Defesa do país é tratada como algo irrelevante e gerida na base do faz de conta

general-rocha-paiva

Luiz Eduardo Rocha Paiva (*), Especial para o UOL, 29/07/2014

Os problemas relativos à defesa nacional deveriam ser conhecidos pela nação, cliente das políticas e estratégias elaboradas pelos órgãos diretamente responsáveis pelo setor e credora da lealdade das Forças Armadas (FA). Por isso, as informações sobre a situação da defesa do país não podem se restringir às transmitidas pelas fontes oficiais e autoridades governamentais, que jamais questionam as próprias estratégias e omitem deficiências e vulnerabilidades.

O discurso oficial definiu a capacidade de dissuasão extrarregional como propósito da defesa nacional. Então, para não ser um discurso ilusório, o Brasil deveria alcançar um poder militar não necessariamente igual, mas capaz de causar danos significativos a eventuais oponentes que tenham condições de nos agredir ou ameaçar interesses vitais brasileiros.

Poucos países têm poder para entrar em conflito armado prolongado com um Brasil tão distante. A conclusão é simples! As FA nacionais devem ser capazes de dissuadir potências do nível da França ou Grã-Bretanha.

A França é nossa vizinha na Amazônia, a Grã-Bretanha tem forte influência na Guiana (país membro da Comunidade Britânica), e ambas têm manifestos interesses na calha norte do rio Amazonas. Dessa forma, convém comparar as FA francesas, britânicas e brasileiras.

uol-opiniao---rocha-paiva-1406298238559_615x300

Quanto aos meios citados nas tabelas, há um imenso hiato desfavorável às nossas FA em modernidade, autonomia tecnológica e industrial, adestramento e disponibilidade de equipamentos. A maior vulnerabilidade do Brasil é não ter sistemas de mísseis antinavio e antiaéreos, havendo outras vulnerabilidades e deficiências graves, das quais seguem apenas algumas:

1. O Ministério da Defesa não implantou um projeto de força conjunto para alinhar o reequipamento e articulação das FA quando elaborou a END (Estratégia Nacional de Defesa), em 2008. Dispersão de esforços!

2. A END não identificou as visíveis ameaças potenciais, como determina o conceito de defesa na Política Nacional de Defesa. Assim, não há como definir padrões a alcançar no desenvolvimento de capacidades que concretizem a dissuasão extrarregional pelas FA.

3. A Política e a Estratégia Militar de Defesa, que deveriam seguir-se à END, estão há seis anos em elaboração, levando ao retardo dos planos operacionais. Defesa não é relevante?

4. Todos os projetos estratégicos de defesa não recebem recursos suficientes para cumprir o cronograma ou eles são contingenciados. Se algum dia forem concluídos já serão antiguidades. Descaso com a defesa!

5. É irrisória a aplicação de recursos em ciência e tecnologia e no desenvolvimento de uma indústria militar com elevada autonomia, e não há perspectiva de ruptura da tendência a negligenciar a defesa do país. O hiato de poder militar vai se agravar!

6. O projeto mais efetivo em dissuasão seria um sistema conjunto de defesa com mísseis antinavio e antiaéreos, coordenado com a segurança cibernética e a inteligência estratégica. Seria capaz de neutralizar ou desgastar uma esquadra agressora antes do desembarque de tropas, causando pesadas baixas ao afundar navios de transporte. Mas este projeto não existe!

 7. Nenhuma brigada do Exército Brasileiro dispõe de sistemas operacionais completos, portanto, nenhuma tem condições de entrar em combate convencional em defesa da pátria. Quanto à Marinha e à Aeronáutica, as tabelas, por si só, já são por demais eloquentes. Atenção para caças e submarinos nucleares, pois o brasileiro é para 2022.

8. Para nossos governos, as FA são como agências multitarefas para suprir carências ou incompetências dos órgãos de defesa civil, obras públicas, assistência social, segurança pública e em grandes eventos. Nos últimos anos, foram feitas oito megaoperações de controle de tráfico de drogas e contrabando na faixa de fronteiras, e nenhum exercício de vulto de defesa da pátria. O Brasil acabou se dobrando às diretrizes dos EUA para as FA sul-americanas, formuladas após a Guerra Fria.

