Sukhoi espera para 2015 assinatura de contratos para caças Su-35S e PAK-FA

PAK FATradução: E.M.Pinto

Aguardados para 2015, os contratos com o Ministério da Defesa russo junto a United Aircraft Corporation (UAC), viabilizariam o primeiro lote de caças de quinta geração derivados do programa PAK-FA.

Em entrevista à agência de notícias ITAR-TASS o chefe do departamento de programas militares da Sukhoi OKB Vladimir Mikhailov anunciou que espera para o próximo ano o contrato de dezenas de caça de quinta geração. Mas antes que isso seja possível, outros testes devem ser implementadas nos protótipos a partir de fevereiro 2014.

A Sukhoi também esperam um outro contrato para caça Su-35S. Esses caças (Su-35S e Su-30SM) serão adquiridos para  substituir as unidades Su-27 das versões mais antigas.

O primeiro lote de 48 caças Su-35S foi encomendado pela Força Aérea Russa em 2009. As entregas devem ser concluídas em 2015, altura em que a empresa espera outro contrato, no valor de pelo menos 40 aeronaves do tipo Su-35S.

27 Comentários

  1. O mundo precisa de uma Russia forte …

    Ainda bem que eles se recuperam a olhos vistos…

    No mais, todos sabem que “a ucrania é uma economia em ascensão”

    Kkkkkkkkkk

  2. por LUCENA
    .
    .
    Se um SU-24 faz o que fez… imagine um SU-35 S …. Haaahhahahah … que venham as criancinhas … Hashahahh ….

    • por LUCENA
      .
      .
      Deficiências do F-35C podem levar ao aumento de UCLASS nos conveses
      .
      DESENVOLVIMENTO DE RADARES DE BAIXA FREQUÊNCIA ACABARÁ COM A VANTAGEM DOS ATUAIS AVIÕES FURTIVOS, ALIMENTANDO ASSIM O DESENVOLVIMENTO DE AERONAVES NÃO TRIPULADAS. PELO MENOS ESTA É A CONCLUSÃO DE UM OFICIAL DA RESERVA DA USN
      .
      (*) fonte: aereo.jor.br
      .
      .
      ( … ) Uma tendência crescente nos sistemas de radar de origem russa e chinesa poderia fazer com que caças furtivos dos EUA sejam mais fáceis de serem detectados e, o mais importante, mais fáceis de serem rastreados por sistemas de controle de fogo, informou um militar da reserva da Marinha dos EUA de alta patente ao USNI News.
      .
      Caças americanos – como o Lockheed Martin F-22 Raptor e F-35 Lighting II Joint Strike Fighter (JSF) – são protegidos por tecnologia stealth otimizada para radares de frequência mais elevada, mas não para os radares de baixa frequência. ( … )

      .
      .
      *****************
      .
      .
      Ai PAPAI !! … 🙂

      • helveciofilho,

        Radares de baixa frequência são imprecisos por natureza ( normalmente não são capazes de rastrear um alvo com grande eficiência ), além de serem facilmente identificáveis, pois exigem imensa estrutura ( caso sejam móveis, seria necessário monta-los em carretas para transporta-los…). Também podem sofrer de problemas consideráveis com retorno de sinal, pois normalmente operaram nas mesmas frequências de radio e TV ( que criam uma verdadeira sopa de interferência ).

        E ainda assim, é certo que a configuração stealth consiga um melhor nível de proteção do que a disponível para aeronaves convencionais.

        Seja como for, podem até ser uteis para se localizar uma aeronave e guiar um interceptação, mas não seriam próprios para orientação de misseis… Nesse caso, melhor um radar de média/alta frequência, para se ter melhor precisão/resolução ( que justamente estão dentro da faixa de cobertura do stealth atual )…

        No que tange a uma interceptação especificamente, aeronaves de caça normalmente utilizam radares em SHF, que se encontram na “faixa de proteção” do steatlh ( fora o ECM, que certamente está presente por intermédio de outras aeronaves especializadas ). Enfim, torna-se no mínimo questionável o controle de terra valer-se de radares de baixa frequência sendo que os próprios caças necessitam de seus equipamentos de localização para lançar seu armamento. As aeronaves poderão até trabalhar com o IRST com eficiência, mas mesmo esse equipamento é limitado, e teoricamente obrigaria uma aeronave a entrar dentro do alcance dos mísseis BVR adversários. E tudo isso suponto que reste alguma base de pé e algum radar inteiro após a chuva de misseis de cruzeiro que normalmente precede uma investida aérea de grande calibre…

