Relações Exteriores da Rússia: Sanções contra a Federação da Rússia de 29 de Julho pela União Europeia

Ministério das Relações Exteriores da Rússia

Na sequência das sanções contra a Federação da Rússia de 29 de Julho acordadas pela União Europeia, a Rússia não pode senão constatar a evidente ausência de vontade política e de desejo desta União em investir na resolução da crise na Ucrânia. A UE, pelo seu lado, ignora cegamente as causas do trágico desenvolvimento dos acontecimentos no Sudeste deste país, onde, no quadro da pretensa “operação antiterrorista” do poder de Kiev, dezenas de cidadãos pacíficos morrem diariamente e onde centenas de milhares de habitantes foram constrangidos a tornarem-se refugiados. Uma região imensa encontra-se doravante à beira de uma catástrofe humanitária de grande escala.

O conjunto dos acontecimentos deve-se em grande parte às decisões irresponsáveis da própria União Europeia, que se mostra indulgente para com o atual governo de Kiev. A UE, em suma, deu carta branca à “pacificação” do país e demonstra uma forte falta de escrúpulo politico ao aceitar de fato qualificar a operação punitiva de Kiev contra o seu próprio povo “de abordagem moderada na conduta das operações de restabelecimento da lei e da ordem”.

Temos vergonha pela União Europeia, que depois de ter durante longo tempo procurado “falar a uma só voz”, doravante fala pela voz de Washington e praticamente abandonou os valores europeus fundamentais, inclusive a presunção de inocência.

A política da UE já não é mais fundamentada sobre fatos verificados, mas escreve-se sob o ditado de Washington, entre dois vídeos do “YouTub” duvidosos. Moscou está decepcionada pela incapacidade da UE para desempenhar seu próprio papel na política mundial.

A UE aparentemente está pronta a sacrificar sua economia para permitir a realização de jogos geopolíticos equivocados, contrários aos seus interesses. As economias da Rússia e da UE estão estreitamente ligadas e o “terceiro conjunto” de sanções que Bruxelas empreende será tão fortemente sentido na Europa como na Rússia. É preciso, no entanto, sublinhar o zelo com o qual certos países europeus apoiam esta política, que é inversamente proporcional às consequências sobre o seu bem estar. Sabem os cidadãos dos Estados membros da UE o que resultará destes jogos em termos de perdas de empregos e de ganhos comerciais?

Temos igualmente de recordar que sanções setoriais estão em contradição com as normas da OMC. Medidas restritivas afetando os meios financeiros terão igualmente consequências negativas para os bancos dos Estados membros da União Europeia ativos na Rússia. Entretanto, alguns deles extraem atualmente o maior lucro das suas filiais em atividade no nosso país.

Estamos consternados pela decisão de instaurar um embargo sobre o comércio de armas e de equipamentos militares com a Rússia. Ao contrário de Kiev a quem, ao contrário, estas limitações foram levantadas ultimamente, a Rússia não toma parte no conflito militar.

Na sua pressa em introduzir sanções, Bruxelas põe por sua própria conta barreiras à colaboração com a Rússia, em domínios tão cruciais como a energia. Trata-se de um movimento irrefletido e irresponsável que terá por consequência uma alta dos preços no mercado europeu da energia. Quanto às dificuldades que poderiam verificar-se em certos setores da economia russa, elas serão certamente ultrapassadas. A eficácia e autossuficiência da nossa economia não ficarão agravadas.

É evidente que vamos tomar em consideração o comportamento não construtivo e não independente da União Europeia no futuro no desenvolvimento das nossas relações.

O original encontra-se em:Mid

12 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    Temos vergonha pela União Europeia, que depois de ter durante longo tempo procurado “falar a uma só voz”, doravante fala pela voz de Washington e praticamente abandonou os valores europeus fundamentais, inclusive a presunção de inocência.
    .
    .
    Resumindo; vassalismo …. e enquanto isso, o inverno polar rigoroso vai fazer o resto na Ucrânia tremer de frio.
    .
    Irão voltar no tempo do fogão à lenha,maria-fumaça,ferro de passar roupa à carvão , … etc
    .
    Bem vindo ucranianos a “zona” do euro … rsrsrrs

    • A Europa bem que poderia abrir suas fronteiras para os refugiados ucranianos. Será que fariam isso, franquear a entrada de todo o ucraniano carente para competir com seus nacionais. Acho que não, a extrema direita em ascensão não discrimina só pela cor, nem só religião, descriminam e mais para garantir seus empregos.

      • Pode esquecer essa coisa de abrigar refugiados. Itália, Espanha e França estão a tempos tentando se livrar dos que já tem. Boa parte da população da antiga Iugoslávia e Tchecoeslovaquia estão espalhados perambulando pelo continente, atuando em funções de baixa qualificação e remuneração. E ainda há os que vem do norte da África e Oriente Médio.

