Venezuela quer BrahMos

CEO da BrahMos Aerospace, Sudhir Kumar Mishra e Míssil BrahMos - Foto BrahMos AerospaceMíssil supersônico de cruzeiro BrahMos poderá ser exportado ao Sudeste Asiático e América Latina, e Venezuela estaria entre os países interessados na versão naval e de defesa costeira, segundo fontes do MD indiano

 

Economic Times

Em reportagem publicada no domingo, 3 de julho, o jornal indiano Economic Times noticiou que países do Sudeste Asiático e da América Latina mostraram interesse em adquirir o míssil supersônico de cruzeiro BrahMos, de 290 km de alcance. Em linha com a visão do primeiro ministro Narendra Modi em exportar material de defesa, a fabricante BrahMos Aerospace informou sobre esse interesse, e que é possível exportar o míssil para algumas nações amigas.

Segundo o diretor executivo (CEO) da BrahMos Aerospace, Sudhir Kumar Mishra, “vários países do Sudeste Asiático e da América Latina querem o BrahMos, expressaram interesse nele, especialmente para as versões de emprego naval e de defesa da costa. Uma lista desses países já existe. Estamos progredindo com nossa estratégia de marketing para exportar o BrahMos para certas nações, dependendo de liberação tanto do Governo da Índia quanto da Rússia.” O míssil tem como parceiros organizações de pesquisa e desenvolvimento em defesa dos dois países, a DRDO indiana a NPOM russa. O chefe do DRDO, Avinash Chander, também demonstrou o interesse em exportar armas de defesa para países amigos.

Numa entrevista à PTI, Mishra complementou: “Esperamos que sejam assinados diversos contratos de exportação com nações amigas tanto da Índia quanto da Rússia no futuro próximo”. O CEO não quis dar nomes dos países que demonstraram interesse no sistema de mísseis, mas fontes do Ministério da Defesa Indiano disseram que no Sudeste Asiático o Vietnã e a Indonésia expressaram desejo de adquirir a arma, além da Venezuela, na América Latina.

O acordo intergovernamental entre Índia e Rússia, para desenvolvimento do míssil, também estipula o uso desse sistema avançado nas Forças Armadas dos dois países, assim como a exportação a nações amigas. Recentemente, o novo primeiro ministro indiano disse que a Índia deveria avançar na autonomia de produção de armamento militar e sistemas, e também procurar exportá-los a países amigos.

 Perguntado sobre seus planos imediatos para a empresa, o CEO Mishra afirmou que serão a nacionalização do desenvolvimento na Índia, capacidade de fabricar grandes encomendas antes do cronograma para garantir entrega dos mísseis no prazo e, também garantir que diferentes versões do BrahMos atendam às aspirações e requerimentos do Exército, Marinha e Força Aérea da Índia. Ele também afirmou que a contribuição do país, até o momento, ficou restrita aos sistemas de navegação inercial e controle de fogo: “Temos que focar na nacionalização do motor e na cabeça de busca do míssil BrahMos”, acrescentou executivo.

Foto: CEO da BrahMos Aerospace, Sudhir Kumar Mishra e Míssil BrahMos – Foto BrahMos Aerospace

Foto: Economic Times via Poder Naval

40 Comentários

  1. Os venezuelanos ate podem estar passando um momento ruim em questoes internas mas ainda assim leva a serio sua defesa, e hj são superiores ao nosso país em questões de equipamentos militares, se assim continuar eles serão a maior potencia militar na AL.

    • Uma questão importante para isso é que eles se desatrelaram, pelo menos momentaneamente, da comunidade yankedependente.
      Como podemos ver eles não se restringem a apenas um fornecedor, não mostram preconceitos pela origem, analisam a melhor relação custo beneficio que seu dinheiro pode pagar.

      • Enquanto isto, nós(dependendo da conjuntura politica futura, possiveis alvos) estamos recauchutando missil da decada de 70/80 e achando lindo, eles pensam em adquirir um missil supersônico moderno.

      • Caro pastor Alemão, concordo plenamente com você, mas aqui misturam, de sacanagem, interesses estratégicos nacionais com atrelamento ideológico. Esse sim tem sido um dos principais motivos de nosso atraso nessa e em diversas outras áreas. Esse papo diversionista de direita, esquerda e centro só servem para dividir opiniões e prestar favores a interesses alheios aos nossos e garantir espaços políticos que para a cidadania vai depender mesmo e da motivação e empatia do governante por seu povo e sua cidadania. Esse sim um parâmetro para bom governo em todo mundo.

      • “mas aqui misturam, de sacanagem, interesses estratégicos nacionais com atrelamento ideológico. Esse sim tem sido um dos principais motivos de nosso atraso nessa e em diversas outras áreas.”… ué Julio… mas fazem TRINTA anos que a ESQUERDA comanda a nação… eu sei que a ESQUERDA É C-A-N-A-L-H-A, mas vc admitindo isso, não acreditei… vindo de um esquerdista… é de admirar…

      • Gringo, sei de sua preferencia doentia de deturpar, e não sinto muito se você me tem por esquerdista. Afinal você esta entre aqueles que curtem situar as pessoas cada um em seu quadrado, provavelmente fruto de seu adestramento em gaiolinhas no período infantil, por que infância você, gringo pitbicha, certamente não teve. Mas se a postura que tenho te faz associar-me ao que tem sido configurado como esquerda, então sou, pois essas posições cidadãs e cívico patrióticas, não tenho como negar, muito me orgulham.

