Israel diz que ataques continuarão até destruir túneis do Hamas

Soldado em túnel que, segundo Israel, foi construído pelo Hamas

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse nesta quinta-feira que não vai parar a ofensiva em Gaza até que todos os túneis construídos pelo Hamas para atacar Israel sejam destruídos.

Apesar do alto contingente de mortos nos ataques – quase 1.400 mil do lado palestino, a maioria civis -, o premiê disse que Israel está determinado a destruir os túneis “com ou sem cessar-fogo”.

“Já neutralizamos vários túneis do terror, e estamos determinados a completar esta missão com ou sem cessar-fogo”, declarou o premiê israelense. “Portanto, não vou concordar com nenhuma proposta que não permita às Forças Armadas israelenses concluir esta importante tarefa, pelo bem da segurança de Israel.”

Israel diz que já identificou 32 túneis, segundo eles, construídos pelo Hamas. Na quarta-feira, um porta-voz do Exército, Sami Turgeman, disse que a destruição dos túneis estaria completa “dentro de alguns dias”.

Nesta quinta-feira, no entanto, Israel anunciou a convocação de 16 mil reservistas para reforçar o contingente de suas forças militares – aumentando o total de convocados para 86 mil.

Nesta semana, Netanyahu já havia afirmado que previa um “longo conflito” pela frente.

As Forças Armadas do país deram início a uma operação terrestre para destruir os túneis no dia 17 de julho. O país insiste que qualquer acordo de cessar-fogo inclua o direito de continuar esta tarefa.

Desde o início da operação Margem Protetora, no dia 8 de julho, 1.360 palestinos morreram – a maioria civis.

Primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu. Credito: AFP

Premiê disse que túneis serão destruídos ‘com ou sem cessar-fogo’

Do lado israelense, morreram 56 soldados e dois civis. Um trabalhador tailandês em Israel também foi morto.

Segundo a ONU, 425 mil pessoas em Gaza tiveram de deixar suas casas por causa da operação.

A organização diz que está amparando 225 mil palestinos em 86 abrigos ao longo da Faixa de Gaza. Acredita-se que cerca de 200 mil estejam na casa de amigos e parentes.

O número total de desabrigados e desalojados chega a um quarto da população da Faixa de Gaza (1,7 milhão).

Palestino ferido em hospital em Gaza. Credito: Reuters

Palestino ferido recebe atendimento em hospital na Faixa de Gaza

A operação Margem Protetora tinha como foco, no início, diminuir a capacidade do Hamas de lançar foguetes contra Israel, mas foi expandida para eliminar a ameaça dos túneis.

Integrantes do Hamas já efetuaram diversos ataques a partir dos túneis, matando soldados israelenses.

Fonte: BBC Brasil

28 Comentários

  1. Os túneis estão dentro dos refúgios da ONU? Dos hospitais? Das escolas?
    Os satélites conseguem localizar bases e unidades escondidas sob o solo ou montanhas. Usinas de processamento de urânio foram identificadas no Irã mesmo estando abaixo do solo.
    Mas ao que parece os palestinos obtiverem tecnologia extraterrestre que camufla seus túneis aos olhos dos satélites. E por isso os israelenses tem que bombardear todos os hospitais, escolas, creches, asilos e parques infantis para que os túneis não escapem.
    Além do mais, nunca se sabe quantos foguetes uma criança libanesa dormindo guarda debaixo de seu travesseiro.

