Mercosul é mais grupo ideológico que bloco comercial

Opinião

Admitamos que o estratégico projeto do Mercosul, a união aduaneira criada entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, houvesse dado minimamente certo. Ainda assim, a crise de dimensões institucionais por que passa a Argentina desse 2001, com a implosão do câmbio fixo, seria um obstáculo muito difícil de transpor pelo mercado comum.

As dificuldades da Argentina, o segundo parceiro mais importante do bloco, já teriam levado a uma revisão do tratado do Mercosul, para reduzir sua abrangência a uma aliança de livre comércio, a fim de que cada país pudesse negociar acordos comerciais sem a camisa de força da união aduaneira. Só não aconteceu por motivos político-ideológicos.

Aliás, a união aduaneira foi revogada na prática há muito tempo, desde que a Argentina passou a erguer barreiras protecionistas contra exportações brasileiras. Ali, a união acabou de fato. Sua característica são fronteiras abertas ao comércio entre países do bloco, com tarifas externas comuns para o resto do mundo. É o que não existe há tempos.

O Mercosul é mantido formalmente como está apenas por interesses político-ideológicos comuns aos governo do PT no Brasil, ao kiercherismo na Argentina, bolivarianos e chavistas em Venezuela, Equador e Bolívia. Para a conversão do Mercosul de bloco econômico e comercial em plataforma política foi essencial a coincidência de Lula e Néstor Kirchner chegarem ao poder em Brasília e em Buenos Aires juntos, em 2003. Ambos se uniram para soterrar de vez as negociações em torno da Alca (Área de Livre Comércio das Américas), vista pelo Planalto e pela Casa Rosada como instrumento do “Império”. A partir da aliança entre Lula/PT/Dilma e os Kirchner, o resto veio pela força da gravidade.

Um dos piores momentos do período em curso foi a no mínimo temerária inclusão da Venezuela chavista no bloco, por meio de vergonhosa manobra de expulsão temporária do Paraguai, para que a não aprovação da entrada do novo sócio pelo Congresso paraguaio não impedisse a unção dos chavistas.

A última reunião de cúpula do Mercosul, esta semana, em Caracas, foi prova irrefutável da conversão da entidade numa plataforma política: boa parte do tempo foi gasta com declarações de apoio à Argentina de Cristina Kirchner, convertida em vítima de fundos “abutres”, por terem estes ganhado na Justiça americana seus direitos como credores, e críticas a Israel pelos ataques em Gaza.

Para fortalecer o projeto de um Mercosul como trincheira política terceiro-mundista, tratou- se de incorporar também a Bolívia de Evo Morales, outro produto do chavismo.

Pode-se considerar que o projeto original do Mercosul, de integração de economias pelo comércio, foi adiado de uma vez por todas. Até porque a Argentina, em fase de agravamento da sua crise cambial, empurrará ainda mais o comércio no bloco para o fundo do poço. Resta fazer discurso, como em Caracas.

Fonte: O Globo

35 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    Hahahahahah …. que legal essa caricatura … Hahhaah …tá faltando mais gente ai … já vai aumentar a turma … Hahahahah … legal…Hahhaah..

      • essa charge é a cara da américa latina por isso esse programa esta no ar a décadas sem perder a audiência

        gostou zoinho de remela ,não contava com a minha astucia rs

        e por ser a cara da américa latina a rede esgoto de televisão tenta usar ela como uma coisa vulgar mas perde pois todos acabam gostando da mesma

        mas que eles usam pejorativamente igual a suas tentativas

  2. existe centenas de empresários brasileiros que ganham dinheiro com o mercosul

    mas esperar o que da grobo empresa que não apresenta nem o DARF

    a rede esgoto e seu jornalismo pueril só da voz a quem não presta , antenada aos interesses sionistas na terra dos bandeirantes

    vermes que so fazem peso na terra

  3. Meu conselho ao editor do Blog, colocar no alto do texto “opinião da Globo” para não correr o risco de ser interpretado como opinião do Blog. Rsrsrsrs.
    A Globo, pendurada numa divida bilionária, enquanto seus donos tem patrimonio bilionario, e não pagam, torcem contra todo governo que lhes expoem a esse tipo de incoerência, vomo se sabe gosta daqueles que lhes prestam favores, como doação de área publica para facilitar a agregação ao já bilionário patrimonio. Esse Brasil oligarquico do qual fazem parte como agentes, eles não curtem que se mostre.
    Mas o Mercusul já é maior que apenas esses quatro que representam o centro da atenção oposicionista da Globo, mas eles não vão querer mostrar essa realidade, sob pena de desmistificarem seus exemplos regionais.

