Ocidente precisa ser “bem firme” com a China

Foto: Joshua Roberts / Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que a Rússia é uma nação “que não faz nada” e disse em uma entrevista para a revista Economist que o Ocidente precisa ser “bem firme” com a China agora que Beijing tenta expandir seu papel na economia mundial.

Obama tem tentado focar a política externa dos Estados Unidos na Ásia, uma resposta ao poder econômico e militar da China. Mas há meses esse esforço tem sido ofuscado por uma corrente de crises internacionais, incluindo o apoio da Rússia aos separatistas na Ucrânia.

Obama minimizou a importância de Moscou no cenário internacional, classificando o presidente Vladimir Putin como um líder que está causando problemas para um ganho político à curto prazo que irá afetar a Rússia no longo prazo.

“Eu acho que é muito importante manter a perspectiva. A Rússia não faz nada”, disse Obama na entrevista. Obama descreveu as tensões dos Estados Unidos com a China como “administráveis”.

A China está envolvida em disputas territoriais com seus vizinhos no mar do Sul da China, rico em petróleo, e frequentemente entra em brigas com o Ocidente por questões de propriedade intelectual.

“Uma coisa que eu vou dizer sobre a China, entretanto, é que você deve ser bem firme com eles, porque eles vão até onde podem, até enfrentar resistência”, disse Obama à Economist.  “Eles não são sentimentais, e não estão interessados em abstrações. Então algumas apelações simples à normas internacionais são insuficientes”, disse.

REUTERS

21 Comentários

  1. Engraçado é que quando os EUA estão querendo lidar com um inimigo poderoso, eles nunca vão só… Chamam o chamado “ocidente” pra ajudar a comer a bronca….

    Nem….

    Deixa isso pros doidos da trilogia… O Obama pode contar com aquela meia dúzia de aluados

    E faça bom proveito…

    .
    “A Ucrania é uma economia em ascenção”

    • Falou, “ALUADO” e seus meia dúzia de aluados que sempre lhe dão crédito… rsrsrsrsrsrssrs… o verdadeiro TONHO DA LUA… só fala asneiras… 🙂

    • Concordo, ele deveria ser reciclado na materia de relações estratégicas na universidade onde se formou, pois anda cometendo uma burrices que até analfabetos não cometeriam. Sds

    • Perfeito! O problema é que ele não só fala M… mas faz e espalha M.. Síria, Libia e Ucrânia que o digam!
      Está empurrando todos os “inimigos” pra China e criando o verdadeiro monstro que irá engolir os EUA num futuro não muito distante!
      O poder deve mesmo embebedar ou cegar as pessoas… principalmente quando ignoram a história e por vaidade, arrogância ou sei lá o que .. e continuam a cometer erros básicos ….
      Abraços,

  2. O que realmente o Ocidente precisa é que o senhor saia o quanto antes da Presidencia de seu país,o senhor está levando essa rivalidade com o Putin para o lado pessoal,e se esquecendo da China,o senhor acha que a China é administrável,ela está montando um sistema de trocas comerciais aonde o Dólar terá papel secundário,algo que aos poucos ira minar os E.U.A,o senhor deveria primeiro atrair a Rússia pois o senhor está dando aos Chineses a opção de ser um parceiro privilegiado da Rússia,no setor bélico e energetico,duas das três necessidades da China.
    Espero para o bem do Ocidente que um Republicano assuma a Presidencia dos E.U.A,nas próximas eleições.

    • “Espero para o bem do Ocidente que um Republicano assuma a Presidencia dos E.U.A,nas próximas eleições.”… é o que esperamos… pra ontem…

    • Esse é o maior problema, não existem alternativas à esquerda.

      Um prêmio nobel, empossado com as maiores esperanças já reunidas no planeta, mas que de fato não conseguiu entregar absolutamente nada do que prometeu, senão matar Osama (apesar de não mostrar o corpo).

      Mas vamos continuara torcendo pelo povo americano, vítima do maior e mais poderoso sistema de desinformação do planeta, uma mídia imbecilizada, que acredita que a felicidade está na liberdade, mesmo que obtida com a supressão da fraternidade ou igualdade.