    • ONU diz que mais foguetes são achados em escola na Faixa de Gaza

      A agência da Organização das Nações Unidas (ONU) que cuida de refugiados palestinos disse nesta terça-feira (29) que encontrou um esconderijo de foguetes em uma de suas escolas na Faixa de Gaza e deplorou aqueles que colocaram o material no local.
      O porta-voz da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina, Chris Gunness, condenou os responsáveis ​​por colocar civis em perigo armazenando os foguetes na escola, mas não culpou especificamente ninguém em particular.
      “Condenamos o grupo ou grupos que colocaram civis em perigo, escondendo essas munições em nossa escola. Esta é mais uma flagrante violação da neutralidade de nossas instalações. Apelamos a todas as partes em conflito que respeitem a inviolabilidade da propriedade da ONU”, disse Gunness em um comunicado.
      Israel tem alvejado algumas instalações da agência durante os combates na atual campanha de 22 dias contra militantes islâmicos na Faixa de Gaza e chegou a dizer no passado que a propriedade da ONU foi utilizada para fins hostis.
      Mais de 1.200 palestinos, a maioria civis, foram mortos na ofensiva com a qual Israel tenta neutralizar a ameaça de ataques militantes e o lançamento de foguetes contra o seu território. Israel contabilizou 56 mortos, sendo 53 soldados e três civis.
      O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, expressou indignação na semana passada com a descoberta de 20 foguetes em uma escola vazia da agência e em outra escola uma semana antes.
      Gunness disse que a organização convocou um especialista em munições para eliminar os foguetes e garantir a segurança da escola, mas acrescentou que ele não pode acessar o local devido aos combates na área.

      http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/07/onu-diz-que-mais-foguetes-sao-achados-em-escola-na-faixa-de-gaza.html

      • Oi Caio, eu não tenho dúvida que estes caras fizeram isso. E eles também convocam civis para servirem de escudo, como vi algumas fotos. Mas, sabendo-se que há inocentes no lugar, Israel deveria deter os ataques com armas explosivas porque certamente os civis seriam antigidos, como realmente foram.
        Os mísseis não seriam lançados das escolas, ou dos hospitais, então deveriam encontrar outra maneira de destruí-los.
        O que não pode é um policial militar abrir fogo contra uma multidão na rua porque há um traficante armado no meio deles. Isso que foi feito, e está sendo feito, é crime. A própria ONU já declarou isso, só que para não desagradar Israel disse o mesmo sobre o Hamas.
        Não defendo o Hamas, mas eles lutam neste momento só contra o exército de Israel, e prova disso é que todos os jornais estão mostrando que das 56 vítimas israelenses, apenas 3 são civis.
        Já o exército israelense não é a primeira vez que age assim. Há alguns anos mataram mais de 800 civis para resgatarem “DOIS” soltados feitos reféns.
        Israel está usando os fins para justificar os meios. Se eles aprovam este princípio deveriam aprovar também o que Hitler fez.

      • Completando para mostrar de que forma os israelenses se acham mais humanos que os outros, esses caras lançaram bombas de fósforo branco sobre as crianças na última guerra contra os palestinos. E mesmo que fossem sobre adultos, ou mesmo que fossem só sobre o Hamas, isso é crime. Veja as fotos desses ataques e veja o que eles fizeram com a população civil naquele ataque. Se fosse outro, talvez a OTAN já tivesse entrado em cima.
        Esses caras tem que ir para o Tribunal Penal de Haia.

      • Os túneis tem um proprietário e o governo Israelense tem por obrigação reconhecer o fato, quem os construiu foi o Hamas, portanto para que haja o compartilhamento do mesmo Israel tem que pagar aluguel. Não há um motivo plausível para esta demanda, será que de ambos os lados não haja alguém capas de administra o uso da estrutura por ambos os lados, quem pavimentou este túnel foi um gênio da engenharia. Os túneis em geral servem para trafegar sem ocupar espaço exterior.

      • por LUCENA
        .
        .
        O engenheiro dos túneis é o Dr. toupeira ( teropode ) … Hahahahahahahahahahahahhahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahhahaha

      • israel não pode ceder, Hamas quer o fim do bloqueio da faixa de gaza, assim os iranianos( e ouros terrorista) podem lhes enviar equipamento mais sofisticados…já do lado de israel as vitimas são poucas, visto que seu sistema de defesa antiaérea intercepta a maioria, o restante conta com a sorte, acabam sempre caindo em campo aberto.

        fato é que ninguém até agora propôs uma medida efetiva que vise acabar com conflito, acho que nem os especialista consegue segar em um consenso sobre a aquela região, em quanto estiver extremista religiosos não haverá paz na quela terra.

    • por LUCENA
      .
      .
      O fascista imundo do Netanyahu , deveria ser preso e julgado como foi feito com os nazistas em Nurenberg, crime contra a humanidade más, para os EUA os palestinos provavelmente não se enquadram nesta categoria de humanos.
      .
      Bem como Bush e Blair, estes que mataram centenas de civis com os seus planos sórdidos alicerçado em mentiras.