Há quem pense não haver ameaças ao país, pois poucos estudam a história e o jogo do poder entre as potências globais. Estas, em suas documentadas apreciações estratégicas, alertam que os conflitos futuros visarão garantir acesso privilegiado a recursos e controlar ou ter presença militar em áreas de valor estratégico.

São duas causas de conflitos em que o Brasil se enquadra como possível alvo. Portanto, existem ameaças potenciais para as quais seria necessário se preparar desde ontem, pois defesa não se improvisa. Pela dissuasão, se evita a escalada de conflitos e, pela ação ou reação de FA poderosas, se derrota o agressor.

A defesa tem sido debatida nos meios acadêmicos e – algumas vezes – na mídia, mas não é o bastante para a sociedade tomar consciência da relevância do poder militar como fator de segurança e paz.

No Congresso, as comissões de Relações Exteriores e Defesa têm a responsabilidade de alertar a nação sobre os riscos da indigência militar do país. Devem ouvir a opinião de civis e militares da reserva estudiosos do assunto, em audiências públicas, a fim de identificar vulnerabilidades.

Se estas forem relevantes, devem ouvir altos chefes militares da ativa,em audiências reservadas, cujo compromisso será emitir sua própria opinião. É desperdício não conhecer o pensamento de profissionais em quem a nação investiu mais de trinta anos em preparação contínua.

Temas de vital relevância para a defesa da pátria não podem ficar subordinados a interpretações retrógradas sobre hierarquia e disciplina intelectual. Quem os estará questionando é a própria nação, que tem direito à verdade.

Após avaliar as distintas visões, as comissões decidiriam se o Ministério da Defesa deveria ou não ser acionado para justificar as políticas e estratégias adotadas, em audiência reservada, se necessário o sigilo. Com o cenário da defesa descortinado, a sociedade seria informada sobre sua real situação.

A defesa da pátria, missão principal e identidade das FA, é tratada como algo irrelevante e gerida na base do faz de conta por nossos governos desde o início dos anos 1990.

(*) Luiz Eduardo Rocha Paiva, 62 anos, General-de-Brigada  do Exército Brasileiro (R1), é professor emérito da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil

Fonte: UOL 

26 Comentários

  1. “A defesa da pátria, missão principal e identidade das FA, é tratada como algo irrelevante e gerida na base do faz de conta por nossos governos desde o início dos anos 1990.”

    Concordo totalmente… e parece que o “status quo” vai imperar até que precisemos realmente dos militares, então, TALVEZ, depois da vergonha e morte dos nossos guerreiros, eles façam algo a respeito… mas é mais provável que os critiquem pela sua ineficácia quando precisamos deles, do que reconhecer que não lhes providenciamos o suficiente para sequer tentar executar a sua função.

    • por LUCENA
      .
      .
      O governo brasileiro, corre o risco de fazer a “escolha de Sofia”
      .
      .
      ***************
      .
      O Brasil à beira de uma nova crise externa?
      .
      Desindustrialização e juros altos tornaram país vulnerável. Para evitar desastre, será preciso mudar política econômica, no sentido oposto ao desejado pelos conservadores
      .
      (*) fonte: outraspalavras / Retrato do Brasil
      .
      .
      ( … ) O Brasil não pode contar com um saldo de mais de 40 bilhões de dólares anuais em sua balança comercial como os que teve no auge desse processo, nos anos 2005–2007. O saldo da balança comercial brasileira vem despencando: caiu para 2,5 bilhões de dólares no ano passado. Ao mesmo tempo, o déficit na conta de renda dos capitais aplicados aqui não para de crescer e, ao contrário da China, o Brasil se tornou ainda mais dependente dos capitais e da tecnologia externos. Apenas com o aluguel de equipamentos como sondas para exploração de petróleo, modernas retroescavadeiras e colheitadeiras, por exemplo, o Brasil vai gastar o equivalente a quase oito vezes o saldo comercial esperado para 2014: 19 bilhões de dólares.
      .
      É preciso lembrar, também, que nossas supostas enormes reservas são pequenas diante da perspectiva de um novo grande ajuste das finanças internacionais que puxe capitais para fora do País. Em seis meses, entre julho e dezembro de 2008, durante a fase aguda da crise provocada pela falência do banco Lehman Brothers, saíram do País 347 bilhões de dólares. E, entre junho e setembro de 2011, foram embora 226 bilhões. É hora de o País abandonar esse mau caminho, seja ele dirigido pelo atual governo, reeleito, seja por um novo, que o substitua. ( … )

      .
      .
      ****************
      .
      .
      O próximo governo ( reeleito ou não ), vai ter que apertar o cinto de todo mundo no país dos tupiniquins … quem viver verá .. 🙂
      .