      Nosso mais veemente voto de um futuro eslavo para os americanos, que acordam cedo e trabalham muito; um povo criativo e espetacular, caridoso, gentil, simpático. Merecia um governo melhor, amante da paz e da prosperidade, solidário para com os povos menos desenvolvidos.

      Quem sabe essa cúpula com os africanos não seja o começo de uma mudança.

      • Quer dizer que não há alternativas a burrice e a ignorância !!!???… é, realmente, estamos ferrados !!!… 🙂

    • Republicanos? Fala sério sr. Barca, o sr. acompanha muito politica internacional ultimamente, não é sr?
      O presidente do gringo, o Obama, que ele rejeita tá é roendo o osso do mundo que o ultimo republicano deixou pra ele. Ta certo é difícil roer osso para quem sempre esteve acostumado a comer filé, a boca trava. Mas ” o cara” pegou a sobra que um cana brava yanke deixou, meu e nada indica que venha coisa melhor, se vir o “herói do Vietnam” ou uma louca de “Palim”. Sr. O melhor republicano que os yankes, provavelmente o seu caso, tiveram, depois de Lincoln a antitese dos republicanos atuais, que são movidos a racismos e pré conceitos, foi o Regan, e provavelmente por ter aprendido em sua vida de artista, a ser muito menos radical em sua política. Os republicanos, destes que tem sido mostrados como opção, vão trazer ainda mais desgraças para o mundo, mas também para o bom povo americano, já a parte má de seu povo, esses curtem desgraças alheias.

  3. Caraca meu, e eu achando que era maconha, mas dada a retardatoria maneira com que este bossal inconsequente se expressou sobre as duas outras maiores potencias do globo, levanto a tese de que ele ja tenha começado a usar algo mais forte, algo que altera o cérebro e dopa o individuo pondo-o numa zona de alucinações….é, Obama é cracudo.

  4. como já dizia os russos ,quem quer defender tudo não defende nada !!!

    quantas frentes de batalha os estados unidos estão a fazer desde a segunda guerra mundial ??? muitas

    quantos países se transformaram em desafeto desse pais muitos

    a europa não quer nem bater de frente com a russia

    e agora vem o obamis e quer peitar a china

    já foi dois do brics depois ele vai falar da índia

    depois o obamis fala do brasil
    e depois o obamis fala da africa do sul

    a realidade é que os yankes vao desafiar o mundo inteiro por causa do dólar impondo sua moeda e destruindo os países um de cada vez

    mas a russia e a china já sabem disso e o mundo sabe disso

    o correto é a destruição dos satélites pela orbita junto com uma saraivada de ogivas nucleares que não vai ter como defesa nenhuma de pais nenhum segurar

    e com isso volta a guerra para a infantaria no peito a peito .

    obamis ganhou o premio nobel da paz rsrs o 666 .

    • PRONTO… vomitou !!!… e ainda sujou os próprios pés… rsrsrssrsrsrsrs… outro “aluado”… nunca vem sozinhos… andam em bandos, como hienas… 🙂

  5. O que precisamos entender é que os EUA são não só o Obama, mas também ele. Sendo assim toda afirmação dita por ele vem de talvez uma centena de pessoas… duvido que ele tenha rompantes e saia falando o que der na telha.
    Todo país que fizer frente à eles será tratado nestes termos…. se o Brasil tivesse a envergadura da China ou da Russia, idem.

  6. A politica americana anda de mal a pior, e quem diria que o Bill Clinton (mesmo sendo um tarado) seria por tantos anos o melhor presidente que os EUA teriam por tantos anos.

    • Penso que o Jimmy Carter foi um presidente mais equilibrado!

      O fato é que, nas palavras do Obama, ele “se acha”… e o mundo tá ficando de saco cheio disso! 🙁

      • O PIOR presidente que os EUA já teve e vc o considera “equilibrado”, Mauro Lima !!!… agora deu pra perceber quem é vc realmente e a que veio… mais do mesmo…

      • Pra quem votou no INGERIDOR DE 51 e na POSTE, vc não tem moral pra criticar NINGUÉM… exemplo a não ser seguido… 🙂

Comentários não permitidos.