Tradução e adaptção E.M.Pinto
A PLAN anunciou recentemente que o seu primeiro porta-aviões, CV 16 Liaoning obteve capacidade operacional após os recentes testes intensivos de descolagem e aterragem de aeronaves J-15. No entanto, o navio capitânea da frota chinesa possui um “calcanhar de Aquiles”, a falta de uma aeronave de asa fixa de alerta antecipado e controle, AEW & C .
E quipado com quatro módulos de radar Phased Array o navio é capaz de detectar alvos à 400 km de distância de todas as direções, isto permite ao navio se precavê de ataques de saturação. No entanto, o radar não consegue encontrar um alvo voando baixo e aproximando-se do navio.
Recentemente algumas fotos de um novo tipo de helicóptero sobre o navio que se acredita ser novos Z-18 helicópteros de alerta antecipado desenvolvidos especialmente para o Liaoning.
No entanto, os helicópteros de alerta antecipado são inferiores às aeronaves de asa fixa aeronaves AEW & C, pois não podem voar alto o suficiente para encontrar alvos a baixa altitude e longa distância como os mísseis Seaskimmer. Como resultado, o Liaoning opera limitado fora do perímetro varrido pelas aeronaves de asa fixa AEW & C baseadas em terra.
Fonte: huanqiu.com
9 Comments