Chanceler de Israel esquece papel do Brasil na criação do país

shalom

Em nova demonstração de sintonia com o governo dos EUA, Dilma mudou o tom sobre as ações militares de Israel no espaço de uma semana

RIO — O chanceler de Israel, Avigdor Lieberman, nascido Ivet durante o verão de 1958, na antiga Moldávia comunista, é daqueles personagens que parecem não ter futuro na política. Passa a impressão de que já o gastou todo.

Ele é a figura central, mas não a única, na crise diplomática aberta com o Brasil por causa da nova ofensiva sobre Gaza.

Em nova demonstração de sintonia com o governo dos EUA na política externa, o governo Dilma Rousseff mudou o tom sobre as ações militares de Israel no espaço de uma semana. Quinta-feira passada, em nota, criticou “igualmente” os bombardeios dos dois lados da fronteira. Ontem, condenou “o uso desproporcional da força, do qual resultou elevado número de vítimas civis, incluindo mulheres e crianças”, situando o caos na Palestina na categoria de crise humanitária.

O chanceler Lieberman, que controla uma dissidência do partido governista (Likud) com uma dúzia de cadeiras no Parlamento, viu na manifestação brasileira uma oportunidade para marcar posição de líder da direita em pleno esforço para derrubar o governo do premier Benjamin Netanyahu — com quem rompeu publicamente uma semana antes.

Autorizou e seu porta-voz, Yigal Palmor, não economizou fôlego, ontem, ao desqualificar o Brasil:

— Essa é uma infeliz demonstração de por que o Brasil, um gigante econômico e cultural, se mantém um anão diplomático — disse Palmor a jornalistas, acrescentando: — O relativismo moral por trás desta medida transforma o Brasil num parceiro diplomático irrelevante, que cria problemas em vez de contribuir para soluções.

O ataque, obviamente, merece resposta brasileira, calibrada para ajudar a ampliar o isolamento externo de Lieberman e seu partido, o Yisrael Beitenu, cujos votos têm origem na aliá (imigração) russa pós-Guerra Fria.

O chanceler israelense voltou, dessa forma, a confirmar a “lei” de Laurence J. Peter, escritor canadense, segundo a qual todo incompetente com nada para fazer pode mesmo assim produzir um estrago.

Alguém no Itamaraty poderia aproveitar a oportunidade para enviar a Lieberman um exemplar da ata da II Assembleia Geral da ONU, de 1947. Ela contém o registro da votação do Plano para a Partição da Palestina, que resultou na criação do Estado de Israel.

Em 1978, quando Lieberman deixou a Moldávia e chegou a Tel Aviv, havia três décadas que judeus e sionistas celebravam, agradecidos, a decisão brasileira de confrontar os interesses dos governos árabes em defesa da “Eretz Yisrael” (terra de Israel). Oswaldo Aranha foi quem presidiu essa decisiva assembleia da ONU. Sem o Brasil, Lieberman provavelmente jamais teria tido a chance de mudar o nome de Ivet para Avigdor.


Fonte: O Globo

Ministro rebate Israel e diz que Brasil não é “anão diplomático”

“Relativismo moral torna o Brasil um parceiro diplomático irrelevante”, afirma porta-voz de Chancelaria citado por jornal

O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, rebateu nesta quinta-feira as declarações do porta-voz da chanceleria de Israel que teria chamado o Brasil de “anão diplomático” ao criticar a decisão do país de chamar para consultas seu embaixador em Tel Aviv por causa do conflito na Faixa de Gaza.

Em evento em São Paulo, o ministro também rebateu nota da chancelaria israelense que afirmou que a decisão brasileira ignorava o direito de Israel de se defender.

“Somos um dos 11 países do mundo que têm relações diplomáticas com todos os membros da ONU e temos um histórico de cooperação pela paz e ação pela paz internacional. Se há algum anão diplomático, o Brasil não é um deles”, disse o ministro.

“Mas não contestamos o direito de Israel de se defender, jamais contestamos isso. O que contestamos é a desproporcionalidade das coisas”, acrescentou.

Na noite de quarta-feira, o Itamaraty divulgou nota em que considera “inaceitável” a escalada da violência em Gaza e condena “energicamente o uso desproporcional da força por Israel” no conflito, que matou mais de 700 palestinos. Na mesma nota, o Brasil anunciou que chamou seu embaixador em Tel Aviv para consultas.

