8 de Agosto de 1974: Richard Nixon renunciava à presidência dos EUA

Há 40 anos, em 8 de agosto de 1974, Richard Nixon renunciava à presidência dos EUA. O escândalo de Watergate acabaria com a carreira política do republicano de origem modesta que conseguira chegar até a Casa Branca.

Sob ameaça de impeachment, por ter mandado espionar a sede do Partido Democrata em Washington, Richard Nixon foi o primeiro presidente norte-americano a renunciar.

“Não sou nenhum trapaceiro”. Foi com essas palavras que Nixon tentou salvar a honra em 1974. Apesar de ter sido reeleito com clara vantagem de votos, o seu governo já estava por um triz na ocasião, após o escândalo de Watergate. Esta seria sua última tentativa desesperada de se defender de irrefutáveis acusações.

Tudo começou com a espionagem na sede do Partido Democrata, de oposição, situada no edifício Watergate, em Washington. Pessoas de confiança do presidente organizaram a operação – com o seu conhecimento, como se ficou sabendo depois –, a fim de obter informações sobre seus adversários políticos. O caso se transformou numa rede de mentiras e tentativas de dissimulação a serem rastreadas até o gabinete do presidente, na Casa Branca.

Renúncia pela televisão

No dia 9 de agosto de 1974, já não restava qualquer dúvida. Nixon só tinha uma chance de evitar a suspensão de sua imunidade política pelo Congresso americano, para escapar de um processo penal. Num pronunciamento transmitido pela tevê, anunciou sua renúncia na noite de 9 de agosto. O vice, Gerald Ford, assumiu a presidência. Posteriormente, ele concederia anistia a Nixon, poupando-o das consequências legais do escândalo Watergate.

Henry Kissinger, assessor presidencial para assuntos de segurança nacional e uma das pessoas mais próximas de Nixon na época, recordaria depois: “Ele cometeu muitos erros e fez muita bobagem, enfim, tudo o que ficou conhecido como Watergate. Na verdade, Watergate não passou de uma série de besteiras que depõem contra Nixon. É evidente que ele merecia ser punido, mas – na minha opinião – a punição foi severa demais. Aquela lista de inimigos da Casa Branca, por exemplo: nomear o documento de Enemies List… Que burrice! A Casa Branca sempre tem uma lista de pessoas que não são convidadas para os jantares oficiais. Era uma lista dessas, com o título Enemies List. E houve coisas piores ainda.”

Personalidade reservada

A renúncia de Nixon praticamente marcou o fim de uma das carreiras políticas mais controversas da história norte-americana. Richard Milhous Nixon era de origem modesta, mas acabou chegando a uma das posições mais poderosas do mundo. No entanto, nunca deixou de desconfiar do establishmentpolítico dos Estados Unidos. Era reservado, permitindo somente a proximidade de um pequeno círculo de amigos e conselheiros. Seus adversários políticos viriam a comparar esta sua desconfiança com uma mania de perseguição política.

Isso teve consequências fatais no caso de Watergate. O medo do sistema político levou Nixon a tentar escamotear seus erros da forma mais inadequada possível. Para Kissinger, “o melhor teria sido confessar tudo logo de início e chamar um advogado de renome, para eliminar de vez o problema. Ele cometeu enormes erros durante o esclarecimento do escândalo. Teria sido muito melhor ter falado o que ele sabia e ter afastado algumas pessoas.”

Após a renúncia, Nixon foi excluído do establishment político dos Estados Unidos. O único presidente norte-americano a renunciar se tornou um homem solitário, do qual ninguém mais queria saber. Ele também foi o único presidente a renunciar à proteção policial.

Décadas depois, quando já estava em idade avançada, alguns viriam se recordar da política externa do presidente que iniciou a aproximação com a Rússia e a China e pôs fim à Guerra do Vietnã. Na opinião de Kissinger, Nixon é o presidente americano do pós-Guerra que mais entendia de política externa.

Richard Milhous Nixon morreu em 22 abril de 1994, aos 81 anos de idade.