      • Quem vai prender e levar o Netanyahu a julgamento? Você? Podemos aproveitar a oportunidade e também julgar o Putin por ser indiretamente responsável pelo destino que teve o MH 17. Faz-me rir Pastel de vento!

    • A ONU não consegue ver as toneladas de armas, munições e foguetes dentro de suas escolas e hospitais? Permite, passivamente, que suas instalações sejam usadas como base lançamento de foguetes? É cega? É conivente?

  2. não vai parar até roubar as terras de outros povos e exterminar os palestinos

    e a ambição colonial dos israelenses esta além da palestina !!!

  3. Túneis como motivo dos ataques são apenas uma mentira a mais, por Janio de Freitas

    qui, 31/07/2014

    Da Folha

    Espaço vital e mortal

    Os túneis dos combatentes palestinos como motivo dos ataques de Israel a Gaza são apenas uma mentira a mais

    Janio de Freitas

    Destruir por bombardeio a única usina de energia elétrica em Gaza não é procurar e destruir túneis dos combatentes palestinos. É o modo escolhido de causar o dano mais geral à população civil e às instalações essenciais que são os hospitais e postos de socorro ao que reste de vida nas vítimas das bombas, do canhoneio naval e dos tiros de tanques. Crime de guerra, pela Convenção de Genebra, e crime contra a humanidade, pelos princípios da ONU e pelas leis internacionais.

    Os túneis como motivo dos ataques são apenas uma mentira a mais. O sistema de informação e vigilância de Israel não seria enganado, enquanto o Hamas construiria rede subterrânea tão extensa e sofisticada quanto diz o governo israelense. Mentira como a velha alegação de que os hospitais, escolas, mesquitas e moradias destruídos serviam de depósitos de armas e munição do Hamas. Se fossem, o ataque a tanto material explosivo teria levado toda Gaza pelos ares há muito tempo. Em vez disso, ruínas e crateras documentadas são compatíveis com o efeito normal dos bombardeios, sem a expansão de paióis explodidos.

    O objetivo não são os túneis. Nem o foram os lançadores de foguetes do Hamas, como alegado ao início do atual ataque. O objetivo que pode explicar tamanho massacre é outro. Tem nome, já foi assunto de interesse da imprensa na Europa há uns 30 anos, mas veio a ficar cercado por um silêncio raras vezes transposto. O mesmo silêncio útil, e em grande parte pelas mesmas razões, adotado no último dia 24, quinta-feira.

    Uma posse presidencial não é fato que passe sem se fazer notar. Tanto mais se quem deixa o posto é o último estadista de Israel, que se despede da vida pública aos 90 anos, e Nobel da Paz há exatos 20 anos. Foi diante de poucos convidados, no entanto, que Shimon Peres entregou a Presidência a Reuven Rivlin, que fez carreira como advogado de árabes moradores no território israelense. Sem que a atividade profissional tenha qualquer significado político.

    O novo presidente de Israel não é apenas de ultradireita, integrante do mesmo Likud do primeiro-ministro Binyamin Netanyahu. Ex-oficial de informação do Exército, Reuven Rivlin defende e incentiva a multiplicação de bairros (“assentamentos”) israelenses em terras da Cisjordânia. Combate a hipótese do Estado Palestino previsto no ato de criação de Israel pela ONU. Em último caso, diz, seria admissível conceder aos árabes da Cisjordânia a cidadania de israelenses.

    Reuven Rivlin é entusiasta e propagador do plano Grande Israel, hoje raramente citado, ao menos de público. Projeto que se origina (ou termina) em ideia semelhante à do “espaço vital” que figurou nas causas da Segunda Guerra Mundial. Nele se vê a explicação para os continuados “assentamentos”, apesar da condenação da ONU e do poder conflituoso que têm, além de serem obstáculo central nos arremedos de diálogo de paz entre Israel e Cisjordânia.

    Com o cadastro de Reuven Rivlin, o realce à sua posse tenderia a agravar a imagem de Israel propagada por sua ferocidade bélica. Mas a importância da ligação ostensiva do novo presidente com o plano Grande Israel não é só um prenúncio de sua ação futura. É componente lógico de um plano de ação que está muito acima dos túneis. E é levado pelas bombas à terra necessária à grandeza sonhada.