      • De achar morreu um burro, juju… tem meninos que se acham meninas e meninas que se acham meninos, e nem por isso deixam de ser o que são… vc se acha patriota, mas já parou pra pensar que pode estar só no achismo ???…

      • Mas vc eh oque mais faz isso ,ou ja esqueceu das perolas postadas anteriormente ,deixe de ser safado cara de pau,seja homem pelo menos na hora de se calar ,evitando escancarar que eh hipocrita !

      • Eis ai o problema meu caro, somos um quintal dos EUA, nossos militares são alinhados ( ou apaixonados) pelos norte americanos. E com isso perdemos sempre sempre e sempre, sou a favor de um Brasil soberano que não fica de quatro pelos EUA e nem pra outro país, por mais que eu seja fervorosamente contra a Dilma, o governo dela teve uma aproximação mais forte dos países emergentes ( se fosse na época do FHIV Estariamos totalmente vendidos) e isso pode se mostrar bom, exemplos disso são as propostas que nos tem sido feitas pela Russia, China e India, mas ainda existe essa corja de militares ranzinzas que não analisam no ponto de vista melhor custo×beneficio, mas sim se “será que os EUA vai gostar?”
        Sds

      • Sr. Arc Apesar de não ser fervorosamente contra a Dilma, como o sr. por que vejo nela qualidades para um governante, ainda assim também tenho algumas restrições, lógico que nenhuma forte o sufuciente para considerar seus concorrentes como opção para o meu país. E estou de pleno acordo sobre o risco que corremos com o partido tucano, esse, o que tem mostrado ao longo de seus governos uma sobrevida longa justamente pelos acordos e benesses com as oligarquias que vai lhes garantem passe livre até para traição aos nossos interesses. Sds.

      • “ARC
        7 de agosto de 2014 at 13:57”

        me diga aonde eu assino ai nessa porr@#$ amigo ARC….concordo absolutamente…totalmente…

      • Quem consegue ver qualidades para governar na POSTE vai ter capacidade para analisar alguma conjuntura política e estratégica para o país !!!???… é só mais um VENDIDO ao sistema que ai está…

      • Pode-se até chamar de poste, mas o poste está conduzindo o país sem necessidades de pedir favores ao teu todo poderoso States. E ainda que alguns nacionais preconceituosamente a critiquem, em seu direito, afinal são brasileiro, o que não é seu caso abostado, ela esta produzindo independência, coisa que sei doí em vocês, e realizando um governo muito melhor que o do seu país, esse sim distribuidor de desgraças para o mundo e seu povo. Você, gringo safado, não tem parâmetro para falar da presidente de meu país, pela cidadania brasileira então muito menos.

    • nnããoo senhor Melkor…não podemos adquirir um míssil como este…são do eixo do mal…são maléficos..os parafusos e porcas deles são alienígenas..”não seguem” a nossas dutrinas e padrões…rs..segundo nossos generais somos invencíveis contra uma invasão Venezueira …pois temos milhares de caminhões ford e muito papeis higiênicos snob para serem usados contra eles..somos invencíveis…rs…se vierem se meter com a gente dali caminhão ford neles..sapeca caminhão neles..

      • ERRADO como sempre ,alem de perfis falsos,kkkkk O BRASIL precisa de misseis como estes , mas compra-los seria um golpe no desenvolvimento e produçao do PRODUTO nacional , mas juntamente a isso se faz necessario a aquisiçao de vasos de guerra , sem uma frota volumosa e moderna ,seria como comprar fuzis para serem utilizados por cegos , esta perda de foco em açoes puramente ideologicas eque travam o desenvolvimento desta bagaça ,o resto eh boiolagem de trolls melancias !

      • “teropode
        9 de agosto de 2014 at 12:53”

        Vossa Excelência, recolha-se a sua insignificância. 🙂

    • Talvez isto não seja assim tão ruim pra nós…. afinal de contas, o povo se costuma se mexer quando a água bate na b.

      • Nem sempre… quando o povo está “anestesiado” ou “acomodado” ele já nem liga mais pra isso, senta lá, do jeito que estiver, e DORME!

        É triste… mas é verdade!

