Estados Unidos descartam participação da Rússia na queda do Boeing 777

Os Estados Unidos já mudaram o discurso em relação à queda do Boeing 777 na Ucrânia. As autoridades da inteligência norte-americana, ouvidos sob anonimato pela Associated Press, descartaram qualquer ação da Rússia na queda do avião da Malaysia Airlines na quinta-feira, 17. Eles ainda disseram que o ataque à aeronave provavelmente aconteceu “por engano” e que acreditam que tenha partido do grupo separatista de Donetsk, embora sem apresentar provas.

O funcionário da inteligência norte-americana afirmou que seu país acha que o avião, que caiu matando todas as 298 pessoas a bordo, foi abatido por um míssil terra-ar SA-11 e que não há qualquer indício de participação de cidadãos russos sequer no treinamento para a utilização do armamento.

Peritos internacionais analisaram os destroços do avião da Malaysia Airlines foram encontrados

Na terça-feira, 22, o ex-Secretário-Assistente do Tesouro para a Política Econômica dos Estados Unidos, Paul Craig Roberts, em um artigo no Wall Street Journal, questionou veementemente a posição do Presidente norte-americano, Barack Obama, frente à queda do Boeing da Malaysia Airlines. Ele escreveu em “Culpada por Insinuação – Como Funciona a Propaganda Americana” que não passam de mentiras e insinuações as acusações dos Estados Unidos de que a Rússia teria culpa no acidente.

Paul Craig Roberts cobrou Washington por não se unir ao Presidente russo, Vladimir Putin, na busca de uma investigação internacional não-politizada, objetiva e realizada por especialistas. Ele ainda lembrou que, ao mesmo tempo, Moscou divulgou imagens de satélites que mostram mísseis antiaéreos ucranianos Buk próximos do local onde o Boeing 777 foi abatido, além de documentação sobre a aproximação de um caça Su-25 da Ucrânia ao avião malaio.

Fonte: Diário da Rússia

80 Comentários

  1. Taí, o por que de minha fé na razão dos Russos eles apresentam documentos e dados para analise, os acusadores e apoiadores apresentam apenas contradições e muita propaganda via redes sociais.
    Com certeza os States e seu aparato de espionagem sabem a verdade, mas, como disse um tucano corrupto, não se larga um irmão ferido na beira da estrada.

    • “Taí, o por que de minha fé na razão dos Russos’

      Eu não vi até agora tanta demonstração de lacaísmo e subserviência como agora. Cara, apenas um néscio para acreditar nas sandices que são veiculadas pela mídia russa, toda ela controlada pelos oligarcas amigos de Putin. Onde estão as supostas “provas” fora “depoimentos no anonimato”, e ainda citando uma agência de notícias estrangeira. Ademais, a infinidade de versões apresentadas pela mídia russa e pelos peseudojornalistas a serviço do Kremlim apenas criam mais desconfianças em cima dos russos.

      Entretanto, não basta ser mídia russa corrupta e vendida, tem de deixar o mais patético para o final. Paul Craig Roberts? Pobre velho coitado queum dia foi “Sub do sub do sub”do Secretário do Tesouro de Reagan e que até hoje, passados mais de 30 anos, continua se apresentando assim. E o que dizer então do lacaismo desse senhor à Putin?

      • por LUCENA
        .
        .
        ” Eu não vi até agora tanta demonstração de lacaísmo e subserviência como agora. Cara ”
        .
        .
        .
        Acredite pasteleiro, eu já vi aqui no PB muitos lacaistas e muitos curváveis … Hahahah … que hipócrita ..deve ser o óleo do pastel que já afeta os seus pacos neurônios … Hahahah … olha só quem chama os outros de lacaio .. hahahahah … logo quem meu D’us … haahah … 😀 😀

      • EU sempre me divirto com as suas patranhas meu caro Pastel de vento, embora elas não sejam nem um pouco originais. Mas fica a diga: VOLTA PARA A CEASA! A KOMBI MEIA SEIS TE ESPERA!

      • Internauta invade AECIOPORTO!

        Não é piada. Assistam ao vídeo.

        http://www.youtube.com/watch?v=dmPMTvWdnHU

        Turista da Veiga é obviamente uma sátira ao candidato do PSDB ao governo do Estado. Ótima sátira, aliás.

        Esperamos que a Justiça mineira entenda a importância do humor e da liberdade de expressão para o debate político numa democracia

      • Você dá muito espaço para o pitbicha yanke e sua fiel escudeira a pitbitoca. Esse casal sem argumentos faz de tudo para distorcer e desacreditar qualquer fonte que não diga o que eles querem crer, ficam dando piti e tendo criseszinhas infantiloides. São um casalzinho incrivel de tão boçais. E se acham engraçados.

    • Bom, é a história se fazendo presente de novo.

      O Império está descendo ladeira a baixo, se fossem inteligentes desceriam a ladeira engrenados e ganhariam um pouco mais de tempo (tipo o romano quando se dividiu em ocidente e oriente), mas, pelo andar da carruagem e a sabedoria dos estrategistas americanos vão na banguela mesmo.

      Os últimos fatos mostras uma atuação digna de filme hollywoodiano onde o cara que sabe que vai morrer entra em desespero e atira para todo lado.

      Abraço;

      Vandrade.

    • por LUCENA
      .
      .
      Terceira Guerra Mundial se Aproximando?Tropas russas em alerta na fronteira com Ucrânia
      .

      23:31 – RT – EUA retirando seus planos da Guerra Fria sobre o conflito Ucrânia, admite o principal comandante.
      .
      O Alto comandante do exército dos Estados Unidos, disse durante uma reunião de cúpula de segurança esta semana que a crise em curso no leste da Ucrânia levou o Pentágono a rever os planos de contingência antigos não utilizados desde os tempos da Guerra Fria.
      .
      O general Martin Dempsey, o presidente do Joint Chiefs of Staff, disse quinta-feira no Fórum de Segurança de Aspen que o Departamento de Defesa dos EUA foi “olhar para dentro de nossos próprios modelos de prontidão para olhar para as coisas que não tiveram a olhar há 20 anos. ”

      Comentando sobre as últimas denúncias contra a Rússia à tona em meio a uma escalada da situação na Ucrânia, o general Dempsey disse que o Kremlin “tomou a decisão consciente de usar sua força militar dentro de outra nação soberana para alcançar seus objetivos.”

      .
      (*) fonte: noticia-final.blogspot
      .
      .
      ( *** ) Imagens de combate na fronteira da Russia com a Ucrânia.
      .
      .
      http://noticia-final.blogspot.com.br/2014/07/terceira-guerra-mundial-se-aproximando.html

  2. por LUCENA
    .
    .
    É brincadeira … como se pode levá-los a sério, morreram muitos inocentes e os culpados, ainda nada !!!

    • por LUCENA
      .
      .
      Em crise há oito meses, Ucrânia vivencia crimes contra humanidade por motivações étnicas
      .
      Blogueiros e sites independentes da região denunciam que o conflito que vive o país, para além da disputa político-territorial, adquiriu contornos de guerra étnica. O nacionalismo extremado manifestado pelos ucranianos pró-Europa ameaça a existência dos grupos russos que vivem no país desde meados do século 16.
      .
      (*) fonte: operamundi.uol
      .
      .
      ( …) Governo russo denuncia que Ucrânia usou bombas de fósforo contra civis; “é um desastre humanitário”, classifica blogueira ( … )

  3. Senhores, lembram-se do que eu disse em 19 de julho de 2014 at 22:30, quanto a acreditar em informações postadas em redes sociais no calor dos acontecimentos, e também a respeito da necessidade de equilíbrio e discernimento ao analisar as informações que vão surgindo, sem paixões de nenhuma espécie?

    Qual a relação entre a renúncia do primeiro ministro ucraniano e essa mudança repentina de antes “acusado” para agora “inocente”? O “timing” dos acontecimentos foi perfeito….

    Será que o ocidente já sabe de alguma informação que antes não existia (caixa-preta talvez?) ou descobriram algo que não será possível acobertar e visando “minimizar” os danos de algo que está por vir?

    A “voz da Rússia” é uma fonte de notícias controlada por Moscou, por isso sua credibilidade é questionável, mas notícias como esta (a qual indicam diretamente Paul Craig Roberts como autor das declarações) deve ser levada em conta.

    Talvez encontraremos algo parecido com o que já foi postado aqui no Plano Brasil a respeito da publicação de Paul Craig Roberts ““Culpada por Insinuação – Como Funciona a Propaganda Americana” . Certas táticas nunca morrem independente da idade delas…elas se adaptam a nova realidade vigente!