        Enfim, o radar de baixa frequência é realmente útil como meio de alerta, mas não vai fazer milagre… Leve em consideração que praticamente todas as aeronaves de nova geração estão sendo preparadas para lançar armas inteligentes de grande alcance. Isso tudo, somado ao uso correto de ECM ( que deve partir das aeronaves especializadas e não do avião furtivo propriamente ), a configuração stealth, e técnicas anti-radiação ( localizando emissões e fazendo uso de armamento específico; AGM-88, por exemplo ), colocam qualquer defensor em posição complexa, obrigando-o a usar sua rede de radares da forma mais cautelosa possível…

      • por LUCENA
        .
        .
        Sr. RR
        .
        .
        Será que ninguém já tenha conseguido resolver esses problemas ? 😉
        .
        O mundo da tecnologia é dinâmico, devemos ter muita cautela quando se trata em quebrar paradigmas, tem muita gente aqui no PB que caiu do cavalo quando as paradigmas.
        .
        Basta vê e observar a hegemonia dos EUA, um dos maiores paradigma da atualidade,onde aos poucos; está sendo arriado por terra….. um a um.

      • helveciofilho,

        Tamanha são as dificuldades em driblar problemas nesse campo, que praticamente todos os países que tem condições estão concebendo seus próprios stealth como forma de dissuasão…

        Existem realmente algumas soluções em estudo, mas é provável que se leve anos até que se chegue a algo viável…

        E mesmo que se chegue a algum mecanismo capaz de localizar uma aeronave stealth com eficiência, é certo que ele será de propriedade única de quem o desenvolver, em um primeiro momento… Mesmo os americanos, ansiosos por vender seus produtos militares, não se arriscam a por a venda a fina flor de sua tecnologia. Isso significa que 99% das forças armadas do planeta ainda operarão sistemas convencionais, contra os quais o stealth será de maior eficácia…

        Por fim, ruim com stealth, pior sem ele… Qualquer método desenvolvido para localizar stealth, tenderá a deixar a geração anterior ainda mais vulnerável.

  3. Esse dois caças cairiam mt bem em n FAB, e uns 26 Su-34 na MB,deixaríamos de ser irrelevantes p ser um peso relevante na geopolítica internacional.Eu ainda sonho,quem sabe? Vá q n Militares e políticos num surto diarreico mental, passem a ver o agr e enxerga o amanhã, livre de certa potencia em ocaso…Quem viver verá.sds. 😉

    • Não ter comerciado com. Russia a época é difícil de engolir. Por mais difícil que seja é forçoso admitir que o Brasil é pautado pelos yankes. Na área militar compramos o que eles permitem que compremos, temos as FAs. que costumam beijar mãos dos yankes, tiveram lá seus padrinhos até no aprendizado da tortura. Apesar de todo discurso de independência somos tutelados, na questão comercial é evidente, eles ditam com quem podemos comerciar e o Brasil aceitou e tem aceitado essa subserviência fazendo teatro de soberania. Até na questão nuclear nosso entreguista de plantão à época já entregou a rapadura, ficamos como leões sem dente. Ficamos mostrando as gengivas, urrando, mas de dor, para tentar evitar que os predadores nos engulam.

      • O que desenvolvemos com a Rússia since 2008 ???… algum tipo novo de Vodka aromatizada sabor jabuticaba ???… 🙂

    • Como que 26 Su-34 fariam o Brasil ser relevante na geopolítica internacional?
      No máximo imporiam algum respeito na América do sul, para USNavy seria brincadeira.

  4. 3 bases o entorno da capital com Pak FA, e 8 bases aéreas com SU-35 defendendo todo o território nacional… Gripen para intervenção imediata até a “cavalaria” chegar… corpo fechado para o espaço aéreo brasileiro.

    “Bico de pato” e KC como aeronaves de alerta antecipado, é claro! 🙂

    Eu sou um sonhador…

  5. O pior é saber que ainda há “PORTAS ABERTAS” para cooperação em projetos russos, mas nosso governo recusa por nossas relações comerciais com os EUA e membros da OTAN!!!

    Esse BRICS tem que andar logo… INDEPENDÊNCIA ou MORTE!!! Mas dessa vez, de verdade… nada de FILHO DO PATRÃO dando gritinho no riacho… até parece que ele ia entrar no couro!! 🙁

    Quem se deu mal fomos nós… nós e o TIMAÇO que ia declarar a nossa REAL independência, e foi passado pra trás! 🙁

    • Caro Mauro Lima.

