A Europa como um Novo Império Germânico

José Saramago

Uma vez mais. Sou um europeu céptico que aprendeu tudo do seu cepticismo com uma professora chamada Europa.

Não falando da questão do «ressentimento histórico», a que sou especialmente sensível, mas que, de todo o modo, é ultrapassável, rejeito a denominada «construção europeia» por aquilo que vejo estar a ser a constituição premeditada de um novo «sacro império germânico», com objetivos hegemónicos que só nos parecem diferentes dos do passado porque tiveram a habilidade de apresentar-se disfarçados sob roupagens de uma falsa consensualidade que finge ignorar as contradições subjacentes, as que constituem, queiramo-lo ou não, a trama em que se moveram e continuam a mover-se as raízes históricas das diversas nações da Europa.

A União Europeia parece não querer compreender o que se está a passar na ex-União Soviética, nem sequer, apesar de tão à vista dos seus míopes olhos, nos Balcãs, para não falar do que irá passar-se amanhã em África, espaço já anunciado dos grandes conflitos do século XXI, se uma oportuna estratégia de hegemonias partilhadas não instaurar ali um colonialismo de novo tipo.

A questão política principal do nosso tempo deveria ser o respeito pelas nações e a dignificação de todas as minorias étnicas, como meio de prevenir os nacionalismos xenófobos, reconhecendo em cada povo a sua capacidade própria de alargar as suas potencialidades criativas, naturalmente em diálogo com os outros povos, mas sem sujeições de qualquer espécie.

José Saramago, in ‘Cadernos de Lanzarote (1995)’

 

32 Comentários

  1. A Alemanha falhou no passado, ao tentar dominar a Europa pela força. mas no presente, vai domina-la pela competência, empreendedorismo e pelo mérito(esquerdistas tem horror a esta palavra, deve ser pelo natural flerte com o fracasso e parasittismo), enquanto o restante da Europa, ainda confunde estado de bem estar social, com parasitismo estatal, e se transformaram em estados inchados numa sociedade que não produz mais nada alem de jovens alienados. A Alemanha continua com uma industria forte, e remediada com o único remédio eficaz de proteger seus empregos, perante os gafanhotos chineses, a inovação.

    • Meu caro pastor Alemão, desta vez não vou contrariá-lo nesta sua preconceituosa opinião contra as esquerdas, mas farei uma ressalva que talvez te possa ter passado despercebido. No Brasil, país que vivemos, sempre tivemos a fama de termos vivido desde tempos antigos por parasitismos, e não podemos atribuir sermos vitimas por tanto tempo as esquerdas visto que, governo considerado de esquerda (nem tanto) no país fé um acontecimento dos ultimos doze anos, de resto tivemos governos conservadores, ditadores militares, e libero estatais, todos, todinhos, voltados, centralizados no domínio dos cofres públicos, para beneficio de poucos, pouquissimos.
      Seu preconceito pueril contra o que se pode chamar de esquerda é compriensivel devido a sujeição que muitos como você foram submetidos a massiva propaganda desqualificadora, mas que submerge a analises um pouco mais criteriosas e isentas. E te mostro mais, ainda, para te indicar um caminho mais abrangente em tua limitada visão. Os States, porto seguro para os aue discursam contra o estado, faliram por conta de seus parasitas, e só não foram a banca rota como qualquer outro país por que conta com uma estrutura mundial construída pos segunda guerra para garantir a supremacia de sua moeda, que lhes dão o poder de casa da moeda mundial, podendo emitir e ter deficits incontrolaveis e impagáveis por conta do mundo e de um caixa dois mundial. As coisas não são tão absolutas assim como você quer fazer parecer meu caro.