    Como a notícia ainda não foi proferida por uma fonte oficial, devemos aguardar o desenrolar dos acontecimentos. Mas não se surpreendam se a situação evoluir muito……

      • Sr Helveciofilho (ou Sr Lucena?), kk

        A operação Nortwoods era uma “falsa bandeira” que incriminava Cuba, ao realizar atentados terroristas em solo americano. Ainda bem que não foi levada a cabo.

        Eu já postei uma matéria falando sobre operações de desestabilização interna da CIA no mundo. Aos interessados:

        http://www.planobrazil.com/golpes-de-estado-operacoes-de-desestabilizacao-interna-e-trabalhos-de-convencimento-dos-eua-no-mundo/

        Eu não sei o que é mais incrível, se é a existência de pessoas que ainda acreditam nesse tipo de maquinação (talvez por falta de conhecimento) ou de pessoas que, por mais que conheçam esse tipo de maquinação, ainda as aceitam, inclusive defendendo-os (talvez algum tipo de prazer/interesse obscuro)….

        Só esquecem que um dia no futuro, podemos ser os próximos alvos, como já aconteceu em um passado recente.

        Como diz o amigo Capa Preta, ambos são farinha do mesmo saco, muito bem dito por sinal. O que difere é simplesmente uma situação geográfica, na qual estamos na “área de interesse” dos EUA, e não da Rússia.

        Já disse antes e repito: Se fossemos poloneses e esse site se chamasse “Plano Polônia”, deveríamos estar mais interessados em uma aliança com a OTAN do que qualquer outra coisa! Coisas de geopolítica…

      • Sensato… partindo do seu pressuposto, então, não estaríamos sendo governados pela esquerda e sim pela direita, correto ???… e eu seria um esquerdopata e o site estaria transbordando direitistas alinhados a OTAN… como são as coisas, né ???… mas gostei da parábola… ela explica muita coisa…

      • Quem está dizendo isso é você mesmo, é um ponto de vista que considero equivocado que escolhestes para ilustrar o assunto.

        Estais querendo comparar duas coisas completamente diferentes, pois não tem como comparar a conjuntura política da Polônia com a do Brasil, pois a formação de ambos os países são completamente diferentes por conta de sua história, desde sua formação como nação, suas guerras, seu amadurecimento político, sua localização geográfica e suas relações com seus vizinhos. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

        A aversão que a Ucrânia e a Polônia tem da Rússia (e estes entre si e outros países, inclusive) é devido ao seu histórico em comum, pois os países daquela região já entraram em guerra diversas vezes, acumulando vitórias e derrotas, para ambos os lados. É uma condição que já existe séculos antes do comunismo ser implantado na URSS.

        Atualmente, o que faz estes países terem boas relações entre si é somente a OTAN, pois a desconfiança em relação á Rússia nos tempos atuais (devido ao seu histórico até de antes do comunismo) os forçam a permanecerem juntos, visando se fortalecerem. Afinal de contas, estão dentro da área de influência de Moscou.

        A Rússia é um sistema antagônico ao bloco liderado pelos EUA, por conta de suas prioridade estratégicas e políticas. O que estes países sofreram no passado (embora em várias guerras deram grandes prejuízos á Rússia, e mesmo assim, esta no final tenha sido quem mais se destacou naquele cenário) é que os faz escolherem o lado oposto á Rússia.

        Como sempre, você só vê o mundo em vermelho e azul, não parando para analisar o histórico entre estes países de séculos antes desse tipo de ideologia surgir. São disputas que existem séculos antes da palavra comunismo surgir….

      • Vympel, já que é para aprofundarmos o tema, então, considere:

        DIREITA E ESQUERDA: a relevância de uma distinção – 1ª parte

        Escrito por Casimiro De Pina
        19 Junho 2014
        Artigos – Cultura

        Nestes dias de intenso cinismo político, turbo-alimentado por uma confusa “entrevista” (http://www.asemana.publ.cv/spip.php?article100562&ak=1) do sr. José Maria Neves, estafante e supinamente vazia, vale a pena retomar um tema mal esclarecido na esfera pública pátria.

        A disputa esquerda vs. direita.

        Proponho, todavia, aos amáveis leitores um exercício diferente, mais enriquecedor, num debate instruído que vá além dos slogans e estribilhos de circunstância. Não se vê outra alternativa.

        Mas há, nisto tudo, um ponto estratégico que não pode ser ignorado: o ir e vir constante, e mesmo iluminante,entre a teoria e a prática.

        Só assim se recupera a unidade primordial, o logos dos antigos. O ser das coisas. Como condição aliás da coerência e, porque não?, antídoto eficaz contra a mistificação; quefalsifica, que sacrifica, que destrói o laço eterno entre o discurso e a realidade.

        Temos, pois, de evitar as “palavras panzers” (Edgar Morin), o logro ideológico, a mentira fácil e escorregadia, o totem e os tabus.

        Não podemos desistir. Não se vai, esclareça-se, cair no conto de fadas de A. Giddens (“para além da esquerda e da direita”) nem no doutrinarismo de um Bobbio, que propõe metas ideológicas no abstrato, sem analisar, convenientemente, a ação real dos partidos e das capelinhas.

        Ainda não é “o fim das ideologias” (Daniel Bell, Meynaud,Aron, etc.). Não é também o “fim da história”. Robert Kagan já nos mostrou que, quando menos se espera, ela regressa fulgurante e decisiva.

        A própria “terceira via” acaba, muitas vezes, por não ser a solução teórica, respaldando apenas, na sua intrínseca falta de imaginação, um sistema neomercantilista em que imperam “o clientelismo, as regulações e os subsídios” (José Manuel Moreira).

        Temos, mais uma vez, e sempre, de pensar. Dealçar o olhar e ver o mundo: os continentes do saber e do conhecimento. Tudo. Temos de rejeitar, com J.-F. Revel, la connaissance inutile.

        José Osvaldo de Meira Penna, esse sábio de fina intuição, cruzando como ninguém a Filosofia Política e a História das Ideias, diz-nos que a origem das duas palavrinhas mágicas remonta a 1792.

        Estamos em plena Convenção.

        Ano I do calendário revolucionário, expressão de um tempooutro e de uma nova “idade de ouro” (ver http://www.calendario.cnt.br/cal_revolucionarios.htm).

        Os membros do partido jacobino, partidários da democracia radical, à la Rousseau, entram apressadamente pela porta esquerda, e sentam-se à esquerda da mesa do presidente.

        Os girondinos, mais moderados e defensores do modelo parlamentar inglês, ao estilo whig, cultivando, aliás, as velhas liberdades, sentam-se à direita.

        Surgem então, nesse ambiente tumultuoso da Revolução Francesa, a Gauche (Esquerda) e a Droite (Direita). Eis o puzzle montado. Decerto.

        Surge, enfim, o motor do futuro e das disputassem fim.

        Os jacobinos, com Robespierre à frente, lançam a França no caos.

        Defendem a utopia da igualdade total, pregam o ódio contra a aristocracia, desprezam a religião e praticam, sem mercê, o terror da Vendeia. Nada será como dantes.

        Como escreveu o mestre brasileiro, pouco conhecido entre nós, “A Droite permaneceu composta de liberais, que privilegiavam o primeiro termo do trinômio revolucionário Liberté, Égalité, Fraternité, ao passo que a Gauche, o lado dos assanhados e violentos, ia logo desencadear o Grande Terror de 1793/94 sob a liderança de Robespierre, no empenho exclusivo de fazer triunfar o segundo termo, igualitarista. Foi assim imposta uma ditadura terrorística que desequilibrou o regime, provocou a invasão estrangeira e conduziu ao império bonapartista, tendo como resultado a guerra civil, o genocídio da Vendéia e a conflagração européia: em suma, 1 milhão de mortos”.

        A história não se apaga.

        O sr. V. I. Lenine, em 1917, retomará a velha cilada, louvando-se expressamente no mestre gaulês da baderna. Hannah Arendt consagrou páginas deliciosas a este assunto.

        A esquerda é, nestes termos, a encarnação perfeita da revolta e da tirania.A matriz do totalitarismo. A sua essência é a mentira, o crime em série. O doublespeak.

        No romance 1984, Winston trabalha no curioso “Ministério da Verdade” como produtor incansável de mentiras. (Os vários crimes do sr. José Maria Neves, em 2006, e os atestados médicos falsos foram, com a aura de segredo de Estado, completamente ignorados, mas o dr. José Carlos Correia, o incrível, diz que estamos perante um “novo paradigma” no sector da justiça!!!).

        As palavras, tomadas como estritas bandeiras de luta, irão mais tarde incendiar os corações e dividir povos e nações, com alterações semânticas que, por vezes, não passam de jogos de poder, encenações e oportunismo táctico.

