Boeing RC-135 Rivet Joint dos EUA foge para a Suécia evitando a interceptação por um caça da Rússia

Um Boeing RC-135 Rivet Joint, de reconhecimento, inteligência e vigilância, evadiu-se para a Suécia após ser rastreado por radares e jato de combate da Rússia, um dia após o Boeing 777 da companhia aérea Malaysia Airlines ter sido abatido sobre a Ucrânia.

O RC-135 estava sobrevoando uma região de espaço aéreo internacional coletando dados e informações provenientes das forças russas, que por sua vez rastrearam a posição do jato com os seus radares de solo e enviaram um jato de combate para intercepta-lo.

A perceber que estava sendo monitorado pelos radares russos, a tripulação do RC-135 mudou a rota e seguiu para a Suécia, mesmo sem permissão do país nórdico para realizar um pouso em seu território.

Após este incidente os EUA estão discutindo com a Suécia condições para que seus jatos, em situações como o incidente do dia 18 de julho, possam pousar no país sem ter que aguardar por uma autorização formal do governo de Estocolmo, uma vez que não haveria tempo hábil para isso.

Este, porém, não foi o único incidente envolvendo os EUA e a Rússia. Em 23 de abril um Sukhoi Su-27 passou a pouco menos de 30m do nariz de um outro RC-135, quando este sobrevoava uma região do Mar de Okhotsk, entre a Rússia e o Japão.

Fonte: C&R

9 Comentários

  1. Mais detalhes:
    —————–

    “um avião espião americano invadiu o espaço aéreo da Suécia ao fugir um caça russo. O avião intruso estava espionando a Rússia quando foi interceptado.

    O incidente, que aconteceu em 18 de julho, veio a público na quarta-feira depois de um documento classificado do Ministério da Defesa da Suécia foi vazado para a imprensa.

    O avião, um Boeing RC-135 Rivet Joint, entrou no espaço aéreo da Suécia depois que a permissão para isso foi negada pelo controle de tráfego, disse o jornal Svenska Dagbladet (SVD). Passou ao oriente sobre a ilha de Gotland e voou mais de 200 km antes de sair.

    A incursão aérea foi causada por um caça russo, que foi mobilizado de uma base na região do enclave de Kalininegrado e que se aproximou do avião de reconhecimento americano.

    Uma fonte no exército dos EUA disse à CNN no fim de semana que que o fato realmente aconteceu. A fonte disse que o avião estava realizando uma missão de espionagem eletrônica sobre os militares russos quando estes rastrearam a aeronave com uma estação de radar e enviaram pelo menos um caça para interceptá-lo. O caminho mais rápido de fuga foi através do espaço aéreo sueco, que foi o que o piloto de avião espião fez, apesar da objeção dos suecos…”
    —–
    Fonte: RT
    Versão russa… 😉

    • Outro site “não russo” parece ter a mesma opinião:

      http://bit.ly/1ocd2J8

      ou este

      http://bit.ly/1ocdjM6

      E se disserem que são apenas “ecos” do site russo… perco definitivamente o respeito por vocês!

      Se fosse um avião russo de espionagem nas barbas do Tio Sam, já estariam dizendo que o Putin está mostrando as caras… provocando uma situação… mas a mesma situação ao contrário é TOTALMENTE aceitável!

      Lembra muito a última cena do filme “TEMPO DE MATAR” com Sammuel L Jackson & Mathew M.

      http://bit.ly/1y5zyDb

      http://bit.ly/1y5zF1z

      Não entendeu… baixe o filme e assista… e preste bastante atenção em todo o filme… pois a estória segue bem parecida com essa CRISE MUNDIAL e a cena do julgamento, no final, bate direitinho com essa SITUAÇÃO ESPECÍFICA.

      Abraço galera!

  2. Pena que a versão russa só representa a vontade do governo russo e não a verdade.
    Começar uma guerra sem objetivos definidos e sem estratégias adequadas nunca deu certo. Se não fossem as vidas em risco eu até torceria para os russos terem derrubado o avião, assim se afundariam ainda mais.

    Fica a pergunta quantos mísseis russos seriam necessários para derrubar um alvo fácil desses?

    Depois de derrubar o Boeing o que os Russos fariam?
    Iriam ganhar novas sanções ou perderiam todos os seus bombardeiros perto Alaska.

    Putin é um irresponsável que se aproveita da ingenuidade de Obama para bancar o machão. Todo mundo que estuda equipamentos militares sabe que, excluindo os VDVs e os Spetnaz, fora da Rússia os russos são uns incompetentes na área militar, eles mesmo se matam e se estrupam sozinhos.

    Não sei como alguns tem tanta inveja e ódio no coração que chega a faze-los torcer por uma terceira Guerra mundial. Não pensam nos sues filhos e netos? Não pensam nos inocentes que irão sofrer?

    Idiotas são as pessoas aqui que acreditam que os problemas entre Rússia e EUA são militares e não políticos, no fundo é tudo bravata.
    Putin se faz de bobo, mas não é idiota o suficiente para começar um nova guerra mundial. Mesmo sem os EUA a Europa sozinha ( França e Inglaterra) já pode exterminar os russos do mapa e vice-versa.

    Qual governante sensato vai condenar seus país a uma destruição mútua assegurada?

    Pergunto ao colega: Se você fosse responsável por uma tripulação não teria fugido para salvar sua equipe?

    Era um momento tenso, não se sabia se os russos haviam derrubado o Boeing de propósito e não se sabia se poderiam derrubar outra aeronave a qualquer momento, nada mais normal do que procurar refúgio em outro território.

    Não entendo pq alguns aqui torcem para um confronto entre Rússia e EUA. Ambos serão destruídos, e mesmo nós brasileiros seremos fortemente afetados pela radiação ou pela maior crise econômica da história.