      • Desculpe Julio Que se acha mais brasileiro que todos, mas seus comentários prolixos não me comovem nem um pouco.
        Acha eu seus ‘iluminados de ixxquerda são melhores que os bastardos coronelistas, que nos sugaram desde o golpe de 1889? Faz-me rir cara, são farinha do mesmo saco. basta ver o que seus atual desgoverno pratica como politica de estado, tentar se perpetuar no poder, com taticas de esmolagem e exploração de miséria assistencialistas, em vez de libertação pelo desenvolvimento economico, e coronelismo puro, talves por isto o seu lider bêbado de garanhus, ande de “mãonzinhas dadas” com o dono do Sarneymenistao,rrrrooota na rrrrrua,Colloridos e cafetões calheiros da vida não acha?!

        Isto tudo para maquiar a pratica malabndra de sua ideologia, com o nefasto foro de SP, e sua internacional socialista imunda falida.
        basta ver a situação de desbunde do BNDES, com empréstimos sem garantia ou empréstimos onde o próprio governo entra com a garantia está acabando com o BNDES.
        São estádios, obras em países caloteiros, Petrobrás, empreiteiras, grandes empresas, obras do próprio governo, de governos estaduais alinhados com Brasilia. Boa parte dos financiamentos são sem garantias concretas de pagamento, para aliados e doadores de campanha. Os dados são maquiados e a real situação do BNDES é grave.
        Não me lembro dos valores exatos, mas só em financiamentos para empresas públicas que não são pagos, são mais de 50 bilhões de reais. Os dados são maquiados. Nos balanços estes valores constam como em poder do tesouro nacional, mas que na real é calote porque estes valores não retornam ao BNDES.
        Basta qualquer um fazer uma busca na internet para ver a quantidade de calotes recebidos de grandes empresas, empreiteiras e governos de outros países (Equador, Bolivia Venezuela e Paraguai). Isto são fatos, não tem nada a ver com minha inclinação política, procurem na internet e confirmem.
        Este governo está conseguindo quebrar o país!!! Quebrou a Petrobrás com controle de preços de combustíveis, exigência de conteúdo nacional em suas licitações (que favorecem empreiteiras ligadas ao governo e impedem a livre concorrência vital para a sobrevivência da empresa) e por consequência o setor alcool/açucareiro!!! Desde 2008 são mais de 50 usinas fechadas em todo o país. Deixamos de ser referencia na produção de etanol e o setor enfrenta a maior crise de sua história!!
        A conta do Ike, quem vai pagar mesmo?
        BNDES/CUBA = lavanderia de dinheiro do Petê
        Porque o contrato do porto de Mariel é ‘segredo de estado’? Por quê só se poderá ter acesso ao contrato daqui a 50 anos? Não é algo normal um banco emprestar dinheiro a outrem? Onde está a lisura de sua adorada e humanista ixxxquerda Julio?

        Vou te contar um segredo xará, NÃO! Não vai haver união de povos latinos socialistas porr@ nenhuma. Vocês fracassaram no passado no leste Europa, e vão fracassar aqui de novo, a cada dia mais e mais cidadãos patriotas estão abrindo os olhos para o veneno ideológico que estão plantando aqui faz tempo, e truta, assim que verdadeiros patriotas chegarem ao poder(E não estou me referindo ao cheirador do PSDBosta, ele e apenas o remédio amargo momentâneo, nossa meta e mais adiante) e começar a auditar s putarias nas contas publicas que fizeram, assim vai chegar a hora de passar o cerol fininho na corja que e aquadrilha vermelha que tomou o poder vendendo ilusões.
        E vcs tem até um nome retorico para isto, ai nos seus pesadelos revolucionários de buteco, cham-no de BLACKSLASH

      • Perfeito seu comentário CAPA PRETA !!! Só adicionaria o fato de Cuba agora estar leiloando a operação do Porto de Mariel para os EUA ou Rússia…. quem dá mais !!?? O Brasil sabe como investir o dinheiro de NOSSOS IMPOSTOS !!!
        Se um dia auditarem este país como se deve… faltará corda para forcas, faltará energia elétrica para tantas cadeiras elétricas e faltará munição para tantos paredões que serão necessários para extirpar a horda de corruptos que aqui impregnam (de direita, esquerda, centro, lado, embaixo, em cima etc..)
        Abraços,

      • Você faz um juizo a. Eu ver equivocado do cidadão brasileiro, em sua generalização, já que políticos não surgem por geração expontânea, nem por osmose.
        Acho que você é muito vulnerável ao trabalho midiatico, com fins escusos, mas principalmente de enfraquecer a cidadania, feito desde sempre neste país. A política, provavelmente diferente do que pensas, é a única saída, junto com a cultura, educação e forte espirito cívico e de cidadania.