O Ministério das Relações Exteriores israelense reagiu em nota, declarando-se “desapontado” com a decisão do governo brasileiro que, segundo o órgão, “não reflete o nível das relações entre os dois países e ignora o direito de Israel se defender”.

 

Fonte: Último Segundo via NOTIMP

50 Comentários

  1. “”””Por ter sido um dos articuladores da criação do estado de Israel foi homenageado emprestando seu nome a uma rua em Tel Aviv, Israel. Pelo mesmo motivo, há também uma rua com o seu nome em Bersebá, Israel, localizada no Campus da Universidade Ben-Gurion do Negev. Homenagem também concedida em Porto Alegre, no Bairro Bom Fim, onde se instalaram centenas de imigrantes judeus.””””

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Osvaldo_Aranha

    http://www.youtube.com/watch?v=epL02XuxN6A.

    Se serve de consolo também esqueceram de nossa participação na Segunda Guerra Mundial, sabotagens e trairagens a parte , quem se lembrou de nós foi a Alemanha e nos passou tecnologia nuclear.

    ABS.

  2. Agora sim, vemos contornos de uma conversa entre adultos… essa é a hora de provar que o Brasil realmente não é o citado “anão diplomático”… se é que isso existe!

    • por LUCENA
      .
      .
      Brasileiros pedem fim da violência contra Palestina .
      .
      Um documento subscrito por 18 brasileiros de origem judaica, 18 de origem árabe e 18 de outras origens, pela paz com justiça no Oriente Médio, foi encabeçado pela Comissão Justiça e Paz de São Paulo (CJP-SP) e outros líderes de organizações de direitos humanos.
      .
      O gesto é inspirado na iniciativa do Papa Francisco, que realizou em Roma oração conjunta pela paz com o então presidente do Estado de Israel, Shimon Peres, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.

      .
      (*) fonte: outraspalavras.net
      .
      .
      ( … ) Em segundo lugar, a iniciativa visa ter continuidade em si mesma, e sensibilizar progressivamente lideranças das comunidades judaica e palestina para que atuem junto às lideranças em outros países e junto às forças políticas nos países que são centro do conflito, Israel e Palestina – lembrando que, embora o Estado Palestino não tenha ainda sido instituído por veto do Conselho de Segurança da ONU, já é reconhecido pela Assembleia Geral da ONU, Unesco e outras agências mundiais.
      .
      Vamos continuar investindo na formação de uma rede que assine essa moção e se organize para dialogar com lideranças judaicas e palestinas no Brasil, promovendo consensos que possam contribuir para as ações dos dirigentes desses países.
      .
      Pretendemos trazer para ela artistas, cientistas, empresários e outras lideranças que deem maior densidade ao apoio que, estamos certos, a maior parte dos brasileiros deseja manifestar ao Papa. ( … )

    • Os idiotas de sempre esquecem que o BRASIL da epoca da criaçao do estado HEBREU era outro BRASIL, aquele possuia certa relevancia ,possuia governo forte ,sem comprometimento com ideologias externas e atrasadas , o passa-muleque Israelense foi para o brasiu gigantao lesado mental e bandido , este testo tenta colocar as duas situaçoes no mesmo pinico , mas NAO SE PODE COMPARAR, hoje apesar dos avanços na criminalidade ,corrupçao e alienaçao , houve um atraso no crescimento de influencia desta bagaça em relaçao ao mundo , a coreia do norte tem a capacidade de exercer influencia maior doque este natimorto putenfiasco kkkkkk, isto vale cada ida ao banheiro !

      • NA MOSCA teropode… só lesados não perceberam isso… ou fingem não terem percebido… a esquerdopatia é cínica e imoral…

      • Depois de oito anos de vassalagem (quem não se lembra do chanceler brasileiro que tirou os sapatos para pisar em solo americano ?) de FHC aos Estados Unidos e à União Europeia, o Ministério das Relações Exteriores, comandado no governo Lula pelo embaixador Celso Amorim, e com a preciosa contribuição estratégica de Samuel Guimarães, priorizou as relações Sul-Sul e a integração regional com os países do continente. Isso alçou o Brasil a um novo patamar no jogo diplomático entre as nações, ingressando no G20 e construindo os BRICS.