  2. o texto eu já havia lido em outro local

    em varias situações ele esta correto uma deles é dizer se vocês querem bater de frente com o poder que nos faz colônia a tempos , tudo bem ,mas preparem as forças armadas de verdade e não a conta gotas CORRETO

    mas ele também tem que ser sujeito e colocar que os últimos governos são o que mais investiram em forças armadas e não apenas isso mais também

    mesmo com esses ecoxiitas apoiados por estados unidos canada e Inglaterra tentando barrar nossas hidrelétricas a transposiçao do rio são Francisco que esta para serem feitas desde o período monárquico

    esses governo foi quem conseguiu tirar do papel varias obras e ainda reaparelhar as forças armadas que estavam sucateadas a muitas décadas

    o governo atual ajudou a reestruturar vários segmentos da nação isso ele teria de ser sujeito a falar

    logico que ainda é pouco mas pelo que se teve de politico lixo ocupando o cargo e não fez nada alias tamparam a serra do cachimbo

    então nos temos três candidatos um que faltava comida e fardamento o outro que é parceiro desse que faltava ate fardamento truta de banqueiros

    e a candidata atual que tem agenda e planos para continuar o reaparelhamento militar

    em qual o senhor vai votar general de mil estrelas ???????????

    pois falar mau sem colocar a realidade dos fatos ou se mostrar a favor de um é apenas um placebo

    vai votar em quem general mostra tua cara .ficar em cima do muro é fácil falar seria correto ele falar quem seria melhor para os militares se posicionarem !!!!

    pode falar em quem vai votar pois não tem mais o regime elite militar e civil que atacava desafetos e servia aos estados unidos e que fez as forças armadas serem apenas uma policia americana contra o povo

    a real é essa sai de cima do muro

    falar que precisamos de misseis isso até um conscrito sabe !!!!!!!!!!!!!!!

    que precisamos de misseis que destruam satélites até um mocotreva sabe!!!!!!!!!!!!

    mais em quem dos três candidatos tem uma agenda militar para ser comprida que vai tirar do papel projetos que estão desde a época do regime militar como o submarino nuclear

    quem ?????

    sai de cima do muro ! e mostra sua cara.

  3. Since 1985 as FA’s brasileiras carecem de efetiva preocupação com sua real capacidade de ação se assim for necessário… foi só os militares deixarem o plano político para que tudo desandasse… FATO… hoje, depois de 8 anos de entregando henrique e 13 anos de PETRALHAS, sobrou pouca coisa com que se possa contar… é o blablabla de sempre… não temos munição para mais de 1 hora de combate; não temos material humano capacitado; nossa belo-nave (que de belo não tem nada… rsrsrsrs…) que vive no ancoradouro; nossos caças mantidos a super bonder; os P-3 de alerta que tem mais de meio século de fabricação e demais “tapa buracos” que nunca irão realmente suprir nossa necessidade bélica frente ao que esse nosso país precisa… quem tem capacidade para defender o indefensável que se manifeste… dinheiro parece não faltar, pois BILHÕES PARA GASTAR EM COPA E OLIMPÍADAS TEM… sem falar é claro nos outros BILHÕES DESVIADOS EM CONSTRUÇÕES DA REFINARIA ABREU e LIMA E OUTROS MAIS DESVIADOS DA PETROBRÁS… assim não sobra NADA para a defesa… aliás, sobra sim, SOBRAS… pena que sabemos de tudo isso e nada podemos fazer efetivamente, senão se manifestar solitariamente contra esse estado de coisas deplorável…

