Defesa & Geopolítica

AEW o Calcanhar de Aquiles do Porta Aviões CV 16 Liaoning

Posted by

Z-8AEW2Sugestão: Red Dragon (Taiwan)

Tradução e adaptção E.M.Pinto

A PLAN anunciou recentemente que o seu primeiro porta-aviões, CV 16 Liaoning obteve capacidade operacional após os recentes testes  intensivos de  descolagem e aterragem de aeronaves J-15. No entanto, o navio capitânea da frota chinesa possui um “calcanhar de Aquiles”, a falta de uma aeronave de asa fixa de alerta antecipado  e controle, AEW & C .

E quipado com quatro módulos de  radar Phased Array o navio é capaz de detectar alvos à 400 km de distância de todas as direções, isto permite ao navio se precavê de ataques de saturação. No entanto, o radar não consegue encontrar um alvo voando baixo e aproximando-se do navio.

Recentemente algumas fotos de um novo tipo de helicóptero sobre o navio que se acredita ser novos Z-18 helicópteros de alerta antecipado desenvolvidos especialmente para o  Liaoning.

No entanto, os helicópteros de alerta antecipado são inferiores às aeronaves de asa fixa aeronaves AEW & C, pois não podem voar alto o suficiente para encontrar alvos a baixa altitude e longa distância como os mísseis Seaskimmer. Como resultado, o Liaoning opera limitado fora do perímetro varrido pelas aeronaves de  asa fixa AEW & C baseadas em terra.

Fonte: huanqiu.com 

Fonte: Tienamen 

9 Comments

shared on wplocker.com