Obama diz que EUA impedirão criação de Estado islâmico no Iraque e Síria

Iraque (AP)

Milhares de iraquianos fugiram com avanço de militantes do EI, inclusive integrantes de minorias religiosas

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que não permitirá que extremistas sunitas criem um “califado”, ou Estado islâmico, em regiões da Síria e do Iraque, e acusou a maioria xiita iraquiana de desperdiçar a oportunidade de dividir o poder com outras minorias.

Os EUA iniciaram ataques aéreos contra militantes do autodenominado Estado Islâmico (EI) no norte do Iraque, cujo avanço tem forçado milhares de pessoas pertencentes a minorias étnicas a deixarem suas casas.

“Nós não deixaremos que eles (EI) criem um califado pela Síria e Iraque, mas nós só poderemos fazer isso se soubermos que termos parceiros que sejam capazes de preencher este vazio”, disse Obama em entrevista ao jornal americano New York Times.

“Podemos afastá-los por um período, mas assim que nossos aviões deixarem (a área), eles voltarão”.

O EI – grupo antes conhecido como Isis, na sigla em inglês – assumiu o controle de partes do Iraque e da Síria e conquistou a maior usina hidrelétrica iraquiana, fonte de água e eletricidade para grande parte do país.

No início da semana, militantes do EI tomaram a cidade de Qaraqosh, a maior cidade cristã do Iraque, provocando uma fuga em massa.

O avanço dos militantes também forçou centenas de milhares de Yazidis a fugir em direção às montanhas. Cerca de 50 mil deles deixaram a cidade de Sinjar.

Obama disse que novos ataques poderão ser realizados mas que os EUA não realizariam uma operação terrestre.

Iraque (Reuters)

Aeronaves dos EUA estão lançando alimentos e água para milhares de refugiados no Iraque

Forças curdas (AP)

Forças curdas fazem patrulha enquanto EUA atacaram alvos de militantes em Irbil

Forças americanas realizaram o segundo lançamento de alimentos e bebidas usando aeronaves para milhares de iraquianos que se refugiam nas montanhas, disse o Pentágono. Os mantimentos incluiriam mais de 1,5 mil galões de água e 28 mil refeições.

A Grã-Bretanha enviou um avião para ajudar na operação de distribuir por ar ajuda a refugiados religiosos.

Ataques podem continuar

Em seu pronunciamento semanal de rádio, Obama disse que os ataques aéreos americanos e a ajuda humanitária no norte do Iraque são essenciais, mas limitados.

“Nos últimos dias, forças terroristas se aproximaram da cidade (de Irbil)”, disse ele. “Na quinta-feira à noite, eu deixei claro que se eles tentassem avançar ainda mais, nosso Exército responderia com ataques”.

“Isso é o que temos feito e, se for necessário, é o que continuaremos a fazer”.

Os EUA realizaram duas ondas de ataques aéreos na sexta-feira, a primeira vez que forças americanas estiveram envolvidas diretamente em uma operação militar no Iraque desde que deixaram o país, no fim de 2011.

Em junho, quando o EI tomou o controle de Mosul, o primeiro-ministro iraquiano, Nouri Maliki, pediu a ajuda dos Estados Unidos para conter o avanço dos insurgentes – mas Washington não quis intervir.

Analistas afirmam que a ascensão dos rebeldes islâmicos, junto com o fracasso na formação de um novo governo após as eleições de abril, tenha forçado Obama a agir.

Maliki tem sido pressionado por lideranças dos curdos, sunitas e até xiitas para renunciar devido à maneira como vem lidando com a crise no país.

Mas, como líder do bloco que ganhou o maior número de assentos nas eleições parlamentares de abril, Maliki reivindicou o direito de formar um novo governo de coalizão.

Fontes iraquianas sugerem que o premiê foi forçado a oferecer garantias de que renunciaria em troca da ajuda militar dos Estados Unidos.