    • Ótima reiteração Blue eyes, isso daqui é um zona, e detalhe, o texto fez comparação de forças com nações menores que o estado de Minas gerais, se fizer comparação com a China, India, Russia e EUA vão ver o que realmente é atraso. Estou muito desgostoso com meu país, e todas as presentes mudanças realizadas pelo governo são nulas, pois enquanto a USA, Russia, China e países serios como estes efetuam investimentos serios no setor de defesa, compram dezenas de caças, fragatas, destroyers, etc, nós enrolamos comprando 36 andorinhas que só chegarão em 2020, enquanto isso China cria e aperfeiçoa caças de ultima geração, Russia e India produzem um vetoe top, EUA investem o quanto for necessario pra ver o F-35 decolar com excelencia, e nós? Sds

    • Se comentário foi mais que perfeito Olhos Azuis, a raiz do problema e o revanchismo, desde 1985 que os que estão ai (Lula e Entregando Henrique Cardozo distribuiam panflertinhos de mãozinhas dadas, ambos sempre tiveram o mesmo projeto socialista internacionalista barato http://www.luizberto.com/wp-content/fhc_lula_04.jpg)

      O que se criou no Brasil, em sindicatos, instituições de ensino, qualquer centro de debate politico nos ultimos 50 anos, foi uma hegemonia do discurso revolucionário de esquerda,e para eles o terror revolucionário e valido sobre qualquer coisa. o pensamento é, “se a sociedade não se adequar a minha utopia, que seja reduzida a pó a sociedade então”

      E onde entra o militarismo nisto? Simples; A ordem unida militar impede que o terror revolucionário se alastre em suas instituições de formação, e isto para eles e inaceitavel, eles queriam no lugar de soldados patriotas, com a conduta da ordem unida militar, um exercito revolucionário, que se junte a eles na guerra de classes que tanto sonham. Hoje as policias militares são alvo, do revanchismo. Eles sabem que a ordem unida, pode deter-los de escancarar suas ambições revolucionárias hoje, assim como deteve no passado.
      Por isto que vão manter nossas forças militares em “banho maria” que vem mantendo desde 1985, subequipada em relação ao tamanho de nosso território. mesmo correndo o risco de por em risco nossa soberania, de tornar ridiculo nosso efeito dissuasório, para eles isto não importa, tudo o que importa e a ideologia, eles só vivem para ela.

  4. Texto de um palhaço recalcado.
    Ele inicia s”o descaso” em 1990…
    Ora, ora… E deixa de fora a época dos seus coleguinhas, que no poder desprezaram as forças armadas, mantendo-as com refugos americanos?
    Todavia, foram muito eficientes com concessões de pensões várias, para as filhinhas, inclusive.

    Texto de dor de corno…
    Pois o governo nacionalista iniciado em 2003, com Luis Inácio Lula da Silva, que teve como suporte o partido político principal da coalizão política no poder, o PT – Partido dos Trabalhadores, realizaou uma reforma no pensamento político no tocante às FFAA com a idealização da END, bem como com o consequente rearmamento brasileiro.

    Estamos levantando um complexo gigantesco e Mangaratiba, para a nossa Força de Submarinos. Teremos 4 novos submarinos convencionais, e um nuclear!
    E que será o primeiro de uma série.

    Estamos mobiliando nossas divisões com um veículo blindado concebido e fabricado no Brasil, o Guarani (6×6). Este veículo será adquirido na ordem de 2.200 unidades!

    O Projeto KC-390 foi viabilizado perante investimentos diretos do Governo Federal e conta com uma encomenda de 28 unidades para a FAB!

    O Projeto FX-2 encontrou o seu término, ainda que o escolhido não seja da minha graça pessoal, é fato de que ele sairá e equipará a FAB a partir de 2020.

    O Exército ganhou um novo fuzil, o Imbel IA-2, que conta com um lote de 20.000 em produção. Fuzil concebido e industrializado no Brasil pela Imbel.

    O Brasil adquiriu 50 helicópteros médios EC-725, com crescente grau de nacionalização, que já estão em processo de entrega.

    Equipamos dois esquadrões com os decantados “Blackhawks”…
    A marinha recebeu 4 “SeaHawks”, e irá receber outros 2…

    Nossas FFAA foram equipadas com mais de 8.000 veículos utilitários como caminhões militarizados, Volks/MAN e MB…

    Financiamos e desenvolvemos o sucessor do ASTROS II, o Astros 2020, com mais de vinte veículos já entregues em Formosa, onde foi instalado o Forte Santa Bárbara…

    O míssil de cruzeiro AV/MT-300 está na reta final do seu desenvolvimento e será parte integrante do sistema ASTROS 2020.

