Defesa & Geopolítica

Compra de ocasião à vista para a Marinha do Brasil (MB)?

Posted by

El-HMS-Illustrious_ROYAL-NAVYHMS Illustrious R-06 pronto para dar baixa do serviço ativo da Marinha Britânica

NOTA DO PLANO BRASIL, por Gérsio Mutti: O HMS Illustrious R-06    dará baixa da Royal Navy após 32 anos no serviço ativo naval.

“O HMS Illustrious R-06 é o segundo navio da classe Invincible, de três navios-aeródromos de 22.000 toneladas, e foi construído pelos estaleiros Swan Hunter no Tyne. Seu lançamento ao mar feito, pela princesa Margaret, deu-se em dezembro de 1978.” Poder Naval, 29/07/2014

Para a Marinha do Brasil (MB) trata-se de um navio ainda novo para servir como porta-helicópteros, visto que não seria possível pousos e decolagens de A-4BR, pois no lugar das catapultas para lançamento de aeronaves, há sim uma rampa e, além disso, não há no convoo de popa o aparelho de parada com os respectivos cabos de retenção para o pouso de A-4BR.

hms-illustrious-r06-aircraft-carrier

Para a Marinha do Brasil (MB), após uma pequena reforma para tirar a rampa, afim de deixar o convoo de proa na horizontal, o navio seria um excelente porta-helicópteros, papel que poderia ter sido exercido pelo ex- NAeL Minas Gerais A-11, se não tivesse sido vendido para desmanche (scrap) na Índia.

A Marinha do Brasil (MB) deve deixar de lado “sonhar uma noite de verão” em projetar ou comprar um novo porta-helicópteros e/ou porta-aviões e  aproveitar o que está à mão na forma de aquisição de ocasião.

Por quê não começar uma segunda esquadra por um porta-helicópteros?

38 Comments

shared on wplocker.com