      • rsrsrsrsrssrs… e serão os PETRALHAS que irão nos fornecer toda essa gama de instrumentação político-cultural-social… rsrsrssrsrsrs… não se dá o que não tem, caro defasado… eles não tem capacidade nem pra suprir suas próprias deficiências cognitivas e educacionais, quiçá de outros… já pensou, o molusco trinta réis declamando Camões ou lendo Eça de Queiroz e depois comentando sobre os discursos de Rui Barbosa no Senado Federal… rsrsrsrsrsrss… vai ser uma brasa… mora ???… 🙂
        E só vc que considera que os PETRALHAS são patriotas e carregam “forte espírito cívico e de cidadania”… rsrsrsrsrssrsrsrsrsrsrsrsrs… SABE NADA… INOCENTE… ou VENDIDO AO BOLSA NET DO PARTIDÃO… apesar de não expor a sua leniência perante essa corja que nos governa, não precisa esconder sua preferência… só não percebe quem é da sua laia ESQUERDOPATA…

  2. A Alemanha faz certo em manter suas relações com a Russia

    Os germanicos não tem pq se prejudicar só pq os EUA querem pousar de policia do mundo

    .
    “A Ucrania é uma economia em ascenção’

      • O velho sarAMARGO ,um besteirol cumunista , ficou rico escrevendo bobagens que para os cumunas soavam como sentenças profetizadas por um ser superior , agora todo imbeciloide do blog vai acreditar seriamente nestas alucinaçoes provocadas por OPIO e ABSINTO,kkkkkk, o senhor konner demostra ser um mestre no garimpo das fezes irrelevantes ,kkkkkkk ,vou trocar minhas fraudas ,kkkkkkkk

      • Teropode
        .
        Contenha-se…, seu grosseirão arrogante…, você não está entre os de seu sangue.
        .
        Se não recebeu de seu genitor formação suficiente para se comportar em sociedade, tente olhar a sua volta, veja se consegue pelo menos imitar os que estão ao seu redor, não precisa entender…, é só imitar…, você consegue…? Você me compreende…? Você sabe ler…, não sabe?
        .
        “Qualquer — tolo — pode criticar, condenar e reclamar – e é justamente o que faz a maioria deles.” — Dale Carnegie
        .
        Saudações,
        .
        Konner

  3. A Alemanha que se cuide, mostrar-se proeminente com independência poderá ser a formula certa para um segundo fracasso. O mundo de poder centralizado no norte não admite concorrências.

    • Nisto eu concordo, acrise de espionagens e trairagens recente, entre Alemanha e EUA, provou isto.
      Porem os chucrutes não tem muito com o que se preocupar, enquanto oto Sam continuar a ser governado por um retardado.

  4. Rsrsrs… valeu Konner.

    Ver algumas figuras carimbadas concordarem com um comunista de carteirinha (até a morte) não tem preço.

    🙂 🙂 🙂

    • Salve RobertoCR
      .
      Só tenho uma coisa a dizer: Pô meu!? – VOCÊ . É . UM . ESTRAGA . PRAZER.
      .
      Saudações,
      .
      Konner

      • De fato Roberto, o post não teve este propósito, mas, confesso que assim como você, também percebi esta peculiaridade.
        .
        Saudações,
        .
        Konner

