Novo Presidente de Israel: “Mudança de rumo à vista?”

ISRAEL-RIVLIN_-2Analistas políticos enxergam uma mudança de rumo, com a Presidência se ocupando mais dos assuntos internos, em vez das relações internacionais

“O novo Presidente de Israel, o advogado de 74 anos, Reuven Rivlin, na condição de Presidente do Knesset, o Parlamento de Israel, “conquistou o apoio da esquerda e até da minoria árabe-israelense, com uma reputação de férreo defensor da democracia e dos direitos civis”..

A aproximação de Rivlin com os descendentes dos 160 mil palestinos que continuaram no território após a criação do Estado de Israel, em 1948, se converteu numa marca política pessoal.

Em 2010, Rivlin, antigo oficial da Inteligência do Exército e ferrenho defensor do “Grande Israel” mediante a política de ampliação dos assentamentos de colonos israelenses na Cisjordânia, disse que “preferia aceitar os palestinos como cidadãos israelenses a dividir Israel e Cisjordânia em dois estados”.” 

Por O Globo, 25/07/2014

RIO — Sem alarde, Israel fez, na tarde de ontem, a troca do titular da Presidência do país. Aos 90 anos, Shimon Peres, ganhador do Nobel da Paz em 1994 pela reconciliação com o povo palestino, deixa a função, após sete anos, nas mãos do advogado Reuven Rivlin, um ultradireitista de 74 anos, que rejeita a criação de um Estado palestino. Rivlin prestou juramento sob a Torá, o livro sagrado dos judeus, e informou, no primeiro comunicado: “No momento em que os soldados lutam e os cidadãos israelenses estão sob o disparo de foguetes, decidimos por uma cerimônia pequena e discreta.” Os prefeitos das cidades do Sul de Israel, as mais atingidas pelos mísseis do Hamas, foram convidados. “O mais importante em Israel, hoje, é a Operação Limite Protetor”, acrescenta a nota.

Analistas políticos enxergam uma mudança de rumo, com Rivlin se ocupando mais dos assuntos internos, em vez das relações internacionais. Integrante do Likud, partido de direita ao qual também pertence o premier Benjamin Netanyahu, o novo presidente sempre expressou os anseios por um “Grande Israel”, sendo defensor da ampliação dos assentamentos de colonos israelenses na Cisjordânia. Em 2010, Rivlin, antigo oficial da Inteligência do Exército, disse que “preferia aceitar os palestinos como cidadãos israelenses a dividir Israel e Cisjordânia em dois estados”.

Entretanto, enquanto era o Presidente do Knesset, o Parlamento de Israel, Rivlin conquistou o apoio da esquerda e até da minoria árabe-israelense, com uma reputação de férreo defensor da democracia e dos direitos civis. A aproximação de Rivlin com os descendentes dos 160 mil palestinos que continuaram no território após a criação do Estado de Israel, em 1948, se converteu numa marca política pessoal.

Peres, visto com a única forte oposição a Netanyahu, declarou, durante visita à família de um soldado morto em Gaza:

— Estarei sempre a serviço do Estado de Israel.

Foto: Rivlin (de costas, de óculos) e Peres se cumprimentam – RONEN ZVULUN/REUTERS

Fonte: O Globo, Mundo, Página 28, Sexta-Feira, 25/07/2014 

7 Comentários

  1. Rivlin, antigo oficial da Inteligência do Exército e ferrenho defensor do “Grande Israel”

    “…o novo presidente sempre expressou os anseios por um “Grande Israel”
    —————————————

    .Recomendo fazer uma busca no Google com o nome “Grande Israel”…

    • Alves a noticia é da rede esgoto de televisão aquela mesma que também quer um grande isruel

      então dessa forma tenta apenas fingir que vai mudar algo ,mas na verdade é tudo farinha do mesmo saco

    • por LUCENA
      .
      .
      O grande sonho de muitos sionistas,”GRANDE ISRAEL ” e devemos lembrar que, até entre os canalhas, existem diversos matizes, como comunistas e socialistas também.
      .
      Ser um sionista não quer dizer que seja sinônimo de extrema direita, existe no inferno todo tipo de diabos de diversas cores.

      • lucena esses vao morrer sem ver isruela conquistar a gaza rsrs

        é que a rede esgoto é a voz do sionismo no brasil

  2. Esse é a rainha do UK, nada apita, + pode influenciar, ele é de extrema direita ortodoxo ultra religioso, um perigo p qlq projeto de pax c os Palestinos. Eu fiko bobo, em ver q um cara dito inteligente, q recebeu um NOBEL, ñ vê A CHNCE DE FORÇAR UMA PAX , entre os dois povos irmãos(vide Gên.16:4 ) q precisam viver lado à lado e em paz..cara mt acéfalo trágico.Sds. 🙁

  3. Essa nomeação é o mesmo que jogar gasolina no fogo.

    Excelente exemplo de nada com coisa alguma que Israel dá mais uma vez.

Comentários não permitidos.