Fonte: BBC Brasil

30 Comentários

  1. Os judeus no O.M tem nos cristão, uma amostra do que acontece se fraquejarem diante dos radicais islamitas na região. A unica coisa que garantiria governos laicos entre esta gente, era o militarismo, que ruiu na primavera Arabe(O Egito parece que acordou a tempo, e botou para correr o lixo da irmandade muçulmana)

    Os cristão serão dizimados por la, sob os olhos de todos, e para delirio dos socialistas ateistas por cá, que veem nos radicais islamicos, buchas para fazerem o serviço sujo para eles( O velho “O inimigo do meu inimigo, e meu amigo”), Sim, socialistas vibram ao verem cristãos serem dizimados, só não são homens o suficiente, ou gramcistas demais para admitirem isto publicamente.

    • Meu caro pasto Alemão, sua inconseqüência ao atribuir responsabilidades, ao analisar passionalmente as questões realmente tem me impressionado.
      Sem querer ofender mas situo tuas posições com a daquelas mães que não educam seus filhos, e de vê-los transformados em marginais passam a culpar todas as consequências no retorno, a maldade do que não aceitam seus atos e passam a responder da mesma forma. Teu pensamento meu caro pouco se difere daqueles do qual você critica, os radicais, ainda que esses que no seu intimo você já tenha os elegido seus inimigos figadais.

      • “Sem querer ofender mas situo tuas posições com a daquelas mães que não educam seus filhos, e de vê-los transformados em marginais passam a culpar todas as consequências no retorno”
        _
        Eu vivi para ouvir isto de um socialista, kkkk, “acuse-os do que vc é” não e Julio Internacional Socialista

      • Isso mesmo, só ler o que o Ilya diz chamando os outros de donos da verdade, esses caras censuaram os defeitos deles nos outros, são uns doentes.

  2. É…ta tentando limpar a zona que o anterior deixou…

    O EIIL agradece…a John McCain!!

    “…o guerreiro John McCain foi à tribuna do Senado para reclamar como um doido enraivecido contra as vitórias que o Estado islâmico está obtendo no Iraque. Ele esqueceu que ele mesmo participou da invasão do Iraque que levou aos benditos acontecimentos que estão se desdobrando agora pela generosidade e justiça de Alá”.

    http://www.planobrazil.com/eiil-louva-john-mccain-por-ajudar-terroristas-islamicos-a-invadir-o-iraque/

    Vocês acham que com Obama a coisa está ruim?

    Com McCain estaria muito, mas muito pior….

  3. QUE BOM ATE QUE ENFIM UMA AÇAO AMERICANA DIGNA DE ELOGIA SO QUE DEMORA UM POUCO FORA ISSO BLZ!!!
    UM APOIO AEREA FORTE AS TROPAS IRAQUIANAS E SIRIA FAZEM O RESTO NO SOLO!!!

  4. Deixa me ver se entendi!!!!!!!!,antes os insurgentes que lutavam na Síria e em grande parte composto de mercenários e fanaticos religiosos eram os GOLD BOY do Ocidente,esses mesmos malucos se tivessem vencido na Síria já estariam um um suposto Califado de lunaticos na síria e estariam indo com mais força para o Iraque.
    E agora diz que não vai permitir um Estado Islâmico radical na Síria,escrevam o que estou dizendo a próxima bomba vai ser na Ucrania quando os Neo Nazis sairam perseguindo os Judeus ucranianos,ai quero ver como vão desarmar essa bomba!

    • Quando os Russos não permitiram que esses lunáticos, comedores de coração humano vencessem a batalha que os yankes pretenderam lhes oferecer, o o mundo “ocidental” lançou muitas aleivosias como forma de mistificar negativamente a posição Russa. Hoje, mais uma vez prova-se razão do Urso, pela coerência. Os yankes estão se tornando uma pedra na chuteira do mundo.

