“Os EUA sentiram o gosto do domínio mundial, isso tornou-se para eles uma verdadeira droga”

Jacques Sapir, conhecido economista francês, fez numa entrevista à Voz da Rússia, o seu prognóstico sobre o futuro das moedas mundiais. Sapir considera que as moedas dos países em desenvolvimento acabarão por tirar terreno ao dólar.

– Hoje, fala-se cada vez mais da falta de garantia do dólar com ouro. Está de acordo com essa hipótese?

– Tudo isso não tem grande sentido. O fato é que desde 1973 o dólar deixou de ter qualquer ligação com o ouro. É precisamente o ouro que tem preço, que se manifesta em dólares, euros, rublos, yuans, tal como qualquer outra matéria-prima.

Tem grande interesse a seguinte questão: torna-se o dólar mais fraco ou mais forte em relação a outras moedas? Isso reflete a força ou a fraqueza da economia americana, bem como a situação geopolítica. O fato é que parte da força do dólar reside no potencial militar do estado americano.

– Alguns economistas consideram ser bem provável que os EUA possam declarar bancarrota, o que seria uma coisa muito, muito séria, tendo em conta o fardo das suas obrigações financeiras. Eles podem concentrar-se na zona norte-americana de comércio livre, que englobará também o Reino Unido e criará uma nova moeda: o “amero”, o que já foi acordado com o Canadá e o México em 2007. Semelhante cenário é pura fantasia ou tem fundamentos reais?

– Não diria que essa teoria nada tem a ver com a realidade. Nos EUA nota-se realmente um certo desejo de avançar nesse sentido. Não obstante, aos EUA agradaria uma situação igual há que existiu há dois anos atrás. Nessa situação, os EUA controlam o dólar que, por sua vez, é uma moeda internacional. No que diz respeito à bancarrota, os EUA não precisam disso, porque o mundo continua a precisar de dólares e eles podem imprimir quantos querem. Não obstante, há seis ou sete meses atrás, a situação começou a mudar. Por enquanto, ainda não tomamos consciência, mas aproximamo-nos de um momento fulcral, tanto na economia, como nas finanças, geopolítica e geoestratégia.

Os países em desenvolvimento tentam formar um sistema financeiro alternativo com o seu próprio banco de desenvolvimento, que é algo entre o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional. Ele ficará em Xangai, mas não será um banco chinês. Será o banco dos BRICS, um banco comum para uma série de países. Se esses países conseguirem criar uma moeda alternativa ao dólar, então a correlação realmente começará a mudar. Neste caso, uma das hipóteses poderá ser o autoisolamento dos EUA, a formação de estruturas comuns com o Canadá e o México. Hoje, semelhante hipótese não me parece muito provável, porque os EUA sentiram o domínio mundial, isso tornou-se para eles numa verdadeira droga. Parece que os EUA “estão dependentes” do domínio mundial.

– Significa isso que o mundo, no período após a crise, poderá separar-se em várias regiões, em “mega-regiões” do tipo da UE. Isto é, teremos regiões com diferentes moedas, os próprios institutos, leis e regras de relações entre Estados. Parece-lhe que se avança precisamente para um mundo semelhante?

– Penso que vocês têm toda a razão. Hoje observamos uma nova fragmentação do mundo. Em geral, considero que a própria ideia do mundo global, mundo sem arestas, foi, na realidade, apenas uma ilusão. A atual fragmentação do mundo é o resultado das ações dos países em desenvolvimento, bem como da consequência imprevisível da política americana. Hoje, é complicado dizer se esses blocos mundiais terão pesos semelhantes ou uns continuarão em estado de gestação, enquanto outros se irão desenvolver realmente. Mas essa é outra questão completamente diferente.

Hoje, vê-se bem que na Europa não há uma verdadeira unidade, que a União Europeia atravessa uma crise extremamente profunda. Há três-quatro semanas atrás, começou uma nova etapa da crise financeira com a séria crise bancária em Portugal, que se refletirá obrigatoriamente na União Europeia e na zona do euro dentro de algum tempo. Vejo a força na América, vejo a força nos países em desenvolvimento. Por isso, enquanto francês e europeu, preocupa-me a atual disfunção da União Europeia. Parece-me que para os nossos estados seria melhor a união com os países em desenvolvimento e com a Rússia, e não tentar lutar contra eles sob maus pretextos.

