Raytheon testa kit Talon lançados a partir de um helicóptero MD 530G

A adaptação do Talon não requer modificações no hardware e software dedicado ao lançamento em qualquer aeronave. (Imagem: Divulgação)

Ivan Plavetz

A estadunidense Raytheon anunciou ter testado foguetes não guiados, adaptados com seu kit Talon, lançados a partir de um helicóptero MD 530G da MD Helicopters. O experimento, que consistiu em quatro disparos, foi realizado no campo de provas de Yuma, estado do Arizona.

Segundo a companhia, os quatro foguetes lançados alcançaram os alvos pontualmente, resultado que serviu para demonstrar a capacidade do kit digital de controle e guiamento  semiativo laser. Foi desenvolvido em colaboração com os Emirados Árabes, informou a Raytheon.

A seção de guiamento Talon é integrada diretamente na extremidade frontal dos foguetes não guiados Hydra 70, sendo que as aletas substituem as originais traseiras do vetor primitivo. A adaptação do Talon não requer modificações no hardware e software dedicado ao lançamento existente em qualquer aeronave, bastando apenas adotar os casulos padrão M260/261, informa a fabricante.

Talon-MD530G (Imagem: Divulgação)

O MD 530G é a última versão da família de helicópteros armados de escolta aérea da MD Helicopters, que deverá receber certificação até o final deste ano.

Darryl Kreitman, diretor da Raytheon para o programa Talon, disse que a companhia e a MD Helicopters com pouco meses de trabalho integraram o sistema Talon no MD 530G, visando dar ao conjunto capacidades de acordo com um variado leque de perfis de missão.

A integração do sistema visa dar ao conjunto capacidades de acordo com um variado leque de perfis de missão. (Imagem: Divulgação)

Os testes de Yuma e a certificação do míssil no MD 530G foram precedidos em abril por ensaios homólogos feitos com o helicóptero de ataque Boeing AH-64D/E Apache. Durante o programa de desenvolvimento e testes do Talon, a Raytheon programou 35 disparos da arma a partir do AH-64D, preparando para potencial emprego nos helicópteros do modelo utilizados pelo Exército dos Estados Unidos e por usuários internacionais.

Fonte: Tecnologia & Defesa