    Odiar os americanos eu também odeio, o que não entendo é a paixão pela Rússia capitalista que joga tão sujo quanto os EUA. Será que não entendem que os americanos são os nossos segundos maiores parceiros econômicos?

  3. Algumas considerações.

    – O RC-135 estava realizando voo de espionagem (como admite até a imprensa dos EUA) sobre Kaliningrado, aquele minúsculo enclave espremido entre Polônia e Lituânia e que a Rússia entupiu de Iskander e S-400, mais uma base aérea. Seria difícil um desfecho diferente deste dado o histórico zelo que a Rússia demonstra com a segurança de suas instalações militares sensíveis;

    – A invasão do espaço aéreo sueco se deu sobre uma ilha que pertence a Suécia e que se localiza no meio do Mar Báltico, chamada Gotland, bem em frente a Kaliningrado, não sobre a parte continental do país (mapa no link a seguir);
    https://es.m.wikipedia.org/wiki/Archivo:Mar_Baltico_mappa.jpg

    – O RC-135 não era da OTAN, então é razoável se questionar o que estaria fazendo por alí (imagens do avião no vídeo e mapa do local a seguir – em inglês);
    http://edition.cnn.com/2014/08/02/us/us-spy-plane/index.html?iref=allsearch

    – A Rússia está realizando duas importantíssimas manobras neste momento: (1) o exército está realizando manobras por todo o país com as tropas conscritas e que terminarão apenas em Outubro (em se tratando do exército russo, são milhões de pessoas em movimento); (2) foi anunciado o início de exercícios aéreos envolvendo mais de 100 aeronaves no oeste do país, cobrindo inclusive a fronteira com a Ucrânia. Especulasse que a ideia destes exercícios é saturar os sistemas de inteligência ocidentais para (a) ver seu nível de eficiência em ambiente de extrema tensão, ou (b) criar diversionismo sobre o que de fato estaria realizando a Rússia em qualquer outro lugar (link a seguir – em inglês);
    http://vineyardsaker.blogspot.com.br/2014/08/the-russian-military-is-muddying-waters.html

    – A cerca de 30 dias atrás ocorreu evento semelhante, envolvendo um SU-27 e outro RC-135, mas no extremo Leste da Rússia. Na ocasião o avião russo realizou manobras agressivas contra o avião norte-americano, o que pode explicar a atitude da tripulação do RC-135 no caso do Mar Báltico (link a seguir – vídeo em inglês mas dá para entender bem o que fez o SU-27).
    http://www.youtube.com/watch?v=dAt6RvMQCqM

    Hipótese sobre o caso sueco

    Há muita pressão sendo imposta aos meios militares norte-americanos por conta dos atuais eventos na Ucrânia, aonde sua capacidade de intervenção direta (ou indireta via OTAN) não tem produzido os efeitos necessários à sua estratégia no país. Por outro lado também persiste a noção de que as forças armadas do EUA não realizaram trabalho adequado no Iraque e Afeganistão (mascarar isso com a desculpa de que era trabalho da OTAN beira a infantilidade), o que compromete sua imagem de força eficiente e que foi posta a prova novamente em Setembro/2013 no caso sírio, quando navios de combate dos EUA e da Rússia ficaram frente a frente, tendo os americanos que recuarem. E piorou no caso da ocupação da Criméia, aonde “misteriosos homens de verde” realizaram a ocupação sem que nenhuma resistência fosse apresentada e em tempo recorde, em uma clara demonstração de força e competência do exército russo (isto nem o mais radical dos críticos à Rússia pode negar). Adicionando aquele rumoroso caso dos dois SU-24 que voaram próximo ao USS Donal Cook (mais o OHP que pouco depois de entrar no Mar Negro deve de sair para reparos), e o placar contra a eficiência das forças armadas dos EUA não é aquele que poderia se esperar de uma força profissional.

    Some-se a isso as resposta muitíssimo mais consistentes dadas até agora pela Rússia sobre o que pode ter ocorrido ao voo MH-17 (na forma e conteúdo), frente ao que apresenta os EUA e a coisa toda só piora.

    Seria possível estarem as forças armadas norte-americanas, apesar de todo seu profissionalismo, sob tamanha pressão para demonstrar que é capaz de planejar e cumprir suas funções contra um adversário que, em tese, se equivale as suas capacidades, que começa a apresentar sintomas disso, como é o caso da tola invasão do espaço aéreo sueco?

    Ou alguém realmente aqui acredita que um caça russo iria derrubar um avião da força aérea dos EUA bem no meio do Mar Báltico? Aparentemente o piloto do RC-135 acredita nisso, o que é indicativo de alto nível de stress.

  4. Interessante…. se fosse um Bear russo sobre o Alaska seria escoltado com o glamour das FA americana pela interceptação e as fotos ainda virariam papel de parede em muitos PCs por aí!
    Mas como é os EUA que invadem espaço aéreo dos outros são os russos os vilões que mandaram um “maligno” caça interceptar o avião de monitoramento que “fugiu” com medo de ser alvejado pois os caras já (segundo o youtube, facebook e rede doméstica de conjecturas, suposições e insinuações aleatórias) até derrubaram avião de civil de passageiros pensando se tratar de um “bombardeiro” ucraniano… … é cada uma !
    Os caras dão ênfase ou criam notícia de cada coisa…. nem o ebola pra dar jeito!
    Abraços,

  5. Ora, será que esses Russos não percebem, os yankes não espionam, não roubam informações, não roubam segredos militares, eles já conhecem todos os segredos. Os que roubam, espionam trapaceiam, com interesses vís estão todos do outro lado. Esses Russos são um bando de Putim, que não confiam na integridade e boa fé yanke, esses sim tutte brave persone.

Comentários não permitidos.