  4. por LUCENA
    .
    .

    O mundo deveria fazer sanções contra o estado sionista de Israel, o MERCOSUL vai sair na frente; já se movimenta para colocar o Jacó no gelo.
    .
    A confraria dos “anões ” já irão mostrar para o presunçoso Golias,o estado sionistas de Israel, que os palestinos tem os mesmos direito a vida e a liberdade e uma pátria, que os israelitas.
    .
    Os sionistas, ( aqueles que jogam contra os judeus ); que acham que são melhores que os outros;com a sua política segregacionista em Israel; devem parar com esse infanticídio !! … safados !!!
    .
    A Rússia por menos do que isso e sem nenhuma prova, está sobe uma sanção promovida pelo tio Sam e os seus vassalos …. que hipócritas !!!! 😉

  5. Israel tem seus tuneis, como os USA tinham q achar suas armas de destruição em massa no iraque. Cada qual no seu cada qual.

    E continua o “extermínio etnico” em gaza…

  6. Uma das principais missões de Israel nesta incursão a Gaza é destruir dezenas de túneis construídos pelo Hamas para promover ações terroristas. O que pouca gente sabe é que, devido à sua pequena estatura, as crianças de Gaza são amplamente utilizadas na abertura deste túneis do terror. Segundo o próprio Hamas, mais de 160 delas já morreram dedicando-se a esta atividade altamente perigosa.
    https://scontent-a-mia.xx.fbcdn.net/hphotos-xfp1/t1.0-9/s235x165/10410665_760225380707003_7092500091899419409_n.jpg

  7. Quem está matando crianças inocentes são os Terroristas do Hamas…que montam base lançadores de misseis em Hospitais, creches e mesquitas, e as usam como escudo humano.
    Para os extremistas do Hamas, não existe perda na morte de civis, pelo contrario, eles consideram isto um martirio. Quem acredita que o Hamas apoiaria um governo laico, e toleraria diferenças de credo e pensamento, não conhece seu fanatismo, e sua ideologia. “Matar todos os infieis da terra santa” ate o moderado Fatah, os repudia.

  8. Não vejo NENHUM esquerdinha genérico se alistar nas linha do hamas… cadê a hombridade que eles tanto cobram dos israelenses ???… evaporou ???… vamos lá, gentalha, o hamas está precisando de homens bombas… façam fila… 🙂

  9. Melkor

    “Mas ao que parece os palestinos obtiverem tecnologia extraterrestre que camufla seus túneis aos olhos dos satélites.”

    Essa é de lascar mesmo. Até o Brasil, com escassos recursos nessa área, tem meios para detectar túneis abaixo do solo.

    Sobre o post
    Eu estou com o Kazin. É muita ingenuidade querer acreditar que a ONU permitiria que depositassem ou não soubesse que existiam armas estocadas em suas instalações. É mais uma mentira para desviar o foco do massacre de pessoas em escolas e feiras durante um cesar-fogo anunciado pelo governo de Israel, e que de fato se transformou em uma armadilha para os palestinos.

    Há uma coisa curiosa no texto. Até ontem as baixas israelenses contabilizavam 3 civis: 1 tailandes e dois arabe-israelenses. Hoje são apenas dois civis? Essa BBC nunca me desaponta. 😉

    E-va-mo-com-bin-ná. Convocar 86 mil reservistas pra procurar túnel é papo de vigarista para enrolar bobo. Isso aí está com cara é de força de ocupação. Só para efeito de comparação, moro em uma cidade com cerca de 519km quadrados de área e pouco mais de 300 mil habitantes, resultando em densidade demográfica próxima a 50 habitantes por km quadrado; Gaza tem cerca de 360km quadrados com 1,7 milhão de habitantes, resultando em densidade demográfica de mais de 55 mil habitantes por km quadrado . O único motivo para usar mais 86 mil soldados para atuar em um local pequeno como Gaza, além dos já mobilizados atualmente, é usá-los como força de ocupação. A desculpa para isso são os túneis.

    Enquanto EUA e UE ficam brincando de sanção contra a Rússia, Israel esta varrendo Gaza do mapa.

Comentários não permitidos.