    • Pois é Barca, mandaram essa escoria fundamentalista pra combater na Síria contra um governo laico e vendo que por la a coisa ficou feia então passaram a tocar o terror no Iraque… coisa que nós falamos aqui no Plano Brasil tem anos, ajudar e financiar essa turba na Síria era um erro grande demais pro ocidente!

      E agora vemos o que está acontecendo, tudo como falamos desde sempre, financiar esses grupos radicais era um erro… Assad, continue mandando todos eles pro colo de Allah, e vamos ver se a cobra que o ocidente criou será derrotada no campo do Iraque, só apoio aéreo não é o bastante.

      só pra lembrar os crimes dos radicais religiosos na Síria: https://lh3.googleusercontent.com/-JdEW6O7MizU/UbTuRZ-5RZI/AAAAAAAAD5U/DIrGrq5TxO8/w548-h318-no/37804289160201199347311.jpg

      Valeu!

    • Barca,

      O que os americanos apoiavam na Síria era o “Exército Livre da Síria”, um grupo moderado… Contudo, muitos dos membros de suas fileiras se uniram a grupos radicais. Houve também a chegada de diversos outros grupos…

      A rigor, a Síria por agora é uma confusão total… Os grupos que deveriam se unir contra Assad na verdade tem agenda própria. Tanto é que volta e meia trocam tiros entre si…

      • Mas o problema eh justamente este ,os radicais se infiltram nestes movimentos e acabam exercendo uma liderança sobre todos os outros elementos e atraves disse obteem acesso a varios tipos de armas ,alem de desviarem boa parte destas e do dinheiro para aplicarem em seus projetos diabolicos , mas a vontade de dominar regioes com alto valor economico e extrategico faz com que os caras acabem aceitando o risco , tao quebrando a cara , se nao foss e a intervençao russa na siria , as coisas estariam pior ,entregariam de bandeja o pais para os radicais !

      • _RR_,O Exército Livre da Síria era composto sim de um grupo moderado,mas a maior parte dos seus membros e combatentes eram de radicais e mercenarios,essa porção moderada era algo minúsculo,tanto é amigo que depois peço a vc que procure por esse nome Salim Idris era o chefe do Estado Maior desse Exército,quando começou essa guerra cívil muitos nos E.U.A entraram em estase achando que iriam derrubar Assad e esse grupo passou a ser o queridinho do Estado Maior do Governo Obama,hora bolas eles se esqueceram que Israel mantinha uma relativa estabilidade na fronteira Síria,gostando ou não o Assad não trazia problemas para Israel,vc imagina o que daria se o EXERCITO DE LIBERTAÇÃO e seus radicais tomassem o Poder ?.Desde da guerra do Guerra do Yom Kippur até em 2011 teve paz,só em 2012 que houve um disparo de morteiro e tiros por parte de de israel.Mas algo de baixa intensidade comparado aquela região.Por isso que os E.U.A e o ocidente viram que estavam alimentando uma cobra poderosa,pois se esses malucos tivessem tomado o poder e colocado as mãos no arsenal de armas químicas do Exército Regular Sírio,a coisa ia feder d+,olha o Obama é o maior trapalhão em matéria de poliítica externa que apareceu nas últimas décadas,Imagine financiar e armas como muitos estavam querendo um bando e loucos,e alguns queriam uma invertenção americana e europeia,coisa que não fui pra frente por causa do apoio russo aos sírios,vc imagina um bando de malucos com armas químicas no controle de um país que faz fronteira com Israel ?.Esse líder do mundo livre é ou não é um Gênio as avessas ?.
        Ele não passa de um Trapalhão com poder,mas que se acha um Maquiavel ou um Bismarck.

  5. OBS: Antes que desacreditem ou não acreditem nos fatos como alguns relutam em ver a realidade,não foi a Voz da Rússia que escreveu essa matéria.

    • Nos chamam de anti-americanos mas na hora que a verdade bate na porta eles somem… olha aí o que falávamos sobre a cria do ocidente virando problema pro mundo inteiro através da guerra da síria, criando estado islâmico e implantando a sharia de forma radical.

