Seria o vazamento sobre o míssil estratégico DF-41chinês para a mídia uma ação planejada?

Míssil DF-26C – (Foto de arquivo/ topwar.ru)


Recentemente, a página do Centro de Monitorização do Meio Ambiente da Província de Shaanxi publicou uma informação sobre a realização de monitorização da situação ligada ao lançamento da segunda fase da criação do míssil estratégico DF-41.

O material original sobre o míssil foi rapidamente retirado, mas muitas mídia tiveram tempo de copiá-lo. Esta foi a primeira confirmação oficial da existência do projeto de míssil DF-41. Anteriormente, sabia-se apenas que, no início de 2012, na China iniciaram-se testes de voo de um novo tipo de mísseis balísticos intercontinentais. É claro que este tipo de míssil difere dos mísseis móveis DF-31A de que os chineses já dispõem, que também estão sendo aperfeiçoados. Nomeadamente, hoje está sendo testado um modelo que capaz de portar mísseis com ogivas separáveis.

Teria a fuga de informação sobre o míssil para a mídia uma ação planejada? Claro que não se pode excluir isso, mas semelhante versão é pouco provável. As circunstâncias da publicação dos dados são muito naturais. O Instituto de Investigação Científico (IIC) da Quarta Academia da Corporação Espacial e de Mísseis da corporação CASC, citado na informação, encontra-se no centro administrativo de Shaanxi, na cidade de Xian. Isso não é apenas um centro científico, mas também uma área produtiva importante. O IIC 43 participa em numerosos programas de produção de mísseis e tecnologia espacial.

A esfera de responsabilidade do instituto são compositos especiais, utilizados na fabricação de motores de mísseis a combustível sólido. O IIC cria e fabrica produtos como estruturas compositas dos motores de mísseis a combustível sólido para mísseis e aparelhos espaciais, bocais de motores, bem como estruturas dos contentores de transporte para o lançamento dos mísseis. Em 2013, no IIC trabalhavam mais de 1.800 pessoas, a área total dos edifícios era superior a 90 mil metros quadrados. Ou seja, trata-se de uma grande produção e quimicamente perigosa, por isso não é de se admirar que seja objeto de monitorização ecológica atenta.

Por outro lado, sabemos que o DF-41 já realiza testes de voo. No documento fala-se de uma segunda etapa dos trabalhos com vista a fabricação desse míssil. Parece tratar-se da preparação para a sua produção em série. Claro que isso pressupõe maiores capacidades produtivas. É provável que trabalhos análogos decorram também noutras empresas envolvidas na cooperação do projeto DF-41.

No que diz respeito às caraterísticas técnicas do míssil, é pouca a informação fidedigna sobre esta questão. Parece mais tratar-se de um míssil balístico intercontinental pesado a combustível sólido com uma massa até 100 toneladas, capaz de portar até 10 ogivas. Ele substituirá os mísseis DF-5A a combustível líquido que estão ao serviço da Segunda Artilharia das Forças Armadas da China.

Semelhante abordagem corresponde à estratégia chinesa de organização das forças nucleares. Inicialmente, a China não pretendeu à paridade nuclear com os EUA, concentrando a principal atenção na manutenção de um pequeno grupo de tropas de mísseis, capaz de resistir ao primeiro ataque e conseguir responder. Hoje, semelhante abordagem sofreu alterações: já é evidente que a China terá de aumentar o número tanto de mísseis balísticos nos submarinos, como de mísseis balísticos intercontinentais.

Fonte: Voz da Rússia

3 Comentários

  1. Como visto os yankes só fazem ampliar o numero de inimigos internacionais, o leque é grande, vai de budistas, islamitas, ortodoxos, ateus, uma grande congregação que se amplia no ódio e no interesse de fazerem deles alvo. Logo cada yanke necessitará uma ogiva em suas residências, preparadas para retaliar seus tantos inimigos, que vão se transformando no decorrer do tempo, por responsabilidade própria, de imaginários em reais.

    • Porem russia e china possuem o mais mortal dentre estes,kkkkkkk,os YANKES sao insuperaveis na arte de aplicar terror ,portanto seus senhores ainda possuem o pior inimigo que se pode ter nesta galaxia !

Comentários não permitidos.