      As relações comerciais com os EUA e membros da OTAN são muito mais importantes para o nosso país do que a compra de armas russas de qualidade duvidosa e não comprovadas em combate.

      O que falta é o equipamento russo provar que funciona como o prometido. Uma coisa é propaganda russa outra são os testes e experiências práticas.

      Independência hoje é econômica e tecnológica não há necessidade de comprar armas baratas.

      Seremos independentes no dia em que as industrias brasileiras, alemãs, americanas e japonesas comprarem tecnologia e maquinário desenvolvidos no Brasil e não ao contrário como acontece hoje.

      Não adianta ter caças russos se precisamos da Europa e dos EUA para manter nossa industria e agricultura competitivas. Do jeito que nosso país investe em educação e ciência sem a tecnologia deles com certeza não seriamos a sétima economia do mundo.

      A china, por exemplo, tem armas russas e não é independente de ninguém pois sem a EU e os EUA quebra no mesmo dia.

      • pfff… parou, né!

        dependencia por dependencia as principais armas norte americanas tem equipamentos feitos na China

      • E que isso tem a ver?

        Alguém falou que os EUA eram independentes do resto do mundo?

        Eu disse que não é com armamentos baratos de segunda categoria que o Brasil seria independente.

        Que o Brasil seja como chineses e indianos que descontentes com a eficiencia e o suporte russo procuram desenvolver as próprias armas e tecnologias.

        Me desculpe, mas escolhe nossos aviões e equipamentos são especialistas e engenheiros de verdade e não fans de internet.

      • Interessante sua posição… mas deixa claro uma certa preguiça para pensar, ou incapacidade de ler sobre o que escrevi.

        É ÓBVIO (estou deixando bem claro, e simples, para que voce não se confunda! Tá bom!?) que não estamos falando de independência ISOLACIONISTA, como Cuba ou Coréia do Norte… e sim da independência DE ESCOLHA… de não ter o rabo preso com este ou aquele país por causa de nossas relações comerciais…

        De forma geral os equipamentos russos são muito bons e temidos… e não, não precisam ser TESTADOS em GUERRAS ou em países AMIGOS como normalmente uma certa nação norte-americana faz! 🙁

        A preocupação dos MAIORES ESPECIALISTAS DO OCIDENTE EM ARMAS (Os EUA, “cabeção”!… mas cabeção com todo carinho viu!?) prova isso!

        Pra cada submarino construído na Rússia, os EUA encomendam logo uma série inteira (estou sendo sarcástico, tá!? entende… sarcasmo… ironia!??)

        “Me desculpe, mas escolhe nossos aviões e equipamentos são especialistas e engenheiros de verdade e não fans de internet.”

        Até onde sei, não são não… tã nas mãos da “Presidenta” e seus humores, assim como estava antes nas mãos do Lula… e quase fomos de Rafale… acho que você poderia se inteirar melhor lendo os posts de blogs como este e PARANDO PARA REFLETIR, em lugar de se mostrar superior, agressivo, inteligente!

        Por fim… TÁ DESCULPADO… fazer o quê né… cada um tem suas limitações! Eu também as tenho, e não são poucas.

        Abraço, galera!

        Em tempo: c conhece a Série Vagalume, da Editora Ática… RECOMENDO! (já falei isso antes para outro companheiro… mas não custa lembrar né!?) 🙂 Afinal de contas, você também é importante para nós! 🙂

      • Meu caro Deagol, não tenho o interesse em manter com você nenhum tipo de rivalidade intelectual, mas não tenho como ficar alheio a alguns posicionamentos seus eivados de profundo teor propagandistico, todo e sempre voltado para que sejamos atrelados ao estado americano do Norte ( e depois, aqueles que defendem uma abrangência maior nas opções de negocios do país é quem são acusados de russofilos), mas veja quantas palavras você se utiliza para desqualificar os produtos Russos em contrapartida com os yankes e só admiração. Te pergunto, não será vocêuma vitima dessa propaganda yanke, que você atribui aos Russos. Por senão vejamos, os Russos devem ter algo que preocupe os yankes, caso contrario não investiriam tantos bilhões em recursos para alijá-los da disputa competitiva pelo hegemonia mundial. Sabemos, e acho que você também, que durante a guerra fria ambos os países se espionavam e com grande quantidade de tecnologia sendo transferida dessa forma de maneira uniforme. Sei não, se a qualificação tecnica Russa é assim tão inferior, fossem e paises como India, China e outros tantos fora do eixo de dependência yanke, mais independentes sequer iriam buscá-los como alternativa. O que deu aos Russos essa desqualificação que você lhes atribui foi por muitos anos se contrapor politicamente aos States, e após a queda do comunismo terem ficado maculados pelo preconceito formado pelos artífices do sistema prevalente. Mas até eles sabem, e mostram, que a Russia é um dos poucos paises com potencial para rivalizar tecnologicamente com esses do chamado ocidente, se um país desse deve ser desprezado por você, neste século vinte e um, acho que devias olhar mais para os mentores do ” ocidente” eles pensam diferente.

