Vídeo: LIG NEX1 Defense Solution- Coréia do Sul na vanguarda tecnológica

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1khHS1H” standard=”http://www.youtube.com/v/8NPfGlp62_w?fs=1″ vars=”ytid=8NPfGlp62_w&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep8130″ /]
Sugestão: Mauro Lima

7 Comentários

  1. Esta é a configuração que eu espero ser o objetivo do SISFRON e SISGAAZ, mas sem o quase monopólio industrial do modelo apresentado neste vídeo.

    Mas o que acho mais importante é o controle sobre o sistema de redes sem fio. Considerando o que tem ocorrido durante a última década, com notícias de ataques cibernéticos cada vez mais sofisticados, me parece que este modelo de comunicações sem fio ainda possui fragilidades muito importantes e que podem causar danos significativos ao operador de qualquer sistema. Não adianta produzir uma chave criptográfica com 2048 bits, como promete a Microsoft, se esta chave é ou pode ser “compartilhada” com outros, digamos assim, parceiros.

    Um exemplo: a cerca de 3 anos a FAB, usando um F-5, conseguiu produzir um sistema próprio de conexão sem fio entre a aviônica a bordo do avião e o armamento instalado nas asas. É boa coisa a princípio, mas foi noticiado também que utilizaram um sistema de modem de uso comercial, o que já não é tão boa notícia visto o nível de sofisticação a que chegaram ataques hackers via wi-fi, ou se considerarmos a capacidade de alguns países nesta área. E isto nos leva a discussão de como está sendo elaborado o sistema de comunicação das forças armadas, especialmente o Link BR-2, que eu pessoalmente acredito estar comprometido depois das denúncias de espionagem feitas por Snowden ano passado. O Link BR-2 era noticiado como estando praticamente pronto, mas depois das denúncias não apareceram mais notícias sobre ele.

    Outro dado interessante que eu gostaria de saber é o que foi discutido entre Brasil e Rússia sobre segurança cibernética antes e depois da reunião do G-20 ano passado. Só para lembrar, a delegação brasileira tomou a iniciativa inédita de ir a Moscou alguns dias antes para se preparar para o encontro e discutir a espionagem dos EUA sobre o Brasil, solicitando o uso das instalações do Kremlin para as reuniões. E os russos permitiram o uso do Kremlin!!! Isto por si só já é motivo para muita especulação, mas o fato é que, desde então, as notícias sobre colaboração entre governo russo e governo brasileiro só aumentam, principalmente com os russos falando constantemente sobre o tal sistema AA Paraná, que por aqui não se comenta nada.

    E ainda há aquela história do Stuxnet que foi apresentado ao mundo pela primeira vez pela Kaspersky, uma empresa russa de segurança cibernética, enquanto o resto do mundo fazia cara de paisagem sobre quem seria o criador do software.

    Falando sobre os meios que nossas forças armadas estão adquirindo, com toda apolítica de abertura de códigos fonte ao menos no caso dos caças. A SAAB, até onde foi noticiado, não liberou os códigos que controlam os sistemas de voo do Gripen. Apenas os softwares relativos ao armamento foram liberados até o momento. Então não é demais pensar que nosso futuro monomotor poderia, dependendo do ambiente eletrônico em que estiver sendo operado, ter seu motor ou até as superfícies de controle paralisados. o que o transformaria em um tijolo voador; no caso dos pretendidos meios da MB, como garantir que não se transformem em patos na lagoa; pior cenário possível, um destes Pantsir S-1 que estão sendo adquiridos começarem a disparar mísseis sem controle. Estes são exemplos extremos, mas podemos conjecturar sobre a perda de controle sobre as comportas de Itaipu, causando alagamentos em três países e perde importante da capacidade de gerar energia elétrica por anos; criando o terror no sistema de Metro de São Paulo paralisando-o completamente (isso sim seria o nferno na terra… rsrsrs)

    Exagero?

    Vão aí alguns vídeos para que se entenda em que estou me baseando. O primeiro mostra (e fala) sobre a possibilidade de controlar qualquer smartphone a partir, por exemplo, de um pequeno VANT. O segundo mostra como é possível assumir o controle total de um… carro (!) mesmo que esteja em movimento. E isto tudo feito à partir de um notebook ou ipad POR APENAS UMA PESSOA. Imaginem então o que podem fazer as instituições governamentais com seus milhares de funcionários e bilhões de dólares no orçamento.

    Vídeos com legenda em português.
    Vídeo 1
    http://motherboard.vice.com/pt_br/read/grampeado-seu-smartphone-pode-ser-invadido-de-diversas-maneiras?trk_source=nav
    Vídeo 2
    http://motherboard.vice.com/pt_br/read/como-pesquisadores-de-seguranca-estao-hackeando-carros-para-evitar-mortes

    Acha pouco? Então veja o que aconteceu em Los Angeles alguns anos atrás quando APENAS QUATRO SEMÁFOROS FORAM HACKEADOS.
    http://motherboard.vice.com/pt_br/read/como-o-sistema-de-semforos-de-los-angeles-foi-hackeado

    Acho que está na hora de darmos mais importância as discussões sobre COMO os sistemas bélicos se comunicam, e como o país pode estar exposto a estas ameaças, do que ficarmos vigiando o que escrevem outras pessoas.

