Defesa & Geopolítica

Rússia poderá construir seus próprios navios anfíbios

Posted by

O vice Primeiro-Ministro da Rússia, Dmitry Rogozin, declarou que o país tem condições de desenvolver e produzir o seu próprio navio de assalto anfíbio se a França desistir do contrato de fornecimento de dois navios da classe Mistral para a Rússia, em decorrência dos recentes acontecimentos na Ucrânia. 

Os países possuem um contrato estimado em US$ 1,6 bilhões, assinado em junho de 2011, com a previsão da primeira entrega ser efetivada no final deste ano (o primeiro foi batizado de Sebastopol) e, o segundo (Vladvostok), em 2015. 

Os EUA tem pressionado a França para desistir do acordo, alegando ser um ato completamente inapropriado se Paris concluir as entregas. O Primeiro-Ministro do Reino Unido, David Cameron, classificou o acordo como algo impensável?

Os navios da classe Mistral podem transportar até 16 helicópteros, quatro embarcações de desembarque, 70 veículos blindados e 450 soldados cada. A expectativa é designar os navios para a Frota do Pacífico.

No início desta semana os EUA impuseram novas sanções a Rússia, envolvendo três bancos e a United Shipbuilding Corporation, que está envolvida no acordo do Mistral.

Fonte: C&R

22 Comments

shared on wplocker.com