China responderá ao sistema de defesa antimíssil dos EUA para Ásia

U.S. sends THAAD anti-missile

O perito prognostica ainda a elaboração de tecnologias chinesas de mísseis balísticos de baseamento submarino como reação à atividade sem precedentes da República da Coreia nesta esfera.

A China está desenvolvendo um novo míssil intercontinental balístico, capaz de carregar 12 ogivas nucleares. Estima-se que o míssil possa atingir alvos a uma distância superior a 12 mil quilômetros. Mas não são apenas esses parâmetros que tornam o míssil um dos mais potentes no mundo, considera Vladimir Evseev:

“A China também desenvolve um análogo dos mísseis russos de superação da defesa antimíssil. Este acontecimento terá um sério efeito. Se a China já é capaz de realizar aquilo que a Rússia tem, neste caso será muito difícil intercetar seu míssil tanto na fase de voo fora da atmosfera, como durante a entrada na atmosfera até uma altitude de aproximadamente 60 quilômetros. A seguir, resta pouco tempo de voo, o que dificulta muito a interceção. Deste ponto de vista, a China poderá aumentar a eficácia de superação do sistema americano de defesa antimíssil. Esta será uma séria resposta aos planos dos EUA de desenvolver um sistema estratégico de defesa antimíssil, cujos componentes se encontram no Alasca e na Califórnia. O Japão e a Coreia do Sul são incluídos também no sistema”.

O míssil balístico de terceira geração é mais um atributo da China como potência mundial. Seu alcance é suficiente para atingir alvos no território dos Estados Unidos. Além disso, este míssil tem uma reserva muito alta de energia, o que permite aumentar o número de ogivas, diminuindo seu alcance, ou instalando no míssil alvos falsos e meios de superação da defesa antimíssil.

Hoje, a Ásia está envolvida numa nova volta da corrida aos mísseis iniciada pela Coreia do Sul e não pela China, afirma Vladimir Evseev. O perito fez lembrar que Seul está desenvolvendo seu próprio sistema de defesa antimíssil, pode construir mísseis com um alcance de até 800 quilômetros e capazes de carregar ogivas nucleares. Além disso, a Coreia do Sul não enfrenta quaisquer limitações para construir mísseis de cruzeiro de baseamento aéreo e aparelhos voadores pesados não tripulados.

“Atualmente, é nomeadamente a República da Coreia que avança na esfera de tecnologias de mísseis. A China vai responder também a esses passos. Quanto à rivalidade entre os EUA e a China, ela é mais equilibrada, não tendo tais avanços evidentes, embora seja muito importante para a China dominar as tecnologias de mísseis de baseamento submarino. Refiro-me aos mísseis balísticos destinados a submarinos. A China enfrenta problemas referentes não apenas aos próprios mísseis, mas também à garantia do funcionamento de seus submarinos atômicos, em particular no que diz respeito aos sistemas de navegação. O progresso nessa esfera aumentará as possibilidades da China, permitindo-lhe responder a um eventual golpe”, destaca Evseev.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1pW7H47″ standard=”http://www.youtube.com/v/AzeiLo2d2Fk?fs=1″ vars=”ytid=AzeiLo2d2Fk&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep6322″ /]

Cada novo passo na confrontação entre os EUA e a China na esfera de mísseis provoca uma reação de cada parte. Ao mesmo tempo, essa corrida está envolvendo cada vez mais países asiáticos.

Para além das Coreias, o Paquistão e a Índia também estão aperfeiçoando constantemente as caraterísticas balísticas de seus mísseis. A Ásia transformou-se no líder mundial incondicional nessa esfera, o que aumenta os riscos de utilização destas armas.