        PS: É desse comparativo que você fala?

        FHC TOMA ESPORRO DE CLINTON

        http://www.youtube.com/watch?v=3X3aR_EokcI

      • Nascimento, esses dementes estão cada vez mais desesperados pela crise de abstinência que traz o afastamento de sua cultura mãe.

      • Fala sério gringo Pit, até a Opus Day, alem de um bando racistas, e reacionários feito você, apoiam ele e grupo dele, nessa aí ninguém caí mais, não adianta querer proteger seu infiltrado. Agora, respondo também ao Rogério, mostra qual pais grande como o Brasil, com todas as nuances de um país grande como o Brasil, que estejam nadando,economicamente falando, de braçada a nossa frente? e nem venha me falar dos yankes,por favor, por que aí nem dará para te considerar um cidadão lucido.

      • PIBs 2014:

        China 7,7
        Indonesia 5,6
        India 4,9
        Turquia 3,9
        Africa do Sul 3,8
        Coreia 2,8
        Australia 2,4
        Brasil 2,3
        EUA e Canada 1,9
        Já a Mamãe Rússia 1,3%

  3. Tucanos apoiam posição brasileira em Gaza

    Campanha do presidenciável Aécio Neves (PSDB) aprovou posição do Itamaraty contra a ofensiva de Israel na faixa de Gaza; responsável pelo programa de política externa do tucano, o embaixador Rubens Barbosa diz que o país deve se manter firme em favor da criação do Estado palestino e da negociação pelo fim do confronto armado.

    PS: Até os tucanos aprovam a posição brasileira.

    • Só vc consegue ver diferença entre PETRALHAS e TUCANOS… rsrsrsrs… é tudo ESQUERDOPATA… como vc… 🙂

    • por LUCENA
      .
      .
      Stiglitz aposta no Banco dos BRICS
      .
      Em entrevista aos jornalistas Juan González e Amy Goodman, do Democracy Now, o economista ganhador do Prêmio Nobel Joseph Stiglitz, fala sobre o que significa esse fato. Stiglitz é professor da Universidade de Columbia e autor de diversos livros, sendo o mais recente Creating a Learning Society: A New Approach to Growth, Development, and Social Progress (Criando uma Sociedade do Conhecimento: uma Nova Abordagem ao Crescimento, Desenvolvimento e Progresso Social).
      .
      (*) fonte: outraspalavras.net
      .
      .
      ( … ) Ao mesmo tempo, o Brasil tem o BNDES – um enorme banco de desenvolvimento, maior que o Banco Mundial. As pessoas não se dão conta disso, mas o Brasil demonstrou na prática como um país pode, sozinho, criar um banco de desenvolvimento muito efetivo. Há um aprendizado sendo feito. E essa noção de como se cria um banco de desenvolvimento efetivo, que promova desenvolvimento real, sem todas as condicionalidades e armadilhas que permeiam as velhas instituições, será uma parte importante da contribuição do Brasil. ( … )

    • Falando de sujos e encardidos, meu deussssss, falecimento, acesse o site das mulheres frutas e leia os comentarios sobre politica de conquistas e influencias , isso vai te iluminar !

  4. Eliane: posição brasileira confirma isolamento de Israel

    Segundo a colunista Eliane Cantanhêde ação do Brasil tem motivos inquestionáveis: “A posição brasileira, clara e dura, marca uma inflexão da política externa de Dilma, a meses do fim do governo, e confirma que Israel perdeu a guerra da opinião pública internacional e está cada vez mais isolado”.

    PS: Coxinhas arrependeivos…. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

    • ISRAEL NAO DEPENDE DA OPNIAO PUBLICA ,que joga pra agradar a plebe eh o brasiu irrelevante , este pifio brasiu se destaca igual a prego de cabeça larga , agrada a todos ,mas toma martelada da totalidade,kkkkkkkk

      • Não cabe aqui estabelecer comparações com Israel em quesitos como respeito aos direitos humanos, tolerância, riquezas naturais, produto interno bruto, potencial de crescimento e importância geopolítica. Primeiro porque seria rebaixar a discussão ao patamar rasteiro proposto por Israel. Segundo, porque seria até covardia.

