F15E da USAF demonstra capacidade de transporte de bombas GBU-39 SDB

USAF F15E with GBU-39 Small Diameter Bomb

 

E.M. Pinto

A Small Diameter Bomb (SDB I) foi concebida na década de 1990 para fornecer uma arma transportável internamente nos paióis dos então caças 5G F-22A Raptor e, posteriormente para os caças F 35 do programa JSF.SBD

Aarma tinha como propósito o ataque simultâneo de múltiplos alvos com precisão e baixo efeito colateral para as imediações dos alvos estratégicos. O projeto  foi dimensionado para os padrões do caça F-22 que pode transportar até oito destas armas na sua  baía de armas.

GBU-39-B-

A SDB I entrou em operação e, meados de 2005, e foi lançada primeiramente em combate durante uma surtida de  apoio aéreo aproximado no Iraque, em 5 de outubro de 2006.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1uqUPuA” standard=”http://www.youtube.com/v/ZpPMOUzlAhU?fs=1″ vars=”ytid=ZpPMOUzlAhU&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep7489″ /]

A Força Aérea dos EUA pretendia adquirir 24 mil destas armas, segundo informações  a metade delas seriam empregadas contra  alvos fixos, e o restante, de uma nova variante SDB II que seria equipada para atacar alvos em movimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

12 Comentários

  1. Eu gostaria de fazer uma pergunta aos entendidos:
    O sistema Buk acusado de derrubar o MH17, conseguiu atingir um boing777, em velocidade de cruzeiro a 10 mil metros podendo também chegar até 20 mil, o que já é bem top para um missil….. Pergunto:
    Porque o S-300 e o S-400 são fisicamente TÂO maiores que o Buk?

  2. por LUCENA
    .
    .
    F-15 ainda dá as cartas como uma arma estratégica na USFA ? … e o F-22, não convenceu ainda, assim como o F-35 ? … 😉

    • helveciofilho,

      O F-22 foi pensado com o propósito de defender o espaço aéreo americano e conquistar a superioridade aérea em pontos de atrito. Grosso modo, substitui o F-15C.

      A aeronave que vai substituir parte dos F-15E e os F-16 será o F-35A… Contudo, acredito que o F-15E continuará a servir a USAF ainda por muitos anos, sendo que os últimos exemplares provavelmente serão substituídos por uma outra aeronave…

  3. Mesmo sendo um vovô, o Eagle é o melhor caça produzido no ocidente até hoje.
    Não estou muito certo, mas acredito que até um F-22 estaria em apuros se entrassem em alcance visual.
    Ele vem sendo atualizado constantemente e usufruindo de algumas tecnologias desenvolvidas para os 5g, assim como os armamentos.
    Acho ainda estarão voando por aí por um bom tempo.

    • Melkor
      Realmente o F-15 é um senhor avião, mas no alcance visual o F-22 (F-16, Mirage-2000, Rafale,EF-2000) leva imensa vantagem sobre o F-15. Devido a seu grande RCS e pouca agilidade o F-15 é um alvo fácil (diria até perfeito) para o F-22, ou outro caça de moderno de boa agilidade.
      Nos testes o F-15 sembre leva a pior contra esses caças.

  4. Panela velha que faz comida boa. Esse ainda tá em plena forma dá com certeza pra mais 10 anos de serviço o mesmo pro pra família Flanker são dois pesos pesados que ainda dão muito trabalho.

Comentários não permitidos.