      • Caro Julio.

        Eu defendo que sejamos atrelados aos americanos?

        Alguma vez você me viu defender a compra de um equipamento americano?

        Alguma vez eu defendi invasão do Iraque ou intervenção na Líbia?

        O que estou criticando é a opinião de colegas que defendem cegamente alianças e com a rússia conhecendo tecnologia apenas pela wikipedia e boatos lançados pela imprensa manipulada russa.

        Mas discordo discordo de você pq em muitas áreas os russos estão atrás dos americanos sim. Basta observar que frequentemente saem notícias que os russos estão desenvolvendo tecnologias que os ocidentais já tem em operação há 10 ou 20 anos como por exemplo as AESAs, munições inteligentes, tecnologias Stealth, tecnologias anti-míssies, lasers e etc.

        Na verdade a rússia por enquanto não tem condições de competir com EUA e Europa juntos.

        Também tenho o argumento de que alguns clientes importantes russos como a Índia escolhem equipamentos ocidentais aos russos. Em praticamente todas as concorrência abertas para as compra de aeronaves os russos perdem.

        “Mas até eles sabem, e mostram, que a Russia é um dos poucos países com potencial para rivalizar tecnologicamente com esses do chamado ocidente”

        Seu argumento limita-se a pequenas áreas de tecnologia onde a Rússia tem capacidade. Mas o poder e a economia mundial não giram em torno de caças e mísseis mas sim em torno de bens de produção e bens de consumo, área em que europeus, americanos, japoneses e chineses dominam bem mais que a Rússia.

        A Rússia pode até ter potencial para rivalizar com o ocidente, mas não vejo empresas russas vencerem muitas concorrências contra as ocidentais. Pode-se observar que entre os maiores clientes russos são países embargados como a China e outros que por falta de dinheiro compram o que é mais barato.

        E, por fim, dizer que os equipamentos russos são inferiores não significa dizer que são imprestáveis. Por mim se sua eficiência for comprovada em guerras e testes feitos por nosso técnicos não há problema em comprar dos russos.

      • Ai sim, esclarecido. Concordo com você que não devamos ficar atrelados a nenhum país, como sempre estivemos fazendo. Que devemos olhar a todos com respeito, mas negociarmos mais com aqueles que nos ofereçam equivalência e independência nas questões comerciais.
        Quanto a defasagem Russa vejo diferente, pode ser uma excelente oportunidade para o Brasil poder compatilhar de um conhecimento já adquirido por eles e avançar por méritos próprios no desenvolvimento de nossos conhecimentos. Certo é que nenhum país, que detêm tecnologia de ponta, divide seu saber, sem que tenha algum tipo de carência de posse de algum pretenso parceiro para barganhar. Os Russos tem muito conhecimento, e vejo neles uma maior oportunidade de alcançarmos algum compartilhamento, que do outro lado os Yankes, que podendo até nos boicotam, como já o fizeram e só nos veem como um
        bando de comedores, um saco de consumidores.

      • Deixa de cinismo, juju MELANCIA… vc é um prostituído esquerdalha que adoraria nos ver abaixando a cabeça para cuba e Rússia… o porque, só vc e sua mente obscena podem responder por tal delírio megalonanico…

      • Caro Julio

        “Os Russos tem muito conhecimento, e vejo neles uma maior oportunidade de alcançarmos algum compartilhamento”

        Concordo com você. Durante o FX eu torcia pelo Rafale, mas meu sonho mesmo era o SU-35. Mas desde que ele fosse escolhido por seus méritos e por testes realizados por nossos especialistas, técnicos e engenheiros é claro.

        Também não confio muito nos Yanks, mas acredito que eles possuam mais recursos e experiência para desenvolver tecnologias.

        Não julgo os americanos e europeus como melhores ou piores em capacidade que russos ou brasileiros, só acho que eles investem mais.

        Sds

Comentários não permitidos.