        Nos Estados Unidos da América, por ex., a esquerda (left) é, hoje, o partido “liberal”, defendendo mais intervenção do Estado na economia e, em geral, o modelo dowelfarestate.

        Cada uma das partes da contenda, batendo orgulhosamente no peito, julgar-se-ádetentorada verdade revelada.Há nuances todavia, subtilezas que vão surgindo, num desafio ao espírito geométrico, ao longo do tempo.

        A esquerda é, apesar de tudo, mestre na arte da empulhação; não tem igual.

        Apresenta-se sempre, qual lobo vestido de cordeiro, como a detentora de todas as virtudes, o símbolo da rectidão, como o partido “amigo” dos pobres, da paz e da moralidade; santo e sempre cheio de boas intenções!

        Mas quem provocou a grande hecatombe moral do séc. XX, a II Guerra Mundial e a maior miséria econômica e social de que se tem notícia desde a pré-história? Quem mais semeou o terrorismo [1] como sistema de governo? Karl Marx sempre defendeu o genocídio.

        Quem fabricou o Gulag (leia-se A.Soljenitsyne) e a desgraça de Cuba?

        Quem matou, com o requinte máximo da crueldade, mais de cem milhões de pessoas em nome de um “ideal” burlesco e irrealizável? Foi a esquerda e tem sido a esquerda, cuja fraude é, de fato, monumental. Em Italiano, a esquerda chama-se sinistra. Mesmo a calhar…

        A esquerda, tal como salientou Alain Besançon, é, sem dúvida, a grande responsável pela Infelicidade do Século (e do XXI também?).

        Na dita entrevista, o primeiro-ministro diz-se a favor do “empoderamento” (que neologismo mais feio e pedestre!) da sociedade civil, da urgente “desestatização” das mentes, da livre-iniciativa, etc., mas, logo a seguir, numa confusão genuinamente satânica, sufraga o despotismo keynesiano, com a continuação dos gastos públicos e a elevada cifra da dívida externa e do défice fiscal. (Parece que o mau exemplo de Portugal não serve para nada…).Ou seja, é o Estado paternalista, tutelando os seus pobres súbditos, quem vai lideraressa interessante, oops, “desestatização” das cabeças! O sr. JMN é, portanto, um indivíduo mesquinho e obcecado, uma alma doente, desejando simultaneamente uma coisa e o seu contrário. É impossível.

        PS: Quem quiser constatar in loco a desonestidade em ação, basta ouvir com atenção (http://www.rtc.cv/tcv/index.php?paginas=41&id_cod=33517) as declarações meiopatéticas, e bem falsas, de Julião Varela, o mui ilustre ex-sindicalista-ora-porta-voz-privilegiado-do-Governo, maldizendo, em delírio quase hipnótico, as privatizações da década de 90,que tão bons resultados trouxeram ao país e à nossa economia. Indiscutivelmente. Não é por acaso que o Banco Mundial considerou, já em 2000, o processo exemplar, entre os melhores do mundo, refira-se. Mas o sr. Varela, castiço, não quer saber dos factos. Nestas coisas, segue a doutrina da turba. É um homem resoluto, um rebento puroda “democracia nacional revolucionária”! É pena que o dr. Olavo Correia, distraído nas explicações mais vulgares, não lhe tenha mostrado, com base por exemplo em F. Hayek, a ligação incindível entre a liberdade econômica e a dignidade da pessoa humana. O mercado livre não é um mero sistema econômico ou de produção, de bens e serviços. É antes a condição da liberdade humana. O seu significado é axiológico: ou mercado ou servidão. Quem for católico e sensível, que leia então a encíclica Centesimus Annus (http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/hf_jp-ii_enc_01051991_centesimus-annus_po.html).

        Notas:
        [1] – Sobre a influência do comunismo na promoção do próprio terrorismo islâmico, ver a instrutiva entrevista do ex-chefe da antiga Securitate romena, Mihai Pacepa,Da Rússia, com terror,in http://www.midiasemmascara.org/artigos/movimento-revolucionario/14427-da-russia-com-terror.html

        Fica aqui um adendo, Vympel:

        TESE – ANTÍTESE – SÍNTESE… para pensar um pouco… “Como sempre, você só vê o mundo em vermelho e azul”… eu o vejo como ele realmente o é… há quem o veja como a síntese de um tempo confuso… eu o vejo em infrared, em profundidade… saudações…

      • DIREITA E ESQUERDA: a relevância de uma distinção – 2ª parte

        Escrito por Casimiro De Pina
        08 Julho 2014
        Artigos – Cultura

        Society is a contract between the past, the present and those yet unborn.
        Edmund Burke

        Na fímbria espessa da demagogia, a propaganda estabeleceu, desde 1975, um conjunto de mitos que, ainda hoje, vicejando com o brilho pálido do “pensamento único”, dominam quase por inteiro, independentemente das fórmulas políticas de circunstância, o imaginário ilhéu.

        Um desses mitos fabulosos diz-nos, por exemplo, que o nazismo de Hitler e o socialismo marxista eram inimigos mortais e irreconciliáveis, estando um para o outro como a Gália de Astérix e os soldados romanos de Júlio César.

        É falso, todavia (como iremos ver mais à frente). Redondamente falso, mais parecendo, aliás, o canto desafinado de um Cacofonix qualquer!

        Uma “moldura mental incapacitante” (Olavo de Carvalho) tomou conta destas plagas.

        Importa, pois, analisar e desmontar, para desagrado dos reacionários de carteirinha, essa doxa perniciosa e totalitária. Já.

        Importa enfrentar a impostura burocrática, a qual vai reinando, suavemente, perante o sono prolongado dos compagnons de route…

        E não vale a pena dizer que “isto tudo é um debate ultrapassado”, porque não é, não senhor, uma vez que a “vanguarda” neomercantilista no poder faz questão de desenterrar, em momentos fundamentais, as ideias mais perversas e liberticidas (ver, por ex., o sr. Júlio Correia, com o seu estalinismo paquidérmico, em http://www.expressodasilhas.sapo.cv/opiniao/item/41566-a-simbolica-estalinista).É o poder nu e arbitrário; não haja qualquer dúvida.

        O lumpenproletariat chegou ao topo.

        E é por isso que a benevolente utopia acaba sempre em distopia.

        Somos governados por saloios maquiavélicos, mascarados todavia de “modernos”, dessa modernidade lúgubre e atrasada, refastelada, enfim,nos privilégios e na depredação contínua da coisa pública.

        Essa gentemanda e desmanda.

        Pregam, reparem bem, o ideal da “esquerda democrática” enquanto enchem os bolsos e acumulam, num ato de solidariedade invertida, casas, objetos de luxo, ações nas empresas e fortunas inexplicáveis…

        Haverá no mundo algum “Estado de direito” onde o primeiro-ministro, qual monarca absoluto, possa cometer vários crimes perante o silêncio reverente e cúmplice das instâncias competentes?(ver http://www.jsn.com.cv/index.php/opiniao/1469-casimiro-de-pina-jose-maria-neves-um-principe-acima-do-estado-e-da-constituicao).

        Sim, e está localizado entre os paralelos 17º 12´15´´ e 14º 48´00´´ de latitude norte e os meridianos 22º 39´20´´ e 25º 20´00´´ de longitude oeste.

        Chama-se República de Cabo Verde.

        Este é o paraíso dos criminosos de “colarinho branco”, cuja ternura sagrada faz lembrar, ulalá, a das célebres vacas da Índia!

        O dr. José Maria Neves, com candura evangélica, vai anunciando as suas “boas novas”, vendendo falsas ilusões. Bem prega o frei Tomás!

        Não interessa, ao que parece, se ele cumpriu as metas da governação.

        O anúncio é tudo. E a memória é curta. O que vale é a repetição tola dos soundbites. Os eternos e belos “planos”!

        De qualquer forma, há sempre idiotas úteis que confiam mais nas boas intenções do que nos fatos e na realidade.

        O povo não tem trabalho e vive submerso na insegurança.

        Mas isso não interessa!

        Ninguém leu A Tentação Totalitária (J.-F. Revel) e, portanto, estamos completamente indefesos ante o avanço da “maré vermelha”.

        Poucos analisaram os argumentos de von Mises; a estratégia revolucionária foi esquecida e, por isso, triunfa tranquilamente. Cotidianamente.

        Mas há sempre aquelas boas almas (hão-de herdar um dia o paraíso!) que acham, julgando-se bem informadas, que o comunismo “morreu” com o triunfo do mercado e das trocas globais, como se o próprio Marx não tivesse, já em 1848, defendido a liberdade de comércio e Lenine a NEP, após o fracasso das primeiras experiências colectivistas. Ninguém leu nada disso.