 

Fonte: Voz da Rússia

15 Comentários

  1. São tantas hipóteses tantas especulações que fica difícil, prevê o futuro,mas uma coisa é certa a hegemonia dos EUA esta abalada, se ira ruim e desmoronar são outros 500 mas é certo que o mundo unipolar já fez água !

  2. O domínio unilateral americano só existe na cebeça dos trilogienses mesmo…

    .
    “A Ucrania é uma economia em ascensão”

    • Nao embaça , jamais foi dito ou insinuado isto por lah ,mentir para agradar eh feio , na realidade eh vc que acha isto e sofre por isto , 2 anos de analista e choques na orelha pode te recuperar !

      • faz me rir !!

        teropodre

        o advogado de M nenhuma

        o teropodre você quieto já esta errado paga 10 mocotreva

        você é tao ridículo que tudo que você defende você acaba por comprometer mais ainda

        e vc não tem procuração alguma para tal ,apenas um puxa saco de quem nem sabe que tu existe !!!

        come pequi estragado acaba sendo venenoso para seu cérebro com pouco oxigênio

        puxa saco de yanke vira lata rs

  3. Entao eh melhor que se internem em uma clinica toxicologica porque o mundo caminha para uma nova bipolarizaçao , o periodo da monopolaridade durou apenas 20 anos ,de 1992 ha 2012 ,muito pouco tempo para se justificar um vicio nesta situaçao ,porem com o advento do comercio global ,dificilmente haverah aquele clima sombrio entre as partes ,pode haver escaramuças mas as chances de confronto pesado eh minimo (to apostando que a china nao seja suicida ) ! E a russia $ Bem , ela ficarah como um obesrvador,agindo sempre que lhe convir , serah assediada por ambos os lados ,quem tiver seu apoio ,vai ter vantagem !

    • UM IMPERIO para existir, tem que ter um objetivo para seguir e um inimigo para combater , o fim da urss causou nos EUA a perda do foco, levando-os a agir como adolecentes marrentos e sem responsabilidade ,os ultimos acontecimentos esta fazendo bem a eles , sempre agigantaram quando eram desafiados ,por isto sao a AMERICA e a banana continua banana !

    • É o que eu penso… e assim, a esquerdalha nacional será levada de rodo… seus dias estão contados… essa é a VERDADE que os VERMElhinhos brazucas não querem aceitar, como os ratos do porão do navio cubano que está afundando… cuba voltará a ser o paraíso dos ricos de Miami… FATO… não dou 20 anos para isso acontecer… assim que embalsamarem a besta barbuda, os resorts para gringos começarão a aparecer como espinhas na cara de adolescente onanista… 🙂

      • DESESPERO DA “VEJA” E DO “MERCADO” PARA SOCORRER AÉCIO

        Veja inventa “quebra de sigilo” de perguntas que são públicas. Tudo para socorrer Aécio.

        “Vamos supor que, por um milagre, a oposição da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, conseguisse vencer o rolo compressor da bancada do Aécio em Minas, e implantasse a CPI do Aécioporto.

        Qualquer deputado que participasse da CPI, seja da situação ou da oposição, poderia ir à público e dizer quais perguntas iria fazer e gostaria de obter respostas.

        Mesmo sem CPI, os deputados da oposição estadual aos tucanos de Minas e o povo nas redes sociais já fazem essas perguntas que Aécio Neves (PSDB) se recusa a responder. Por exemplo:

        –Se Aécio defende a privatização, porque estatizou [com gorda indenização] um aeroporto privado na fazenda do tio?

        –Onde está o estudo de viabilidade, de custo benefício, para justificar a construção dos aeroportos de Cláudio-MG e Montezuma-MG [que servem às fazendas de Aécio] com dinheiro público?