    O corpo de Fuzileiros navais – CFN, ganhou três dezenas de veículos MOWAG Piranha III, ganhara mais duas dezenas de veículos anfíbios e isto sem falar na bateria de ASTROS 2020 recém incorporada.

    Acabamos de encomendar 3 CASA 295 SAR…

    Os processos de modernização dos A-4 e A-1 estão em curso…

    Enfim…
    Os exemplos de modernização e equipamento das nossas FFAA são muitos, gigantescos! Afinal, estavam sucateadas pelos anos de desgoverno dos militares e asseclas civis que os sucederam. Serviçais dos EUA que nunca pensaram em realmente equipar nossas FFAA, pois entendiam o Brasil como uma nação subalterna aos interesses imperiais norte-americanos.

    E entre estes serviçais destaco a pessoa deste general, que escreve um texto sem pé nem cabeça; texto tão ridículo que pede para que a END, que é documento público, liste e nomeie os inimigos potenciais do Brasil… Se isto pensamento de um parvo, o que seria?

  5. O n congresso e composto de ..daí essa situação de n FAs, sucateada, e levando o n país a ser olhado sem a < relevância internacional. Qdo um país como os do judess dizem tal coisa é pq o seus senhores já disseram isso a nível coloquial, é o q eles pensam de nós, o pior e q se olham assim p nós, podem ensejar uma invasão militar.^N temos caças, ñ temos submarinos, ñ temos satélites geoestacionários, caras, estamos à mercê dos n inimigos…em 1964AD, foi feito um projeto militar de apoio aos revolucionários de q se invadissem o BRASIL, à IV frota, c 35mil marines, levariam 3 dias no máximos p consolidar suas posições, ad eternum dentro do BRASIL..os fatos hj, são piore q ontem, poderiam, então, em 1 e1/1 dominar um Estado BRASUCA e de lá expandir sua ação…qtos caças de 1ª nós temos? qtos submarinos nós temos ,só 5 e td meiabocas, sem AIP's q poderiam nos permitir ficar uns 4 dias submersos e atacando; até nisso n chefetes são geniais…de ruim a mal..Cadê o n MD?!?!Que Marte nos ajude…Terrível.Sds. ;-(

  6. Sou contra os programas PRONAE e PROSUPER da Marinha. Ambos se completam, pois um Navio-Aeródromo mesmo sendo uma excelente e complexa embarcação, é extremamente frágil se não tiver navios de superfície como corvetas e fragatas para lhe dar proteção, para que o mesmo possa através de seus esquadrões aéreos dar proteção aérea aos seus navios escoltas. E claro pelo menos 2-4 submarinos com propulsão para cuidar de seus flancos, frente e vanguarda .Um grupo de batalha de navios de superfície nucleado em um Porta-Aviões é para uma matilha de submarino nucleares uma suculenta e saborosa lenta procissão, adorável de atingir e prazerosa de assistir afundar. Fico muito triste quando vejo alguns editores e comentarista afirmando que é “Impossível ao Brasil ter uma frota de 26 submarinos, mesmo em 2047”, pois para mim tal número ainda seria pouco para dar conta de toda a nossa Amazônia Azul. Pagamos caro pelo Scorpènne BR, pois compramos a propriedade intelectual de seu projeto e as máquinas, equipamentos e ferramentas necessárias específicas à produção do mesmo. Se quisermos construir 100 Scorpènnes BR, podemos construir, pois o projeto do mesmo agora é nosso, portanto para vingar esses R$ 25-30.000.000.000,00 que investimos em sua compra e no auxílio técnico francês para construir o nosso primeiro submarino com propulsão nuclear, acho que depois de concluída a construção dos 4 primeiros Scorpènnes BR’s, com os ensinamentos colhidos no mesmo, poderíamos muito bem adaptar o Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro e a Nuclep para construírem pelo menos 24-36 Super Scorpènnes BR , maiores, com 85-90 metras, maior autonomia e poder de fogo e capazes de no mínimo passar 3 meses em patrulha no mar, enquanto a Base de Iguaí ficaria apenas com o trabalho de produzir 12 submarinos nucleares. Uma Força de submarinos composta 52 submarinos para até 2050, quando o planeta terá então mais de 9 bilhões de habitantes, será o suficiente para dissuadir qualquer aventura de Potências sedentas por recursos energéticos, dos quais grandes jazidas encontram-sem em nossa plataforma continental. Acho muita tolice a ambição da MB querer ter dois Porta-Aviões e 8-9 Fragatas construídas por estaleiros de fora. Por mim, o ARMJ deve ser retirado da ociosidade e as tecnologias de produção do SBR ( máquinas, ferramentas e equipamentos) devem ser transferidas para o mesmo, enquanto sua infraestrutura física é ampliada e parte dos recursos humanos da Marinha do Brasil que atualmente atua em Itaguaí se prepara para ir para lá também, ao ponto de deixar o lendário arsenal preparado para produzir simultaneamente 3 submarinos do tipo Super Scorpènne BR e com potencial para estender a linda e chegar mesmo a 4 submarinos ao mesmo tempo, enquanto que a Base de Itaguaí ficaria inicialmente produzindo sempre dois submarinos com propulsão nucleares ao mesmo tempo e com sua infraestrutura ampliada para aumentar e produzir até 4 submarinos com propulsão nuclear, tal como o seu irmão ARMJ faz com os convencionais. Para um País que vive um contexto como o Brasil e tem uma oportunidade de ouro como essa que é o PROSUB, não construir uma força grande e eficiente de submarinos composta por mais de 50 embarcações é mais que abusar demais da sorte!