        PS: Posso desenhar.

      • O que falar de cuba, então, no quesito direitos humanos ???… Ah tá !!!… agora a ilhota é protetorado PETRALHA !!!… 🙂

      • Beleza! Aproveitamos pra fumar um legítimo charuto cubano enquanto discutimos se Brasilia ficaria melhor como São Dilmesburgo ou Russefingrado.

        KKKKKKKKKKKKKKKKK!

  5. O sub-do-sub-do-sub da Chancelaria de Bibi Netanyahu disse, em resposta à reação do Itamaraty, que o Brasil é um “anão diplomático”, “irrelevante”, portanto. O que mereceu do PiG (*) reações de orgasmo delirante.

    Bibi tem a arrogância dos que levam às costas um patrão cada vez mais constrangido: os Estados Unidos.

    A posição da diplomacia brasileira é irretocável: Israel é responsável, sim, pelo morticínio de crianças, velhos, mulheres e civis, inclusive em prédio da ONU, numa escalada militar “desproporcional”. Ao mesmo tempo, o Hammas não tem o direito de lançar foguetes sobre Israel e, também, matar civis – em número, porém, imensamente menor dos que morrem em Gaza. Como diz o Mino, sem o lobby de Israel nos Estados Unidos, Bibi e seu sub-do-sub valem o que John Kerry pensa e não ousou exprimir.

    O Brasil não precisa pagar o preço – exorbitante – que a diplomacia americana paga para sustentar no poder de Israel extremistas da direita ultra-radical.

     Paulo Henrique Amorim

      • Band lança indicador próprio de cobertura eleitoral e aponta Dilma com 50% dos votos válidos

        Grupo Bandeirantes lança indicador próprio de cobertura da disputa  eleitoral. Ferramenta pondera e sintetiza dados dos principais institutos de pesquisa

        A cobertura da disputa eleitoral da Band tem uma ferramenta especial este ano  para ajudar o eleitor a entender como anda a evolução dos candidatos. Trata-se  do Índice Band, novidade  do “Band Eleições”, programa que estreou anteontem e irá ao ar todas as  segundas-feiras.  O índice vai mostrar semanalmente a evolução de  votos na disputa presidencial com base nos dados de  vários institutos de pesquisa. Na primeira análise, o  índice aponta que, se a eleição fosse hoje, a presidente Dilma Rousseff (PT) teria  50% dos votos válidos. Aécio Neves (PSDB) teria 27%  do total das urnas, enquanto Eduardo Campos (PSB) ficaria com 14% da preferência dos eleitores e o Pastor  Everaldo (PSC), 4%.

        http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/search?updated-max=2014-07-24T13:58:00-03:00&max-results=15

      • Essa disputa eleitoral vai ser muito interessante, por que se dará num campo nunca antes tratado.
        Será a dos Brasil para os Brasileiros contra a do Brasil para yankes, como esse boçal que teima fazer seu serviço sujo em espaços de utilidade cívica como esse.

      • O meu ou o nosso é o Brasil é o do PROSUB, FX2, Ferrovia Norte Sul, Transposição do Rio São Francisco, Petrobras (Pre-Sal), Mobilidade Urbana.. e por aí vai. E qual será o deles! Provavelmente fazer sacolão em Miami.

        Agora até o porteiro viaja para a Europa. Isso deixa essa gente irada.

      • Grande verdade. E é por essa exclusividade insana (para quem pensa construir uma nação forte inclusive economicamente) que eles lutam.

      • INFLAÇÃO EM ALTA; CRESCIMENTO PÍFIO DE 1,7 %; SAÚDE NA UTI; SEGURANÇA PÚBLICA IDEM; VIOLÊNCIA SE ALASTRANDO AINDA MAIS… é sobre essa plataforma que a cara de broa pretende se reeleger ???… melhor seria para ela perder… sairia ganhando… assim ela sai dos holofotes e os ESCÂNDALOS da PETROBRAS e da REFINARIA ABREU E LIMA passam a ter menor interesse da mídia… ela que pense bem…

      • O Brasil dos ladroes e o Brasil dos roubados

        kkkkkkkkkkkkkkk

        Mas serio, vou adorar a Dilma ganhar essa eleição, como indice de aprovação dela lá embaixo, vai ficar 4 anos fritando de um jeitoa tal que o povo nunca mais vai querer esses corruPTos e incoPeTentes.