      Sabe como é, a verdade é uma só, agora é tentar resolver o problema, conter a massa fundamentalista que até a Arabia Saudita tem medo, e eles foram os grandes financiadores desses radicais na Síria!

      A cobra está mordendo a mão de quem a alimentou, e isso nós sabíamos desde o inicio.

      Só pra lembrar o tipo de gente que são esses radicais que o ocidente e seus lacaios regionais queriam governando na Síria:

      http://www.liveleak.com/view?i=809_1395163651

      Isso é crime de guerra contra soldados capturados, imaginem o que fazem contra os civis!

      Valeu!

  6. A única coisa clara para mim aqui é que, NOVAMENTE, os EUA querem ditar o DESENVOLVIMENTO político de outros países, à força… vamos começar tudo de novo… alguém aí lembra do VIETNAM… onde, à título de lutar pela liberdade do povo, metralharam até PLANTADORES DE ARROZ!??? Muitos plantadores de arroz! 🙁

    Já vi esse filme! 🙁

    Quanto aos CRISTÃOS… também fizeram pouquinho nas CRUZADAS… INCONTÁVEIS foram convertidos, ou passados na espada… OU DÁ OU DESCE… “porque nós representamos Deus e o Papa… e vocês são PAGÃOS, ou “qualquer outra coisa que sirva… pretos, gays, inferiores , judeus, socialistas, amarelos, “trekkies”, corintianos, enfim…!” 🙁

    Mas “eles” (or religiosos que, ao contrário do Vaticano, ainda vão pra luta!), agora, são vistos como “assassinos”… porque o TEMPO é de paz… ninguém mais mata em nome de Deus… só até a NOVA IGREJA voltar a ter o poder que um dia teve… aí VOLTA A PODER! 🙂

    Fingir de engajar em situações importantes é um ótimo recurso para disfarçar a incompetência em ASSUNTOS INTERNOS… disso o Brasil entende muito bem… disso nós poder DAR AULA!

    Vamos ver no que vai dar… mas acredito que vai correr mais ou menos assim:

    Estados Unidos vão pôr sua máquina de guerra pra trabalhar, e como eles lutam com coração (cheio de patriotismo, ódio, esperança ou seja lá o que for… mas com coração!) a tendência é que tenhamos um novo “Vietnã”.

    Como sempre os EUA não fodem, sem saem de cima (não resolvem, nem deixam a gente resolver!)… “então vamos explodir esses filhos da mãe também!”… “e lá na terra deles… pra eles sentirem como é bom!”

    Agora os EUA, DEFENSORES DO MUNDO LIVRE vai ser alvo do ataque dos TERRORISTAS do oriente médio… onde ELES invadiram por que podiam… por que tinham mais armas… e maiores!!! 🙁

    É claro… é por isso que temos que CONTER O oriente médio… está cheio de TERRORISTAS! 🙂

    É o que são todos que lutam pela LIBERDADE, mas não pelas NOSSAS regras… e que se dane a sua cultura, seus valores… GENOCÍDIO, só se autorizado pela gente, como na África… ou em alguns países interessantes do Leste Europeu! 🙁

    Ainda bem que esse “gigante caolho” está perdendo influência! 🙂

    Abraço, galera!

    • Caro Mauro Lima,

      Sinceramente, não acredito em um novo Vietnam no Oriente Médio. Aos poucos, as campanhas das quais os americanos participaram ao longos dos últimos 50 anos os fazem compreender como seus inimigos irão atuar contra eles daqui por diante… Aliás, o atual arsenal dos EUA, repleto de UAVs e dando enfase a ações cirúrgicas ( com emprego preferencial de forças de elite ), reflete esse novo pensamento militar. A ação contra Bin Laden e outros maiorais da Al qaeda é um exemplo disso.