 

Fonte: Voz da Rússia

17 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    Rússia, China e provavelmente a Coreia do Norte; irão forçar ao EUA mais energia e recursos.
    .
    Até onde os seus aliados poderão o acompanhar e se no futuro, os EUA irão depender mais dos seus aliados do que eles dos EUA, ou seja, um peso morto … quem viver verá. 😉

    • o tempo esta do lado da russia e china e do mundo inteiro

      mas se os estados unidos se antecipar leva na cara também !!

      mas quanto mais tempo pior para os estados unidos ,pois o dólar , moeda que vai virar papel higiênico !!

  2. Quero ver o Palmor falar que a diplomacia chinesa é de anão … quero ver o quen elizabetona a Estrela da Morte passear no mar da China quero ver mais ainda o Brasil acordar pra realidade em que vivemos nesse mundo.

  3. Estranho. A China espiona e rouba tecnologia americana. Parece que isso não gera muita coisa. Será que o que a China rouba já é obsoleto para os EUA?

    • Creio que sim… ou então só roubam projetos pré-orientados para que os chinas fiquem perdidinhos… 🙂

    • tiosam,

      Ter acesso a dados em si não significa muito na prática, pois deve-se ter capacidade de interpretar esses dados. E isso significa pessoal tecnicamente habilitado… De nada adianta alguém ter acesso a uma super tecnologia se não se encontra também ninguém que seja capaz de entende-la…

  4. helveciofilho,

    Pé de Cão,

    No aspecto nuclear, os americanos não precisam mais de tanto para deter uma ofensiva nuclear… Os americanos detêm farto arsenal e estão em condições reais de empreender verdadeiros ataques de saturação, o que por si só já tem efeito dissuasório. E como sempre busco lembrar: nada detêm um ataque de saturação… Ha também uma variedade de meios a disposição, na forma de mísseis de cruzeiro e balísticos…

    Na realidade, quem tem que fazer o maior esforço é justamente chineses e russos, com seus sistemas anti-misseis, e tentar “blindar” seus espaços aéreos.

    Mas seja como for, nesse caso ninguém vence…

    • RR pode até não ter vencedores ,mas o mundo sabe que quem cassou assunto foi os estados unidos

      provocadores de conflitos globais

      • Já sei, já sei… uzamericanos feios e maus é que começaram… verdade mamãe… não fui eu… foram eles… bua, bua, bua… 🙂

    • por LUCENA
      .
      .
      Sr.RR
      .
      .
      Quando eu me referia a energia e recuso; eu estava falando em dinheiro e trabalhos que necessitaram dos EUA para manter o seu poderio militar em dia para se contrapor a China e a Rússia.
      .
      No que se refere a um ataque nuclear entre os EUA e a China, Rússia, Irã, Coria do Norte , … etc ; se o senhor analisar bem, não importa quem atira primeiro ou que se defende, todos saem perdendo.
      .
      Em uma guerra entre os EUA tenho certeza que os Russos e assim os chineses estão muito preparados para assumirem os três juntos a responsabilidade na destruição da civilização humana.

  5. Me diverte muito ler alguns comentários, de alguns de alguns ditos brasileiros, que defendem as posições yankes com uma disposição que eu gostaria de ver sendo aplicada ao Brasil. Sim, por que para eles dependentes inconsoláveis, todas as designações são atiradas contra aqueles que se recusam a entrar nessa roda de viciados. Se a critica vai em apoio a posição de qualquer país, logo definirão o sujeito como adepto da colonagem àquele país. Eu me divirto, quanto oportunismo, se o sujeito crê numa situação, logica, que apoie a Russia será taxado de russófilo, se esse mesmo sujeito tem uma visão, numa outra situação que apoie a China será um chinofilo, deita falação e terrorismo teórico que o futuro trará por esse apoio, mas ignorando o terrorismo real presente que seus apoios fazem no mundo.
    É realmente hilário até onde vão no interesse de desqualificar todo e qualquer país que o Brasil escolha ou seja escolhido, para aproximar-se soberanamente. Subitamente nos acham incapazes de decidir fora da lógica yanke. São muito engraçados mesmo esses yankedependentes. Rs.

Comentários não permitidos.