        As ideias liberais e conservadoras, que fizeram o progresso das nações, raramente aparecem na nossa esfera pública.

        É isso, todavia, que faz a clássica direita, o partido dos moderados e do governo constitucional, que mais não é do que a defesa da “filosofia perene”. Baseia-se na experiência comprovada. No respeito pelo bom senso.

        Vejamos.

        Onde se pode encontrar, entre nós, livros tão sábios como Reflexões sobre a Revolução na Europa ou A Rebelião das Massas?

        Alguém aí notou que Michel Foucault, o queridinho da esquerda caviar e das doutas cabeças “pensantes”, não passa de um apologista dos regimes mais fanáticos? (ver http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrada/10115-o-erro-de-foucault.shtml).

        Quem escutou, com atenção, as palavras avisadas de umYuri Bezmenov sobre os quatropilares da “subversão ideológica”? (https://www.youtube.com/watch?v=ToVhVj1mNVo&list=PL020109B9E82BF3A1).

        Onde estão os ensaios do grandeBastiat? E as análises de Robert Nisbet?

        Quem quer saber do novíssimo controlo totalitário da mídia? (https://www.youtube.com/watch?v=4VBOH4s-GVg).

        Já ouviu falar dos “Hashishim”? Nunca? (ver, o quanto antes, http://home.comcast.net/~pensadoresbrasileiros/MeiraPenna/os_hashishim.htm).

        Roger Scruton (http://www.roger-scruton.com/) é uma ave rara neste céu atlântico do olvido premeditado.

        A Grande Estratégia, tão bem tratada por Jeffrey Nyquist, foi olimpicamente ignorada.

        Quantos estudantes universitários cá do burgo já leram o Livro Negro do Comunismo?

        Reina a mediocridade auto-satisfeita.

        No máximo, sai um pouco de J. M. Keynes, cuja aproximação ao comunismo todos desconhecem também (ver, para começar, http://www.believeallthings.com/1472/john-maynard-keynes-communism/ ou então isto: http://www.knology.net/~bilrum/keynes.htm).

        Até os nossos ilustres doutores e doutorandos confundem o autoritarismo com o totalitarismo, identificando o partido único marxizante com o primeiro.

        Mas, em 2030, tal como na parábola mística de Fourier, até a água do mar será transformada em“saborosa limonada”! Eis o ponto essencial.

        O PAICV é uma esquerda radical dissimulada. A limonada de Fourier…

        Os seus dirigentes defendem Fidel Castro (de quem o notável sr. Filú se declarou, aliás, admirador!), têm saudades dos “bons velhos tempos” e nunca se penitenciam pelos crimes do comunismo internacional.

        Continuam a dizer, e parece que acreditam nisso, que a ditadura foi um passo “importante”, enquanto momento de “reconstrução” nacional e de “preparação” das “massas populares” (o absurdo, apesar de tudo, é patente: “prepara-se” para a liberdade na ausência da…liberdade!!!).

        A hipocrisia, conjugada com a exploração da miséria, é o modus operandi.

        Rejeita-se, nessa cosmovisão, qualquer ideia de self-evident truths, de que fala a Declaração Norte-Americana de 1776.

        É o mesmo partido que hoje expulsa, com o zelo típico dos ayatollahs, as alunas grávidas dos liceus, mostrando o seu desprezo pelos direitos naturaise indisponíveis da pessoa humana.

        A sua lógica é revolucionária, gizando, é claro, uma “democracia” fora da Constituição.

        O seu modelo preferencial é o Estado total, que planifica a vida dos indivíduos e das coletividades. O fundo mental é messiânico. A lei é a vontade “iluminada” de um chefe, ou do partido. A malta é assim.

        Não vê a democracia liberal como algo normal, em que partidos rivais se alternam no poder dentro de um certo e previsível quadro constitucional. Não.

        A sua ideologia é, antes, uma manta de retalhos, misturando o velho marxismo com fiapos mal digeridos do liberalismo e pitadas suculentas do gramscianismo cultural, desaguando tudo num pastoso “positivismo inconsciente”(ver http://www.olavodecarvalho.org/semana/120810dc.html) de sinal burocrático-centralizador, decerto.

        O PAICV não é nada parecido com o Labour Party britânico, essa esquerda moderada e civilizada.

        P.S.: Num intervalo de lucidez, o jornal oficioso do regime publicou uma peça breve sobre a situação na Venezuela, revelando as misérias do “socialismo do séc. XXI” nesse país latino-americano: http://www.asemana.publ.cv/spip.php?article101032&ak=1; sobre Cuba, a ilha-prisão dos inefáveis Castro, há cerca de 40 anos (sim, quarenta anos!) que ninguém sabe de nada; nem a TCV nem os jornais indígenas ousam falar da realidade! A “espiral do silêncio” tolhe, deste modo, o entendimento das coisas e, mediante a ocultação sistemática dos fatos, produz uma mentalidade cínica que só sabe identificar as mazelas do mundo livre, do capitalismo e das democracias ocidentais em geral. O resto, como que por milagre, simplesmente desaparece do mapa.

      • DIREITA E ESQUERDA: a relevância de uma distinção – 3ª parte

        Escrito por Casimiro De Pina | 22 Julho 2014
        Artigos – Cultura

        Para Olavo de Carvalho, com admiração.

        Fustel de Coulanges mostrou-nos, desde 1864, que o homem é um ser complexo, reunindo, aliás, na sua radical incompletude, contributos díspares de várias épocas históricas.

        De quantas faces é composta a face humana? Ainda o sabemos?

        Contra a frivolidade midiática dominante, temos de voltar à sabedoria e ao diálogo sereno com os clássicos. É uma tarefa inadiável.

        Mas a esquerda, essa fábrica ininterrupta de mentiras, poluiu o nosso ambiente político perigosamente. Abastardou tudo.

        Sem a remoção desse lixo tóxico não se consegue, jamais, edificar uma política decente e um país de homens livres.

        Quase todos os manuais escolares e os artigos de jornal dizem-nos, por ex., que o New Deal de Franklin Delano Roosevelt e o sr. Keynes “salvaram” o capitalismo, livrando-nos, miraculosamente, da Grande Depressão de 1929 e das suas funestas consequências econômicas. Adam Smith estava errado. É esta a mensagem subliminar.

        O “homem do sistema” tem de intervir e garantir o equilíbrio.

        O mantra tem sido repetido durante várias décadas, mas não passa de uma bela e elementar tolice.

        Para se ter a dimensão da lenda, basta consultar, por outro lado, a Internet. Essa poderosa invenção capitalista.

        Lê-se algures esta pérola:

        “Com o New Deal, portanto, iniciou-se a tensa construção do pacto entre Estado, trabalho organizado e capital, ou regulação fordista-keynesiana do capitalismo que, no pós-guerra, fundamentaria o peculiar Estado de Bem- Estar americano e o longo período de prosperidade que se estenderia até fins dos anos 1960” (in http://pt.wikipedia.org/wiki/New_Deal).

        Cita-se aqui, refira-se, uma “tese de doutorado” (do sr. Flávio Limoncic) em História Social, defendida numa universidade do Rio de Janeiro em 2003! Fantástico, como prova acabada de uma forma mentis.

        A própria academia transformou-se, tal como previra Antonio Gramsci, num dócil veículo de propaganda, em prol do “novo príncipe”, amplificando, ceterisparibus, a malícia colectivista em escalas estratosféricas.

        A imbecilização pseudoletrada campeia a todo o vapor.

        Thomas Sowell, que por acaso é negro e liberal, e investigador sénior da HooverInstitution (Stanford), já demoliu, impiedosamente, essa velha cantilena esquerdista.

        Historicamente, sucedeu exactamente o contrário.

        A balela keynesiana é, por conseguinte, uma impostura ridícula. Não vale nada. É uma estória da carochinha.

        Só o uncommonknowledge, alicerçado na pesquisa sincera, nos pode devolver a luz. E tirar-nos, definitivamente, da escura caverna socialista.

        Há que abdicar dessa canga miserável, porque a liberdade rima, antes de tudo, com a verdade.

        Logo após a Grande Depressão, e por simples e espontânea ação do mercado, o desemprego começou a descer nos EUA.

        No mês de Junho de 1930 atingira a surpreendente taxa de 6,3%.

        Mas depois vieram a maciça intervenção do Governo e as medidas de “estímulo”, primeiro com Hoover e, mais tarde, com a administração Roosevelt. Foi o bonito!

        Passado pouco tempo, a taxa de desemprego havia atingido os dois dígitos, como neste infeliz reduto desse rebento de Getúlio Vargas que é o sr. José Maria Neves, o cínico.

