Sanções russas podem impulsionar exportações no Brasil

Governo brasileiro já fala em “revolução” nas exportações de carne, milho e soja, e economistas avaliam que o Brasil tem condições de atender à nova demanda.

As restrições da Rússia à importação de alimentos e produtos provenientes de países que lhe impuseram sanções abrem portas para a expansão das exportações brasileiras para esse mercado. Logo após o anúncio, Moscou já demonstrou interesse pela carne produzida no Brasil.

Em Brasília, o secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura, Seneri Paludo, disse que o embargo da Rússia abre “uma grande janela para o Brasil” entrar no mercado russo. “Do ponto de vista da política agrícola, é positivo”, declarou. Paludo acrescentou que a Rússia é um grande consumidor não somente de grãos, mas também de carnes.

Ele falou em “revolução” nas exportações brasileiras de carne, milho e soja. O secretário também avaliou que essa decisão pode ter efeito parecido com a entrada da China na Organização Mundial do Comércio (OMC), em 2001, quando houve um “abalo sísmico” no mercado de commodities.

Para o economista Samy Dana, da Fundação Getúlio Vargas, as sanções russas podem de fato impulsionar as exportações brasileiras, além de ser uma chance de o Brasil ampliar a gama de produtos exportados para a Rússia.

“O Brasil tem que aproveitar essa oportunidade para ficar mais competitivo, porque as sanções não são para sempre. Então, além de ganhar competitividade, precisa aproveitar para ganhar o espaço, conseguindo ou diminuir preços – e como o Brasil geralmente exporta commodities, esse é o melhor caminho – ou diferenciar a qualidade, o que é mais difícil”, avalia Dana.

Nesta quinta-feira (07/08), o ministro russo da Agricultura, Nikolai Fyodorov, anunciou que a proibição das importações de carnes bovina e suína, aves, peixes, produtos derivados do leite, vegetais e frutas provenientes da União Europeia, dos Estados Unidos, do Canadá, da Austrália e da Noruega já está em vigor.

A medida é válida por um ano. A lista de produtos não deve ser aumentada, mas pode ser reduzida. Fyodorov declarou que, para suprir a demanda por carnes, a Rússia deve aumentar as compras do Brasil.

Segundo a agência de notícias russa Itar-Tass, autoridades do país afirmaram que conversarão com representantes de Equador, Brasil, Chile e Argentina para elevar as importações de alimentos desses países.

Oportunidade de mercado

Em 2013, o Brasil foi o segundo maior fornecedor de alimentos para a Rússia, movimentando um volume de 2,41 bilhões de dólares. O país só perdeu para a Bielorrússia, que vendeu 2,74 bilhões de dólares. Os produtos mais exportados são carnes bovina e suína, além de açúcar. Atualmente, o Brasil é o maior fornecedor de carne para o mercado russo, seguido por países da América Latina e Estados Unidos.

Os países europeus que mais serão afetados pelas sanções russas são a Alemanha, o quarto país que mais vende alimentos para a Rússia, e a Holanda, que está em nono lugar nessa lista.

Em 2013, os países da União Europeia exportaram para a Rússia cerca de 15,9 bilhões de dólares em alimentos. O mercado russo corresponde a 10% das exportações europeias, sendo frutas, queijos e carne suína os produtos agrícolas mais exportados.

Segundo o economista Newton Marques, da Universidade de Brasília (UnB), o Brasil tem condições de atender à demanda russa por alimentos. “Sempre que houve sanções a determinadas importações de determinados produtos, o Brasil rapidamente consegue se adaptar ao mercado e passa a ocupar parte ou, às vezes, toda a parte daquele país que exportava”, avalia.

Frango em alta

Uma oportunidade está em preencher o espaço deixado pelos Estados Unidos no fornecimento de frango para a Rússia. Carnes e aves são os produtos agrícolas mais exportados pelos americanos para os russos, que é o oitavo país na lista de exportação de alimentos para o mercado russo.