      • Mas quem deixou o povao lixo anestesiado e acomodado eh justamente os beneficios gera vagabundos ,criados pelos seus amados estelionatarios e IRMAOS IDEOLOGICOS ,portanto causa surpresa a sua indignaçao , ou seria hipocrisia $

    • Não é bem assim, enquanto eles estão querendo comprar um míssil de alcance de 290km (míssil muito bom por sinal), nós estamos fabricando o nosso de 300km. Para nós que fabricamos o MT-300, ele deve sair a uns 25%-50% (uma especulação de minha parte) do valor do BrahMos, o que significa que poderemos contar com um numero muito maior, tanto pelo valor da arma como pelo maior poder econômico do Brasil. Enquanto eles compram fuzis dos russos nos fabricamos o nosso, enquanto eles compram caças nós iremos produzir os nossos em pasceria (não que seja lá um grandeeee caças mas é alguma coisa), e aí temos também helicópteros (EC-725), mísseis (Pirana B, A-Darter, MAR-1), submarinos, blindados. Tudo no mesmo esquema de fabricação ou transferência de tecnologia.
      Na verdade o Brasil é o país que de fato mais evoluir na área militar da America do Sul.

      sds

      • Carl… minha experiência diz outra coisa!

        O governo não investe em equipamento nacional, e quando o faz, temos que ficar de olho.

        Meu sobrinho está na Aeronáutica agora, e já recebeu os novos fuzis nacionais, que são uma M, segundo os próprios instrutores de tiro… travam direto… quando foi para uma missão, contestei que era loucura… aí ele confirmou que a missão foi com HK pra tropa! 🙂

        Podemos até conseguir realizar e reduzir o valor do míssil, mas conseguir um número relevante de unidades é outra história, talvez até em outro dialeto (governo e militares parecem falar línguas diferentes, tão pouco se entendem!) 🙁

        Ainda não há planejamento de LONGO PRAZO nem pro Gripen… só até a entrega das unidades encomendadas. Já deveriam, “para o bem do povo, e felicidade geral da nação” ter PROJETADO quantos caças vão ser construídos por ano APÓS este contrato (ex: 12 por ano, no mínimo por 6 ou 8 anos) a fim de mostrar a seriedade da questão, e incentivar a indústria nacional!

        O mesmo vale para o ProSUB… não vi até agora nenhuma projeção de longo prazo mostrando quantos e de que forma serão construídos e distribuídos, submarinos convencionais e nucleares, para além dessa PARCERIA MUITO SUSPEITA com a França! (só vou acreditar quando ver pronto!) 🙁

        Torço pelo Brasil, mas nosso ponto fraco continua o mesmo nos últimos 40 anos… o GOVERNO!

      • O que vc falo esta correto,mas eu tenho uma preocupação,sera que um inimigo bem preparado,não vai atacar nossas fabricas?

      • É claro que sim… senão não é inimigo… ou é despreparado!

        O “phoda” da usina de gás é que foi por uma nação “amiga” (mui amiga, como diria o Jo)… e nós não tínhamos, ou temos, orgulho ou patriotismo suficiente para exigir uma retratação financeira, ou o retorno de todo o equipamento… que se dane o trabalho… desmontava tudo e selava o poço!

        Da forma como vejo… estamos perdendo espaço de “influência” para nações que estão se armando… e o único alvo discordante e de alto valor na América do Sul, somos nós!

        Pra invadir um paraguai, uruguai entre outros, só os SU dá e sobra… tem mais caroço nesse angu! 🙁

      • Ta bom , vc faz parte do grupo que sabota este pais e agora fica ai rasgando seda ,deixemos de boiolagem ,vc nao convence ninguem com este bla bla bla de bolivariano !

      • Batman e Robin, cadê a Batgirl que não aparece? Ah! Já sei deve ser ciúme da dupla dinâmica ” parceiros” antigos. Kkkkkkkkk

      • Logo o mujica ,o guerrilheiro rosa , alias os russos oferecem seus produtos para qualquer otario de plantao,afinal so isto que lhes resta na area de exportaçao de industrializados,jaja a china toma este mercado, alias o SU da venefavela so voa em datas comemorativas,kkkkkkk,na hora que o bicho pega ,quem da as caras sao os velhos e formidaveis F16 , amados e desejados pela segunda potencia (china )

      • Já sei, teu sonho de protozoario é se tornar um bicho geográfico. Muito a propósito, esses se originam na merda de animais, seu habitat, por sinal.

  2. “Julio Brasileiro
    9 de agosto de 2014 at 17:38

    Batman e Robin, cadê a Batgirl que não aparece? Ah! Já sei deve ser ciúme da dupla dinâmica ” parceiros” antigos. Kkkkkkkkk”

    ilustríssimo Julio Brasileiro…isso dai ainda vai acabar em namoro viu…isso dai ainda vai dar em namoro….vcs vão ver só….o negocio começa assim….isso vai acabar em putari@#$……. 😀

    parece que resolveram seguir meu conselho de se juntarem e formar uma família muderna e alternativa né ilustríssimo Julio Brasileiro?!…. 😀

    • Tá com ciuminhos, maquineta ???… vem aqui pertinho que vou lubrificar seus rolamentos internos… 🙂

    • Pode prestar atenção, onde vai a corda, está a caçamba, ou as caçambas, e depois não querem que a gente fale, ficam bravas se irritam, dizem grosserias, mas não fazem questão de esconder que trocam o notebook de colo na caminha. Kkkkkkkkk

Comentários não permitidos.