US Navy adquire 25 novas aeronaves AWACS E-2D Advanced Hawkeye

E 2 D

 

E.M.Pinto

 

A Marinha dos EUA concedeu à  Northrop Grumman um contrato de US$ 3,64 bilhões para a construção de nada menos que 25 aeronaves de alerta antecipado e comando aéreo  E-2D Hawkeye . 

O contrato de cinco anos, estenderá a produção pelos anos fiscais de 2014 até  2018. O primeiro esquadrão de E-2D foi totalmente equipado e tripulado, e será considerado totalmente operacional em outubro deste ano.

A aeronave E-2D é otimizada para operar a qualquer tempo, trata-se de versão atualizada do modelo Hawkeye.

A tecnologia e sistemas instalados nesta aeronave permitem que ela detecte e acompanhe mais alvos a distâncias maiores permitindo perfis de operação imunes as contra medidas eletrônicas e interferências em comunicação e transferências de dados.

5 Comentários

  1. bem carinho elas heimm
    porem muitos uteis pra MARINHA DOS EUA alguem poderia me responde se essas aeronaves fazem jammers de escolta tambem!!!!

    • kleslei,

      A função principal do Hawkeye é providenciar alerta aéreo antecipado para a frota. Não seria uma aeronave EW específica, embora deva contar com alguma espécie de defesa eletrônica e outros sistemas específicos.

      Basicamente, ele ficaria nas intermediações do espaço aéreo disputado, designando alvos aéreos para as forças amigas e orientando-as, tendo a tarefa secundária de vigiar o mar em torno da frota, prevenindo contra navios inimigos e mísseis guiados.

  2. Muto bonito avião.
    Eu gostaria de saber quando chegam a nem meia duzia de Turbo tracker S-2, que a marinha do brasil adquiriu há alguns anos, para operar no Nae SP?
    Sim porque o troço já não e muto novo, já faz quase 7 anos que a marinha adquiriu 4 para serem modernizados, se não me engano, e ate agora nada, se alguém tiver noticia por gentileza?

Comentários não permitidos.