Fonte: DW.DE

16 Comentários

    • Juju sabonete, não entende NADA de conservadorismo… acha que é politicagem, como o que acontece entre tucanos e PETRALHAS… SABE NADA, INOCENTE… 🙂

      • “Blue Eyes, Na Resistência
        8 de agosto de 2014 at 23:57

        Juju sabonete, não entende NADA de conservadorismo… acha que é politicagem, como o que acontece entre tucanos e PETRALHAS… SABE NADA, INOCENTE…”

        quem parece não entender nada de conservadorismo é vossa excelência…afinal o que tem a ver extremismo de direita com isso?!..este partido republicano dos eua deixou de ser o que vc diz ser faz séculos..faz muito tempo……se tornou a cara de Charlie Wilson e sua cadela socialite Joanne Herring…a cara deste partido é o Charlie Wilson e o Charlie Wilson é a cara deste partido..rs……

      • Só um trolladorzinho da sua estirpe para considerar conservadorismo como “extremismo de direita”, até porque, se nos tornarmos extremistas nos tornamos revolucionários… Deus nos livre dessa sina… ENTÃO, maquineta, vai lamber sabão e vomitar essas pérolas para quem gosta de ingerir vômitos… 🙂

      • eu não considero conservadorismo como “extremismo de direita”…o que eu disse é que este partido não é mais conservador…já foi no passado…hoje não é mais…a muito tempo não é mais…e sim mais um partido de extremismo de direita da vida.. 🙂

  1. Essa reserva do Nixon em relação ao establishment político americano pode se dever a um fato da época em que ele era vice do Eisenhower. Dizem que o presidente anterior Trumam montou um aparato de secretismo em uma base do oeste do país. Dessa forma nem os presidentes que viessem depois saberia o que estava acontecendo por lá. Quando a dupla Eisenhower Nixon do partido rival assumiu para o próximo mandato, apesar do secretismo, havia um rastro, essa base era um sumidouro de dinheiro que ninguém sabia para onde ou porque. Eisenhower pediu explicações do comandante da base e sempre recebia a resposta negativa. Então Eisenhower ameaçou atacar essa base com a unidade mais próxima do exército americano e varre-la do mapa. Então o comandante da base não teve recurso e recebeu um grupo de militares de Washington que vistoriou a base. De volta a Washington os grupo relatou a Eisenhower, na presença de seu vice Nixon, o que havia lá. E eles mal acreditaram no que ouviram. Acho que é daí que vem a reserva do Nixon. Não se pode confiar em ninguém.
    Além disso Nixon foi o primeiro presidente americano a comer carne de cachorro com os chineses.

      • “tassios
        9 de agosto de 2014 at 19:06

        Mas afinal, O QUE TINHA LÁ????”

        o mesmo que na área 51….. 😉

        cai por acaso uma astronave desconhecida milhões de anos mais avançada tecnologicamente em seu quintal…o que vc(potencia dominante/macho alfa em guerra com outra pelo o status quo no globo) fará?!….o que vc acha que farão?!…oras.. 🙂

      • Acho que o maquineta foi construido pelo Dandolo só como vingança contra o pessoal do PB que o ridicularizava… 🙂

      • sou apenas um aprendiz iniciante…eu espero algum dia ser tão odiado quanto ele aqui…Ilya manda uma abraço pra vc… 🙂

      • Ele não era e nunca foi odiado… é só um sujeito excêntrico que tinha tiradas engraçadas… por falar em abraço, o teropode lhe deseja um ótimo dia… 🙂

  2. “Blue Eyes, Na Resistência
    14 de agosto de 2014 at 1:53

    Ele não era e nunca foi odiado… é só um sujeito excêntrico que tinha tiradas engraçadas…”

    ou seja.. uma farsa.. 🙂

    ” por falar em abraço, o teropode lhe deseja um ótimo dia”

    ótimo dia tudo bem…só isso beleza…uffaaa…o Barney vc sabe como é né….vem pedindo abraço…depois beijo….e quando pensa que não já esta querendo chupão e buli com o cara… 😀

    • Vc tá querendo dizer que o ucraniano chega pedindo abraço e depois quer juntar os bigodes ???!!!… aiaiaiuiiui… os vermelhinhos agora tão virando panteras cor-de-rosa !!!???… 🙂

Comentários não permitidos.