Segundo o vice-presidente de aves da Associação Brasileira de Proteína Animal (Abpa), Ricardo Santin, o setor está preparado para atender à demanda russa tanto em aves quanto em suínos. “Nós temos aqui, principalmente quando se fala em aves, uma elasticidade de produção que nos permite, num curto espaço de tempo, aumentar a produção para suprir situações emergenciais como essa sem prejudicar o mercado local ou outros destinos”, reforça Santin.

Produtores brasileiros estão em condições de enviar ao mercado russo 150 mil toneladas a mais de frango por ano, declarou o presidente da Abpa, Francisco Turra.

Entretanto, o mercado interno brasileiro pode ser prejudicado com essa euforia nas exportações, caso a produção não aumente o suficiente para suprir ambas as demandas. Samy Dana alerta que isso pode até mesmo levar a uma elevação nos preços dos alimentos, impulsionando assim a inflação.

Mas Marques tem uma opinião diferente. “Eu acredito que não é o momento de ter uma superexposição ao mercado externo e prejudicar o mercado interno. Existe uma complementaridade que permite conciliar exportações e mercado doméstico sem provocar pressões nos preços internos”, opina.

Fonte: DW.DE

Putin limitará as importações dos países que sancionarem a Rússia

A Rússia respondeu oficialmente nessa quarta-feira às sanções ocidentais com um decreto que ordena proibir ou limitar a importação dos países que tomaram medidas “contra pessoas jurídicas físicas” ou uniram-se a elas. Isso significa que a proibição pode afetar não somente a União Europeia e os Estados Unidos, mas outros países como a Suíça.

O presidente Vladimir Putin assinou o decreto correspondente, cujo primeiro ponto ordena proibir ou limitar “a entrada no território da Federação Russa de determinados produtos agropecuários, crus e alimentos” de países que impuseram sanções contra o país. No segundo, encarrega o Governo de determinar a lista dos tipos de produtos afetados, que poderá ser corrigida se ele julgar necessário “para o equilíbrio do mercado e para evitar que os preços subam aceleradamente”. A proibição ficará em vigor durante um ano, prazo que poderá ser modificado dependendo da situação.

O decreto de Putin é a primeira represália oficial às sanções feitas pelo Ocidente por conta da crise na Ucrânia. Tantos os Estados Unidos como a União Europeia consideram que a Rússia desestabiliza a situação no país vizinho apoiando os separatistas de Donetsk e Lugansk, para os quais, segundo afirma Washington, entregou armamento pesado.

O decreto de Putin é a primeira represália oficial às sanções feitas pelo Ocidente por conta da crise na Ucrânia. Tantos os Estados Unidos como a União Europeia consideram que a Rússia desestabiliza a situação no país vizinho apoiando os separatistas de Donetsk e Lugansk, para os quais, segundo afirma Washington, entregou armamento pesado.

Moscou, que não esconde sua simpatia pelos rebeldes ucranianos, nega que lhes passe armas e, sobretudo, que lhes entregou o lançador de mísseis ‘Buk’ com o qual os Estados Unidos acreditam que o avião malásio foi derrubado. Ainda não existem provas contundentes de quem na realidade disparou o míssil que causou a tragédia, mas o Ocidente está convencido de que foram os separatistas, por mais que estes neguem e que o Kremlin peça que sejam mostradas as fotos tiradas por satélites norte-americanos que provem o ocorrido.

Anteriormente ao decreto de Putin, a Rússia efetivamente já havia tomado certas medidas de represália, mas não era uma resposta estatal oficial e colocavam medidas sanitárias, como quando proibiram a importação de maçãs polacas ou de leite ucraniano. O alcance das novas proibições ficará claro somente depois do Governo elaborar a lista de produtos proibidos, o que se espera que ocorra nos próximos dias.

