Defesa & Geopolítica

Comemorações dos 100 Anos da Força de Submarinos

Posted by

31072014-1_0

Marinha do Brasil (MB), 31/07/2014

Os submarinos USS “DALLAS”, dos Estados Unidos da América; SNA “AMÉTHYSTE”, da França; e HMS “AMBUSH”, do Reino Unido estiveram atracados, na Base Naval do Rio de Janeiro, no período compreendido entre os dias 21 e 29 de julho. Também no mesmo período, o submarino BAP “PISAGUA”, do Peru esteve atracado na Base Almirante Castro e Silva, em Niterói (RJ).

A presença dos submarinos das Marinhas Amigas decorreu da comemoração do centenário da Força de Submarinos. Ainda como parte dos  eventos comemorativos, foi realizado o Salão de Artes no Museu Naval; uma Cerimônia Militar alusiva aos “100 anos da Força de Submarinos”; a Operação “SARSUB” (exercício de resgate de tripulação de submarino, na Enseada do Sítio Forte, em Angra dos Reis); uma Missa em Ação de Graças ao centenário e uma Parada Militar, após o Pôr-do-Sol, no Quartel-General do Corpo de Fuzileiros Navais.

Os eventos foram concluídos com a Parada Naval ao longo das orlas das praias do Recreio a Copacabana, que teve a participação das Fragatas “União”, “Greenhalgh” e “Rademaker”, do Navio de Socorro Submarino “Felinto Perry” e dos submarinos brasileiros, “Timbira”, “Tapajó” e “Tikuna”, da Marinha do Brasil e o submarino BAP “PISAGUA”, do Peru.

O Comando da Força de Submarinos do Brasil, sediado na base na Ilha de Mocanguê Grande, em Niterói, tem a missão de exercer o controle operativo dos submarinos no mar e das atividades de mergulho na Marinha do Brasil, a fim de contribuir com eficácia na aplicação do Poder Naval. Seu futuro desponta com as obras de construção do novo Estaleiro e da Base Naval de Submarinos, localizados no município de Itaguaí (RJ), e ligados ao Programa de Desenvolvimento de Submarinos, onde serão construídos quatro novos submarinos convencionais e o primeiro submarino com propulsão nuclear brasileiro.

Foto: Submarinos atracados na Base Naval do Rio de Janeiro

Fonte: Marinha do Brasil 

2 Comments

shared on wplocker.com