Brasil e México estreitam parceria na área de defesa

brasil mexicoSecretário da pasta do México manifesta interesse em estabelecer mecanismo de cooperação em intercâmbio com Brasil

O ministro da Defesa, Celso Amorim, recebeu os secretários de Defesa Nacional do México, general Salvador Cienfuegos Zepeda; e de Marinha, almirante Vidal Francisco Soberón Sanz. Em reunião bilateral, realizada nesta segunda (4) na Escola Superior de Guerra (ESG), no Rio de Janeiro, as autoridades trataram de estreitar parcerias em setores como o ensino militar, exercícios conjuntos entre as Forças Armadas e troca de experiência no desenvolvimento de produtos de defesa.

Durante o encontro, Celso Amorim disse que os dois países foram fundamentais para a criação da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac). O ministro também afirmou que a parceria entre ambos já existe na área de educação militar e treinamentos, “mas que é preciso aumentá-la.”

Já o secretário de Defesa do México manifestou interesse em estabelecer um mecanismo para estreitar a cooperação em intercâmbio acadêmico, além de querer conhecer atividades de defesa cibernética, os caças F-5 da Aeronáutica e o blindado Guarani do Exército.

O chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), general José Carlos De Nardi, expôs, brevemente, as atribuições inerentes ao EMCFA. E explicou que “o Brasil se preocupa muito com a sua autodefesa”. Nesse sentido, citou que são realizadas operações de fronteira no país, em combate ao contrabando e ilícitos. O general Cienfuegos disse que tem interesse em conhecer melhor o Estado-Maior Conjunto. “A tendência no México será implementar algo parecido”, afirmou o oficial mexicano.

O secretário de Marinha, almirante Vidal Sanz, reiterou que “há o que aprender em ambos os lados”. “Podemos iniciar a cooperação com visitas mútuas, pois temos objetivos comuns. É preciso fazer uma agenda nesse sentido”, disse.

A comitiva mexicana ainda visitará Comando Militar do Leste (CML), no Rio de Janeiro, as fábricas da Embraer, em São José dos Campos (SP); a da Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), no Rio; e o estaleiro para construção do submarino de propulsão nuclear, em Itaguaí (RJ).

Exército

Ficou a cargo do comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, explanar acerca de possibilidades de negociação entre os dois países no âmbito da Força Terrestre. Sobre o assunto, afirmou que podem ser recebidos oficiais estrangeiros para cursos. Citou, também, a preparação que é feita no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (Ccopab), para militares que integrarão missões de paz.

Marinha

Já a parte da Marinha coube ao chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Carlos Augusto de Sousa, que estava representando o comandante da Força Naval. Segundo ele, entre as alternativas de parceria, pode ser estreitado o setor de educação entre as duas nações. E no que diz respeito a atividades conjuntas, colocou à disposição dos mexicanos o Caribex – que tem como missão realizar exercícios no mar, de caráter estritamente militar.

Aeronáutica

O comandante-geral de apoio da Aeronáutica, brigadeiro Hélio Paes de Barros Júnior, participou da reunião como representante do comandante da Força Aérea. De acordo com ele, Brasil e México são parecidos, por não terem “uma política exploratória”. “Pela Estratégia Nacional de Defesa procuramos fortalecer nossa base industrial.” E nesse aspecto, explicou, que a Aeronáutica busca dentro da indústria privada projetos que apoiem a própria instituição.

Sobre área de cooperação com os mexicanos, convidou-os a participar como observadores do exercício Cruzex, realizado bianualmente e que envolve manobras de voo e atividades de comunicação e controle. Entre as nações que o Brasil já recebeu no Cruzex estão Estados Unidos, Chile, Peru e Argentina.

Fonte:Portal Brasil via Notimp

11 Comentários

  1. “O general Cienfuegos disse que tem interesse em conhecer melhor o Estado-Maior Conjunto. ‘A tendência no México será implementar algo parecido’, afirmou o oficial mexicano.”

    Mais um candidato a pecha de bolivariano. 😉

  2. Tá ai um bom cliente para inicialmente vender um lote de 72 Gripens NG Br inicialmente e outro também de 72 aeronaves, posteriormente. Com 148 caças multifuncionais de linha com capacidade de transportar seis toneladas de armamento, cada, duvido que a Força Aérea Mexicana tendo capacidade permanente de levar a qualquer ponto de seu território, a qualquer hora e sob quaisquer condições climáticas 872 toneladas de bombas inteligentes da Britanite-Mectron e cluster’s da Avibras e de imediato, podendo ser rearmado em suas auto estradas por postos avançadas da mesma, que a “guerra contra os traficantes”, abastecido pelo seu vizinho do Norte, os Estados Unidos da América, que no passado já tomou todo território Norte de seu País e se gaba para todo o mundo disso, e agora abastece os criminosos com munição, armas e mesmo treinamento para que os mesmos inquietem suas instituições e aterrorizem sua sociedade, tal como muito bem já fazem no Congo. Um lote de 25 KC 390 e pelo menos 1000 Guaranis na configuração 6×6 e outros 10
    Emb-145 de alerta aéreo antecipado e sensoriamento remoto. Ah, sem falar nos Astros 2020, viu? Também estão todos disponíveis junto com os seus incríveis mísseis de cruzeiro AV-300! E Na posteridade quando desenvolvermos uma nova classe mais alongada e com maior capacidade de transporte de combustível, suprimentos e armamentos, do nosso Scorpene Br, poderemos também negociar uns 10 para a Força de Submarinos mexicana. Vem pra cá, México! Vem que aqui só tem coisa boa, meu irmão!

  3. por LUCENA
    .
    .
    Com isso, o México e o Brasil se integrando a América Latina mais unida, será uma força econômica no mundo, sem as velhas receitas Washingtoniana para interferir.

  4. Não, esse não. Esse será considerado irrelevante, o parceiro desejado dos yankedependentes e o USA and abusa, o comandante.

  5. mais um latino americano se aproxima para juntos nos afastarmos dos chupins yankes

    agora falta cruzar o atlântico e trazer para mais perto Portugal e espanha essa ultima já demostra desafeto com o roubo de Gibraltar

    italia esta adormecida com bases anglos em seu território

    a realidade é que quanto mais afastados dos yankes mais fortes os países latinos ficam

  6. Parece que o site PB está, de modo automático, recusando alguns comentários, que recebem um aviso de “Error 404 – Nothing Found”…

  7. Pelo que pude perceber,
    parece que alguma configuração do site está recusando comentários que estejam editados com negrito e itálico, nestes casos, ao clicar em “Submit” se é direcionado para uma página com este aviso:

    “Error 404 – Nothing Found
    The page you are looking for could not be found.”

Comentários não permitidos.