        –Tirando o fato de Aécio ter uma fazenda a 6 km de distância, por que investir no aeroporto de Claúdio se o de Divinópolis, cidade pólo regional, fica ao lado e já atende bem a região?

        –Se havia demanda na cidade, como inventa Aécio, essa demanda era de quem, além da própria família? E por que a demanda sumiu, a ponto de o aeroporto ficar fechado [para terceiros] sem ninguém na cidade reclamar?

        –Por que a licitação do aeroporto não foi anulada, se a diferença de preços entre as propostas das empreiteiras ficou apenas 0,6% de diferença, e muito próximo ao preço máximo?

        –O helicóptero dos Perrella [o tal flagrado transportando 445 kg de cocaína] já pousou no aeroporto? Quantas vezes? Qual a carga declarada?

        –Por que a chave do aeroporto ficava com o tio?

        –Se o aeroporto ficava fechado, como Aécio usava? Quem abria o portão para ele? Quem acendia os holofotes do aeroporto para ele pousar a noite?

        –Quem paga a conta de luz do aeroporto fechado, para Aécio pousar à noite?

        –Por que o Aeroporto só tem cerca para o povo não entrar pela frente e não tem cerca separando a fazenda do tio?

        –Qual o valor de mercado da área desapropriada de terras do tio?

        –Qual investigação o governo mineiro está fazendo em relação aos outros 60 kg de cocaína apreendidos a 24 km do aeroporto de Cláudio [além do caso dos 445 kg do helicópero dos Perrella], e cuja fuga do traficante preso contou com a ajuda de um primo de Aécio, segundo processo movido pelo Ministério Público?

        –Qual a política de segurança do governo de Minas para evitar que o aeroporto fechado seja usado para voos clandestinos do tráfico de drogas?

        –O Aeroporto de Cláudio já recebeu vôos provenientes da Colômbia? E do Paraguai?

        Essas seriam algumas perguntas

        http://democraciapolitica.blogspot.com.br/2014/08/desespero-da-veja-e-do-mercado-para.html

      • coitado do zoinho de remela ele vem sempre socorrer o teropode em uns textos ridículos que o teropodre escreve

        acaba por perder a merreca de credibilidade que um dia teve rsrs

        coitado isso é o que da ser parte de uma minoria !!! ridícula de apátridas

        deve ser muito ruim só ter ele para te apoiar e você a ele
        sabe que ele é totalmente mente deBiLOide

        e tenta melhorar os comentarios ridículos e sem noção do mesmo

        mas todos tem direito a ter suas considerações pois o brasil é um pais livre ate mesmo os apátridas como vcs rsrs

    • 😀 😀 😀 😀 😀 😀
      .
      .
      .
      Você não gosta desse país
      Você detesta essa nação
      Não pode ver ninguém feliz
      E logo arranja uma confusão
      .
      Vá América
      Vá América
      Vá América
      Você vai ver que lá é bem melhor
      ..
      Você não gosta da nossa chanchada
      E diz que ta com nada o cinema brasileiro
      Artista nacional pra você esta por fora
      E fala toda hora em ir embora pro estrangeiro
      .
      Vá América
      Vá América
      Vá América
      Você vai ver que lá é bem melhor
      .
      Você precisa conhecer o Brasil
      Você precisa conhecer o Brasil
      Você precisa conhecer o Brasil
      Mas se não quiser
      .
      Vá América
      Vá América
      Vá América
      Você vai ver que lá é bem melhor

      .
      😀 😀 😀 😀 😀 😀
      .
      .
      (*) fonte:http://musica.com.br/
      .
      .
      Vá América

      SANDRO BECKER

      • E o pior nisso é que tratam a nossa cultura como costumam tratar um doente, como um caso perdido.
        Pior ainda que essa condição foi estimulada por “nacionais” que compartilham e multiplicam a visão que possuem da mediocridade sobre sí mesmos, infelizmente os medíocres tiveram muito poder no Brasil para criar uma cultura da mediocridade, implantaram vícios e psicoses difíceis de combater, e que a menor percepção de tratamento gera crises violentas de abstinência contra qualquer agente que procure inocular um antídoto.

Comentários não permitidos.