Fonte: El País

47 Comentários

  1. Excelente noticia para quem produz… e provavelmente vai gerar milhares de empregos nas exportações para o eixo Russia-China!

    atualmente exportamos até pé de galinha! 🙂

    • Uma pessoa inteirada em assuntos diversos, Especialista em nano tecnologia ,especialista em politica externa e agora se revelando um economista fenomenal com pos graduaçao em pecuaria e peh de galinha,kkkkkkkkk ,um pandego !

    • SEJA MUITO BEM VINDA, GUERRA FRIA… assim nos livramos de certos pentelhos esquerdopatas que estupram a Pátria amada…

    • Eu ficaria super feliz se soubesse que estariamos exportando televisores, carros, sapatos, celulares etc. E não trocando figurinha em comoditties, sabe porque? porque eu sei que o preço da carne aqui, para mim, vai la em cima.

      • Com o que será que os russos irão nos pagar ???!!!… com dólares é que não é… provavelmente com algum antonov da década de 70… 🙂

  2. Da última vez que a China teve uma quebra na produção açúcar o Brasil exportou feito louco. Resultado, o preço do etanol bateu o da gasolina. A industria preferia o açúcar ao álcool. E faz agora o preço voltar ao normal, faz.
    Agora é a vez da Rússia. Exportar é bom e sadio, mas os governos, em geral sedentos por equilibrar a balança comercial ou aumentar as reservas, não se importam muito com quem paga os impostos por aqui. Espero que esta não seja mais uma desculpa para termos aumento dos preços das carnes.

    • Infelizmente essa sera a realidade caro Melkor, nosso pais não tem compromisso nenhum com o consumidor internp, tanto é que nossos melhores produtos são selecionados para o exterior e as sobras ficam para nós. Acredito que o mercado i terno irá sofrer, pois o governo quererá demonstrar a Russia que somos capazes de supri-los em suas demandas ( até a produção se adequar a demanda), e pra isso eles serão capazes de direcionar produtos internos para o exterior, fazendo com que os preços aumentem…esse é o nosso Brasil varonil. Sds

      • Esse é o nosso ponto fraco… o Governo.

        De tempos em tempos surgem oportunidades que podem nos ajudar, e muito, a melhorar o IDH (de verdade… não apenas em publicidade!) mas a fome dos corruptos que nos governam não tem fim!

        Não há oportunidade que eles não consigam transformar em desgraça! A CPMF que o diga… a sáude nem viu a cor do dinheiro! E foi muito… muito mesmo!

        Foi até difícil arrancar os desgraçados das “tetas” do povo, antes que a “vaca sagrada” fosse a óbito! 🙁

      • E o seu amado 19 dedos se agarrou tanto na cpmf que quase foi para o lixo junto com ela ,provando ser um borra botas que quando na oposiçao critica tudo e todos ,mas quando situaçao tratou de FICAR RICO rapidinho , mas mantem o discurso de homi du povo ,kkkkkk

      • “E o seu amado 19 dedos…”

        Na boa teropode… você é gay, cara. Tudo indica isso… mas não o gay respeitoso, que optou por sua felicidade…

        o tipo de gay enrustido que diz que não é… e ainda faz movimento contra!

        Seja como for… espero que encontre o caminho pra sua felicidade com sua “alma gêmea” de OLHOS VERDES, e pele azul!

        Pena que ainda não alcançamos esse nível de desenvolvimento biológico… seus filhos seriam lindos… e ainda teriam aquela orelhinha de Spock! 🙂

        Um beijo… meu querido!