  5. Interessante o artigo! A Alemanha se ergue após a primeira e segunda guerras e continua a ser um estado forte e líder porque não abdicou de uma educação e civismo fortes! Segue como a primeira economia da Europa, segurando as pontas do Euro e sutilmente começando a independer-se do cabresto político dos EUA!
    Já que alguns começaram a debater o tema de direita e esquerda, são exemplos como a Alemanha e também o Japão (mais a Alemanha que foi devastada na segunda guerra a qual a história só menciona as atrocidades dos nazistas e não dos aliados e russos) que deveriam servir para um certo país rico por natureza a organizar-se e desenvolver-se como gente grande! Desde as capitanias hereditárias, as oligarquias, burgueses, imperadores, direita do início do século, regime militar, abertura política com a tomada do poder pelos “coronéis” democraticamente eleitos até o governo atual que em suma é pior do que o que já era ruim, o Brasil não aprende que uma NAÇÃO forte se faz com raízes profundas baseadas na Educação e Civilidade … base para todo o resto !!
    Uns falam tanto em sair do cabresto dos EUA mas optando por partirmos para o cabresto Chinês ou Russo…. o que na prática é trocar o ruim pelo pior, quando deveríamos ter um plano maior para formar uma nação forte, independente, autossuficiente industrial, científica e economicamente e não mantendo o completo e permanente assistencialismo baseado na ignorância, alienação social, corrupção, conflito de classes e subserviência externa…. mas isso parece uma utopia ou devaneio de minha cabeça.. será que estarei vivo para ver isso um dia acontecer?!
    Abraços,

    • Perfeito Henrique, concordo plenamente, deveriamos seguir os passos de Alemanha, Coreia do Sul, Chile, Japão,Australia, Singapura entre outros bons exemplos, e investir em uma educação quenos de uma geração produtiva, inovadora e empreendedora, e não o que temos hoje com o MEC paulofleiriano, que cria uma legião de imbecis brincado de revolução.
      E já passou da hora de enterrarmos ideologias falidas do sec. Retrasado, sejam elas canhotas ou destras.

      • Prezado pastor, peço que me digas quais governos estão sendo dirigidos com base em ideologia do passado? Alem de Cuba, que toda vez que pretende migrar para abertura de mercado toma bomba por conta de um bloqueio internacional aviltante. A China? A China explode comercialmente e tem motivado pavor numa turma de americanofilos, menos por razões políticas, por que essa gente não se importa com política, se importa com oportunidade de ganhar o seu meu caro. Pensar que o Brasil está sendo governado por ideologias antigas? Comunista? Ai não, aí vou rir de você. O brasil é hoje governado por um grupo que dá lições de capitalismo aos ” capitalistas estatais” que sempre tivemos. Esse grupo faz o obvio para um capitalismo equilibrado, desses que procuram ampliar o mercado consumidor. Não como antes um mercado consumidor para meia duzia. Esses que tinham o direito de tripudiar sobre ampla camada da população. Os exclusivistas, talvez você pertença a esse grupo, o que perdeu direito a exclusividade nos assentos dos aviões por exemplo, por ter que compartilhar com domésticas, operários. É para isso que o capitalismo devia servir, para criar oportunidades para todos. Ter um governo que cria oportunidades de trabalho privado está longe do que se pode chamar de socialista meu caro, muito pelo contrario. Aqui no Brasil nunca o regime esteve em risco, o que sempre esteve em risco foram as possibilidades dos exclusivistas manterem um predomínio tão marcante sobre a imensa maioria do povo, gente, num país de poucos cidadãos de primeira classe, sempre foram tratados como de segunda classe, burramente por sinal para aqueles que querem mais que apenas um país, querem construir uma nação. Abraço.