      No caso do Iraque, não é impossível que tropas americanas voltem ao solo iraquiano, mas dificilmente o será com o vigor de anos atrás. Há um outro fator a ser considerado dessa vez, e é a opinião publica dos americanos, que estão decisivamente cansados dos atuais atoleiros do país, e dificilmente irão tolerar uma nova intervenção de longo curso tão cedo… A recusa popular maciça quando se cogitou a intervenção na Síria foi clara nesse sentido… Aliás, a Guerra do Vietnam terminou em boa parte por pressão popular, alarmada com o desgaste da guerra.

    • “Mauro Lima
      10 de agosto de 2014 at 7:21

      ninguém mais mata em nome de Deus…”

      vc acredita mesmo que fazem isso por religião ou Deus?!…como diz um ditado de Shakespeare..O diabo pode citar as Escrituras quando isso lhe convém…..o problema de sua argumentação é que você quer utilizar as mazelas da utilização nociva da fé/religião promovida por determinadas instituições religiosas(ou por seus líderes) para atribuir a fé ou religião uma conotação retrógrada, pejorativa…O que é nocivo são os extremismos e a corrupção e não a fé/religião…sempre haverá quem use a religião ou a fé para enganar, atingir seus interesses/objetivos escusos ou fazer o mal…

      • Incrível… eu concordo com o que você disse… em parte… ainda assim acredito que você pensa o contrário… e a culpa deve ser minha né!?? 🙂

        “vc acredita mesmo que fazem isso por religião ou Deus?!” Não, não acredito! Voce leu o livro ou viu o filme “O Caçador de Pipas”… é por aí… publicamente representantes de Deus e da honra… no particular, estuprador de crianças! 🙁

        Acho que se você ler novamente, vai entender que eu estava citando um CONTEXTO nessa frase, não expressando uma opinião! Minha opinião é o TODO desse post!

        E sim… desde que o mundo é mundo… as religiões se mostraram mais eficazes no controle das massas que o próprio medo da guerra… assim o foi, assim o é… principalmente em tempos de paz! Em tempo de guerra a “fidelidade” é dividida! 🙁

        OK?

        Abraço!

      • “Mauro Lima
        10 de agosto de 2014 at 22:47

        E sim… desde que o mundo é mundo… as religiões se mostraram mais eficazes no controle das massas que o próprio medo da guerra…”

        de certa forma eu concordo com algumas coisas que diz..eu não diria as religiões e sim as instituições/lideres que representam elas..mas como diz o ditado de Voltaire….Posso não concordar com algumas das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las…. 😉

    • Eu gostaria de entender o processo por que passaram esse pessoal da esquerda… realmente, cabe aqui um parêntese para analisarmos com é feito o processo de inculcação dessa mentalidade que tem ódio em tudo o que é ocidental, mais precisamente americano… eles preferem se ver como vassalos de chineses, russos e até cubanos ao invés de terem autonomia própria, ainda que vivam dizendo que não somos importantes no cenário mundial porque somos sabotados pelo tio Sam… essa balela parece realmente fazer algum sentido para eles, ainda que não tenha na realidade sustentação alguma… o mesmo se dá qnto a religião… nosso mundo foi moldado sob a fé judaico-cristã que muitos deles ainda acham professar, mas vivem apoiando guerras e perseguições mundo afora, praticadas contra os cristãos… me parece que adorariam um califado universal imposto contra todos os humanos… como se viver sob a shária fosse algo extremamente gratificante para todos… realmente, vou ter que me debruçar sobre livros e mais livros de psicologia e história para tentar entender como se inicia e se produz esse estado de demência… quem sabe assim passo a entender melhor essa corja e talvez até achado uma saída para essa doença… realmente, só doente para terem um comportamento tão incoerente assim !!!…