    • FATO… e mais uma boa notícia para nosotros… aumento de inflação, de quebra, mais um motivo para chutarmos os PETRALHAS do poder… QUE BOM… to que nem pinto no lixo… 🙂

      • Da asco de ver pessoas falando coisas como ” o americanos tem a #@$@ maior que a nossa” ai EUA gostoso a EUA tesão… Porque pessoas assim não vão logo para seu amado país EUA ? Lá existem milhões de privadas esperando latinos idiotas como esses para serem limpas. Não sou a favor de nenhum partido politico brasileiro, afinal nenhum vale nada e meu voto é nulo… Mas nesse caso o Brasil só tem a ganhar exportando alimentos que onde temos mais a ofertar, mas mesmo assim aparecem idiotas que torcem contra o Brasil mesmo quando esse esta ganhando, esses apatrias são torcedores do contra, ganhando ou perdendo eles estão contra o Brasil .

      • OOOlha quem fala !!!… um dos lambe saco dos cossacos criticando quem optou por outra visão de mundo… SENTA NO RABO PRA FALAR DO OUTRO… tome tento, amiguinho… quem já leu seus comentários sobre o “pica das galáxias”, Putin, não vai ter dificuldades para entender com quem vc gosta de se deitar qndo pensa em continuar colonizado… eita ignorância esquerdopata !!!… mas voltando ao que interessa, vc ACHA que sou a favor de continuarmos sob a batuta americana porque vc NÃO ENTENDE NADA de geopolítica e estratégia… vou repetir novamente para que vcs, que não gostam de pensar por pura preguiça, entendam: SOU CONSERVADOR… e não há nada mais perigoso para os poderosos dos EUA nesse momento que uma visão de mundo CONSERVADORA… logo, nem a dependência americana e nem o bolivarianismo socializante populista nos interessa… por isso que SABEMOS que o ÚNICO caminho para sermos REALMENTE INDEPENDENTES é com uma ideologia conservadora… como fizeram os coreanos do sul… capiche ???… tente… pense um pouco… vai doer um pouquinho mas vai valer a pena… saudações…

      • Meus comentários sobre Putim, então sou de esquerda e VC que é o tipico serviço completo para gringos barba, cabelo e bigode se é que me entende :D, o defensor dos massacres ocidentais contra povos indefesos, o defenssor dos espiões corruptos que espião até seus puxa sacos (cuidado amigo VC pode estar sendo espiado pela NSA, vai que VC não esta usando a lingua direito com seus gringos bem dotados que tanto ama) retomando a raciocínio agora ser baba ovos e apatria e torcer contra a nação independente da situação, apoiando ate massacre de crianças na palestina, achar que está certo até quando esta extremamente errado na sua opinião é conservador? Na minha visão não passa de ignorância incapaz de ver os fatos, ou simplesmente um baba ovos que vê e ignora e continua diciminando suas idéias idiotas.

  3. Devemos aproveitar esse momento sem sacrificar o povo brasileiro,como alguns já disseram, europeus já nos acusam de oportunistas por pura inveja pois estão ciente do prejuízo que levarão ! vejam o link abaixo:

    Embora a coisa pareça estar boa para nosso lado,eu confesso que tenho receio que a OMC faça alguma tramoia para nos prejudicar estendendo esse bloqueio a todos os países !

    http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2014/08/08/internas_economia,556451/europeus-acusam-brasileiros-de-oportunistas-diante-da-crise-na-russia.shtml

    • Deixe de imbecilidade , estas vendas apenas diminuirah o defit que esta naçao de banana tem em relaçao a russia , a compra do pantsir leva do brasiu 4 BI , vao ter que vender ateh rins humanos para recuperar esta grana , a ideologia ceifa a vontade de raciocinar ,como pode ser tao burro assim !

      • Os yakes realmente estão me surpreendendo, conseguiram fazer um ameba escrever. Lógico, besteirol, mas ainda assim um feito. Kkkkkkkkkkk

      • Gringo, seu despeito só é menos engraçado que a fragilidade que seu país vai se impondo no âmbito internacional. Mas vocês pedem.kkkkkkkkkkkk

  4. A comida vai aumentar de preço e isso é ótimo. O Brasil produz e vende comida, quanto mais cara, maior o nosso PIB. A sentença anterior é verdadeira, sob o ponto de vista de um brasileiro, desde que aja real distribuição da riqueza gerada com a venda da safra. Se todos receberem um pouco dos lucros, todos poderão pagar mais pelos alimentos. Podemos viver sem eletrônicos, roupas, carros. Mas ninguém vive sem alimentos.