        O que a UE quer são ucranianos na Ucrânia produzindo bens baratinhas para o resto do continente, as custas da pobreza local.

      • Complemento

        E, pra não ser injusto, não é apenas a extrema direita que trabalha contra este tipo de movimento na Europa.

  2. a união europeia são apenas países dominados militarmente

    são bases americanas com misseis nucleares com militares yankes no comando

    não apita nada só finge governar

    até essa Alemanha se não fosse o brasil falar na ONU contra os arapongas da sna

    até hoje a angela bunda incomivel como já dizia sarcosy fingiria que NAO TO VENDO NADA !!!

    PORTUGUAL coitado espanha no mesmo caminho ,a frança é ainda a mais solta de todas pois teve um militar guerreiro no comando depois da segunda guerra senão tava do mesmo jeito

    a italia nem se reproduzir consegue mais também apenas uma base

    o que a união europeia tem que fazer é rezar para não começar uma guerra nuclear pois são apenas alvo das duas potencias

    mas os russos já avisaram que dessa vez os estados unidos não irão entrar por ultimo nessa guerra como fizeram na primeira e na segunda

    europa refém yanke

  3. em tempos de crise isso é suicídio econômico..auto sabotagem em todos os sentidos…além de se auto sabotarem e se afundarem ainda mais economicamente estas atitudes só fazem aproximar ainda mais seus rivais/Brics..a China agradece…

  4. Olha ai o que iria acontecer com o Brasil, caso aceitasse dá asilo ao “ex agente secreto dissidente” ( que na realidade é um agente duplo) da NSA: Após conceder asilo ao dito cujo, os Estados Unidos iriam alegar que seu ex-agente desertor além de roubar informações sobre trocas de informações diplomáticas, roubou e revelou também novas e preciosíssimas tecnologias militares e civis e que ambas foram repassadas ao Brasil em troca do asilo que as usará para “aperfeiçoar” seus próprios programas militares secretos e potencializar suas empresas industriais para torná-las mais competitivas. E com isso teriam o pretexto que precisariam para acusar tanto o veículo lançador de mísseis 1, Alfa e Beta, que lançaremos respectivamente no final deste ano, no próximo e em 2017, quanto o nosso Programa de Submarinos, de também respectivamente serem fachadas para a construção de mísseis balísticos e uma significativa frota de submarinos nucleares, com auxílio te tecnologia receptada de seu ex agente desertor Eduard Snowden, para com base tal tomar medidas como aplicar sanções econômicas ao País, empreender operações de ciberguerra e mesmo efetivar ataques preventivos com aviões não tripulados a pontos estratégicos.

    Abre o olho Brasil!

    PÁTRIA AMADA: BRASIL!

  5. Olha ai o que iria acontecer com o Brasil, caso aceitasse dá asilo ao “ex agente secreto dissidente” ( que na realidade é um agente duplo) da NSA: Após conceder asilo ao dito cujo, os Estados Unidos iriam alegar que seu ex-agente desertor além de roubar informações sobre trocas de informações diplomáticas, roubou e revelou também novas e preciosíssimas tecnologias militares e civis e que ambas foram repassadas ao Brasil em troca do asilo que as usará para “aperfeiçoar” seus próprios programas militares secretos e potencializar suas empresas industriais para torná-las mais competitivas. E com isso teriam o pretexto que precisariam para acusar tanto o veículo lançador de satélites 1, Alfa e Beta, que lançaremos respectivamente no final deste ano, no próximo e em 2017, quanto o nosso Programa de Submarinos, de também respectivamente serem fachadas para a construção de mísseis balísticos e uma significativa frota de submarinos nucleares, com auxílio te tecnologia receptada de seu ex agente desertor Eduard Snowden, para com base tal tomar medidas como aplicar sanções econômicas ao País, empreender operações de ciberguerra e mesmo efetivar ataques preventivos com aviões não tripulados a pontos estratégicos.

    Abre o olho Brasil!

    PÁTRIA AMADA: BRASIL!

    • apenas perderão ainda mais áreas de mercado com estas ações patéticas, auto sabotadoras e desesperadas na Rússia e no leste europeu …que serão efetivamente e prontamente ocupadas por empresas asiáticas e latino americanas….nós e o chinês agradecemos.. 😉

      é a europa rumando de vez a vala/abismo… 🙂

      Eu quero é ver o oco

      Sem controle tocando o fole

      É hora de dançar.. 😀

      https://www.youtube.com/watch?v=lAN5QQuSNso

Comentários não permitidos.