AEW o Calcanhar de Aquiles do Porta Aviões CV 16 Liaoning

Z-8AEW2Sugestão: Red Dragon (Taiwan)

Tradução e adaptção E.M.Pinto

A PLAN anunciou recentemente que o seu primeiro porta-aviões, CV 16 Liaoning obteve capacidade operacional após os recentes testes  intensivos de  descolagem e aterragem de aeronaves J-15. No entanto, o navio capitânea da frota chinesa possui um “calcanhar de Aquiles”, a falta de uma aeronave de asa fixa de alerta antecipado  e controle, AEW & C .

E quipado com quatro módulos de  radar Phased Array o navio é capaz de detectar alvos à 400 km de distância de todas as direções, isto permite ao navio se precavê de ataques de saturação. No entanto, o radar não consegue encontrar um alvo voando baixo e aproximando-se do navio.

Recentemente algumas fotos de um novo tipo de helicóptero sobre o navio que se acredita ser novos Z-18 helicópteros de alerta antecipado desenvolvidos especialmente para o  Liaoning.

No entanto, os helicópteros de alerta antecipado são inferiores às aeronaves de asa fixa aeronaves AEW & C, pois não podem voar alto o suficiente para encontrar alvos a baixa altitude e longa distância como os mísseis Seaskimmer. Como resultado, o Liaoning opera limitado fora do perímetro varrido pelas aeronaves de  asa fixa AEW & C baseadas em terra.

Fonte: huanqiu.com 

Fonte: Tienamen 

9 Comentários

  1. Não creio que isso vá continuar por muito tempo. Primeiro porque estamos em tempo “de paz”… é relativa, e delicada… mas estamos

    e segundo porque eles estão desenvolvendo ótimas relações com a Rússia, que possui até Sukhois capazes de desempenhar essa função!

    Em pouco tempo esse já deverá estar resolvido.

    • Mauro Lima

      Dizer que um Sukhoi é capaz de realizar essa função é um enorme exagero. Não importa apenas o alcance máximo do radar, que nos Sukhois não é tão grande quanto divulgam, mas também a capacidade de processamento de dados e a quantidade de pessoas qualificadas para analisar informações.
      Não será nas próximas décadas que um caça poderá substituir um AWACs.
      Os sukhois servem mais como quebra galhos caso as verdadeiras aeronaves AEW não estejam presentes ou sejam abatidas.

    • Mauro lima

      Acho que fica evidente mais uma vez que a área técnica não o seu forte.
      Ainda iremos descobrir em qual área você se sai bem.

  2. De fato…

    Essa é uma “deficiência” de um NAe portador de sky jump. Não há aeronave AEW de asa fixa no mundo hoje que decole desse tipo de arranjo. As poucas adaptações consistem em radares integrados a helicópteros, que estariam longe da eficiência dos AEW de asa fixa…

    Contudo, com o avançar da tecnologia, é verdadeiramente possível utilizar mesmo aeronaves de caça como um tipo de mini AEW. Aeronaves como o Flanker ou o F-35 podem utilizar seus poderosos sensores para varrer o espaço aéreo a frente, provendo uma limitada rede de vigilância. Mas seja como for, não creio ser o ideal… As aeronaves encarregadas de prover essa rede ficariam teoricamente impossibilitadas de lançar-se ao combate, quer seja pela dificuldade em se processar as tarefas de coordenação das aeronaves e combate ao mesmo tempo, quer seja pelo temor de se perder a aeronave e perder consciência situacional…

    A interação de um radar poderoso com uma célula grande o bastante para incluir operadores extras que possam dividir e digerir a quantidade de informações a serem recebidas, mostra-se fundamental para a eficiência dessa missão tão importante… Mesmo com o avanço atual na área de software e hardware, as informações devem passar pela mente humana para que sejam processadas e levadas a efeito na forma de ações. E para tanto, quanto mais mentes trabalhando, melhor… Ha também outra vantagem óbvia: as aeronaves de caça ficam liberadas para caçar e ainda terão uma verdadeira “torre de controle” no céu para zelar por eles…

  3. É o mesmo calcanhar de aquiles dos novíssimos porta-aviões ingleses Queen Elizabeth class.

    Talvez o futuro para estes NAEs sejam Vants AEW & C…

  4. É a mesmo problema que tem a Royal Navy, só que a China já está trabalhando numa aeronave de asa fixa para cobrir essa brecha.
    E tenho certeza que os hackers já tem Hawkeye chinguilin para se “inspirarem”.

  5. CV 16 Liaoning é uma belonave para gerar doutrina, nestes termos, toda e qualquer deficiência será estudada e corrigida. Ou seja… Eu não me surpreenderia, se viesse a aparecer uma aeronave de asa fixa de alerta antecipado qualquer dia desses…
    😉

Comentários não permitidos.