        E foi assim durante toda a década de 1930. O New Deal foi um fracasso.

        A Guerra é que inverteu a situação, como explica categoricamente Sowell.

        Keynes era apenas um socialista fabiano que, em 1936, perante o horror da tirania estalinista, cuja dimensão já era bem conhecida, elogiava os “administradores altruístas” da URSS. Porca miséria!

        É este o grande ídolo de boa parte da nossa intelligentzia e dos nossos burocratas, apostados, é claro, na perversa “economia de interesses”.

        Keynes é o papa do Estado corporativo, caucionando, com o seu império de guildas e regulações, a união do poder político com o econômico. É o equivalente actual de Jean-BaptisteColbert, o influente ministro de Luís XIV.

        Outra questão essencial. De primeiríssima ordem.

        Durante muitos anos, identificou-se o nazi-fascismo como o pior monstro totalitário da história humana, e com a “extrema-direita”.

        Toda a gente repete a ladainha com a elegância frenética de um robot…

        Aliás, entre nós, o pior que se pode dizer a um político é tachá-lo de “fascista”. É o cúmulo da difamação!

        Ninguém quer ser fascista, como se não existisse, vejam bem, essa escória que é o comunismo genocida.

        Fala-se de Hitler para esquecer Estaline, Pol Pot ou Mao Tsé-Tung.

        Acontece que o nazismo alemão foi apenas um dos ramos do movimento socialista. Trata-se de um movimento de esquerda, que odiava o capitalismo e importou os piores métodos da URSS.Nationalsozialismus. Eis a verdade cristalina.

        Aliás, foi Estaline quem alimentou Hitler, ajudando a edificar a sua terrível máquina de guerra. De outra forma seria impossível.

        Até a tecnologia dos campos de concentração foi copiada da Rússia soviética.

        Durante décadas e décadas este facto foi silenciado, mas tudo se clarificou com a abertura dos arquivos de Moscovo.

        O Pacto Ribbentrop-Molotov foi apenas a confirmação de uma relação privilegiada, de estreita colaboração, que já vinha de trás.

        Este artigo do filósofo Olavo de Carvalho é mais importante do que toda essa ração simplória, e francamente burlesca, que nos impingiram durante anos a fio, da escola primária à universidade: URSS, a mãe do nazismo, inhttp://www.olavodecarvalho.org/semana/081211dc.html.

        Quando não restam mais âncoras, a esquerda ressentida lembra-se finalmente da Suécia.

        Este belo país escandinavo seria fruto, afirma-se convictamente, do Estado interventor e da “social-democracia”. Logo, da esquerda!

        Falam de Olof Palme, dos serviços públicos generosos, etc., etc..

        A Suécia, glamourizada pelos ABBA, seria então um bom exemplo das virtudes da planificação económica.

        Ora, é mais um mito político frágil.

        Quem construiu a prosperidade sueca não foi o socialismo. Nem o sr. Keynes. Foi, pelo contrário, a tradição liberal.

        No séc. XIX, surgiu um grupo de empreendedores, os quais lançaram o país na rota da inovação e da modernidade.

        Outrossim, esse reino escandinavo, com um território imenso e belos lagos naturais, nunca esteve envolvido em guerras ou conflitos destrutivos. Desde 1809 que não participa directamente em guerras.

        O assistencialismo estatal é apenas uma invenção recente da social-democracia, sobretudo a partir de 1950, o que viria a gerar o protesto da escritora AstridLindgren, indignada com a altíssima carga tributária que mal deixava o cidadão respirar e usufruir o fruto do seu trabalho.

        Stefan Karlsson escreveu um poderoso artigo sobre o tema,TheSwedenMyth, avaliando rigorosamente a história económica sueca.

        Foi a partir da década de 1860 que a Suécia fez reformas decisivas e entrou no barco da Revolução Industrial. A liberdade é tudo.

        Não foi Marx, o impostor e guru de tiranos, mas sim pioneiros como Alfred Nobel, SvenWingquist, Gustav Dahlén e BaltzarvonPlaten que fizeram a riqueza do país.

        Foram eles que concretizaram a “destruição criativa” de que falava Schumpeter.

        Em pouco tempo a Suécia já estava na linha da frente da prosperidade; empresas como Volvo, Saab ou Ericsson conservaram esse espírito criativo.

        Até 1932, os gastos do Governo eram menos do que 10% do PIB.

        Mas a esquerda não quer saber dos factos. Quer utilizar a Suécia como uma bandeira.

        Porque não lê o índice anual da Heritage Foundation?

        Essa malta não tem remédio!

        PS: O sr. Tony Blair, ao lado de Bill Clinton, Felipe González ou Fernando Henrique Cardoso, desilude-me agora particularmente, avalizando, sem espírito crítico, a infeliz política de Juan Manuel Santos, que mais não é, no ápice da desonra e impunidade, do que o esquecimento das inúmeras vítimas do terror e a legitimação moral peremptória das FARC, a bilionária, mafiosa e crudelíssima guerrilha marxista colombiana. Se é isto, como proclamam os convivas, “Latercera via: el camino a laprosperidad económica y social” (ver http://www.midiasemmascara.org/artigos/internacional/america-latina/15325-santos-fhc-e-a-paz-das-farc.html), prefiro, definitivamente, a minha primeira via: a da liberdade individual, da reforma tranquila e do governo constitucional limitado, com raízes na Revolução Gloriosa de 1688. Prefiro, enfim, essa via que fez, em toda a parte, A Riqueza das Nações; prefiro o modelo cristão da culpa e do arrependimento; entre as FARC e George Washington, fico com o último.

        Casimiro de Pina é jurista e autor do livro ‘Ensaios Jurídicos: Entre a Validade-Fundamento e os Desafios Metodológicos’.

        Tendo em conta análises bem estruturadas e honestas como as acima, é que embaso meu modo de ver os acontecimentos recentes, e não em aforismos tresloucados da mídia, tanto ocidental qnto oriental, sobre os fatos que tem importância no contexto geopolítico… não dou marteladas sem estopa e não assino embaixo de textos de pensadores desonestos… o que falta aos analistas atuais é, como vc disse, limpar os olhos antes de tentar ver alguma coisa… a mim, me parece, que estou com as lentes limpas… talvez seja a hora de vc limpar as sua… saudações…

      • por LUCENA
        .
        .
        Sr.Vympel1274
        .
        .
        O mais engraçado naquela edição, foi os argumentos do Blue Eyes, Na Resistência … Hahahhaah … o cara não mudou nada …. hahahah … continua o mesmo mamífero de sempre .. Haahahah… se cristalizou, virou pedra de sal … hahahahahah …. ¿Porqué no te callas? … Hahahahah ….
        .

      • Pedra de sal ainda tem serventia… e um monte de bosta, serve pra que ???… rsrsrsrsrsrs… pra grudar na sola do sapato e feder… 🙂

  4. É de rir essa política internacional americana. Fingem q n sabem, negam até a morte, opinam sem “prova” alguma, tudo a uma conveniência absurda. Minha opiniao? Falsa bandeira notória — diga-se minha opinião msm.

    “O problema” todo é q os russos aprenderam a brincar na “guerra de informações” e essa é n sei mais qual, vitoria dos russos x americanos.

    Realmente me pergunto como seria se uma RT já existisse na época do Iraque — e se os russos tbm estivessem interessados naquela regiao, obviamente.

    É quase como ver um castelo de cartas desmoronar a cada “jogada em falso”.
    E sim, o primeiro ministro ucraniano já saiu do cargo nao é? Enfim, vou me calar.

    • EUA e Russia são farinha do mesmo saco em questões geo politicas, a diferença hoje, e que os russos são comandados por um gênio (megalomaniaco psicopata, mas gênio) e os americanos são governados por uma retardado.

      • Interessante análise, Capa Preta, kkkk

        ainda que eu não veja dessa forma (devido a caracterização extremadas de ambos), sob um ponto de vista, não deixa de ser real.

        Independente disso, o ponto chave é que entendeste que ambos são “farinha do mesmo saco”, o que difere dos relacionamentos do Brasil com eles deve-se somente a situação geográfica que nos encontramos.Sds

      • O governo da esquerda brasileira quer sair da órbita dos EUA mudando para a dos chinas e russos, ou seja, euroasática… mas ter órbita própria eles não consideram… porque será ???…

      • Baseado em que vossa iminência da insanidade tira essas conclusões?
        Gringo boçal, deixa de ser ridículo, essas suas crises de abstinência, pela falta da dependência yanke, começa a te expor a ridículo até para aqueles que te apoiam por identidade ideológica, mas assim você dificulta o trabalho deles. Parece até que está se inspirando no seu presidente. Santa boçalidade.

      • Incompetência talvez?