    • Ehhhh,os porcos reds se alimentam apenas de fezes,kkkkkk, se fosse algo publicado pela voz da mentira,ops digo da russia ,todos iriam acreditar ,kkkkkkk , por isso o idolo destas bestinhas eh o K , ele joga alimentos indicados pelo veterinario,kkkkkkk ,no minimo luceno ,pedecao e j.brasiguaio sao bolsistas dos estelionatarios , safadinhos que viajam para a DISNEY com dinheiro publico ,kkkkkkkkk

    • Parabéns Julinho Petralha sedizente Brasileiro! Seu texto tem o padrão Foro de SP de qualidade! Assim, em sua homenagem vai essa música que arrepia a espinha de vocês, especialmente quando regada a cachaça barata e calabresa frita:

      Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores
      Geraldo Vandré

      Caminhando e cantando e seguindo a canção
      Somos todos iguais braços dados ou não
      Nas escolas nas ruas, campos, construções
      Caminhando e cantando e seguindo a canção

      Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
      Quem sabe faz a hora, não espera acontecer

      Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
      Quem sabe faz a hora, não espera acontecer

      Pelos campos há fome em grandes plantações
      Pelas ruas marchando indecisos cordões
      Ainda fazem da flor seu mais forte refrão
      E acreditam nas flores vencendo o canhão

      Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
      Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

      Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
      Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

      Há soldados armados, amados ou não
      Quase todos perdidos de armas na mão
      Nos quartéis lhes ensinam uma antiga lição
      De morrer pela pátria e viver sem razão

      Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
      Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

      Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
      Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

      Nas escolas, nas ruas, campos, construções
      Somos todos soldados, armados ou não
      Caminhando e cantando e seguindo a canção
      Somos todos iguais braços dados ou não
      Os amores na mente, as flores no chão
      A certeza na frente, a história na mão
      Caminhando e cantando e seguindo a canção
      Aprendendo e ensinando uma nova lição

      Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
      Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

      Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
      Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

      Link: http://www.vagalume.com.br/geraldo-vandre/pra-nao-dizer-que-nao-falei-das-flores.html#ixzz39GC5bwWk

      Por fim:

      Viva Bolivar!

      Viva os países irmãos da América Latina!

      Viva os povos que resistem ao imperialismo!

      Morte aos EUA! Morte a Israel!

      Viva o Brasil-PuTênfia!

      Ontem: Um País de todos!

      Hoje: País rico é país sem miséria!

      Amanhã (ou teria sido na semana retrasada): Ame-o ou deixe-o!

      • Pior ainda é a desunião de vocês! Como pode você xingar o Pol Pot do hospício de Pé de Besta Julinho Petralha. Que coisa feia! Isso é jeito de tratar seu colega de infortúnio socialista?…rs!

      • “A verdade dói”

        tá dodói sub sub? rsrsrsrs

        tá dodóizinha? Vai pra caminha que lá tá quentinho… e seja uma boa menina senão os iranianos maus vão puxar seu pézinho à noite, hem? rsrsrsrsrss

      • juju sabonete… escorrega sempre que alguém chega por perto… oh mania feia essa sua, juju… vive deixando o sabonete cair… 🙂

      • Vou evitar contraria-lo ,me disseram que vc morde o braço toda vez que te deixam chatiadinho , que faça bom uso das gratificaçoes que ganhas por defender os socios do PCC e da FARC !

  4. Mercosul já nasceu caduco quando desde sempre teve em alguns aspectos sabotagem da Argentina!
    O Brasil tem que parar com essa mania de tentar ser o tutor da AL e só levar no r.. pois se depender destes “mui amigos” do entorno nos rifam na primeira oportunidade de quem der mais!
    Tem um ditado que diz, quem anda com porcos, chafurda na lama ! Quem anda com esta horda bolivariana pró-cuba só pode ir pro buraco com eles!
    Bando de TOTAL INCOMPETENTES !
    Abraços,

  5. Quando o Mercosul nasceu, os americanos ficaram de olho, com a pulga atrás da orelha.
    Logo depois vieram as pressões, acordos individuais com governos na américa latina, o grupo do pacífico, etc.
    E é sabido que o FHnistão, em seu governo, também não fez muito pelo grupo que já na época tinha a Argentina já apresentando problemas econômicos. Então o próprio Brasil contribuiu para o pouco crescimento do grupo.
    De uns anos para cá , parece que os americanos deixaram o Mercosul de lado quando perceberam que o mesmo mal que corroeu o leste europeu estava crescendo dentro do bloco. E eles tem razão, é uma questão de tempo até que tudo desmorone, e incrivelmente vai ser sem o “impurrãozinho” do Tio Sam.