    • O que eu não consigo entender Henrique, em tuas participações, e me desculpe pela minha ignorância, é de onde se baseia tuas conclusão de que estamos migrando de dependência yanke para outras dependências, a não ser o fato de que reconheces que fomos e estamos tentando sair de uma dependência americana. Por que por tudo que tenho visto, e lido, até na imprensa corporativa, e olha que ela deturpa mas não consegue esconder os fatos, que o Brasil, diferente de passado recente, esta muito mais abrangente em sua base de negócios. Alias a melhor receita predita por qualquer economista mediano, de não concentrar todos os ovos num único cesto. Sabe, as vezes fico tentado a creditar que muitos dos que aqui transitam são moleques, de vinte e poucos anos, que nunca viveram de verdade governos que eles defendem, a não ser em caso de loucura meu caro. Alguns aqui me tomam até como petista, o que de fato não sou, a não ser pelo reconhecimento da diferença no tratamento que nossa cidadania ganhou após a posse desses governos. Eu não faço vistas grossas a diferenças de tratamento que os elementos deste partido recebem em comparação com outros, simpáticos para os grupos que dominam ampla gama de poder no país. Meu caro, não tenho idade pata ser mais ingênuo, meu aprendizado nesta minha existência no Brasil já identificou a verdadeira base de seu atraso, somos muito suscetíveis a uma mídia de patrões milionários, que defendem com unhas e dentes a perpetuação e ampliação de suas fortunas construídas em uma geração mas impossível de se gastar num geração, a não ser de forma perdulária. Enquanto a massa da cidadania, grande parte das vezes, tem que se contentar com sopa de papelão, como já vi expisto aqui no estado que resido. É sim obrigação dos governantes do estado gerirem para acabar com esses desequilíbrios desumanos, e colocar o lobo para to ar conta do galinheiro tem sido, durante décadas, em nossos pequenos períodos de governos democráticos, a fonte de nosso mal. Digo nosso se você tem alguma empatia com o a maioria do povo nacional, e não fica apenas fazendo proselitismo com eles.

      • Caro Julio, ao contrário do que possa pensar não tenho tendência de me basear pela mídia e sim pelos fatos! Não gosto do governo que aí está bem como não gosto de outros que aqui estiveram e a prova que o que está aí está muito errado se faz na constatação de suas alianças as quais mantém o mesmo coronelismo do passado (Renans, Sarneys, Collors etc.. etc..) para não serem questionados na sustentação do plano de poder. Quem jogou tomates da arquibancada durante vinte anos se autoproclamando mais ético dos que os éticos, tinha a obrigação de fazer melhor principalmente em áreas vitais como Educação e Saúde! Se vc acha que o que está aí está bom, é um direito seu!
        Quanto a influências ou migrações externas, quais provas vc quer mais? Financiamentos obscuros para Cuba quando se falta a infraestrutura aqui. Vc sabia que a Petrobras utiliza o porto do Rio e o aeroporto de Jacarepaguá para suas operações no pré-sal em santos porque não há infraestrutura naquela região para tal? E porque estamos investindo num porto e aeroporto em Cuba os quais não nos trazem absolutamente nada em termos de retorno? No próprio leilão dos blocos petrolíferos nossos maiores sócios se tornaram os Chineses, idem para Minérios e outras áreas! E o banco dos Brics bem como sua administração? Sou totalmente a favor da diversificação de parcerias políticas e comerciais mas seguimos colocando a ideologia à frente da inteligência, seja pelos “capachildos” do passado ou pelos “esquerdeopadas” do presente! Vc refere que a educação se faz com uma boa política…. acredito no inverso pois a má política sepultou a educação e o resultado disso está no nível dos nossos representantes…. alguns em eternos mandatos e outros que por si só selam o deboche institucionalizado! Poderia ficar aqui o dia todo escrevendo mas fica aí o resumo do que penso.
        Abraço,

  6. Até parece os planos traçados e descrito no Protocolo de Budapeste…são mt bons..Sim, serão vitoriosos no final. E se juntarem-se aos BRICA’s , então, ..já pensdaram se criam , conforme sugestão dos Turcos, um outro organismo mundial p ser contra ponto à ONU?!?! Sds. 😉

  7. ô dó…
    Aqui tem alucinado com catarata…
    Louco iluminado pela própria ignorância…
    Cão sarnento como troll..
    E..
    Uma Máquina Troll que não trolla…

    Onde vamos parar?
    Rs.

Comentários não permitidos.