FARC podera participar na política colombiana

Presidente da Colômbia Juan Manuel Santos – posse de seu 2º mandato 

Em uma decisão central para o processo de paz que Governo colombiano está negociando com a guerrilha das FARC nos últimos 20 meses em Havana, a Corte Constitucional aprovou que os guerrilheiros que deixem as armas poderão participar na política, embora exclua aqueles que tenham cometido delitos de lesa-humanidade e genocídio.

Esta era uma das decisões mais esperadas pelo Governo depois do pedido de inconstitucionalidade feito por Rafael Guarín, ex-vice-ministro de Defesa e militante do partido do ex-presidente Álvaro Uribe, contra a reforma conhecida como Marco para a Paz. Guarín queria que os guerrilheiros que se desmobilizassem (pelos diálogos de paz) não tivessem a possibilidade de concorrer a cargos públicos através do voto.

No entanto, o máximo Tribunal Constitucional do país estabeleceu por seis votos a favor e três em contra, que esta reforma, tramitada pelo Governo de Juan Manuel Santos para estabelecer as regras de um eventual processo de desmobilização e reintegração à vida civil das guerrilhas, se ajustava ao ordenamento legal do país. Isto significa que o Marco para a Paz, que já foi aprovado pelo Congresso e contestado judicialmente em outra ocasião, continua intacto. Poderão participar da política os que tenham cometido delitos “menores”, como foi chamado pela magistrada Martha Sáchica, autora da apresentação aprovada, um assunto de vital importância para o acordo de paz com as FARC, já que se espera que depois de deixarem as armas, eles participem na política.

Para tomar esta decisão, o presidente do Tribunal, Luis Ernesto Vargas Silva, disse aos meios locais que 11 tratados internacionais assinados pela Colômbia tinham sido levados em conta.

Agora será o Congresso que terá que definir mais adiante quais são os delitos que ficarão exonerados de responsabilidade por parte das guerrilhas, o que com certeza provocará outro polêmico debate. Precisamente, o artigo que Guarín havia questionado dá poder ao Congresso para definir “quais serão os delitos considerados com o delito político para determinar a possibilidade de participar na política”.

Com a sentença deste Tribunal, apesar disso, estão fechadas definitivamente as portas da política para aqueles guerrilheiros, incluídos os máximos comandantes, que tiverem sido condenados por delitos de genocídio ou de lesa humanidade, como o sequestro de civis ou o uso de armas contra a população.

O Tribunal Constitucional também confirmou que será o Congresso que regulamentará as penas alternativas a serem pagas pelos guerrilheiros, como irão reparar suas vítimas, esclarecerá quais crimes foram cometidos e garantirá que as armas não voltarão a ser usadas.

Esta decisão acontece um dia antes da posse de Juan Manuel Santos para seu segundo mandato presidencial e limpa o caminho sobre o debate levantado por vários setores opostos ao processo paz sobre se a guerrilha poderia participar na política depois que deixasse as armas.

Fonte: El País

Santos assume 2º mandato como presidente da Colômbia

Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, tomou posse nesta quinta-feira para seu segundo mandato, que termina em 2018, em um ato realizado ao ar livre no Pátio Núñez, que fica entre o Capitólio e a Casa de Nariño, sede presidencial.

Na presença de cerca de 2 mil convidados, entre eles mais de dez chefes de Estado, Santos fez o juramento em frente ao presidente do Congresso, senador José David Name.

“Juro a Deus e prometo ao povo cumprir fielmente a Constituição e as leis da Colômbia”, disse o governante, que em seguida recebeu a faixa presidencial de mãos de Name.

Após a colocação da faixa, as Forças Armadas dispararam uma salva de 21 tiros de canhão simultaneamente nos arredores do Pátio Núñez e na Ponte de Boyacá, palco da histórica batalha na qual a Colômbia selou sua independência da Espanha em 7 de agosto de 1819.

Em seguida, Santos tomou o juramento de seu novo vice-presidente, o advogado Germán Vargas Lleras.

EFE

Fonte: Terra

16 Comentários

  1. Caraca, meu, agora se as FARCs concordarem com as regras e resolveram baixar as armas vão matar os yankedependentes, que habitam no Brasil, de raiva.
    Vaí ser maledicência e ranger de dentes. Kkkkkkkkkk.

  2. Os caras só sequestravam durante anos, torturavam, matavam,barbarizavam vilas e cidades pequenas inteiras, traficavam drogas, armavam atentados a bomba,e tudo mais.
    os esquerdistas de plantão, logo vão invocar o relativismo moral demente, que lhes é caracteristico, para afirmar que eles faziam e FAZEM, tudo isto, em nome de um bem maior chamado socialismo. Só se esquecem QUE NÃO EXISTE BEM NENHUM NO SOCIALISMO, O socialismo só funcionaria em uma colonia de formigas, não com seres humanos dotados de suas individualidades naturais, nenhuma corrente do socialismo, sob nenhum ponto de vista presta.A história, e toda a desgrameira causada por tal ideologia falida, são a prova disto.
    As farcs devem ser completamente derrotadas, sem chace de anistia. Se o povo Colombiano cometer o mesmo erro que nós cometemos no passado, correm o risco de serem (Des)governados por marginais, assim como nós somos hoje.