        Porque se for devido a ideologia é complicado, pois a pátria mãe do comunismo nem existe mais (URSS), e a China, de comunista só tem o controle férreo do estado sobre a sociedade, no todo mais é selvagemente capitalista.

        Parafraseando outro comentarista que não lembro o nome neste momento: “é como trocar a bicada da águia pela mordida do dragão ou pela patada do urso”….

        São quase 12 anos no poder, e tudo o que foi feito até agora foi devido ao crescimento econômico iniciado no governo anterior (FHC era um entreguista, mas ninguém pode tirar isto dele).

        Quando da mudança do governo e no desenrolar deste, havia dinheiro em caixa para se gastar, gerado do crescimento econômico iniciado 4 anos antes….

        Mas durante esses 12 anos, o que foi feito para estimular o crescimento econômico? Nada, só gastança desenfreada!

        Agora, nos próximos 4 anos a fonte secou (crescimento do PIB menos que 1%)…de onde tirarão dinheiro não faço a mínima…

      • Frase lapidar, caro CAPA PRETA… mas o negão foi posto lá pra isso mesmo… fazer lambanças e acabar com a imagem e a moral dos EUA… e ele é genial qndo se trata disso…

      • “CAPA PRETA
        25 de julho de 2014 at 23:09

        EUA e Russia são farinha do mesmo saco em questões geo politicas, a diferença hoje, e que os russos são comandados por um gênio (megalomaniaco psicopata, mas gênio) e os americanos são governados por uma retardado.”

        o seu lobisomi… o senhor respeita a nossa grande idiocracia global viu..o senhor respeita o nosso grande presidente e líder global Camacho viu..ele ganhou o premio nobel da paz… 🙂

  5. Quanta lorota , moscou teve participaçao na derrubada do boeing , os EUA nunca disse que o disparo saiu de terras russas e sim da area ocupada pelos terroristas bebados , a culpa de moscou esta em comfiar armas com potencial perigoso a vassalos alcoolatras , nunca houve mensao a hipotesi da derrubada ter sido proposital , as proprias gravaçoes obtidas pela espionagem ja deixou bem claro que os alcoolatras atiraram pensando ser o boeing um alvo militar , quem tentou armar um circo afirmando que o objetivo era matar putin foram os babaovos da imprensa vendida russa , no mais , chupem manes !

    • por LUCENA
      .
      .
      O Bluesyes na resistência, tem uma escola não sabia … Hahahahah …olha ai um produto patético da escolástica da resistência … hahahah …
      .
      Bem diz o ditado popular, “quando o navio vai a pique,os primeiro que cai fora, são os ratos” …. Hahahahah ….

      • Filho da “ignorança” é assim mesmo… pede para outros se calarem enquanto ele vomita suas pérolas… então tá com invejinha porque o que eu afirmo o faço sobre a mais cristalina lógica, ainda que não agrade aos retardados esquerdopatas de plantão… óbvio, me preparei para isso, enquanto outros preferem acreditar nos Paul Craigs da vida… rsrsrsrsrssrs… típico…

  6. Cara…..e o que dizer que as provas da participação russa no episódio se baseiam no Youtube e no Twitter?

    • Estudos sobre Facebook tentam prever reações de seus usuários

      Enquanto algumas pesquisas associam a rede social à palavra ‘diversão’, outras mostram como as pessoas se deprimem quando seus ‘posts’ recebem poucas curtidas

      por Thiago Jansen

      08/06/2014 6:00 / Atualizado 08/06/2014 9:23

      Quase 20% dos sete bilhões de habitantes da Terra estão por lá. O Facebook virou a grande praça do nosso tempo, um lugar de encontro e relações sociais que atrai crescente atenção do mundo acadêmico, de olho na compreensão dos efeitos que essa enorme interação exerce sobre o comportamento humano. São tantos os estudos focados na rede criada pelo americano Mark Zuckerberg quantos as conclusões a que eles chegam. Mas duas ideias perpassam todos eles: é difícil entender esse fenômeno totalmente, assim como, a depender de grande parte dos resultados a que chegam, é quase impossível ser feliz no Face.

      Vejamos: mês passado, a universidade australiana de Charles Sturt, por exemplo, revelou que quanto mais uma mulher publica informações sobre si na rede, mais solitária ela se sente. Ao mesmo tempo, a também australiana Universidade de Queensland publicou duas pesquisas que cravam: a falta de acolhimento e aprovação ao que publicamos — em outras palavras, poucas curtidas aos nossos posts e fotos — nos deixa verdadeiramente angustiados e infelizes. No Reino Unido, estudiosos da Universidade de Stratchclyde que analisaram o comportamento de 881 jovens com idade média de 24 anos concluíram que quanto mais tempo eles passaram no Facebook, pior se sentiram. É que, embora muita gente costume retocar suas fotos com programas de edição ou, ao menos, escolher as melhores imagens para postar, acaba se esquecendo de que outros também o fazem e se deprime ao se deparar com a beleza alheia.

      O diretório do instituto americano Pew Research Center, que agrega pesquisas, apresenta mais de 1.200 resultados quando se digita a expressão rede social. Se a busca é por Facebook, são mais de 1.600 entradas. Nem todo esse universo, claro, é deprê. Um trabalho da Universidade de Connecticut (EUA) de 2012 “revelou” que o Facebook é um nome associado à diversão. E, no ano passado, a prestigiosa Universidade de Cambridge, na Inglaterra, sugeriu que pessoas que curtem batata frita no site tendem a ser mais inteligentes (?!), entre inúmeras outros “estudos” de aplicabilidade duvidosa e resultados insólitos.

      A assistente administrativa Larissa Diniz, de 27 anos, corrobora algumas pesquisas e discorda de outras. “Flodadora” (atualizadora quase compulsiva) com orgulho, ela publica diversos selfies por dia e vive compartilhando músicas, pensamentos, reclamações. Admite que se entristece se não tem a resposta esperada.

      — Meu perfil funciona como um diário. Estou constantemente pensando no que vou postar, sempre ligada. Fico muito frustrada quando não reagem ao que eu posto. Por outro lado, se os amigos interagem bastante, meu humor melhora — afirma. — Mas não concordo com a pesquisa que diz que quem posta muito é mais solitário. Claro que, em um domingo chuvoso, sozinha em casa, vou postar mais do que o normal. Mas quando estou na noite com os amigos também publico um monte de fotos.

      Coordenador de mídias sociais, Renato de Andrade tem mais de três mil amigos no Facebook e 10 mil seguidores no Twitter e faz do ofício seu passatempo favorito: conectado quase o tempo todo, ele publica em média cinco postagens diárias em sua página pessoal e gosta de provocar seus seguidores com perguntas inusitadas, estimulando interações. O carioca de 30 anos é outro que admite se deixar afetar pelas redes.

      — Gosto de interação, de ver o que a galera está pensando, então também fico frustrado quando coloco perguntas e ninguém responde — diz Renato. — Agora, acho que, na verdade, todo mundo é um pouco solitário, mas cada um encontra a sua forma de lidar com isso. Nesse sentido, o Facebook é até positivo, porque dá a quem é tímido mais possibilidades de fazer amigos.

      Pesquisas ajudam em tratamentos

      Usuário ativo do Twitter, com mais de 52 mil seguidores, o designer criador do popular site de humor “Jesus Manero” Victor Berriel, de 25 anos, diz observar o impacto das redes na vida das pessoas diariamente, inclusive na sua:

      — Vejo muita gente se comportando de formas que normalmente não faria se não tivesse conta no Facebook. Com as redes sociais, qualquer pessoa pode projetar o que quiser, e muitas moldam suas atitudes pelo modo como querem ser vistas.

      Colaboradora do Grupo de Dependências Tecnológicas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP, a psicóloga Sylvia van Enck vê com naturalidade a multiplicação das análises sobre o comportamento humano nas redes. Para ela, isso é apenas um reflexo do peso que sites como o Facebook têm na vida das pessoas:

      — Somos diretamente afetados pelas dinâmicas das redes sociais. O nosso trabalho no Instituto de Psiquiatria da USP acaba se respaldando muito no que é publicado em termos de estudos sobre comportamento, tecnologia e internet. A partir deles, buscamos ajudar aqueles que têm a vida prejudicada pelo uso desmedido da rede. As pesquisas são o ponto de partida para um resultado prático.

      Referência quando o assunto são redes sociais e internet brasileira, a cofundadora do site YouPIX Bia Granja diz que já foi mais empolgada com as pesquisas acadêmicas sobre o comportamento dos usuários online. Os resultados contraditórios e a maioria de conclusões negativas a levaram a observá-las mais como meras curiosidades:

      — Fico ressabiada, porque as pesquisas muitas vezes parecem enviesadas. Muita gente também passou a vê-las com restrição. Tanto que a expressão “estudos apontam” virou piada na rede.