    • Pois é. Mas a Coréia produz um simples automóvel, vende, e com o produto desta venda compra uma tonelada de comida…

    • Amigo… vc já foi no supermercado? Tem noção do preço de um pacote de arroz, maionese, carne, leite etc..? Não reparou ainda que TUDO já aumentou muito mais que a inflação declarada (maquiada) e que benefício NENHUM se faz à população! PIB se faz com produção e produtividade e não com alta de preços e a julgar pelos nossos políticos e empresários “xpertos”, quem irá pagar a conta da Rússia se não houver um bom planejamento e inteligência de mercado é o consumidor brasileiro.
      Abraço,

    • “A comida vai aumentar de preço e isso é ótimo”

      Sério isso?? Só na sua cabecinha mesmo tal afirmação é possível??

      Volta pro hospício.

    • Sr. Walfredo não adianta vc tentar mostrar seu positivismo, ante uma informação que faria a alegria de qualquer pais. Aqui, yankedependentes, e seus aluados úteis, vão marchar contra toda e qualquer boa noticia que o Brasil produza para revertê-la em derrota. Esses seres estão completamente absorvidos em seus mundinhos de picuinhas contra nossos interesses, tão absorvidos que nem prestam atenção nas nos fatos que os cercam, para eles deflação? não importa, para eles ampliar nosso espectro de consumidores e de parceiros comerciais, pouco importa, mesmo ferindo a lógica capitalista, que eles tanto defendem. Mas de mentira, defendem mesmo e nosso atrelamento ao seu fornecedor de ilusões, de dependência. Sempre teremos que viver em sua inflação desejável mas imaginaria, afinal as fontes, yankedependentes, disseram isso para eles, nada mais importa essa é a verdade. São como qualquer viciado depois intensa exposição ao vicio, e tem muitos que curtem essas viagens sem interesse em mudança.

      • Todos preferem exportar mais, mas falar “A comida vai aumentar de preço e isso é ótimo” é ser muito burro.

        Se o alimento aumenta, perde-se competitividade, e o provável cliente busca outras opções, alem de aumentar o custo de vida dos brasileiros, enriquece o fazendeiro e empobrece a população, só vc e o walfredo não enxergam isso. Vai estudar mais moleque.

      • Ora, ora, mas não sou eu o socialista, rsrs.
        Até parece que vc quer roubar meu papel, preocupado com a população, criticando fazendeiros. Falando, se o alimento aumenta perde a competitividade, de onde sai uma insanidade dessas? E desde quando aumentar preço é ruim para economia, a proposito vc sabe o que é economia, seu significado? Inteligencia rara. Me ensina, como faço com seu idolo o gringo pitbicha boçal, quero aprender sobre essa sua nova economia. Explique-se, mas sem enrolações. Sumidade.

      • Cara, vc pode se matricular em uma faculdade ou prestar vestibular para estudar de graça. Pouco me importa o que vc sabe ou não, é obvio que vc é mais um trollador de bunker profissional, pago com dinheiro de impostos.

    • “walfredo 8 de agosto de 2014 at 17:14
      A comida vai aumentar de preço e isso é ótimo. O Brasil produz e vende comida, quanto mais cara, maior o nosso PIB. A sentença anterior é verdadeira, sob o ponto de vista de um brasileiro, desde que aja real distribuição da riqueza gerada com a venda da safra. Se todos receberem um pouco dos lucros, todos poderão pagar mais pelos alimentos. Podemos viver sem eletrônicos, roupas, carros. Mas ninguém vive sem alimentos.”