    • Assim vc mata as esquerdalhas de “reiva”… rsrsrsrrss… não derrube o muro de ilusões delas… não tem outro motivo para se descabelarem, senão adorarem a besta barbuda da ilha das trevas… 🙂

    • Concordo, que isso pode (se) e tem tudo (se) para acontecer, num mundo da previsibildade dos quiromantes, dos muitos se, se isso se aquilo se confirmarem. Mas o fato real é que para nós em que pese toda a ma vontade dos anti, mercosul, é que este bloco tem favorecido bastante a nós com todas as deficiências conjunturais apresentadas pelos países que o compõem. E fazendo uma analise desapaixonada do tema, o Mexico, país que tem servido de base para comparações com o nosso, quer por territorio, quer por tamanho da economia, o que acho um desproposito, mas enfim é o país que costumam utilizar como régua para nos medir, com o objetivo de enfraquecer nossa opção pelo Mercosul, se tornou um exportador de mão de obra barata para o States, alem é lógico de drogas, do qual os states são os maiores consumidores no mundo, e importando de tudo que é produzido nos States e vai aos poucos se desindustrializando, não a toa vem ostentando níveis de desenvolvimento econômico pífios por sua opção pela ALCA, ainda que os yanke dependentes glamourizem isso trabalhando com eventuais factoides.
      O Brasil tem apostado num caminho, a meu ver correto, ampliar sua gama de possibilidades ,apostando na multipolaridade, no que economicamente falando significa não concentrar todos os seus ovos num mesmo cesto. Geralmente quem faz isto fica muito sujeito ao dono do cesto. Sds.

      • Júlio, há muito tempo que o Mercosul vem sendo um peso morto para o Brasil. Sua política ideológica fecha os olhos para questões básicas de comércio internacional. Ninguém sobrevive por muito tempo desse jeito. É pagar para trabalhar. Topas?
        O grupo está dificultando acordos do Brasil com a União Européia e com países da Ásia. Todo o avanço que o governo Lula conseguiu em comércio exterior, e que nos ajudou a aguentar melhor a quebradeira de 2008, retrocedeu devido a cegueira burra desses governos. Estamos investindo em barcos furados e comprando aviões caindo.
        A Argentina, nossa maior “aliada” dentro do grupo, e a segunda mais desenvolvida industrialmente, desrespeita as leis do Grupo quando sobretaxa os produtos dos países membros. Isso é o básico do básico do motivo da criação do Grupo.
        Esses governos atuais estão conseguindo fazer o que os Americanos não conseguiram, acabar com o Mercosul.
        Infelizmente, porque tudo indicava que mais e mais países adeririam ao grupo.

      • Meu caro, aqui mesmo no blog um exemplo de que países, fortes regionalmente, tem grande obrigação na manutenção de boas relações. Num outro post. Vimos a França e a Alemanha conversando. A Alemanha tem uma economia hoje que sustenta a Europa, sendo sua principal força econômica, já a França, apesar de ser um pais de tradição e historia, não passa por bom momento econômico, veja a própria Europa, onde grande parte de seus estados membros tiveram que ser socorridos por um banco central europeu que a Alemanha comanda de fato. Nem por isso a Alemanha chuta os países que compõem o Bloco, loucura? Não meu caro, sabedoria. Crises passam, países ficam e ajudar a levantar um parceiro do tamanho de um país e a receita certa para assegurar vitorias no longo prazo, tanto econômicas quanto político culturais. Estadistas constroem o mundo assim, sem chutar o amigo cão quando este está doente, por que aparecer uma alma melhor para ajudá-lo, e ainda transformá-lo em seu pior inimigo. A Alemanha e a França já passaram por isso, e devido a isso tanta tolerância. Sds.

      • Aí é que está a diferença, Júlio. Você acabou de descrever uma união puramente estratégica e comercial. Mas no caso do Mercosul, a ideologia está ultrapassando o racional. O Grupo virou apenas um anti-Alca, um anti-EUA, não importa se o Brasil afunde com isso. Estou falando de comércio, de dinheiro que entra e sai e de crescimento. Veja os números do Grupo e os do Brasil desde a saída do Lula. O Grupo só existe por existir, e está atrapalhando o Brasil em outras negociações. O exemplo da Alemanha e França é muito bom, mas não tem nada a ver com o Mercosul.

      • Não acredito nisso, e a maior prova é a participação cada vez mais ativa de outros paises no Grupo, como o Chile poe exemplo, que se alguem vir dizer que bolivarianista, tem que ser mandado para a p.q.p, outro pais que está bastante proximo é o Peru, que tambem não é nenhum bolivarianista meu caro. Podes até dizer que ainda não fazem parte, mas estão com interesse e se habilitando. Essa afirmação de pacto ideologico e não comercial é mais uma daquelas artimanhas montadas pelos anti para justificar a dependencia pelos States, reais donos e principais beneficiarios da ALCA. Inclusive a questão com a Europa, região altamente protecionista, é o que tem levado a um atraso na busca por mercado comum com Mercosul. Isso, e não ideologias meu caro. Agora ideologia é a melhor ferramenta para se manipular passionalismos, mas só para quem não presta atenção. Sds.

Comentários não permitidos.