande profundidade ( uns 150 metros ) se torna extremamente difícil de ser localizado. O mesmo também ocorre, com relação ao sonar ativo, quando o dito cujo se encontra em baixa profundidade ( cerca de uns 20 metros ). Observe, por exemplo, o ocorrido com a corveta sul coreana a alguns anos atrás; torpedeada por submarino norte coreano.”

      vossa excelência ainda continua contraditória e confusa em seus discursos..ainda continua com seus exagerados e aloprados discursos de puliticu…vive apregoando aqui que submarino é inútil contra banheira flutuante e sua “força tarefa”…agora diz ai que eles podem ser indetectáveis em algumas determinadas situações e se aproximar suficientemente do seu alvo……deve ter sido por isso que um submarino Chinês pegou com as calças nas mãos em seu território uma das banheiras flutuantes dos eua né ilustríssimo deputado RR plenário?!…e olha que os submarinos chineses são considerados pela caboclada do ocidente como os mais barulhentos e fuleiras viu…..é aquilo que sempre digo aqui ilustríssimos senhores…..essas banheiras flutuantes de porta aviões só servem de alvos flutuantes para submarinos nucleares de ataque…só servem contra países desdentados e sem defesa alguma….contra Iraques e Líbias da vida..só serve pra chutar cachorro morto…o resto é mera propaganda… 😀

      “Considerando que o alcance de um sonar passivo de um submarino é em torno de uns 90 km”

      isso é o que vc convenientemente acha..submarinos sabem com antecedência onde estão os navios inimigos…normalmente o alcance do sonar passivo de um submarino é no mínimo o dobro do alcance do sonar ativo de um navio de superfície…algo que lhe da uma enorme e brutal vantagem tática….assim eles podem se oculta na camada termal e esperar o melhor momento e posição para atacar….em certas condições e situações os submarinos conseguem escutar navios de superfície a mais de 50 milhas de distância enquanto o alcance típico do sonar ativo dos navios gira em torno de 10 milhas …. os sonares ativos de helicópteros têm alcance ainda menor pois são sonares de alta frequência….

      • Maquina…

        Depende muito em que circunstâncias se dá uma ação… Não é porque um submarino afundou uma corveta desprevenida que não deveria estar a 20 nós, que qualquer submarino vai afundar do mesmo jeito um porta-aviões indo a mais de trinta nós… Aliás, somente um submarino nuclear tem a possibilidade de efetivamente perseguir um carrier group, pois submarinos convencionais, com sua velocidade limitada, são basicamente armas contra o tráfego naval…

        No mais, nunca disse que um submarino é inútil… O que sempre digo é que ele é um meio limitado estando sozinho, justamente por conta das limitações que o seu meio de atuação e sua concepção lhe impõe…

        50 milhas náuticas é 90 km… Por tanto, o dado que eu expus não é o que eu acho… Os dados que você postou coincidem com minha informação.

        Sim… O sonar passivo de um submarino tem mais alcance e pode localizar o navio inimigo antes. Não disse o contrário disso… Apenas quis expor o quanto sua consciência situacional é limitada quando não está cooperando com meios aéreos, que foi o que eu quis dizer com “…então fica difícil localizar alvos que estejam muito distantes da cobertura aérea”, logo após considerar o alcance.

    • Meu caro RR, sabemos que existem paridades tecnologicas entre os Sub’s de diversos países : desenho e dinamica, motores ( convencionais e nucleares), etc, mas quando me refiro a reportagem que foi noticiada a algum tempo, falo em relação do que não está ao nosso alcance, tecnologia avançada e escondida por motivos estratégicos, como por exemplo foi o uso de certas aeronaves criadas nos EUA e que a mídia encobriu como OVNIS mas na realidade eram aeronaves em testes, revelando que eles tinham algo a mais que estava secreto por motivos obvios. Assim vemos que a Russia opera de maneira igual, o exemplo que citei demonstra de duas uma: ou a tripulação do Sub Akula ( episódio do Golfo do Mexico) era muito top ( partindo do pré suposto do seu comentário que diz que a qualidade do submarino é inerente a qualidade do capitão e sua tripulação), ou realmente o submarino tem uma tecnologia que o difere dos demais ( pois os EUA possuem ótimos radares e sonares) ,e daí concluo minha opinião, que se os EUA não foram capazes de captar o Akula, na certa este vetor tem algo a mais que os demais de sua ” espécie”. Sds

      • Caro ARC,

        Concordo… Mas, como busquei expor acima, é perfeitamente viável um submarino aproximar-se de qualquer costa do planeta sem ser detectado.

        Uma tripulação bem adestrada pode fazer toda a diferença… E um capitão verdadeiramente habilidoso ( dentro de um meio que já pode ser considerado a “elite da elite” ), vai saber extrair o máximo de seu vaso de guerra.

  9. RR_ 10 de agosto de 2014 at 13:17

    MAS POREM SABENDO E PENSANDO NISSO TEM FEITOS SATELITES E DRONES E AVIOES PRATULHA PARA LOCALIZAR E DESINAR ALVOS PARA O SUBS MAIS MODERNOS E ATUAIS!!

    • Kleslei,

      Quando disse “…muito distantes da cobertura aérea”, quis justamente expor que um submarino depende desses meios para ser verdadeiramente eficaz.

  10. Para entender até onde vai a capacidade de um submarino, sugiro assistirem Last Resort… é bem interessante!

    Como o “ambiente de busca” é tridimensional, enquanto o plano de navegação na superfície é “bidimensional”, um submarino tem muito mais espaço para mudar de posição que qualquer navio, e graças às correntes marinhas, pode se colocar abaixo de uma “camada” de água com temperatura diferente, isso é suficiente para causar a deflexão dos sonares de busca (a menos que sejam de profundidade variável!) assim como ondas de rádio na ionosfera!

    A menos que haja uma dica, ou que se pressuponha que há um submarino numa certa área, ou mesmo em exercícios de guerra, é praticamente impossível encontrar essa AGULHA no mar.

    Por exemplo, poderia haver hoje um submarino estrangeiro escondido na Baía de Guanabara!? Com certeza! E por meses!

    Uma busca desse vetor (submarino) é extremamente trabalhosa, cansativa e onerosa… não como fazerem isso simplesmente sem uma justificativa plausível, pois a área de busca é gigantesca!

    É preciso que haja uma “falha” do sub, algo que dê a entender que há possibilidade de haver um sub numa determinada área, caso contrário, nunca haverá buscas ali, a não ser num exercício programado, quem sabe!?

    Por isso o fato descrito no post é muito relevante para mim! Encontrar um sub AMERICANO dessa forma mostra uma capacidade muito interessante da marinha russa mas, como nesse jogo nem tudo é o que parece, os EUA podem ter “jogado uma isca” para checar a capacidade russa no assunto! 🙂

    Abraço, galera!

Comentários não permitidos.