    • Concordo! Será um grande erro dos Colombianos pois permitirá que falsos “ex-guerrilheiros” se infiltrem em sua política para martelá-los mais adiante! Negociar com as FARC é igual negociar com o PCC e CV…. e a estabilidade que o Uribe conseguiu para a Colombia com firmeza e efetividade poderá se comprometer se não abrirem os olhos ou confiarem que os narcoterroristas se redimirão plenamente!
      Abraço,

  3. “Em uma decisão central para o processo de paz que Governo colombiano está negociando com a guerrilha das FARC nos últimos 20 meses em Havana, a Corte Constitucional aprovou que os guerrilheiros que deixem as armas poderão participar na política, embora exclua aqueles que tenham cometido delitos de lesa-humanidade e genocídio”
    _
    à-tá, excluem os peões que apertaram o gatilho, mas beneficiam quem mandou apertar o gatilho, o mentor intelectual. tal baboseira só poderia vir de algo decidido em Havana mesmo.

    • Pastor Alemão, a política não é determinada pela supremacia da força, se fosse o governo também não teria ganho já que não possuiu força para acabar com as FARC até hoje. Uma coisa muito interessante quando se deixa a isenção de lado, numa analise, é a tendência que se tem de apontar apenas um lado como causador das transgressões, sem questionar mais nada, motivações e causas para as consequências. E vc faz isso com uma previsibilidade muito grande. Sds.

      • Como eu disse, já apareceu o primeiro transbordando relativismo moral com verboragia caracteristica.
        Este tipo defenderia anistia total e incorporação pelas nossas Faas, ou ate mesmo status de partido politico para o PCC ou o comando vermelho. da mesma forma como hj erguem o braço esquerdo com o punho cerrado ao lado de vermes da guerrilha do Araguaia

      • E você fecha os olhos para a CIA, que sabidamente criou megatraficantes tipo Noriega, e mega terroristas tipo Bin Laden nem por isso, que apoiou um golpe de estado no Brasil, que i veste pesado em golpes no mundo se valendo do pior tipo de facinoras e mesmo assim você não deixa mostrar em todas as oportunidades que os idolatra, e sou eu que que transbordo relativismo moral. Fala sério meu caro fariseu pastor alemão. Sds.

      • Quem eu idolatro xará, e o que isto tem a ver com o post?
        Pura falacia do espantalho sua, os EUA para mim, não são mais nem menos que qualquer outra nação do mundo, quem tem fetiche neles e vc, que vive procurando um agente da CIA debaixo da cama.

      • A juju sabonete tem esse apelido exatamente porque não se apega a valor moral algum… escorrega como sabonete… é uma menina amoral e as vezes imoral… 🙂

      • Não meu caro pastor, e vc tergiversa, mas até nisso vc minimiza com deboche que é apenas uma ferramenta de fuga ideal, como se a CIA não fosse capaz de fazer o que fazem, e eu tivesse ilusões quanto a isso, e vc atribui a mim paranóia? Meu caro assim vou deixar de te levar a sério e te passar pro rol de alguns aluados, inclusive com uma anti brasilidade aviltante. que vc costuma confraternizar. Sds.

      • Percebeu ???… se não concorda com as idiotices dele não é brasileiro… ele é mais brasileiro que todos só porque assina assim… SÓ PODE SER DOENÇA… camisa de força já… 🙂

  4. Fizeram o que fizeram por anos, e agora ganham uma representação política?

    Justo agora que só acumulavam derrota após derrota?

    Bom…são colombianos… eles que se entendam, pois sabem o que é melhor para eles mesmos…

    • Acumularam derrotas…
      Dia desses mataram 16 militares.
      Se Santos obtém uma solução política para acabar com uma força guerrilheira como as FARC, que somam algo em torno de 10.000 combatentes, então ele tem em mãos uma vitória…

      E sobre o que “eles fizeram”…
      As formações guerrilheiras colombianas nasceram da situação de opressão havida na sociedade, onde os senhores de terra matavam, literalmente esfolavam, pequenos camponeses para lhes tirar a terra. As AUC nasceram dos “sicários”, que eram os jagunços dos grandes fazendeiros.

      Ou seja, mais uma vez a questão fundiária é o caldo de cultura da violência… Uma realidade latino americana, presente onde quer que se vá.

  5. As Farcs já fizeram muitas atrocidades, mas eu concordo com o esse plano uma vez que fica decidido que os guerrilheiros que deixem as armas poderão participar da política, ,mas se excluem aqueles que tenham cometido delitos de lesa-humanidade e genocídio !

    Se isso evitar mais mortes, eu repito,estou de pleno acordo, depois deixemos que o povo decida nas urnas se esses ex guerrilheiros merecem representa-los nos parlamentos agora é hora de se evitar mais derramamento de sangue de se dar uma solução definitiva a esse grave problema !

Comentários não permitidos.