    • Dudu 3

      Mesmo para um submarino nuclear, é difícil localizar por si só e acompanhar uma força tarefa nucleada em porta-aviões, que normalmente pode avançar a mais de 30 nós se for preciso.

      Um porta-aviões é uma arma de projeção de força a nível estratégico. A diversidade de seus meios o coloca como a arma mais capacitada a lutar no mar em todas as suas dimensões ( acima e abaixo da superfície do mar, além de prover domínio do espaço aéreo ). É a melhor arma também para se projetar força sobre terra, com sua aviação embarcada. Aliás, para qualquer país que queira ser uma potencia, sempre haverá a necessidade de impor dissuasão para além de seus mares…

      Um submarino é um excelente meio de negação do mar, mas não é capaz de domina-lo, pois não pode fazer praticamente nada no que diz respeito a controlar o espaço aéreo sobre o mar. A bem da verdade, contra uma aeronave, tudo o que um submarino pode fazer atualmente é mergulhar o mais fundo possível… Sua capacidade de projetar força sobre terra também é consideravelmente limitada, tendo em vista os meios de ataque disponíveis.

      O submarino complementa a frota, mas não pode ser considerada a parte principal dela, pois tem certas vulnerabilidades e características que não os tornam propícios a todas as tarefas exigidas por uma marinha… Normalmente, seus sensores são limitados e não lhes provem a ampla consciência situacional que pode ter uma embarcação de superfície, sendo dependentes de outros meios para poderem executar sua tarefa da melhor forma. Vale lembrar que qualquer submarino na superfície é presa fácil, e portanto não podem ser utilizados em patrulhas convencionais.

      Seja como for, creio que a combinação encontrada em uma frota com um porta-aviões e suas escoltas somadas aos submarinos pode ser a forma mais efetiva de se utilizar essa arma. O porta-aviões, com suas aeronaves, pode varrer o espaço aéreo e o mar ( tanto a superfície como sob ela ) por centenas de quilômetros a frente da frota, abastecendo o submarino com uma inteligencia vital.