      As piadas com as pesquisas acadêmicas ganharam terreno fértil nos próprios objetos de estudo delas. Há muitas páginas no Tumblr e no Facebook, além de perfis no Twitter, que ressaltam o humor involuntário dos trabalhos acadêmicos por meio de paródias e compilações de resultados absurdos. No Twitter, um dos mais populares perfis do tipo é o Estudos Apontam (@ApontandoEstudo), com mais de 45 mil seguidores. Nele, acumulam-se pílulas de irreverência, como “Estudos apontam que é possível ir pra academia e não tirar foto” ou “Estudos apontam: A bunda do Hulk tem vida própria”.

      Para a psicóloga Mariana Matos, pesquisadora das redes sociais, pode-se depreender alguns aspectos importantes sobre a personalidade e os maneirismos das pessoas pelo uso que elas fazem das redes. Mas com parcimônia.

      — Sem dúvida, os usuários acabam mostrando aspectos seus nas redes, seja na maneira como se projetam, seja na forma como interagem. Mas isso acontece em diferentes espaços da vida não digital também: não somos no trabalho as mesmas pessoas que somos com amigos — compara Mariana. — Não dá para resumir as pessoas às suas versões digitais. Não é porque alguém vive publicando selfies que é necessariamente inseguro. As pessoas devem ter noção de que as pesquisas envolvem fatores culturais e metodológicos particulares. Não se pode interpretá-las como verdade absoluta. O comportamento do ser humano não é uma ciência exata.

      ‘Tentativa de popularizar o conhecimento’

      Escritora e especialista em redes sociais, Rosana Hermann diz ver no crescente interesse do meio acadêmico uma tentativa de popularizar o conhecimento, com produções que digam respeito a um público amplo. Apesar disso, para ela há um evidente desprezo dos pesquisadores pela dinâmica da internet — daí o negativismo predominante:

      — Há pesquisas que são pura e simplesmente negativas. Geralmente são aquelas genéricas e reducionistas “pessoas que usam tal rede são assim”. Os estudos estão aumentando, mas ainda há muito rancor sobre o meio digital. E, com isso, uma grande falta de percepção sobre o que realmente está acontecendo nele. (Colaborou Marina Cohen)

      • Facebook será investigado por estudo de manipulação de emoções

        Órgão britânico quer saber se pesquisa que manipulou feeds de usuários para avaliar alterações de comportamento violou leis.

        Da BBC

        Autoridades britânicas estão investigando se o Facebook violou leis de proteção de dados ao realizar um estudo psicológico sobre usuários sem o consentimento deles.

        No teste, o Facebook “manipulou” o feed de notícias de quase 700 mil internautas para controlar as emoções às quais eram expostos.

        O Escritório do Comissário de Informações (ICO, na sigla em inglês), órgão responsável por garantir a privacidade de informações sobre os cidadãos do país, informou que pretende questionar o Facebook sobre o estudo.

        A empresa disse que garantiu “proteção apropriada” para as informação das pessoas.

        “Responderemos com prazer às dúvidas que os reguladores possam ter”, disse o diretor do Facebook na Europa, Richard Allen.

        A sede europeia da empresa fica em Dublin, na Irlanda.

        De acordo com os jornais Financial Times e The Register, o ICO disse que entraria em contato com o órgão irlandês de proteção de dados sobre a questão.

        Teste emocional
        A pesquisa foi realizada em colaboração com as universidades de Cornell e da Califórnia, em São Francisco. O experimento durou uma semana em 2012 e as “cobaias” foram 689 mil usuários da rede.

        De acordo com o relatório sobre o estudo, “a experiência manipulou o quanto as pessoas foram expostas a diferentes emoções em seu feed de notícias”.

        O estudo descobriu que quanto mais histórias negativas os usuários recebiam, mas propensos ficavam a escrever um post negativo, e vice-versa.

        A pesquisa foi feita para avaliar se a exposição a diferentes emoções levava os internautas a mudar seus próprios comportamentos de postagem.

        O estudo foi criticado duramente por ter sido realizado sem o conhecimento ou aval dos usuários.

        ‘Melhorar processos’
        O Facebook defende a pesquisa e afirma que não houve coleta desnecessária de dados pessoais.

        “Nenhum dos dados utilizados foi associado com o relato de uma conta específica no Facebook”, disse a rede social.

        “Está claro que as pessoas ficaram chateadas e assumimos a responsabilidade por isso”, disse Allen.

        “Estamos melhorando nossos processos com base nessas opiniões.”

        Um dos autores do estudo, Adam Kramer, também do Facebook, admitiu que a empresa não expressou claramente suas intenções ao fazer a pesquisa.

        “Posso entender a razão por que algumas pessoas estão preocupadas. Eu e os outros coautores lamentamos a forma como o experimento foi descrito e qualquer ansiedade causada por ele”.

  7. Que estava entre Ucrania e Pro Russia todos sabiam, mas estava muito mais claro que os EUA queriam aproveitar o ensejo para criar prerrogativas para sancionar a Russia.

    • Carlos, deixe de ser esquerdinha… quais produtos civis a Rússia produz que possa competir com o ocidente ???… vodka ???… rsrsrsrsrs… e os chinas ???… quais armamentos no estado da arte possuem que faça o ocidente preterir seus produtos para comprar os chineses ???… VAMOS PENSAR UM POUCO !!!… esse povo que se enrola em bandeias vermelhas com foice e martelo tem essa visão equivocada do mundo… a Rússia é um NADA em se tratando de comércio mundial…

  8. Respondendo ao HMS_TIRELESS Acima.

    Recentemente, vi alguém no blog te chamando de menina e mais recentemente vi uma afirmação de que você e o AA seriam um casal.

    Analisando friamente vejo que há muita coerência nesta afirmação, visto a velocidade e veemência com que tratou de tomar partido defendendo seu parceiro.

    Tal fato não é de se estranhar. Estranho é você um judeu convicto ou por adoção se alinhar ao comentarista nazista do blog. Acho que sofre do mesmo problema de visão do marido.

    Grande abraço;

    Vandrade.

    • Só isso meu caro? Não tem argumentos para se contrapor a mim e vem com churumelas? Que coisa! Cada vez mais o nível de vocês desce a ladeira…rs!

      • Tá revoltadinho porque levou uma na nuca em outro post… com esquerdalha é assim mesmo… não perdoo tonho vermelhuxo… empalo MESMO… 🙂

      • Esse romance do pitibicha gringo com o pitibitoca sionista ainda vai virar novela “o poder da internet para unir dois corações imbecis, com muito amor e dedicação”. Kkkkkkkkkk

      • Salve HMS;

        Você está me parecendo que vive um “certo” momento de desequilíbrio.

        Eu simplesmente respondia a uma provocação gratuita do (AA) e não tinha nada a ver com você, sua reação foi espontânea tentando comprar a briga do seu parceiro (ao menos me pareceu isto), você deveria ter um pouco mais de cuidado.

        Vamos ao seu post:

        “Meu caro Vaner Andrade, você é um fanfarrão! Junta você, o LUceNÁTICO e o Natimorto e temos os três patetas do PB”.

        Minha resposta deveria servir de alerta para você, nós leitores (não me considero um debatedor) que como no meu caso acompanha o PB há aproximados 6 ~ 7 anos conseguimos avaliar muitos post e traçar um perfil de cada debatedor (uma linha de raciocínio).

        No seu caso, se aliar ao nazismo para fazer oposição por oposição e de uma idiotice sem tamanho (é a minha opinião).

        Não entendi nada do seu questionamento…..??????

        Que tipo de argumento você queria que eu tivesse?

        Você começou com as churumelas. Quando se dirigir a alguém que ainda lhe tem respeito, pense, raciocine (sei que tem formação para isso).

        Quanto ao AA na Resistência conheço as postagens dele desde que começou no PB e eu realmente o considero uma ameba e agora uma ameba com alhzeimer visto que não se lembra de nada que escreve.

        Cordialmente;

        Vandrade.

  9. Respondendo ao HMS_TIRELESS acima (perdoe-me se saiu duplicado),

    Recentemente, vi alguém no blog te chamando de menina e mais recentemente vi uma afirmação de que você e o AA seriam um casal.

    Analisando friamente vejo que há muita coerência nesta afirmação, visto a velocidade e veemência com que tratou de tomar partido defendendo seu parceiro.

    Tal fato não é de se estranhar. Estranho é você um judeu convicto ou por adoção se alinhar ao comentarista nazista do blog. Acho que sofre do mesmo problema de visão do marido.