  7. Mauro Lima disse “Quanto aos CRISTÃOS… também fizeram pouquinho nas CRUZADAS… INCONTÁVEIS foram convertidos, ou passados na espada… OU DÁ OU DESCE… “porque nós representamos Deus e o Papa… e vocês são PAGÃOS, ou “qualquer outra coisa que sirva… pretos, gays, inferiores , judeus, socialistas, amarelos, “trekkies”, corintianos, enfim…!” :(”
    demos graças a Deus ao papa das cruzadas e aos cristoes que lutaram nela senhores se nao seriamos todos islamicos a força, pela espada na epoca a igreja entre aspas com poder militar e politico nao era bem assim o povo aumenta nesta parte!! na epoca apoiava sim as cruzadas para defender-se e nao dominar outros povos porem tinham reis que se diziam cristoes que se aporveitava da coisas da fe para fazer suas riquezas entendi como tomar jerusalem a força saquear e fazer os islamicos pagar impostos pedagios etc, mais porem a EUROPA TODA JA FOI AMEAÇADA DE IVASAO E SUBMISSAO E A IGREJA AJUDOU NA DEFESA DA EUROPA CONTRA ESSES FANTICOS!!!

    http://cleofas.com.br/perito-desmente-mitos-anti-catolicos-sobre-as-cruzadas/

      • permita-me acrescentar, quem na verdade impediu o avanço do terror islamita pela Europa na idade média, foram o cristãos (catolicos e ortodoxos) em Constantinopla, que detiveram o avanço do império Otomano, 500 mil tombaram para isto.

  8. Vida longa aos Estados unidos. São precisamente os Estados unidos que estão lutando contra o verdadeiro genocídio em curso, utilizando seus recursos para salvar as minorias no Iraque. Onde estão a poderosa China e a infalível Russia para colaborarem com a luta contra os assassinos fanáticos? E como fica a teoria conspiratória das galinhas cacarejantes vermelhas sobre a divisão do Iraque e de outros países do mundo? .

    • Os EUA sempre estão estendendo as mãos aos terceiromundistas que fazem mau a si mesmos: http://economia.ig.com.br/2014-08-11/argentina-pede-que-governo-dos-eua-intervenha-no-caso-da-divida.html … já já aparecem os aloprados da esquerda caquética para dizer que os culpados pela indigência argentina são uzamericanos feios, malvados e bobos… rsrsrsrsrs… no caso do OM, ruim com a presença americana, pior sem ela… se eu pudesse interferir sobre a presença americana no OM, eu retiraria TODO o contingente de soldados americanos e deixaria o pau comer… eles se matariam entre eles mesmos, sem necessidade de tropas ocidentais fazerem o trabalho sujo… o que sobrasse, ai sim, tomaria conta e civilizaria aquela parte do mundo… mas não posso julgar os povos do OM como os piores do mundo… há outros, aqui mesmo, na AL que toleram a presença de forças medievais como as farc, o regime ditatorial e torturador cubano e por ai vai… porcarias não são exclusividade do OM…

  9. Um observação: O iankss e sua gangue tem + q ajudar o Irak, pois foram os mesmos q desestabilizam politiaca/ e economicamente e td essers detalhes mt importante…nem os caças comprados aos mesmos estão entregando e são entregues um por um, mô sacanagem..e como poderiam se defender? foram obrigados a comprar dos Russos…c à palavra os entendidos da verdade por trás dos fatos…Sds. 😉

  10. O Iraque e Siria estão sendo palco de um novo filme de terror, um erro criado pelos EUA que não conseguiram articular um pós guerra decente e deixaram tudo por lá uma zona, deixando espaço para novos movimentos extremistas nascerem . Agora a ameça vai além das fronteiras,e põe em risco a AS e Siria. Mas sinceramente não acredito que esses movimentos prosperarão, arrumaram inimigos poderosos demais: EUA (que desejam o fim dos conflitos super custosos na região) Russia ( que ja se levantou em favor da proteção da integridade da Siria) a comunidade cristão mundial ( que são somente uns 3 bilhões , que podem exercer influencia sobre a propria OTAN) enfim, se os bombardeios americanos não sanarem os problemas de lá, não vai faltar ajuda pra massacrar tal movimento.

Comentários não permitidos.