      • Rogerio, para existirem ladrões evidentemente existem roubados, mas isso, ainda que nos atinja de forma dolorosa, não é exclusividade do Brasil só os vira latas ignorantes curte esta versão para dar motivo as próprias frustrações.
        Mostre-me um pais de dimensões continentais como o nosso, onde não exista esse problema?
        Melhor mostre onde já encontraram solução efetiva para esse problema, num pais de dimensões do nosso?

  6. A meu ver ambos erraram, o BRASIL por chamar seu embaixador em Tel Aviv para consultas ,pois não era pra tanto já que não houve uma ofensa por parte de Israel para com o BRASIL ,e Israel por colocar mais lenha na fogueira, Tel Aviv poderia se limitar a dizer que estava descontente com tal ato ao invés de falar mais asneiras !

    Agora infelizmente ainda somos um anão diplomático, sim, apesar de alguns avanços ainda estamos muito aquém do nosso papel na geopolítica mundial !

  7. Poxa ja entendi tudo, o nome do cara era IVET meu!!! Tem noção?! IVET ( a pronuncia fica quase que ivete) esse cara ja estava zoado quando nasceu rsrs. Só pra descontrair um pouco.

    • KKKKKKKKKKKKKK
      Pois é… a Ivet subiu nas tamancas, botou as mãozinhas na cintura e deu um pití!

      Desde o início, foi esta a impressão que tive desta manifestação destemperada…

      • Rsrsrs se eu soubesse disto antes, que era nesse nivel meu caro, eu pedia pro Figueiredo mandar um beijinho no ombro pra ele rsrs. Sds

  8. “O chanceler Lieberman, que controla uma dissidência do partido governista (Likud) com uma dúzia de cadeiras no Parlamento, viu na manifestação brasileira uma oportunidade para marcar posição de líder da direita em pleno esforço para derrubar o governo do premier Benjamin Netanyahu — com quem rompeu publicamente uma semana antes.”

    Pelo visto não é só o Hamas e o Hezbollah que não se entendem…. 😉

  9. por LUCENA
    .
    .
    BIBI entrou em um atoleiro na Palestina e agora …. como sair disso ?
    .
    Israel a cada dia, está se mostrando para o mundo; como foi também a Alemanha na época de Hitler.
    .
    Jacó corre o risco de fica só, pregando no deserto.

  10. a diplomacia de israel é tao tosca que no começo do ano soltou uma nota criticando os estados unidos logo ele que segura o rojão do verdadeiro anão

    não são eles mesmos, que citam que o anão venceu o gigante rsrs deve ser conto da carochinha então !!!!

    gostei da resposta do Itamarati pois
    se o brasil tem amizade com todos ,eles os isruela tem uma par de desafetos espalhados pelo globo rsrs

    o brasil não é o verdadeiro anão ,mas o sujeito oculto da frase rsrs que é o isruel soltando as frangas

    estão desesperados pois o hamas não pipocou ,não da mais para recuar pois senão isruela joga o povo palestino no mar !!!

    a palestina tem que resistir a desapropriação de terras feitas pela desculpa discarada de uma guerra

    em que os hamas tem um rojão de 12

    enquanto que a bomba de israel tem uma tonelada rsrs
    israel age de forma hipócrita e a ONU tem que abrir inquérito como crime contra a humanidade e ataque discarado a suas unidades

    • Alguém leu essa boçalide ???… nem eu… não precisa ler para sabermos que não tem conteúdo… só palavras soltas ao vento… 🙂

      • não leu não ? né jão !!!!

        zoinho azul como você se sente em ser desmentido em apenas dias

        suas loucuras caem por terra no próximo post !!!

        mas esperar o que de um NAO VAI TER COPA RSRS

        zoinho de catarata você é apenas um não vai ter copa cego surdo e leso rs

      • Pois é né? E enquanto isso meu caro Pol Pot você fica perambulando pelos corredores do hospícios manobrando exércitos imaginários, coordenando campanhas militares inexistentes e dando ordens a subordinados de ficção. Realmente triste……

Comentários não permitidos.