    Grande abraço;

    Vandrade

    • Só isso meu caro? Não tem argumentos para se contrapor a mim e vem com churumelas? Que coisa! Cada vez mais o nível de vocês desce a ladeira…rs!

      PS: Como você duplicou a idiotice, merece resposta duplicada…..

      • Tão vendo gringo pitbicha e sionista pitbitoca? Acabou o segredo desse romance, podem assumir serem um casal. Kkkkkkkk.

      • Cara juju sabugosa… se acabou seu estoque de sabugos, é só falar que damos um jeito de lhe remeter um saco cheinho… vc prefere seco ou in natura ???… rsrsrrssrsrsrs… PS: qndo voltar a usar papel higiênico nos avise, para que não mais lhe remetamos sabugos para a sua higiene natural e mental… 🙂

      • puts ta vendo todo mundo percebeu rsrsrs

        caiu a mixa do zoinho de catarata e o tiralite de boi

        mas o vaner falou a real como pode um nazifasci e um sionista se unirem
        resposta o amor é lindo rsrs

        mas a realidade é a seguinte brasileiros,
        eles os nazie sionistas não tem força são uma minoria essas minorias querem levar nosso pais para o caos

        então os sionismo e o nazifasci se unem mesmo pois o que querem é o separatismo e subviencia aos americanos anglos

        infiltrados apenas isso

  10. Eu nem levo mais em consideração o que é dito por esta corja de politicos norte americanos, esquizofrenicos, veem e desveem a todo momento, manipuladores sorrateiros, mas fico extremamente satisfeito pois esta semana li uma materia que relatava a insatisfação de muitos congressistas norte americanos com a postura de seus lideres na geopolitica, principalmente na questão Ucrania.
    “Como subsistirá um reino dividido?”

    • O problema americano hoje é exatamente esse… os conservadores abriram a guarda para os esquerdopatas e deu no que deu… obamis nas presidência… mas antes já tinham colocado outro contaminado, o bil pinton… assim, a AMÉRICA livre é contaminada e corroída por dentro… igualzinho aqui… se assim continuar, vai cair… e junto o mundo civilizado… só sobrará as trevas vermelhas…

      • Eu defendo um EUA soberano e influente, mas não como nos governos bushianos e obamático, pois houve burrice em cima de burrice, fizeram valer de seu poder para escravizar o restante do globo, impuseram sua vontade de maneira cruel, avassaladora. Mas infelizmente estamos vivendo a pior parte da historia americana, estão se autodestruindo com dividas e adquirindo inimigos entre os amigos, e o que ninguem percebe é que no mundo, as maiores influencias de liderança são os EUA e Russia e ambos estão em confronto, enquanto isso o dragão acelera seu crescimento e aumenta sua influencia em todo mundo conquistando não só dinheiro, mas tbm poder de influencia, e alianças duradouras, e do outro lado os EUA destroi todas as fichas tentando encurralar quem esta quieto por puro e mero orgulho, e desnecessariamente.
        Enquanto isso o dragão afia suas garras, aumenta o seu poder. Quando então o urso e a aguia estiverem fracos, mais frageis, imagem desgastada, o dragão estará de pé, poderoso e dominante, entao será tarde para o sonho do multipolarismo, pois o dragão tomará o cetro da hegemonia global.

  11. Se ate a CIA estava soltando notinhas para certos jornalistas privilegiados, dizendo que os dados fornecidos pelos satelites yanque desmentiam o que negro obama estava dizendo quando responsabilizava Putin pela derrubada desse aviao civil, nao e de surpreender que os EUA passa fazer alteracoes em seu discurso “Putin e o responsavel”. Ja disse alguns dias atras, nao ter a menor duvida que foi gente da CIA na Ucrania, seus proprios fascistas que derrubaram esse aviao a mando de Washington. so acho que os ucranianos-russos cometeram erro entregando o “black box” para Holanda, fazer investigacao. Holanda nao e pais neutro, e membro da OTAN e faz parte deste nessa guerra contra Russia. Holanda em posse desse Black box, entregou este para o governo ingles “analizar”. Desde quando Inglaterra, o cavalo de Troia americano na Uniao Europeia e neutra nesse assunto. Inglaterra juntamente com os EUA sao os dois paises na vanguarda da campanha militar da OTAN contra Russsia. Vao alterar os dados desse Black Box e dizer que os russos derrubaraqm esse aviao.A tragedia russa e que seu governo, com bases na Oligarquia que se apropriou do pais, com a dissolucao da Uniao Sovietica, nao quer romper com os EUA, procura um meio de conviver com este. mas os EUA nao deseja outra coisa do que cindir Russia em diversos paises pequenos, sem poderio belico.Dai a relutancia de Putin. Os ucranianos-russos que se revoltam contra o governo de Kiev, sao em sua maioria classe operaria, e creio que a oligarquia teme mais essa classe operaria do que os capitalistas dos paises do Ocidente Por isso Putin espera que Alemanha agindo em defesa dos interesse das 3.000 empresas germanicas que dependem do comercio com Russia, venha realmente romper com os EUA e abandona a OTAN. Eu creio que a estrategia de Putin esta incentivando Obama tornar-se mais audacioso, mais agressivo. Dai eu concluir que essa tentativa russa de evitar um conflito vai tornar esse conflito mais certo. A qualquer hora eu creio que os EUA vai lancar um ataque termonuclear fulminante contra Russia., a unica chance deles vencer uma guerra contra os . russos.

  12. Blue Eyes, uma coisa que eu percebi é que tens o hábito de usar o velho “control+c control+v” quando a discussão chega á um determinado ponto. Deveria evitar isso, pois isso indica que estais passando o dever de sustentar sua opinião a outro indivíduo qualquer. Mais uma vez escreveste muito (corrigindo: “copiou e colou” muito) e novamente nada disse, principalmente por nada ter a ver com o assunto abordado (Polônia), sendo que isso que está aí são considerações genéricas, em nada acrescentou seu ponto de vista.

    Se fosse para copiar e colar (eu poderia fazer o mesmo, pois o que não falta são artigos contrários ao que disse), pelo menos o faça quando o texto escolhido for algo relacionado diretamente com o assunto, pois que se utiliza de generidades para apoiar seu ponto de vista, nunca convence ninguém, mas fica igual á um disco arranhado, que não sai de determinada estrofe.

    Por acaso, estes governos da AL eu nem os considero socialistas, pois em teoria, se fossem socialistas, o estado por obrigação deveria fornecer gratuitamente educação, saúde, habitação e etc….O que realmente existe são governos POPULISTAS que tentam se esconder atrás de uma fachada de uma ideologia que se dizia olhar pelos cidadãos, mas que na verdade fracassou.

    Ser original é ter uma opinião e um embasamento específico para cada situação, pois as condicionantes são as mais variadas. Acreditar que os males do mundo se resumem a capitalismo x comunismo é ser limitado ao extremo..

    • Cada um tem sua estratégia, meu caro… aqui, nesse terreno, ninguém conhece ninguém… qnto aos textos acima, vc tá sendo injusto, pois, muitas poucas vezes posto artigos de terceiros e qndo o faço é porque o artigo tem algo a ver com a discussão ou algum ponto anteriormente colocado… percebo que vc parte do pressuposto que discordo totalmente de sua linha de raciocínio, o que não condiz com a verdade… nesse ponto que vc citou, sobre o populismo e suas vertentes latinas, concordo plenamente… é que vc se espelha nas experiências que tenho como os encarnados da esquerda burra local… não é por ai… me achas prolixo, mas tem coisa que não dá para discorrer em poucas linhas… qnto a questão da Polônia, te responderei oportunamente, pois achei mais importante, até para saber seu ponto de vista sobre o tema, postar os textos acima que, realmente, não são concisos, mas são primorosos… não transferi responsabilidade alguma, mas para que discorrer sobre um tema se outro o fez de maneira mais abrangente ???… até porque vc sabe minha posição ideológica… não sou contra colar textos que tenham relevância… se vc fizer isso não vou achar ruim… mas creio que vc citou o copia/cola só para me constranger… vc não está preparado para discutir sem estar com o espírito já propenso a guerra de ideias… vim desarmado e espero poder contar com sua inteligência, como fez acima… grato pela resposta e paciência… espero que possamos não descambar para a discussão inócua como tem que ser feito com os esquerdopatas de plantão, dada a total incapacidade que eles tem de tratar qualquer assunto de modo inteligente… estava em busca de uma resposta sua e encontrei… somente isso… saudações…

    • rsrs eu também percebi que o zoinho esta desesperado perde todas faz tempo sobrou a ele essa tática

      mas o que ele tras é tao ridículo que dai você percebe que o porque dele ser tao mocorongo

Comentários não permitidos.