    Abs.

    P.S.; já pensaram que um exoesqueleto, ou qualquer um destes sistemas de “soldado do futuro”, tem a capacidade de matar seu usuário?

    • Só pra acrescentar, a não muito tempo atrás, um time de cientistas da computação de uma universidade americana(MIT se não me engano) tinha conseguido hackear um marca-passo e faze-lo parar de funcionar. Considerando que a maioria dos políticos, altos oficiais e ocupantes de outros cargos de alto poder são pessoas de idade mais avançada, e não raramente cardíacos…

      Quanto ao metro de São Paulo, ele já é o inferno na terra funcionando, imagina parado… kkkkk

  2. So para nao deixar passar batido,faça uma observaçao : A COREIA DO SUL ,uma naçao lacaia do EUA , com um IDH semelhante ao que existia no jardim do EDEM ,como poderia um capacho capitalista ser tao desenvolvida , deveriam estar mendigando tots como o brasiuzinho ou passando fome como seus irmaos cumunaburros,kkkkkkk, ou entao pedindo esmola com cuba pedi ,kkkkkkk,chuuuuuuuuuuuuupa esquerdalha entreguista de quatro lambendo sal e sem vasilina,hahahahahahahahahahahaha , lucena ,pedicao,hervicio e outros borra botas, ser capacho assim so os alucinados nao querem !

    • RSRSRSRSRSRSS… BRAVO… pena que os citados bundões não pensam… se pensassem não seriam ESQUERDALHAS… o mau que o marxismo cultural fez ao Brasil, se um dia for possível quantificar, mostrará que é algo como 10 elevado a enésima potência… incalculável… é o que não nos permite sair do atraso cultural e moral em que nos afundamos…

  3. só com esse desenho feito por computação gráfica

    tanto o zoinho de remela e o teropodre teriam entregado o fal e abaixado a tanga frouxa para os orientais rsrs

    vai ser frouxo assim só la em holiullldi !!!

    rs

  4. BASICAMENTE o que explica o atual estado tecnológico da Koréia do Sul em relação à Koréia do Norte é o mesmo processo ocorrido na Alemanha.

    Quando o muro foi derrubado, os habitantes da Alemanha Oriental tiveram acesso à coisas que praticamente nem sabiam existir, como CARTÃO DE CRÉDITO! 🙁

    O isolacionismo DITATORIAL torna o país ESCRAVO DO DITADOR… e para se manter por toda a vida lá, ele tem que se isolar mesmo… por outro lado, em sociedades DITATORIAIS onde se permite acesso à meios de comunicação, e ao comércio capitalista… o desenvolvimento é muito mais rápido, por motivos óbvios!

    Um exemplo interessantíssimo é a China Pré e Pós capitalista…

    Resta ainda o fato de que, o fato de não conhecermos não quer dizer que não existe… a economia koreana pode sim ser forte e suficiente para dar uma ótima qualidade de vida ao seu povo, mesmo que seja 10 VEZES menores que a nossa… por que a nossa é provavelmente 100 VEZES mais corrupta que a deles!

    Com uma boa administração, impostos baixos e produtos de qualidade, é possível ter uma sociedade com ótima qualidade de vida, mesmo com valores de salários e preços de produtos mais baixos… não há necessidade de ser UMA DAS MAIORES ECONOMIAS DO MUNDO…

    O que era pra ser motivo de orgulho apenas dá DIMENSÃO do que se ROUBA aqui, já que TODA ESSA ECONOMIA não gera suficiente para prover o povo como SERVIÇOS e PRODUTOS de boa qualidade.

    Talvez essa seja uma das principais razões por que tantos países querem negociar conosco… por que estamos “programados” para aceitar preços absurdos sem reclamar muito! Muitas vezes achamos até que estamos LEVANDO VANTAGEM, como nessas compras de LIXO de prateleiras… onde compramos ALVOS NAVAIS por milhões e milhões de dólares!

    Só me resta parabenizar os Koreanos… acharam o seu caminho, e vão muito bem… inclusive causando inveja a quem se diz “gigante”, mas continua sendo PISADO com o passar dos anos! 🙁

    Sem problema, a dor passa rápido… tem jogo semana que vem, e o carnaval já está chegando… o que não falta nesse país são drogas LÍCITAS para NARCOTIZAR o povo e impedir sua clareza de pensamento… agora já tem carnaval até o ano todo! 🙁

    Abraço, galera!

Comentários não permitidos.