      Enfim, sem unidades de superfície respeitáveis, que podem manter-se semanas no mar e manter a presença constante da Marinha, simplesmente não se tem os meios necessários para realizar as tarefas de guarnecer o mar… Uma marinha de fato necessita mostrar a sua bandeira a superfície, para que quaisquer aventureiros ( sejam pesqueiros ou forças militares organizadas ) tenham ciência de sua presença; e isso não é tarefa para submarinos. Submarinos são essencialmente armas de ataque, a serem utilizadas primariamente contra o trafego naval adversário. E para tanto, devem permanecer ocultos… Podem ser realmente a melhor arma para lidar com uma força tarefa, mas não se pode ignorar os riscos de uma operação desse nível…

    • Grato pela lembrança, caríssimo… em breve volto no nosso canal de contato… sábado… saudações…

  7. Faz-me rir esse cidadão. Menos por eleger como nossos procipais adversários a França e a Inglaterra, por suas Guianas, e esquecer do unico país que em passado recente já nos ameaçou com invasão, os States.
    Mas faz-me rir por que, o que ele faz é o discurso mais facil para atingir o publico geral, de apoiadores das FAs. Mas não se apresenta, não diz quem é, o que foi, nem o que fez, quais são suas ligações? Seu curriculo? esse é o famoso quem? Ele fala o obvio, para pessoas sonhadoras e ingenuas, sobre necessitarmos de FAs fortes, mas não considera as questões passadas, as conjunturas, nem o avanço que essas FAs tem tido, nesses ultimos 12anos. Assim, tendo os apoios certos para propagar palavras ao léu até eu me torno especialista.

    • “Assim, tendo os apoios certos para propagar palavras ao léu até eu me torno especialista.”… vc já é especialista nesta modalidade, inócuo…:)

    • o julio esta coberto de razão

      e se o zoinho azul esta tentando contrapor e esse zoinho de catarata é um apátrida então devo dizer ao julio

      PARABENS produziu efeito o seu comentário !!

      pois esse zoinho é um infiltrado

      o julio acertou ele esquece de tudo que foi feito não apenas nas forças armadas mas em todos segmentos da nação

      só critica não demostra nada de novo moral baixa

      não reconhece nada

      finge não ver outras coisas

      e para ele a frança e a Inglaterra são as piores

      e os estados unidos ??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

      ele ainda é professor ????

      apesar que quando os caras vem ministrar aula para a rapaziada a gente ouve e depois comenta quanta baboseira

      foi o caso de ouvir que os estados unidos eram nossos amiguinhos e os russos eram maus perigosos rsrs

      os playbois saírao e ai os soldados comentavam

      nos tudo de periferia estados unidos amigo só se for para esses playbois

      cuidado com o buraco entre os praças e oficiais uns entram por um lado outros entram por outro a vida é bem diferente

      pesquisa mostra que mais de 60 por cento da policia já foi humilhada pela playboisada superior

      cuidado para não tomar um golpe em cima de outro golpe

      não gostamos de puxa saco de anglosionista e ainda por cima cego se faz alias

      • O Brasil é pródigo em produzir merdas… produziu vc e o molusco ingeridor de farinha com 51… 🙂

    • “esse é o famoso quem? ”
      _____________________________________________
      ,” 62 anos, General-de-Brigada do Exército Brasileiro (R1), é professor emérito da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil”

      Acho que entre a opinião do general, e a sua, não e a ele que devemos fazer a pergunta, quem e você?

      • O Brasil, no mundo, é um dos países que menos se envolve em conflitos, mas por outro lado, é um dos países que tem mais generais por metro quadrado. E isso não é doideira não, meu caro pastor alemão. Produzir General não significa produzir qualidade militar, apenas significa que o cidadão cumpriu todas as etapas burocráticas para alcançar o posto, depois da escola de oficiais.
        Tambem pode ter significado ter tido o padrinho certo. Me desculpe mas conheço bem a forma de acesso a esses postos nas FAs brasileiras, que apesar de um pouco mais democrático ainda guardam resquícios fortes de cultura colonial, onde a hereditariedade é fator preponderante para acesso aos postos mais elevados. Afirmo com segurança que ser general no Brasil não é sinônimo de habilidade, nem de saber para dar depoimentos críticos sobre a realidade nas FAs. Menos, meu caro pastor, menos.

  8. O Brasil tem uma extensão territorial de 8 514 876 km², a 5° maior do planeta.
    Sabem quantos helicopteros nosso exercito tem? 96. Sendo que metade disto e esquilo e pantera. na Amazonia, onde cabe mais da metade da Europa, temos 4 Black Hawks e dois Cougar, numero ridiculo para cobrir uma faixa de território tão grande.

Comentários não permitidos.