      _______________________________________________
      UM DOS COMENTÁRIOS MAIS BURROS, QUE EU JÁ VI NA VIDA
      https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/v/t1.0-9/1394080_415517595216522_1117610655_n.jpg?oh=4571c4a3915d877249345d2c65d1e161&oe=547A093F&__gda__=1416024213_4883e044bf1b1bdbd4e450abce63722e

      • Caro Capa Preta e Rogério, parece que nossos amigos deslumbrados ainda não perceberam o que é demanda x preços e que pagamos 3 Reais por menos de um litro de óleo de soja porque grande parte de nossa safra é exportada para China para virar ração, que nos grandes centros compramos carne cara e mesmo sendo “Friboi” de qualidade não premium porque a melhor carne do país é justamente exportada para mercados consumidores exigentes, que pagamos caro por eletrônicos e produtos manufaturados porque exportamos metais, minérios etc.. em estado bruto pra importar depois o produto manufaturado, que exportamos petróleo bruto (falsa autossuficiência) para importar gasolina (que depois é batizada com água, álcool, xixi etc… para ser vendida ainda mais cara que lá fora) visto que as atuais refinarias não processam nosso óleo pesado. Já trabalhei na indústria de alimentos e o arroz tipo 1 que pagamos entre 12 e 15 Reais na prateleira do mercado sai da indústria a 5 Reais o preço de custo/produção e o resto é FRETE, LOGÍSTICA e IMPOSTOS (pague 5kg de impostos e ganhe um pacote de arroz). É isso que os jumentos não entendem e que quanto maior for a demanda maior serão os preços se não houver um sistema regulador, uma logística eficiente (onde estão os trens?) e principalmente a desoneração da cadeia produtiva do país! Como já falei, exportar, criar novos parceiros comerciais, fomentar a produção interna .. tudo isso é ÓTIMO desde que se tenha estratégia ligada a infraestrutura para o consumidor interno (contribuinte) não pagar a conta!
        Abraços,

      • Meu amigo, fazer esses ignorantes esquerdopatas entenderem o que eles não foram preparados para assimilar é trabalho árduo e desestimulante… por mais que vc permeie o assunto com a lógica e com fatos e provas, eles se ressentem e não assimilam NADA… a lavagem cerebral foi tamanha que não sobrou espaço para mais nada… são uns amebas…

    • Espero que haja produção em “massa” para exportação… e que o preço caia… churrasquinho na “grade”! cervejinha no gelo… e manda todo mundo voltar para a olimpíada! 🙂

      A copa não bombou por causa do jogo… bombou por causa do Brasil… e tá todo mundo convidado, novamente… esse ano tem reveillon, logo depois carnaval… e já tem gente lá segurando dinheiro pra voltar e gastar aqui!

      Prepara a carne, a cerveja, e vai pra web aprender a falar inglês, alemão, frances e russo (mardarin é complicado pra kct… e eles ensinam portugues BRASILEIRO nas escolas!) e chama todo mundo!

  5. novamente uma noticia boa e alguns tentam faze-la ficar ruim ,mas não conseguem !!

    e a europa tem mais é que se dar mau mesmo só presta para ser escravo de anglo sionista tem que tomar na testa

  6. Uma grande oportunidade se apresenta mas pode ser também uma boa marretada no consumidor brasileiro! Se os nossos inteligentes do Planalto não entenderem definitivamente que infraestrutura e logística de escoação moderna e eficaz se faz necessário para os preços baratearem ou pelo menos se manterem poderemos simplesmente encarecer e desabastecer o mercado interno por falta disto, de planejamento ou simplesmente por usura. O dinheiro/investimento no porto de Mariel fará agora uma grande diferença quando nossos (defasados) portos forem exigidos a receber mais demanda, com mais qualidade, rapidez e eficiência.
    Abraço,

Comentários não permitidos.